sábado, 19 de dezembro de 2009

As surpresas da semana

1 - Natal solidário com os animais.

2 - Assim que entramos nos 30, o nosso metabolismo começa a sofrer alterações. O corpo vai-nos dando sinais de aviso e ficamos mais vulneráveis às doenças. Em cada ano que passa podemos detectar e prevenir os riscos para garantir a nossa saúde por mais tempo.

3 - Concurso Internacional de Receitas de Chocolate: a organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos convida todos os amantes de chocolate a participarem no Concurso Internacional de Receitas de Chocolate. Para tal, basta enviarem a sua receita original, que contenha chocolate. As receitas deverão ser enviadas até ao dia 15 de Janeiro de 2010.

4 - A CP vai voltar a operar para Badajoz, prolongando o serviço regional Entroncamento -Elvas até àquela cidade espanhola.

5 - Ó tre­vas, que enlu­tais a Natu­reza.

6 - Ganhe 1 Kit de Natal Rock in Rio: a CARAS e o Rock in Rio têm para lhe oferecer um presente de Natal especial: 1 Kit de Natal Rock in Rio! composto por uma t-shirt (4 modelos diferentes) e um voucher para o maior festival de música do mundo, no valor de 58 euros.

7 - O Museu de Portimão recebeu o Prémio do Museu do Ano do Conselho da Europa, tornando-se o segundo museu português a ter esta distinção. Há 20 anos – desde que o Museu da Água foi premiado, em 1990 – que nenhum museu português era contemplado com este prémio.

8 - Os clientes portadores do cartão Lisboa Viva têm à sua disposição um conjunto de vantagens em várias entidades de reconhecido interesse público.

9 - Presépios do mundo em Roma. Até 6 de Janeiro, Roma acolhe a 34.ª edição da exposição «100 presépios». A designação da mostra evoca o número de exemplares que foram apresentados no primeiro ano da iniciativa.

10 - Este Natal, acrescente requinte e elegância à sua decoração natalícia com bonitas peças de croché.

11 - Participe no passatempo "O Melhor para o seu bebé" de 14 de Dezembro a 4 de Janeiro 2010 e habilite-se a ganhar prémios NAN e NUK que temos para lhe oferecer. Para participar basta responder acertadamente a uma questão sobre os Leites Infantis NAN e completar de forma criativa a frase "A primeira palavra do meu bebé...".

12 - Em resposta aos hábitos de consumo desmesurado que caracterizam esta época natalícia, lançamos algumas dicas que promovem o consumo mais responsável e sustentável. Comece por Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

13 -Passatempo Sherlock Holmes: queres ganhar merchandising oficial deste filme? Responde a uma pergunta e poderás ganhar um destes prémios. De 10 em 10 respostas correctas oferecemos uma caneca, um chapéu de chuva ou um bloco de notas do filme.

14 - Começou nesta quinta a feira "mais divertida e consciente deste Natal". Quem assim o diz é a organização, a cooperativa Cultural Crew Hassan que realiza o seu Natal Social até ao dia 24, todos os dias entre as 16h00 e as 02h00, na Rua Portas de Santo Antão, 159, em Lisboa. São três pisos de boa disposição, onde mais de 100 artistas de várias expressões juntam-se para animar esta feira/mercado de artesanato urbano, que privilegia o comércio justo e a gastronomia vegetariana, em simultâneo com concertos e workshops.

15 - Escolha lãs de cores variadas e crie uma manta clássica em croché que se mantém na moda desde os tempos das nossas avós. Colorida e muito confortável, esta bonita manta ficará lindamente numa cama ou sofá.

16 - Disney Channel tem para oferecer um computador portátil eeePc da Asus Disney. Concorre respondendo a uma questão (até 11 Janeiro 2010).

17 - Percurso das Árvores Classificadas em Lisboa.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Natal Ambiental – recomendações para um Natal mais sustentável
Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza


"Para o ajudar a contribuir para um Natal ambientalmente sustentável, a associação Quercus apresenta-lhe alguns conselhos simples que lhe permitirão usufruir de um Natal ambientalmente mais correcto e economicamente mais são.
Nos últimos anos a época do Natal tem-se tornado na época do consumo por excelência. Mais do que em qualquer outro período do ano, somos estimulados, influenciados, instigados, empurrados a comprar, comprar, comprar. Este consumo imediato e pouco reflectido provoca impactos ambientais graves, mas, pode também estar na origem de problemas económicos (endividamento excessivo).
Para o ajudar a contribuir para um Natal ambiental, aqui ficam alguns conselhos simples que pode levar em conta.

