sábado, 6 de outubro de 2007

As surpresas da semana

1 - Um Duarte que não partilha o que de mais valioso possuí! E não pensem que sou conservadora, ultrapassada, blá, blá... Apenas acredito que existem coisas demasiado importantes que não podem nem devem ser partilhadas com ninguém! Para ler a história contada pela Maria aqui.

2 - O Rui continua a surpreender e a mostrar-nos beleza imensa com as suas fotografias.

3 - Um impermeável lindíssimo do Van Dog para ver aqui.

4 - Um entardecer magnífico para ver neste blogue.

5 - E um divino amanhecer alentejano aqui.

6 - O Suma precisa de uma família que o acarinhe e protega para o resto da sua vida, para ler toda a história no Refúgio das Patinhas.

7 - A Ana fala-nos um pouco sobre essa grande diva do Jazz que foi/é e será Billie Holiday no seu blogue.

8 - Um leilão solidário que reverte para a Casa da Criança de Tires e merece todo o nosso apoio, para ver e licitar neste blogue.

9 - Via Ondas, um precioso património a preservar nos Açores: a Vidália.

10 - Uma lojinha on-line com peças bonitas para ver aqui.

11 - Via Whip up, ficamos a saber como fazer uma bela e delicada Boneca de Noz.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Solidariedade e Apoio para com o Povo de Myanmar

1 - Petição para assinar:

Sign the petition and Stand with the People of Burma

2 - Vigília de solidariedade com povo do Myanmar:

"Realiza-se no dia 8 de Outubro, Segunda-feira, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, uma vigília em solidariedade com o povo do Myanmar. Esta vigília promovida pela União Budista, e à qual se associou a Amnistia Internacional, decorre entre das 19 às 21 horas.
Em linha com o que tem sido feito nas outras secções, a Amnistia Internacional Portugal apela a todos os seus membros e apoiantes e à população em geral, a participar nesta vigília.
A AI está a pedir o fim dos ataques aos manifestantes no Myanmar, a libertação imediata das pessoas que foram presas na sequência da participação em manifestações pacíficas, a menos que sejam acusados de um crime reconhecido pela lei, bem como a libertação dos mais de 1000 prisioneiros de consciência e ainda, para que a ONU actue já!
A organização pede a quem pretenda participar nesta vigília que leve consigo uma vela.

Use a sua liberdade expressão para defender a liberdade dos outros!
Informação complementar
As autoridades reconheceram 10 mortos, incluindo um repórter de imagem japonês, Kenji Nagai, que foi morto quando as tropas dispararam sobre um grupo de manifestantes que estavam a cantar. Contudo, receia-se que o número de vitimas possa ser muito maior.
A Amnistia Internacional acredita que pelo menos 1000 pessoas foram presas só em Yangon, sendo a maioria monges. Também há relatos de detenções noutras cidades do país. A este número deve-se acrescentar as, pelo menos, 150 pessoas presas em Agosto no inicio dos protestos. Numerosas figuras da Liga Nacional para a Democracia, o principal partido da oposição e outros activistas estão entre os detidos..
A Amnistia Internacional já condenou o uso da violência contra manifestantes pacíficos e está seriamente preocupada com a segurança de todos os detidos por todo o país. A organização pediu às autoridades para que assegurem que os detidos não sejam sujeitos a qualquer tipo de tortura e maus tratos. A Amnistia Internacional também está a pedir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para impor um embargo de armas, imediato, e efectivo ao país.
"Deve ser enviada uma mensagem inequívoca e urgente aos lideres militares do Myanmar, de que os ataques sobre manifestantes pacíficos não serão tolerados ou alimentados por quaisquer membros da comunidade internacional," disse Irene Khan, Secretaria Geral da Amnistia Internacional."
Amnistia Internacional Portugal
Telf: 21 386 16 52
Fax: 21 386 17 82
e-mail: aiportugal@amnistia-internacional.pt
www.amnistia-internacional.pt

3 - Divulgação de informação e imagens:

"Kenji Nagai, the japanese photographer who was killed by the Myanmar army during the riots…
Kenji Nagai, o fotógrafo japonês que foi morto pelo exército de Myanmar durante os protestos…"

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves
6 e 7 de Outubro 2007
Vários locais em Portugal

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Aves (SPEA) vem por este meio divulgar o programa do Fim-de-Semana Europeu de Observação de Aves, a decorrer nos próximos dias 6 e 7 de Outubro, com actividades em vários locais do país.
No âmbito desta iniciativa gostaríamos também de o convidar a dizer-nos:
Qual a sua ave favorita? E porquê?
Tem que ser uma ave selvagem que exista em Portugal!
Envie a sua resposta, com o nome da ave e o motivo dessa escolha, para alexandra.lopes@spea.pt, até 7 de Outubro.

