sábado, 5 de maio de 2012

As surpresas da semana

1 - Campanha do Pingo Doce entre as críticas e os elogios

2 - Portugal poderá ter que importar mais produtos agrícolas devido à seca

3 - Passatempo: ganhe o kit Biotherm de cuidados de rosto e corpo oferecido à equipa feminina de basquet do Sport Algés e Dafundo (participa até 15 Maio 2012).

4 - Mais de mil italianos invadiram, nos últimos dias, Green Hill, um local que cria animais para serem usados em testes laboratoriais, situado em Brescia, na Itália. Como resultado foram salvos 40 cães de raça Beagle. Doze dos ativistas encontram-se detidos. A campanha "Fermare Green Hill" foi convocada online e teve afluência de muitos italianos que se opõem aos testes em animais.

5 - Um casal de falcões peneireiros fez ninho numa varanda de Lisboa. Os animais são vistos perto do prédio há cerca de um ano. Os movimentos destes animais podem ser observados numa página do Facebook.

6 - Passatempo: a Activa tem 10 cabazes de alimentação para cães de raça pequena para oferecer (participa até 10 de Maio 2012).

7 - A Direção-Geral da Saúde revelou hoje que em 2011 houve mais 242 mulheres a interromperem voluntariamente a gravidez do que no ano anterior e que o número total de abortos foi de quase 20 300. Os dados agora divulgados mostram que é entre os 20 e os 24 anos que se realizam mais abortos, seguindo-se o grupo etário entre os 25 e os 29 anos.

8 - Hiperidrose – Corpos que chovem. Ciência Hoje entrevista Jorge Cruz, o maior especialista português em hiperidrose e uma referência internacional na área. Um dos responsáveis pela introdução da prática da simpatectomia toracoscópica em Portugal no início dos anos 90 do século passado, integra o número de “magos” que, com pequenas incisões e câmaras tão discretas quanto precisas, transformam a vida de um número crescente de pacientes a quem é proporcionada uma autêntica Revolução Táctil.

9 - Passatempo: no Facebook da Mycook podes ganhar uma Mycook, no passatempo do Dia da Mãe 2012 (participa até 10 Maio 2012).

10 - Björk revelou que usa Amália Rodrigues e o fado como inspiração.

11 - O filme promocional "A Beleza da Simplicidade", produzido pelo Turismo de Portugal, conquistou medalhas de ouro e prata em festivais realizados nos EUA e na Letónia.

12 - Passatempo: envia a imagem e o modo de preparação da tua melhor receita com queijo Saloio e habilita-te a ganhar uma Bimby e um de 20 fantásticos Cabazes Saloio (participa até 31 Maio 2012).

13 - Meet the Scared Dog That Only Wanted a Hug. This dog, named Edie, was scheduled to be put down, but thanks to the compassion of one man, that didn't happen. This is a very moving video that shows that some animals just need a little love. Beautiful.

14 - 10 razões para adoptar um cão adulto! Top 10 Reasons to Adopt an Older Dog

15 - Passatempo: a Estrelas e Ouriços oferece 20 packs Produtos BIC (1 estojo de Plastidecor + 1 blister ColoureErase + 2 esferográficas 4Colours). Participa até 8 Maio 2012

16 - Doentes renais transmontanos experimentam benefícios do exercício físico nas sessões de hemodiálise

17 - O Tribunal de Benavente condenou um dos arguidos acusados do abate ilegal de quase 30 sobreiros na Herdade da Mata do Duque II, em Santo Estêvão, onde está a ser construído um condomínio de luxo.

18 - Passatempo: habilita-te a ganhar 2 bilhetes para o concerto dos Coldplay (dia 18 de Maio), no Estádio do Dragão. Para isso, basta criar uma playlist com algumas músicas dos Coldplay no BuyMyPlaylist.com e registar-se no Passatempo (participa até 14 Maio 2012).

19 - Adoro, adoro: Nash Cork Rose

20 - Adoro, adoro: Les chouquettes

21 - Crise trava divórcios. Unidos pelas dívidas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nina Simone

Feeling Good

Gosto muito!

Fishing With Sam 2009

Animated Short Film
http://www.youtube.com/watch?v=xMnx_3BC7EM

Magnífico!