Antes do Natal

- Pense bem sobre as prendas que vai oferecer e a quem; não ofereça só por oferecer e opte por produtos úteis: é importante privilegiar a oferta de prendas que não sejam colocadas imediatamente na prateleira ou em qualquer baú esquecido no sótão; pense bem antes de comprar uma prenda, procure aconselhar-se com as pessoas que estão próximas da pessoa a quem a quer oferecer.
- Compre produtos duráveis e reparáveis: hoje em dia um dos principais problemas de muitos dos produtos que consumimos prende-se com a sua ideia de base de usar e deitar fora.
- Adquira produtos educativos: sempre que possível, principalmente se estivermos a falar de prendas para os mais pequenos, procure oferecer produtos que estimulem a inteligência, a criatividade, o respeito entre os povos e pelo ambiente.
- Se oferecer aos seus filhos brinquedos electrónicos adquira primeiro um recarregador de pilhas para que possam funcionar com pilhas recarregáveis que se tornam mais baratas do que as descartáveis e são mais amigas do ambiente.
- Procure produtos que não integrem na sua composição elementos perigosos.
- Escolha produtos menos complexos, que possuam menos materiais misturados pois estes são, habitualmente, mais fáceis de reciclar e reparar.
- Resista à publicidade enganosa que nos bombardeia diariamente com produtos e funções dos quais não temos qualquer necessidade, nem nunca vamos usar. O equipamento informático e especialmente os telemóveis são talvez os que melhor se enquadram nesta categoria de produtos. Mais importante do que pensar no modelo é pensar no uso que iremos dar a cada uma das funções tão publicitadas. E não se esqueça que muitos dos novos serviços surgem agora gratuitos, mas rapidamente passam a assumir preços proibitivos para as carteiras de muitos portugueses.
- Gaste apenas na medida das suas possibilidades: resista ao ataque cerrado das campanhas de crédito em que só começa a pagar mais tarde; nunca se esqueça é que mais cedo ou mais tarde vai ter mesmo que arranjar dinheiro para pagar. Respeitar os seus limites de endividamento irá permitir-lhe ser mais criterioso nas suas escolhas e, logo, mais sustentável.
- Envie cartões de Natal por correio electrónico; é mais barato, não consome papel e não faz lixo. Se isso não for possível, seja mais criterioso no envio dos cartões e utilize sempre papel reciclado e envelopes reutilizados.
- Reutilize papéis de embrulho de anos anteriores ou pequenas caixas de outros produtos para acondicionar as prendas; aumenta a surpresa, diminui as despesas e o impacte ambiental das suas compras. Sempre que tal não for possível, adquira papel reciclado para fazer os seus embrulhos.
- Utilize os transportes públicos nas suas deslocações às compras, ou então, junte-se com amigos ou familiares num mesmo veículo e vão às compras conjuntamente, fica mais barato e sempre pode dispor de outras opiniões quando estiver indeciso.
- Adquira produtos nacionais, pois não só a qualidade não varia como o impacte ambiental associado ao transporte dos produtos será menor.
- Para a ceia de Natal comece a habituar-se a substituir o bacalhau por outra iguaria; se não consegue mesmo resistir, adquira bacalhau de média/grande dimensão; faça o mesmo em relação ao polvo (deverá ter sempre mais de 800/900 gr.). Se as dimensões mínimas fossem respeitadas não teríamos os problemas que hoje temos com a quase extinção do bacalhau.
- Consuma bebidas em embalagens reutilizáveis (com tara retornável). Não originam resíduos e ainda por cima são mais baratas.
- Não use na sua festa de Natal pratos ou copos descartáveis (em plástico ou cartão) nem guardanapos ou toalhas de papel. Não são agradáveis e dão origem a muito lixo.
- Tenha atenção à própria embalagem do produto; ainda que seja necessária, pode assumir um grande peso no preço final, pelo que evite ao máximo o excesso de embalagem e privilegie embalagens menos complexas (que misturem menos materiais - papel, plástico, metal) porque serão mais facilmente recicláveis.
- Adquira uma árvore de Natal sintética ou então recorra apenas a árvores vendidas com autorização (bombeiros, serviços municipais), como garantia da sustentabilidade do corte. Neste último caso, Informe-se na sua Câmara Municipal sobre a recolha das árvores após o Natal. Não vá em modas e tenha cuidado na aquisição dos enfeites de Natal para que os possa reutilizar por muitos e longos anos.
- Pense naqueles que não têm possibilidade de oferecer prendas e mesmo de ter uma ceia de Natal; seja solidário com as várias campanhas que habitualmente se desenvolvem nesta época.

