sábado, 7 de maio de 2011

As surpresas da semana

1 - Durante os meses de Maio e Junho, o Município de Vouzela vai promover a iniciativa “Descobrir o Loendro”, uma actividade que consiste numa série de visitas guiadas à Reserva Botânica de Cambarinho para ver de perto o loendro, um arbusto com flores púrpuras e que pode atingir os 4 metros de altura. Muito raro na Europa, o Loendro reveste-se de especial interesse científico, pois para além de constituir um testemunho da flora do Terciário, representa um endemismo ibérico. O carácter único desta espécie tão perfeita levou à criação de bases legais que garantem a sua merecida protecção, tendo, inclusive, a Reserva Botânica de Cambarinho sido incluída na Lista Nacional de Sítios da Rede Natura 2000.

2 - Melhor fotojornalismo do mundo para ver em Lisboa. Museu da Electricidade recebe exposição World Press Photo até 22 de Maio 2011.

3 - Oferta de Vouchers Solares de Portugalo Boas Notícias, em parceria com a Solares de Portugal, tem para oferecer a TODOS os utilizadores do nosso portal vouchers de 25 Euros para descontar em qualquer estadia da Solares de Portugal. Para isso basta enviar, até dia 15 de maio, um email para passatempo@boasnoticias.pt com o assunto "Voucher Solares de Portugal", indicando também o nome completo e contacto telefónico.

4 - O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal!

5 - Aos 21 anos, a estrela de Harry Potter, a atriz britânica Emma Watson, foi eleita a mais bem vestida do ano.

6 - Passatempo: a Fanta oferece prémios semanais - Smartbox@ Fun&Friends, bilhetes para todos os dias do SW TMN Festival Sudoeste 2011, Wii Sports Resort Pack + Remote Plus Nitendo, Bicicleta b`Twin3, entre outros. E um prémio final: bilhetes para todos os dias do SW TMN Festival Sudoeste 2011 e o transporte e hospedagem numa autocaravana (participa até 9 Junho 2011).

7 - Estudo revelou patologia tumoral na zona da cabeça e pescoço devido a tratamentos usados há 50 anos para Tinha em Portugal.

8 - Filhos de mulheres mais velhas são mais saudáveis.

9 - Passatempo saber viver/Eilles Tee: ganhe 10 cabazes recheados de prémios com chás, velas, receitas e ainda um voucher para um SPA (participa até 15 Maio 2011).

10 - O presidente da Câmara de Cascais suspendeu o processo do plano de pormenor para a reestruturação urbanística do terreno do Hotel Miramar, que prevê a construção de uma nova unidade hoteleira com uma centena de quartos. A decisão foi conhecida após o lançamento de uma petição, que ontem tinha 1771 subscritores, contra o projecto. Segundo o autarca, estão a ser avaliadas "todas as opções possíveis" e a solução será analisada com moradores do Monte Estoril.

11 - Bolsa “Jeans”Dê vida aos seus velhos jeans transformando-os numa bolsa moderna e atraente adicionando-lhe um laçarote e um folho de tecido estampado da fantástica gama FreeSpirit. Divirta-se reciclando!

12 - Passatempo saber viver/Arte Plural Edições: temos 10 livros sobre alimentação para crianças para oferecer. Habilite-se já (participa até 23 Maio 2011)!

13 - Como fazer gomas caseiras!

14 - Em Espanha foi anunciado que se realizou o primeiro transplante renal em cadeia, graças a um dador vivo benemérito, que ofereceu o seu rim a um estranho, sem receber qualquer contrapartida. Este dador altruísta, um religioso de Barcelona, expressou a sua imensa alegria por ter participado na experiência, como explicou numa entrevista gravada em vídeo.

15 - Passatempo para clientes Meo: o Meo Kids tem um novo site e muitos passatempos! Ganha uma mochila e um caderno NatGeo (participa até 1 Junho 2011).

16 - Bin Laden: Novo presidente da Conferência Episcopal diz que a violência «gera sempre violência».

17 - Parque Biológico Gaia recebe e trata de 3000 animais abandonados por ano.