Antigos bacalhoeiros no Parque das Nações

7 a 13 Maio 2012
Marina do Parque das Nações - Lisboa
"Creoula" e "Santa Maria Manuela" vão estar abertos ao público

A Marina do Parque das Nações recebe, de 7 a 13 de maio, as embarcações gémeas Santa Maria Manuela e Creoula, antigos Lugres Bacalhoeiros e dois dos últimos sobreviventes da famosa Frota Branca Portuguesa que estão a comemorar 75 anos de vida.
De 7 a 13 de maio, o navio Creoula, atual navio de treinos da Marinha, e de 9 a 12 de maio, o Santa Maria Manuela - resgatado, recuperado e restituído às águas pela empresa Pascoal - estarão na Ponte Cais da Marina do Parque das Nações para serem visitados pelo público.
Estes dois navios, lançados à água em 1937, foram construídos nos Estaleiros da CUF em Lisboa e ficaram para História da Engenharia Naval Portuguesa por terem sido construídos com uma qualidade de excelência, com aço que se destinava à construção de navios de guerra, e num tempo recorde de apenas 62 dias.
As embarcações eram destinadas originalmente à pesca do bacalhau nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.
Das comemorações dos 75 anos do Santa Maria Manuela faz, ainda, parte uma viagem a bordo do histórico barco com trajeto entre Aveiro e Lisboa, ou Lisboa e Aveiro, com preços a partir de 80 euros.

in Boas Notícias

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Blog Zine de Pão

http://zinedepao.blogs.sapo.pt

Um blogue de um padeiro amador fascinado pelo pão feito de um modo artesanal, com tradição, os melhores ingredientes, amor e dedicação. Receitas, dicas, discussões, confissões e deambulações sobre pão.

O meu Pão Alentejano

Um pão de 1kg ou dois pães de 500g

Massa velha
70g de farinha de trigo
30g de água
50g de isco de trigo
2g de sal

Juntar todos os ingredientes e amassar até formar uma bola. Colocar num recipiente selado e colocar no frigorífico. A massa velha é preparada 48h antes e repousa no frigorífico durante todo esse tempo.
Ao fim das 48h a massa terá dobrado de volume e apresentar um cheiro (e sabor) avinagrado.

Massa final
370g farinha de trigo rijo (alternativa, usar farinha normal)
270g farinha de trigo
390g água
13g de sal
150g de massa velha

Misturar as farinhas e a água até terem uma espécie de massa, deixar repousar 20-30min. Adicionar a massa velha e o sal e começar a amassar até ter uma massa lisa e brilhante (à mão 15-20min, com a máquina 5-7min na segunda velocidade).
Colocar num recipiente ligeiramente oleado e deixar fermentar durante quatro horas. Ao fim de duas horas, deve-se esticar e dobrar a massa de modo a expelir algumas das bolhas de ar. A massa não irá crescer muito nesta fase, a ideia é desenvolvermos o sabor ácido. Outra alternativa é fazer a fermentação no frigorífico durante 12 horas (durante a noite por exemplo).
Pré-aquecer o forno a 250ºc. Polvilhar uma superfície com um pouco de farinha, retirar a massa do recipiente e reservar 200g de massa para a próxima vez que cozerem pão. Tender na forma desejada. Podem fazer a "cabeça" do pão esticando o pão de modo a terem uma metade menos larga que a outra e dobrar uma sobre a outra antes de entrar para o forno ou neste preciso momento. Deixar a massa fermentar durante 45min.
A massa velha deve ser guardada no frigorífico máximo três dias ou em alternativa, no congelador onde poderá repousar durante mais tempo.
Cozer o pão a 250ºC nos primeiros 5min e posteriormente baixar a temperatura para 200ºC. Pães de 1kg deverão ser cozidos durante uma hora, pães de 500 gramas durante 30-45min ou até a temperatura interna atingir os 96ºC.

in Zine de Pão

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Campanha ANIMAL "Nova Lei de Protecção dos Animais"

Um Passo em Frente
Vídeo de Lançamento da 2.ª Fase da Campanha "Por uma Nova Lei de Protecção dos Animais em Portugal"
http://www.youtube.com/watch?v=NMqlqkPLQeI