Após o Natal

- Guarde os laços e o papel de embrulho para que os possa utilizar noutras ocasiões.
- Separe todas as embalagens - papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo, evitando assim os amontoados de lixo que marcam o dia de Natal; é aqui que poderá verificar se foi um cidadão ambientalmente consciente nas suas compras.
- Reflicta ao longo do ano sobre a utilidade que foi dada às prendas que ofereceu e aprenda com os seus erros.
- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenvolvendo ao longo do ano; procure a sua paróquia, junta de freguesia, associações de apoio ou os serviços de acção social do seu município sempre que tiver objectos, roupas, móveis, electrodomésticos em bom estado, mas dos quais já não necessita. O que para si pode ser um resíduo pode ser um bem muito útil para outra pessoa.
E lembre-se que nós não somos aquilo que consumimos, mas o nosso consumo diz muito sobre quem somos."

In Naturlink

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AVATAR
um filme de James Cameron,
com Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldanha

www.castellolopesmultimedia.com/avatar

"Do conceituado realizador James Cameron, responsável por êxitos tão estrondosos como "Titanic", "O Exterminador Implacável", Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento", "Alien: O Reencontro Final", "O Abismo", filmes que marcaram gerações e inovaram com o uso de novas tecnologias, chega-nos agora Avatar, aquele que é já considerado pela indústria, um marco na história do cinema.
Cameron é conhecido por saber como ninguém rechear um filme de efeitos especiais extraordinários sem nunca descurar a história que está a contar. Trabalhando sempre muito de perto com os actores, a tecnologia para Cameron é apenas um meio para tornar a história o mais real possível permitindo ao público embrenhar-se nela por completo. Por essa razão, AVATAR foi para o realizador o seu maior desafio até agora. Um filme passado num mundo completamente novo que promete deslumbrá-lo com os seus gigantes habitantes azuis e montanhas que flutuam.