18 - Passatempo: o Rua de Baixo oferece 3 máquinas de café "A Modo Mio" da Lavazza (participa até 31 Maio 2011).

19 - História Trágica Com Final Feliz (completo) de Regina Pessoa.

20 - Heidemarie Schwermer, a germain woman they dicided living without money (14 years ago) - Living without money.

21 - O Passaporte do Mar será distribuído após registo a realizar no site da EMAM, permitindo aos seus titulares obter entradas a preços reduzidos ao longo do ano, e visitar gratuitamente as instituições aderentes num dos dias comemorativos do Mar: no Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro; no Dia Europeu do Mar, a 20 de Maio; no Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de Junho, ou no Dia Mundial do Mar, a 29 de Setembro de 2011 e a 27 de Setembro de 2012, para além de outras datas consideradas relevantes. O documento terá validade de dois anos. A distribuição está limitada ao número de Passaportes disponíveis (Edição 2011: 10 000 exemplares).

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Compota de Abóbora e Canela

Ingredientes para 4 frascos (180ml cada):
1 quilo de abóbora limpa
800g de açúcar (utilizo acúcar amarelo)
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:
Corte a abóbora em cubinhos pequenos. Coloque-a depois numa taça e junte-lhe o açúcar e a canela em pó. Mexa bem e deixe ficar de um dia para o outro (12horas).
No dia seguinte coloque a abóbora e todo o líquido que se formou (e vai ver como é bastante!) numa panela. Junte o pau de canela e leve a lume brando deixando o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada. Como o doce tem muita calda, por ter estado a macerar de um dia para o outro no açúcar, o tempo que vai demorar a atingir o ponto é mais demorado do que nas outras compotas em que tudo se coloca ao lume ao mesmo tempo.
Para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.
Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.
Este doce é ideal para comer com queijos ou requeijão!

in As Minhas Receitas
Governo quer apresentar em Maio modelo de gestão que rentabilize baldios

O Governo pretende apresentar até ao final de Maio um modelo de gestão dos baldios que permita rentabilizar mais aqueles terrenos, disse ontem o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.
“Nesta altura Portugal necessita criar mais riqueza interna. Estes terrenos comunitários [baldios] podem fazê-lo, sendo criadas condições para criar mais e melhor floresta”, justificou Rui Pedro Barreiro.
O secretário de Estado falava depois de uma reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa Nacional para a Valorização dos Territórios Comunitários, na qual foi debatido um conjunto de propostas de rentabilização dos terrenos baldios.
A delimitação dos baldios, o recenseamento de todas as comissões de compartes (entidades que gerem estes terrenos) e a procura de novas formas de gestão dos terrenos, foram os principais temas discutidos na reunião.
“Queremos tornar este processo mais transparente e actual. Acreditamos que é possível avançar com outras formas de gestão que possam rentabilizar mais os terrenos baldios”, apontou.
O governante adiantou que a gestão poderá ser entregue a entidades administradoras de baldios, cooperativas, autarquias ou ainda a empresas privadas.
Rui Pedro Barreiro referiu ainda que as propostas para a gestão dos baldios vão ser estudadas até ao final do Maio por um grupo de trabalho específico.
De acordo com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, os terrenos baldios representam cerca de 330 mil hectares da floresta portuguesa, estando registadas 802 unidades de terreno com estas características.

Lusa
in Ecosfera

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bandas Militares no Jardim do MNAA
Domingos de Manhã
Maio, Junho e Julho 2011
Entrada livre
Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes - Lisboa
Telf. + 351 21 391 2800; mnarteantiga@imc-ip.pt
http://mnaa.imc-ip.pt


clique na imagem para ampliar

Dando continuidade à sua tradição de acolhimento de eventos musicais de prestígio, o MNAA acolhe, de Maio a Julho, aos domingos de manhã, o conjunto das bandas militares portuguesas, proporcionando, simultaneamente, a aproximação de novos públicos ao Museu e uma perspectiva transversal sobre a excelência do trabalho desenvolvido, nos últimos anos, por estas formações musicais profissionais.

