sexta-feira, 4 de maio de 2012

Antigos bacalhoeiros no Parque das Nações

7 a 13 Maio 2012
Marina do Parque das Nações - Lisboa
"Creoula" e "Santa Maria Manuela" vão estar abertos ao público

A Marina do Parque das Nações recebe, de 7 a 13 de maio, as embarcações gémeas Santa Maria Manuela e Creoula, antigos Lugres Bacalhoeiros e dois dos últimos sobreviventes da famosa Frota Branca Portuguesa que estão a comemorar 75 anos de vida.
De 7 a 13 de maio, o navio Creoula, atual navio de treinos da Marinha, e de 9 a 12 de maio, o Santa Maria Manuela - resgatado, recuperado e restituído às águas pela empresa Pascoal - estarão na Ponte Cais da Marina do Parque das Nações para serem visitados pelo público.
Estes dois navios, lançados à água em 1937, foram construídos nos Estaleiros da CUF em Lisboa e ficaram para História da Engenharia Naval Portuguesa por terem sido construídos com uma qualidade de excelência, com aço que se destinava à construção de navios de guerra, e num tempo recorde de apenas 62 dias.
As embarcações eram destinadas originalmente à pesca do bacalhau nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia.
Das comemorações dos 75 anos do Santa Maria Manuela faz, ainda, parte uma viagem a bordo do histórico barco com trajeto entre Aveiro e Lisboa, ou Lisboa e Aveiro, com preços a partir de 80 euros.

in Boas Notícias

Sem comentários: