sábado, 20 de dezembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Praia da Foz do Arelho em risco de desaparecer.

2 - Reciclar é preciso: uma ideia original para embrulhos com rolos de papel de cozinha e papel higiénico.

3 - Um jardim comunitário em Lisboa feito por generosas Marias!

4 - Para quem gosta de Marionetas: Delphim Miranda tem uma exposição patente na Galeria da Escola Manuel da Maia, em Lisboa.

5 - "Duas estudantes portuguesas de Design foram as premiadas pelo concurso “Liberdade de Movimentos”, uma parceria da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR), o Centro Português de Design (CPD) e a Roche."

6 - Descobri os espantosos romanescos através da Belita!

7 - Gostava muito de visitar o encantador Solar do Zagallos (Almada)...

8 - Gostava tanto de ter este Diário de Viagem... Será que o Pai Natal lê o meu blogue???

9 - "Escritores portugueses e CIN juntam-se neste Natal - Ana Maria Magalhães, David Machado, Mário Cláudio, Manuel Alegre, Pedro Sena-Lino, Rosa Lobato Faria e Valter Hugo Mãe foram convidados pela CIN a produzirem um texto inspirado nas cores natalícias - branco, dourado, vermelho, verde e prateado."

10 - Neste Natal, a CP oferece-lhe Música.

11 - A bela arte do Recorte de Papel.

12 - Para aprender a fazer Piadines (pão italiano de forma achatada).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ajude-nos a oferecer um grande presente!
Centro Comercial Odivelas Parque
www.odivelasparque.pt

Clique no link e contribua com 50 cêntimos para a Obra do Padre Abel: http://www.odivelasparque.pt/campanhas/natal08/

"O Odivelas Parque está a promover uma campanha de Natal a favor da Obra da Imaculada Conceição e Santo António de Caneças, mais conhecida por Obra do Padre Abel, sob o tema “Este ano oferecemos um presente por si”.
Para colaborar nesta campanha de solidariedade, basta clicar no link em cima e fazer uma inscrição. A participação dos colaboradores não tem qualquer custo, mas por cada inscrição a instituição beneficiária receberá 50 cêntimos.
A Obra da Imaculada Conceição e Santo António de Caneças é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que acolhe crianças dos 6 aos 18 anos desde há mais de 50 anos. A maioria das crianças, órfãs ou filhas de famílias desfavorecidas, reside na instituição em regime de internato, em Dona Maria, no caso das meninas, ou em Caneças, no caso dos meninos. Em cada local vivem 70 crianças.
O objectivo da instituição é auxiliar as crianças a obterem educação e instrução, através dos estabelecimentos públicos de ensino. Os apoios recebidos pela Obra do Padre Abel provêm de particulares ou empresas, que doam vestuário, alimentos e dinheiro, sempre insuficientes para todas as necessidades."

In site Odivelas Parque

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

História Antiga

Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
Feio bicho, de resto:
Uma cara de burro sem cabresto
E duas grandes tranças.
A gente olhava, reparava, e via
Que naquela figura não havia
Olhos de quem gosta de crianças.

E, na verdade, assim acontecia.
Porque um dia,
O malvado,
Só por ter o poder de quem é rei
Por não ter coração,
Sem mais nem menos,
Mandou matar quantos eram pequenos
Nas cidades e aldeias da Nação.

Mas,
Por acaso ou milagre, aconteceu
Que, num burrinho pela areia fora,
Fugiu
Daquelas mãos de sangue um pequenito
Que o vivo sol da vida acarinhou;
E bastou
Esse palmo de sonho
Para encher este mundo de alegria;
Para crescer, ser Deus;
E meter no inferno o tal das tranças,
Só porque ele não gostava de crianças.

Miguel Torga
in Antologia Poética - Coimbra, Ed. do Autor, 1981

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Presépios Portugueses em exposição no Palácio de Belém
5 Dezembro 2008 a 31 Janeiro 2009

Terça a sexta das 14h00 às 17h30; Sábado e domingo das 10h00 às 17h30
Palácio de Belém

Praça Afonso de Albuquerque
1349-022 Lisboa
Telf.: 213 614 660 Fax: 213 614 764
E-Mail: museu@presidencia.pt
www.museu.presidencia.pt
"A Presidência da República assinala a quadra natalícia com uma exposição alusiva à celebração do nascimento de Jesus. Natal … em Português apresenta mais de uma centena de presépios artesanais, provenientes de Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Sintra, Lisboa, Estremoz, Évora, Viana do Alentejo e Martim Longo, de autores como José Moreira, irmãos Ginja, Baraça, Mistério, Côta ou Rosa e Júlia Ramalho.
Centrada na representação popular e etnográfica da natividade, momento fundador da cultura e da religião cristã, a exposição parte da colecção de presépios da Dr.ª Maria Cavaco Silva. A esta junta-se a valiosa colecção de Rui Sequeira, hoje na posse da Diocese de Portalegre e Castelo-Branco, que reúne peças dos mais conceituados ceramistas portugueses, desde o século XVIII até à actualidade, manufacturadas em pequenas oficinas artesanais e familiares de norte a Sul do País.
Complementarmente exibe-se ainda um conjunto de pinturas associadas à temática da natividade provenientes de Igrejas da Diocese de Lisboa e uma série de figuras em barro policromo da escola Machado de Castro (século XVIII).
A mostra inaugura no dia 5 de Dezembro, no Palácio de Belém (jaulas do Pátio dos Bichos) e fica patente até 31 de Janeiro."