BANDA SINFÓNICA DA POLICIA DE SEGURANÇA PUBLICA
8 Maio e 5 Junho - 11h00

BANDA SINFÓNICA DO EXÉRCITO
15 Maio e 10 Julho - 11h00

BANDA SINFÓNICA DA FORÇA AÉREA
22 Maio e 17 Julho - 11h00

BANDA SINFÓNICA DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
19 Junho - 11h00

BANDA DA ARMADA
3 Julho - 11h00

Abertura do Restaurante/Cafetaria do Museu: 10h00. Serviço de brunch e almoço

in MNAA
Vegetarianos menos propensos a síndrome metabólica
Estudo indica que dieta sem carne reduz principais factores de risco cardiovascular

Um estudo publicado na revista “Diabetes Care” indica que a dieta vegetariana induz um risco menor de síndrome metabólica nas pessoas que a seguem, pelo que estes indivíduos têm menos hipóteses de sofrerem de doenças cardíacas, diabetes ou acidente vascular cerebral (AVC).
Estas patologias são normalmente antecedidas pela síndrome metabólica, que apresenta pelo menos três de vários factores de risco como hipertensão arterial, elevados níveis de glicose e triglicerídeos, colesterol HDL elevado e uma circunferência abdominal acima da média.
Os investigadores da Loma Linda University, nos EUA, quiseram verificar os benefícios da dieta vegetariana na prevenção da síndrome metabólica, pelo que realizaram um estudo que envolveu 700 adultos, sendo que 35 por cento deles eram vegetarianos.
Os participantes vegetarianos e semi-vegetarianos eram, em média, três anos mais velhos do que os restantes elementos. Contudo, apesar desta diferença de idades, a equipa de investigação constatou que os seus níveis de de triglicerídeos, glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal e índice de massa corporal (IMC) eram mais baixos do que os das pessoas que não dispensavam a carne da sua alimentação.
Do grupo de vegetarianos, um quarto apresentava síndrome metabólica, valor que aumentou nos semi-vegetarianos para 37 por cento e nos outros participantes para 39 por cento. Segundo o estudo, estes resultados mantiveram-se mesmo quando avaliados outros factores como idade, sexo, raça, prática de actividade física, consumo de calorias, tabagismo e ingestão de álcool.
Gary Fraser, que liderou o estudo, revelou que esta investigação demonstra, mais uma vez, que “a dieta reduz muito os principais factores de risco cardiovascular que fazem parte da síndrome metabólica", pelo que considera a adopção de uma dieta vegetariana "uma escolha sensata".

in Ciência Hoje

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Portugal, meu amor!
www.visitportugal.com

Veja o novo filme de Portugal e descubra a beleza da simplicidade num país autêntico, surpreendente e sedutor, onde a vida é saboreada a cada momento.
Paisagens preservadas, cidades vibrantes cheias de animação, um rico património histórico e monumental, ou a gastronomia de uma variedade incomparável, em que se destaca o melhor peixe do mundo, são alguns dos ingredientes que certamente lhe vão despertar o desejo de nos visitar.

in Visit Portugal
II Feira de Solidariedade – “Olhares de Missão”
6 a 8 de Maio 2011
Mercado Municipal de Oeiras
Entrada gratuita
clique na imagem para ampliar

Neste ano dedicado ao Voluntariado, vai decorrer no próximo fim de semana, de 6 a 8 de Maio, a II Feira de Solidariedade, "Olhares de Missão" no Mercado Municipal de Oeiras. O evento, que abre as suas portas às 19h de sexta feira, conta com a presença de várias entidades ligadas ao mundo do voluntariado e solidariedade, que pretendem dar a conhecer as suas actividades. O programa inclui a realização de alguns workshops e rastreios cardiovasculares à população. Existe um espaço próprio para crianças, onde domingo à tarde haverá contos infantis. Nas noites de sexta feira e sábado será possível comer cachupa acompanhado de animação musical. A entrada é gratuita.