Mais informações:
Alexandra Lopes
SPEA
Av. da Liberdade, 105 - 2º Esq.
1250-140 Lisboa
Telf.: 213220430
Tlm.: 963998995 / 919382722
E-mail: alexandra.lopes@spea.pt
www.spea.pt

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Ordem dos Médicos alerta para «banalização» do aborto

"O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu que realizar interrupções voluntárias da gravidez medicamentosas em centros de saúde "pode banalizar o que não se deve" e acarreta responsabilidades para os médicos de família para as quais não foram preparados.
Esta posição de Pedro Nunes é oposta à defendida pelo presidente do Colégio da Especialidade Ginecologia/Obstetrícia da Ordem, Luís Graça, que, em declarações à Lusa, considerou que cerca de 90% das IVG químicas (com medicamentos), "tirando os 10 ou 12% de casos eventualmente problemáticos", deveriam ser realizadas em centros de saúde porque é nesses locais que se encontram os "médicos que melhor conhecem a população" e por se tratar de um acto médico simples.
O presidente da Comissão de Saúde Materna e Neonatal, Jorge Branco, confirmou hoje que o centro de saúde de Viana do Castelo e mais "três ou quatro" estabelecimentos do norte do país deverão começar a efectuar abortos a pedido da mulher em Setembro.
Em declarações à Agência Lusa, o bastonário Pedro Nunes, refere que a realização de abortos fora dos hospitais é má em vários aspectos: "estimula as pessoas a considerar banal o que não deve ser banal, impõe uma pressão sobre os médicos de família insustentável, obriga-os a assumir responsabilidade para as quais naturalmente não foram treinados e a proximidade ao doente dificulta-lhes a alegação de objecção de consciência, ao contrário de um médico hospitalar".
"Se algum destes médicos se sentir capacitado e o quiser fazer, ninguém o impede, mas sistematicamente não podem ser obrigados a fazer algo para o qual não tiveram treino específico", argumentou Pedro Nunes, considerando que todos estes "mecanismos convergem para uma eventual facilitação da IVG".
O responsável sublinhou ainda que o sistema público não pode dar uma "falsa segurança em algo que pode não ter os níveis de segurança que seriam desejáveis", reportando-se ao facto dos centros de saúde não disporem de equipamentos que resolvam eventuais complicações nas IVG."A Ordem dos Médicos vê com preocupação que possa haver um aumento de riscos e lembra que tem de haver uma articulação perfeita entre os serviços de medicina geral e familiar e os serviços hospitalares", sublinhou."

Redacção/Lusa
In Notícias da Agência Ecclesia - 29.08.2007

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Em memória do Professor António Víctor Anunciada

Que Deus faça em mim, quando eu morrer,
Quando eu partir para o País da Luz,
A sombra calma dum entardecer

Florbela Espanca (8.12.1894 - 1930)

Amigos não consultem os relógios quando um dia me for de vossas vidas… Porque o tempo é uma invenção da morte: não o conhece a vida - a verdadeira - em que basta um momento de poesia para nos dar a eternidade inteira.

Mário Quintana (1906 - 1994)

domingo, 30 de setembro de 2007

As imagens da semana

Um passeio a Óbidos (em 2006!), fotografias tiradas, com muita emoção, numa das mais belas vilas de Portugal.

sei de cor cada lugar teu
atado em mim, a cada lugar meu

tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
tento esquecer a mágoa
guardar só o que é bom de guardar

pensa em mim protege o que eu te dou
eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou

sem ter defesas que me façam falhar
nesse lugar mais dentro
onde só chega quem não tem medo de naufragar
fica em mim que hoje o tempo dói
como se arrancassem tudo o que já foi

e até o que virá e até o que eu sonhei
diz-me que vais guardar e abraçar
tudo o que eu te dei
mesmo que a vida mude os nossos sentidos
e o mundo nos leve pra longe de nós

e que um dia o tempo pareça perdido
e tudo se desfaça num gesto só
eu vou guardar cada lugar teu
ancorado em cada lugar meu


e hoje apenas isso me faz acreditar
que eu vou chegar contigo

onde só chega quem não tem medo de naufragar