In site Museu da Presidência

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Vote nas 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo
www.7maravilhas.sapo.pt

"Depois do sucesso que foi a eleição das "7 Novas Maravilhas do Mundo®" e das "7 Maravilhas de Portugal®" vamos dar continuidade a este conceito, propondo a eleição das "7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo®"
Queremos dar-lhe o privilégio de ser um dos primeiros a votar e contribuir assim para a divulgação e conservação do património português espalhado pelo mundo.
Existem 27 monumentos de origem portuguesa, situados em 16 países diferentes, inquestionáveis e incontroversos sob o ponto de vista do critério escolhido, a maior parte já com a chancela da Unesco, enquanto Património da Humanidade, outros poderão vir a tê-la no futuro.
Para constar desta lista, os bens possuem valor excepcional e satisfazem o critério de autenticidade.
Contamos consigo para divulgar e preservar um legado que nos enche de orgulho. Vote em www.7maravilhas.sapo.pt e partilhe este mail com todos os interessados neste desígnio nacional.
Os resultados serão revelados numa cerimónia a realizar no dia 10 de Junho de 2009, Dia de Portugal."

In site 7 Maravilhas
Início do Leilão de Dezembro do Projecto Mão a Mão

O leilão do mês de Dezembro já está a funcionar!
Até ao próximo dia 31 de Dezembro poderão licitar qualquer um dos artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, localizada no distrito de Beja.
Boas Licitações!

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vitaminas... dez dicas profissionais.

"1 - Nunca deixe os vegetais de molho durante muito tempo pois as vitaminas dissolver-se-ão na água.
2 - Sempre que cozinhar, não corte os vegetais em pedaços pequenos. É preferível colocá-los inteiros num tacho pois evitará que as vitaminas se evaporem.
3 - Evite expor os vegetais e os sumos naturais à luz porque as vitaminas ficarão danificadas (através da oxidação).
4 - Nunca compre alimentos enriquecidos com Vitamina C e ferro, porque o ferro acelera a degradação da vitamina C libertando moléculas perigosas.
5 - Não vale a pena comprar vegetais e frutas frescos se é para os colocar no frigorífico durante vários dias. Por exemplo, o tomate perde metade da Vitamina C depois de uma semana no frigorífico!
6 - Lembre-se que embora os alimentos possam manter as suas cores depois de cozidos a vapor, poderá haver alimentos que adquirem uma cor acastanhada (principalmente os mais claros) devido ao efeito da condensação. Couve-flor, peito de galinha, beringela, etc... regue com um pouco de limão antes de os cozer para que tenham sempre a mesma cor.
7 - Evite adicionar sal, pimenta e outras especiarias no início da cozedura, pois vão evaporar-se facilmente. Junte os condimentos apenas no final da cozedura ou quando está pronto para servir à mesa.
8 - Varie os prazeres: pode por exemplo substituir a água por sumo de maçã (ou cidra), sumo de limão, vinho ou vinagre (simples ou com sabores)."

In site Tefal

domingo, 14 de dezembro de 2008

As imagens da semana

Fomos ver a exposição Truth & Tales, no Palácio das Galveias (Campo Pequeno - Lisboa), e gostei muito!
Vale a pena ir com a família, levar as crianças a visitar as várias salas temáticas e observarem os livros com as ilustrações da exposição que se encontram espalhados pelo espaço. E deixar a imaginação "voar"!





Lisa Kallio
"A viagem dos animais à natação"


Inari Krohn
"A revolução verde"
Kristiina Louhi
"O melhor dia de Tom"




Leena Lumme
"O bloco na colina"

Liisa Kallio
"A casa voadora"




Kristiina Louhi
"A menina e a árvore gralha"
Ville Salomaa
"Livro barco do Óscar"

Hannu Taina
"Sr. Rei"



Tave Jansson
"Viagem perigosa"


Virpi Talvitie
"Conto de fadas na floresta da ilha encantada"

Virpie Talvitie
"Um conto de fadas verdadeiro"


Christel Ronns
"Taljantti o gigante gentil"

Alexander Reichstein
"Urso de Natal"


"Lá longe, muito longe, há um reino chamado Atrás do Espelho, terra de sonho e fantasia, aonde só se chega viajando de olhos fechados. Pronto, já está, olhos bem apertados até doer, primeiro tudo é azul-negro, depois um círculo de luz abre-se, mergulhamos transportados pela respiração."
Miguel Miranda in "A Princesa Voadora"