Programa
6ª feira
20h-21h - Jantar de cachupa
21h30-22h30 - Animação Pombal XXI
Sábado
10h-12h30 - Rastreio Cardiovascular
15h-20h - Rastreio Cardiovascular
17h-18h30 - Workshop "Valores na prática"
19h-20h - Animação bairro dos Navegadores
20h - Jantar cachupa
Domingo
10h-12h30 - Rastreio Cardiovascular
11h - Palestra "Ser Voluntário"
15h-20h - Rastreio Cardiovascular
15h30 - Skinny Dream Boyz
15h30 - Conto Infantil “Ovos Misteriosos”
16h00 - Conto Infantil “A que sabe a lua

in Equipa D´África

terça-feira, 3 de maio de 2011

ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
R. S. Gonçalo, 80 - Arcozelo
4990-150 Ponte de Lima
Tlm. 962323356
alaarpl@gmail.com
www.alaar.com/v2 (com ligação à página do FACEBOOK)

Caro(a) Amigo(a),

A ALAAR, Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, sediada em Ponte de Lima, está cheia de projectos para o ano de 2011, cheia de desafios novos e é nesse sentido que Vos convido a visitar (mesmo virtualmente) alguns desses projectos que graças aos Amigos, Sócios, Entidades oficiais, tem sido possível realizar.
Todos os dias é uma luta permanente para podermos fazer frente a tantas necessidades dos nossos protegidos e de todos aqueles que diariamente chegam até nós, muitas vezes em condições muito más (muitas delas por negligência, abandono e maldade humana), visto sermos uma associação, como tantas outras, sem qualquer apoio oficial.
Assim e para que a nossa obra pudesse chegar aos “quatros cantos” de Portugal e até a nível internacional, tivemos duas ajudas preciosas nas novas tecnologias:
- página no facebook: implementada e actualizada permanentemente por voluntários da Alaar
- Site e respectiva manutenção (www.alaar.com) oferecido pela empresa “Designers Anónimos”, que desde sempre colaborou connosco, na linha gráfica de todas as nossas iniciativas de uma forma gratuita.
São duas ferramentas na internet muito importantes no mundo actual e das quais não dispúnhamos, que são de grande utilidade numa associação de fracos recursos financeiros.
Para além do que está virtualmente disponível, seria para nós uma grande alegria poder contar com a sua visita às instalações da ALAAR (como podem ver pelas fotos, conseguimos construir canis cobertos para libertar os animais das correntes; melhoramos o acessos (o caminho público já se encontra com os buracos tapados) e muitas pequenas outras obras, tudo isto conseguido graças às quotas dos associados, donativos pontuais, mas essencialmente pela venda de produtos doados em “feiras” e Loja Solidária; e por último teriam a possibilidade de conhecer os nossos amiguinhos/protegidos que se encontram para adopção. Venha conhecer-nos….
No site poderão também conhecer todas as informações necessárias ao evento que estamos a organizar “O Fórum da ALAAR” (www.alaarforum.com)
Esperamos desta forma directa e transparente mostrar todo o nosso trabalho, todo o apoio que nos chega e aproveitar mais uma vez para recordar que somos uma associação com necessidades diárias, a todos os níveis, e para que as possamos satisfazer precisamos do seu apoio, do seu donativo mesmo que seja pouco.
Agradecemos tudo o que nos queira oferecer (nem que seja como Voluntário) e aproveitamos para solicitar que divulgue este email pelos seus Amigos e Colegas, nós agradecemos… Os nossos protegidos agradecem em dobro…

Ao dispôr,
Zulmira Marinho (Presidente)
ALAAR, Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua
Dedicação musical traz benefícios em idade avançada
Estudo mostra que actividade forma protecção natural contra perdas cognitivas