Desta vez, o herói da história é Jake Sully (Sam Worthington), um ex-Marine confinado a uma cadeira de rodas. Amargo e desiludido, no seu coração é ainda um guerreiro. Tudo o que sempre quis foi algo por que valesse a pena lutar e encontra-o no lugar onde menos espera: um mundo distante.
Jake foi recrutado para se juntar a uma expedição à lua Pandora, onde se pretende extrair um mineral que na Terra vale 20 milhões de dólares. A fim de facilitar o seu trabalho, os humanos usam um sistema que projecta um híbrido entre humano e Na’Vi, nome dado aos indígenas de Pandora. Este híbrido humano/Na’Vi – um corpo que vive, respira e que se assemelha a um Na’Vi mas possui os pensamentos, sentimentos e personalidade humana do indivíduo – é conhecido como “avatar”.
Na sua nova forma “avatar”, Jake pode voltar a andar. A sua missão é infiltrar-se e interagir com os Na’Vi na esperança de poder contar com a sua ajuda – ou pelo menos com a sua permissão – na extracção do minério. Uma deslumbrante fêmea Na’Vi, Neytiri (Zoe Saldana), salva a vida de Jake e à medida que a relação entre os dois se torna mais profunda, assim como o seu respeito pelo povo Na’Vi, Jake enfrenta um derradeiro teste ao liderar um conflito épico que decidirá o destino de todo um mundo.
A ideia de AVATAR terá nascido há cerca de 15 anos atrás mas na altura a tecnologia existente ainda não permitia a sua realização. Em 1995, testemunhando os avanços do CG em personagens como as de "O Abismo" ou o "Exterminador Implacável 2", Cameron resolveu pôr no papel a história que tinha sonhado. No entanto, quando o guião foi analisado por peritos, verificou-se que apesar dos avanços ainda não era possível pôr em prática o seu ambicioso projecto. Só dez anos mais tarde, em 2005, é que o realizador voltou a pegar nele. Agora, parecia que as inovações necessárias estavam finalmente ao seu alcance. No entanto, havia ainda o medo de que as personagens não parecessem suficientemente reais. Então, Cameron e a sua equipa desenvolveram uma técnica revolucionária de reconhecimento facial que permite captar não só todos os movimentos dos músculos do rosto dos actores mas também o movimento dos olhos, algo que até aqui era impossível. O realizador recrutou também os esforços da WETA Digital, a equipa responsável pelos efeitos especiais criados na trilogia "O Senhor dos Anéis" e "King Kong".
Outra das grandes inovações de AVATAR é um sistema chamado Câmara Virtual que permite ao realizador ver em tempo real o mundo previamente criado por computador como se estivesse a filmar num cenário real. Assim, enquanto os actores estão a representar dentro de fatos que permitem captar o seu movimento com exactidão, Cameron já está a ver as personagens azuis com 3 metros de altura que interpretam. Anteriormente, era preciso esperar meses para visualizar estas imagens.
Quando questionado pelos actores se está a planear acabar com a sua profissão, Cameron responde que é exactamente o contrário: pretende expandir ainda mais as suas potencialidades, estando apenas a eliminar as longas e penosas horas de caracterização, dando-lhes assim a possibilidade de representarem qualquer personagem sem estarem limitados pelas suas características físicas. Se perguntarmos ao realizador se o que vemos no seu filme são os actores ou simplesmente uma animação criada por computador, ele dirá que o que testemunhamos é claramente a interpretação dos actores já que as animações são o mais fiel possível àquilo que eles fizeram, tendo a equipa de efeitos especiais acrescentando apenas os movimentos da cauda e das orelhas por razões óbvias e mesmo assim só sublinhando aquilo que emotivamente já lá estava.
Para além do desenvolvimento destas novas tecnologias, também o processo de design e criação deste novo mundo foi moroso, tendo levado 2 anos a desenhar cada árvore, planta, insecto, arma, peça de vestuário e criatura de Pandora. O nível de detalhe com que James Cameron descrevia à equipa cada elemento, era tal que parecia realmente que o realizador estava a descrever um mundo real que tinha visto com os seus próprios olhos e não algo puramente imaginado.

"Eu queria criar uma aventura familiar num ambiente não-familiar," explica Cameron, "ao usar um planeta extraterrestre como o cenário da história clássica do recém-chegado numa terra e culturas estranhas. Esta história é, em termos gerais, uma história clássica mas temos muitas surpresas na manga para o público. Sonhei em criar um filme assim, passado num outro mundo cheio de perigos e beleza, desde criança. Passava os dias a ler livros de ficção-científica e banda-desenhada e a desenhar extra-terrestres e criaturas estranhas no meu caderno de matemática. Com AVATAR, consegui finalmente realizar esse sonho."
À semelhança de “Titanic”, a banda sonora esteve a cargo de James Horner e também AVATAR conta com uma canção que pretende causar o mesmo impacto de “My Heart Will Go On” cantada por Celine Dion. Desta vez, a tarefa ficou a cargo de Leona Lewis com o tema “I See You”.
Irá AVATAR tirar o lugar a “Titanic” como o filme mais visto de sempre?"

In newsletter Castello Lopes Multimédia (10.12.2009)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Postal de Natal Cantado
18 a 20 Dezembro 2009, às 18h30
Largo do Palácio Nacional da Ajuda

Largo da Ajuda,
1349-021 Lisboa
Telf.: +351 213 637 095 / +351 213 620 264
E-mail: pnajuda@ippar.pt

