sábado, 20 de março de 2010

As surpresas da semana

1 - Petição Contra a Prática de Tiro a Chumbo no Parque Florestal de Monsanto. Já assinei!

2 - Estra­das de Por­tu­gal efec­tuam podas abu­si­vas em árvo­res cen­te­ná­rias na EN 226 entre Tran­coso e Aguiar da Beira.

3 - Filme Contraluz com mensagem de António Feio (nos cinemas a 22 Julho 2010).

4 - Tirar fotografias na Primavera.

5 - Pelo segundo ano consecutivo, a AEJ – Associação Espaço Jacobeus promove um Concurso de Fotografia sobre o Caminho de Santiago, este ano subordinado ao tema “Ano Santo 2010”. O Concurso de Fotografia “Ano Santo 2010” têm por objectivo fomentar o Caminho Português de Santiago e a Tradicional peregrinação Jacobeia, promovendo a partilha do registo de diferentes sentires e olhares sobre este itinerário de peregrinação e sobre o Ano Santo de 2010 (até 12 Novembro 2010).

6 - A experimentar em breve: Cookies com Pepitas de Chocolate.

7 - Muitas crianças sofrem com prisão de ventre, mas com uma alimentação saudável este problema pode ser minorado. A nutricionista Alexandra Bento explica-lhe como.

8 - O Sapo Mulher e Catarina Fortunato de Almeida têm cinco pares de sapatos da colecção Primavera-Verão para oferecer, no valor de 100€ cada (participa até 31 Março 2010).

9 - Estudo do Governo inglês confirma suspeitas da Quercus. Sacos distribuídos no Continente e Jumbo podem ser prejudiciais para o Ambiente.

10 - A Toshiba procura o portátil mais antigo de Portugal. Se o tens podes ser premiado por isso. O prémio ao primeiro classificado, é o portátil Qosmio ou Tecra, e aos segundo e terceiro classificado ganharão portáteis Satellite serie T (participa até 15 Abril 2010).

11 - As pizzas que se cuidem, chegaram as flammes. Vêm da Alsácia e para além de serem uma espécie de primas afastadas das pizzas, são as grandes estrelas do Storik, que abriu no Chiado.

12 - Modelos para a Nova estação da Coats.

13 - Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x 351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris. A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade basca de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões da Alemanha Nazi e, actualmente, está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma v
ersão 3D da célebre obra e colocá-la na net sob a forma de um vídeo.

14 - Para a Colgate é de muita importância a sua Saúde Oral. Por isso a Colgate, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária põem em marcha, pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Mês de Saúde Oral. Durante o Mês de Março, mais de 1000 Profissionais em Saúde Oral inscritos volutariamente neste programa, realizarão check ups dentários gratuitos à população portuguesa, oferecendo ainda recomendações e conselhos sobre como prevenir e manter uma correcta saúde oral.

15 - Para visitar o novo portal Lusitana.

sexta-feira, 19 de março de 2010

19 de Março - Dia do Pai

"O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
História
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional.
Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai.
Comemoração
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)."


As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predilecta,
uma luz parece vir de dentro delas...

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas...
essa chama de vida — que transcende a própria vida...
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma...

Mario Quintana*
*Alegrete, 30 de Julho de 1906 — Porto Alegre, 5 de Maio de 1994, foi poeta, tradutor e jornalista brasileiro.


In Newsletter Gastronomias - 18 Março 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia Bach
21 Março 2010, das 15h às 19h30
Sede da Metropolitana
Travessa da Galé, 36 - Junqueira (Lisboa)
Entrada Livre
www.metropolitana.pt

Programa Completo

clicar na imagem para ampliar

"A sede da Metropolitana vai encher-se em todas as dimensões com a obra de Bach, assinalando o dia de nascimento, em 1685, deste que é considerado um dos maiores nomes da história da música. Johann Sebastian Bach foi um dos mais prolíficos criadores e uma fonte de inspiração ainda hoje presente, pela magistral forma como une a técnica à capacidade para criar emoções e transmitir espiritualidade em cada uma das suas composições. Durante toda a tarde, e em todos os espaços da sede da Metropolitana, esta será uma celebração cheia de propostas sonoras capazes de ilustrar um pouco e dar a conhecer, pela vivência de cada peça musical, as diversas facetas do compositor alemão. Um verdadeiro desafio para os jovens intérpretes das escolas da Metropolitana, cujas muitas formações se mobilizaram para esta festa dedicada a Bach, aberta a todos os ouvintes."