As muitas horas dedicadas à aprendizagem da música trazem benefícios a longo prazo, segundo mostrou um estudo publicado no jornal «Neuropsychology», da Associação Americana de Psicologia.
A investigação indica que aqueles que tocaram instrumentos musicais durante anos a fio parecem formar uma protecção natural contra perdas cognitivas, que costumam ocorrer durante a terceira idade.
Mesmo que essas pessoas tivessem parado em determinado momento das suas vidas, a mente continua a mostrar-se afiada em idade avançada, quando comparada com os que nunca aprenderam música.
Um grupo, formado por 70 músicos com idade entre 60 e 83 anos, submeteu-se a variados testes de memória e habilidade e os resultados mostraram que quem tocou música durante pelo menos uma década apresentava melhor desempenho e benefícios cognitivos. Ou seja, quanto mais as pessoas tocam, mais benefícios terão no futuro.
O piano foi o instrumento mais popular entre os músicos, seguido dos instrumentos de sopro. Todos os voluntários eram amadores e tinham em comum o facto de terem iniciado aulas de música por volta dos dez anos.
O estudo também considerou a preparação física e o nível educacional dos participantes. Os investigadores descobriram ainda que existia uma relação entre a capacidade cognitiva e os anos de actividade musical, para além de consideraram o facto de os voluntários continuarem ou não envolvidos com música.
A descoberta mostra que o funcionamento cerebral pode ser alterado e a música pode ser um assunto para considerações futuras porque envolve uma combinação de capacidades motoras, leitura, audição e acções repetitivas.

in Ciência Hoje

segunda-feira, 2 de maio de 2011

 Letras (post repetido)

(...) não tenhais medo e não vos sintais sós!

Papa João Paulo II (18/05/1920 a 2/04/2005)
Exposição 100 Anos Arte Portuguesa
Até 29 Maio 2011
Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães
Av. Rei Humberto II de Itália, Parque Marechal Carmona, Cascais (entrada junto à Marina)
Entrada gratuita
3ª a 6ª feira das 10h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

clique na imagem para ampliar

Está patente no Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, a exposição “Arte Partilhada Millennium bcp – 100 Anos de Arte Portuguesa”. Abarcando os movimentos naturalista, modernista, surrealista e de arte contemporânea, a mostra reúne uma selecção de obras de autores portugueses cuja produção artística se situa entre os anos de 1884 e 1992.
A exposição que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, foi desenvolvida no âmbito da política de responsabilidade social do Millennium bcp e insere-se no ciclo de exposições de pintura "Arte Partilhada" iniciado em Maio de 2009, com itinerância em Aveiro, Bragança, Évora, Funchal, Lisboa, Oeiras, Porto e Viseu. Através da partilha do seu património e alargando a sua colecção de pintura a novos olhares e novos públicos, o Millennium bcp visa contribuir com esta iniciativa para o enriquecimento cultural do país.
Até dia 29 de Maio, o púbico vai poder apreciar obras de Almada Negreiros, Álvaro Lapa, Amadeo de Souza-Cardoso, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Palolo, António Silva Porto, Armanda Passos, Carlos Botelho, Columbano Bordalo Pinheiro, Costa Pinheiro, Dordio Gomes, Eduardo Batarda, Eduardo Luiz, Eduardo Nery, Eduardo Viana, Graça Morais, João Hogan, João Vieira, Joaquim Rodrigo, Jorge Pinheiro, José Escada, José Júlio de Sousa Pinto, José Malhoa, Júlio Pomar, Júlio Resende, Mário Cesariny, Menez, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Noronha da Costa, Paula Rego, René Bertholo e Vieira da Silva.
Catálogo para todas as idades
Para além do catálogo oficial da exposição, concepção gráfica do atelier Silva Designers que integra fotografias das obras expostas e textos científicos da historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, esta mostra destaca-se pela preocupação com o público mais novo através da distribuição gratuita da publicação “À Descoberta de... uma Colecção de Pintura” que “troca por miúdos” as obras expostas, lançando aos jovens o desafio da descoberta da arte. Da autoria da historiadora de arte Sofia Lapa e com design de Nuno Caniça o livro partilha com o público escolar chaves de interpretação de algumas obras.

in CMCascais

domingo, 1 de maio de 2011

As imagens da semana


Como Deus não podia estar em todo o lado ao mesmo tempo, criou a mãe.

Provérbio Judiaco