Associação ANIMAL
http://animal.org.pt

P de Pão

Se a população portuguesa tem vindo sistematicamente a engordar, o pão não tem qualquer culpa disso. A ideia recorrente de que o “pão engorda” ou “estou a engordar, tenho de cortar no pão” pode constituir-se como uma das maiores aberrações nutricionais, entrando mesmo no campo da heresia no que diz respeito à nossa identidade gastronómica.
Sendo o pão o alimento mais antigo e provavelmente o mais consumido no mundo, podemos constatar com naturalidade que não foi de um momento para o outro que passou de algo essencial a algo desequilibrado. No entanto, esta recente aversão pelo pão levou a que o seu consumo caísse drasticamente nos últimos anos, tendência que, mesmo sendo analisada tendo por base o seu aumento de preço, continua a não fazer sentido quando enquadrada na opção por alternativas mais caras como bolachas, biscoitos, bolos e cereais prontos a comer. E não é só no factor económico que esta troca não compensa, uma vez que também nos valores de açúcar e gordura, o pão está a léguas de distância dos seus substitutos.
No entanto, nem tudo são más notícias em relação ao pão. Para além do seu maior defeito - que diz respeito ao teor de sal - possuir já um limite legal, os últimos tempos têm sido férteis no regresso ao passado de alguns conceitos e no estabelecimento de um novo paradigma em relação à alimentação. Aproveitando esta boleia, o pão tem sido constantemente reinventado e hoje é possível apreciar diversos tipos de pão com variadas formulações que felizmente nos livraram da monotonia do pão branco. Se do ponto de vista calórico não existe uma grande diferença entre este pão proveniente de farinhas mais refinadas e o pão de mistura ou integral, é indesmentível que estes últimos possuem um maior teor de vitaminas e minerais - e principalmente uma maior quantidade de fibra, que ganha especial importância quando enquadramos o consumo de pão numa refeição como o pequeno-almoço, essencial para a regulação da ingestão alimentar ao longo do dia.
Um dos melhores critérios para a escolha do pão passa então por aqueles que “dão mais trabalho” a comer. Daí que o pão de centeio, mistura, água, prokorn e da avó serão escolhas mais equilibradas do que o pão branco, de leite, regueifas e pão de forma. O pão deve assim ser encarado numa perspectiva alentejana: onde é feito e comido sem pressa, sendo entrada, refeição e sobremesa daquele que em tempos foi o celeiro de Portugal.
O pão nosso de cada dia, qual filho pródigo da nossa alimentação, sai sempre valorizado quando volta às suas pouco refinadas origens. acompanhado por azeitonas, erva-doce, sementes e nozes, deixando de lado as más companhias dos enchidos, manteigas e cremes de chocolate de barrar.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

terça-feira, 1 de maio de 2012

John Lee Hooker & Carlos Santana

Chill Out

Gosto muito!

O Valor do Vento

Está hoje um dia de vento e eu gosto do vento
O vento tem entrado nos meus versos de todas as maneiras e
só entram nos meus versos as coisas de que gosto
O vento das árvores o vento dos cabelos
o vento do inverno o vento do verão
O vento é o melhor veículo que conheço
Só ele traz o perfume das flores só ele traz
a música que jaz à beira-mar em agosto
Mas só hoje soube o verdadeiro valor do vento
O vento actualmente vale oitenta escudos
Partiu-se o vidro grande da janela do meu quarto

Ruy Belo

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Refeições em família são mais saudáveis

Sobretudo no que diz respeito aos jovens, as refeições em família podem ser decisivas no controlo da obesidade. Esta é a principal conclusão de um estudo recente da Rutgers University (EUA) que aponta também benefícios ao nível social e emocional.
De acordo com o estudo, apresentado esta semana numa conferência sobre nutrição na Califórnia (EUA), quando as famílias não comem em conjunto há uma maior tendência em optar por escolhas alimentares menos saudáveis - como alimentos pré-cozinhados que apresentam altos níveis de sal, gorduras e calorias - o que conduz a um maior risco de obesidade.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Rutgers University cruzaram e analisaram 68 estudos que medem a frequência e a atmosfera das refeições das famílias, comparando esses dados com a qualidade das refeições e os níveis de peso de cada indivíduo.
Os resultados obtidos sugerem que as refeições em família trazem benefícios para a saúde, sobretudo no que diz respeito às crianças. Os jovens que comem com a família revelaram uma maior tendência para consumir fruta, vegetais, alimentos ricos em fibra e vitaminas. Por outro lado, estas crianças indicavam uma menor ingestão de 'fast food' e de refeições pré-cozinhas.

Benefícios emocionais e sociais
O estudo vai ainda mais longe, indicando que as refeições em família trazem também benefícios sociais e emocionais, uma vez que os adolescentes que fazem as refeições em família revelaram menos sinais de depressão e manifestaram um maior sentimento de apoio por parte da família.
“É interessante verificar que um gesto tão simples como fazer refeições em conjunto pode trazer vários tipos de benefícios para todos os membros da família,” disse a autora do estudo, Jennifer Martin-Biggers, citada pela imprensa norte-americana.
Os investigadores também criaram um gráfico que resume todas as conclusões do estudo e esperam testar a eficácia deste esquema, num futuro próximo, junto das famílias norte-americanas. Este tipo de imagem poderá ser um método útil, conciso e não tendencioso de demonstrar aos pais os benefícios das refeições em família, identificados na literatura científica, concluem os autores do estudo.

in Boas Notícias

domingo, 29 de abril de 2012

As imagens da semana


Desejos Vãos

Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!

Eu queria ser o Sol, a luz imensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até a morte!

Mas o Mar também chora de tristeza ...
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!

E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras ... essas ... pisa-as toda a gente! ...

Florbela Espanca (1894-1930), in Livro de Mágoas