In Metropolitana

quarta-feira, 17 de março de 2010

Jazz pela Madeira - Concerto e Leilão de Arte
28 Março 2010, às 21h30
Centro Cultural da Malaposta
Rua Angola - Olival Basto
Preço de entrada: 20 Flores
Reservas/Compra antecipada: Jazzpelamadeira@gmail.com /960139444

"JAZZ PELA MADEIRA é um Evento de Solidariedade para com as vitimas desalojadas da Madeira, a realizar no Centro Cultural Malaposta domingo, dia 28 de Março de 2010, pelas 21h30. Este evento caracteriza-se por um Espectáculo de Jazz e um Leilão de Obras de Arte, cujos fundos angariados serão transformados em bens (sentidos como necessários no terreno) e enviados para as pessoas que ficaram desalojadas, através da Caritas do Funchal.

Concerto: Maria Viana (voz), Kirk Ligtsey (piano), Rão Kyao (sopros), Carlos Barreto (contra-baixo)
Obras de: Tomasancz Vieira, Eduardo Nery, Sara Maia, Sofia Areal, Luís França Machado, Manuel Botelho, Jorge Pinheiro, Vanda Vilela, José Cândido, Maria Amaral, Cruzeiro Seixas, Raul Perez, Silva Palmeira e Francisco Aquino.

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 16 de março de 2010

A Árvore do Centenário
http://arvore.centenariorepublica.pt


"O projecto «A Árvore do Centenário» desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica que deverá ser assinalada pela plantação de árvores a nível nacional.

Convida-se a comunidade em geral, e o público escolar em particular a participar nestas actividades, nomeadamente através:

- da plantação da árvore do centenário, a promover pelos municípios e pelas escolas

- da realização de trabalhos escolares de investigação que compreendam a identificação, registo e divulgação das principais espécies autóctones no território nacional

- de trabalhos escolares sobre a celebração da Festa da Árvore e outras evocações do Dia da Árvore

- de outras iniciativas relacionadas com a divulgação da importância da árvore no quadro de preservação da natureza, tendo em conta o seu valor pedagógico e de formação para uma cidadania responsável, considerando ainda a celebração em 2010 no Ano Internacional da Biodiversidade.

Árvores Centenárias

Portugal possui um valioso património florestal cuja referenciação é feita pela Autoridade Florestal Nacional.
No sítio Web da AFN, para além da possibilidade de pesquisar as Árvores de Interesse Nacional e conhecer a sua idade, descrição e localização, é lançado um repto a toda a população para contribuir na identificação deste património de inestimável valor ecológico, cultural e histórico.
Se conhece algum exemplar ou algum conjunto de árvores digno de serem preservados dirija à AFN a sua localização e, se possível, uma imagem
.
Para conhecer as Árvores Centenárias nacionais consulte o Sítio Web: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/ArvoresPesquisa

In A Árvore do Centenário

segunda-feira, 15 de março de 2010

Letras

"- É isto. Ouve com atenção. Meditei sobre o amor, e esclareci tudo. Vi claramente o que está errado. Os homens apaixonam-se pela primeira vez. E por quem se apaixonam eles?
A boca macia do garoto estava entreaberta; e o rapaz não respondeu.
- Por uma mulher - disse o velho. Sem ciência, sem nada que os sustente, entregam-se à experiência mais perigosa e sagrada desta terra de Deus. Apaixonam-se por uma mulher. Não é isto verdade, meu filho?
-É... respondeu murmuradamente o rapaz.
- Começam pelo lado errado do amor. Começam pelo mais alto. É para admirar a tão grande miséria resultante? Sabes como os homens deveriam amar? O velho estendeu a mão e agarrou o rapaz pela gola da blusa de couro. Sacudiu-o suavemente, e os olhos verdes olhavam sem pestanejar, graves.
- Meu filho, sabes como o amor devia começar?
O rapaz sentia-se pequeno no banco, todo ouvidos, imóvel.
E, devagar, abanou a cabeça. O velho chegou-se mais e segredou:
- Uma árvore. Um rochedo. Uma nuvem."

Carson McCullers
In blogue
there´s only 1 Alice

domingo, 14 de março de 2010

As imagens da semana

Ontem, houve a última reunião geral dos voluntários do Projecto Limpar Portugal grupo de Loures e foi uma tarde perfeita!
Primeiro, houve a formação para os responsáveis de lixeira e a seguir a reunião dos voluntários.
Estamos a chegar ao dia L - 20 de Março - e os oito elementos da Coordenação de Loures (tal como os outros a nível nacional) já sofrem de ansiedade e stress perante a dimensão gigantesca de toda a tarefa (meios humanos, mecânicos, logísticos, entre outros), mas a motivação e colaboração de imensas pessoas e entidades, está a ser espantosa!
Com quase 800 voluntários só no Concelho (e esperamos mais inscrições até ao dia do evento), é uma alegria fazer parte do maior movimento voluntário alguma vez feito em Portugal.
E tu, vais ficar em casa?
























Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo.
Arquimedes