clique na imagem para ampliar

"A Associação Qe, convida-o a si e à sua família, a virem assistir a um espectáculo de Natal com a participação especial dos alunos da Qe.
O Postal de Natal Cantado vai acontecer no Largo do Palácio Nacional da Ajuda, de 18 a 20 de Dezembro e é apadrinhado pelo Ministério da Cultura e pela Câmara Municipal de Lisboa para desejar um Feliz Natal a todos os seus munícipes, à semelhança dos eventos realizados nos anos anteriores, no Teatro Nacional da Ajuda e no edifício da CML na Praça do Município.
O Postal de Natal Cantado é um espectáculo de rua, com vertente musical e multimédia para comemorar a época natalícia. Tem a duração de aproximadamente 60 minutos e funcionará durante três dias seguidos: de 18 a 20 de Dezembro, sempre às 18H30, no Largo do Palácio Nacional da Ajuda.
Como forma de manter e honrar as tradições das iluminações de Lisboa, mas de forma inovadora, é vocação do Postal de Natal Cantado ser realizado num edifício histórico, com o coro Gospel Saint Dominic’s Gospel Choir, que actua nas janelas do edifício, de frente para o público, e que contará com a presença de figuras públicas, da Cultura e Artes, para narrarem um Conto de Natal, escrito por Margarida Rebelo Pinto, em dias alternados. Irão ainda actuar artistas a solo para contribuírem com o seu encanto para a humanização deste inovador espectáculo. Nomes como os de Eunice Munhoz, Virgílio Castelo, Maria Ana Bobone, Luis Represas e Rui Veloso estão confirmados.
O Postal de Natal Cantado é um espectáculo generalista, inclusivo e dedicado a todas as faixas etárias com o objectivo de levar o Natal às pessoas, de forma humanizada através da música, luz e nas pessoas que irão intervir.
Haverá dois solos feitos por um dos alunos da Associação Qe: a Mariana, uma jovem de 16 anos que tem uma perturbação do foro autista; outros colegas juntar-se-ão ao coro, com outras crianças ditas normais. Será através das suas vozes e da sua presença que iremos comprovar o slogan da Associação Qe: “ser diferente é Qe normal”.
O projecto Postal de Natal Cantado é da autoria da Planeta Ideal, da Hipnose e da agência de Publicidade Partners.
Contamos com a vossa presença!"

In Associação Qe

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Frutos Secos

"Quando consumidos com moderação são saudáveis e tornam as nossas festas mais saborosas e felizes!

Família dos frutos secos
Os frutos secos estão divididos em duas categorias distintas: os frutos secos propriamente ditos ou oleaginosos, que são consumidos sempre no seu estado seco (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, pinhões, pistácios, etc.) e os frutos desidratados que podem ser consumidos frescos ou sujeitos a desidratação (passas, ameixas, alperces, etc.).
Composição Nutricional
Os frutos secos em geral são grandes fornecedores de gordura polinsaturada que representa em média 50% do seu peso e inevitavelmente muito calóricos (em média mais de 600 kcal/100g). Em geral são ainda bons fornecedores de alguns minerais como o cálcio e o ferro. Vejamos um pouco mais de alguns deles:
Nozes - No grupo dos frutos secos são os que contêm mais sais minerais (cobre e zinco), tão necessários para a formação da hemoglobina do sangue. São pobres em fibra e contêm poucas proteínas.
Amêndoas - São uma grande fonte de ferro, de cálcio e de fósforo.
Pinhões - Muito ricos em fósforo e potássio são das sementes mais ricas em proteínas.
Avelãs - Possuem uma grande quantidade de fibras que actuam como laxante. As avelãs são dos frutos secos mais ricos em vitamina A e vitamina C, sendo a quantidade de magnésio também muito significativa.
Pistácios - Muito ricos em ferro e em fibra podem considerar-se um óptimo laxante natural. São ainda ricos em fósforo e cálcio.
Amendoins - É um dos frutos secos mais popular embora curiosamente não seja um fruto mas sim um legume que cresce na raíz de um pequeno arbusto.
São muito ricos em proteínas e açúcares, sendo a quantidade de magnésio também muito significativa. A vitamina PP é encontrada nestas sementes em maior quantidade que em todos os outros frutos secos. Neles podemos ainda destacar uma quantidade razoável de potássio.
Por seu lado, os frutos desidratados, devido à perda de água a que são sujeitos, apresentam uma elevada concentração de glícidos (açúcar), o que os torna muito mais calóricos do que os equivalentes frescos. Por exemplo, enquanto 100 g de ameixas frescas fornecem 50 kcal, o mesmo peso de ameixas secas fornece cerca de 4 vezes mais calorias! Também alguns minerais se encontram em maior proporção na fruta desidratada como é o caso do potássio e do cálcio.
Os frutos secos são ainda uma excelente fonte de fibra. No damasco seco é de realçar a riqueza em ferro e no figo seco a riqueza em cálcio.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

Vantagens e desvantagens
Pela sua riqueza em hidratos de carbono, constituem uma excelente fonte de energia.
São excelentes fontes de fibra, muito benéfica na função intestinal.
Fornecem quantidades apreciáveis de gordura polinsaturada, benéfica em situações de doença cardiovascular, colesterol e triglicéridos aumentados.
Por serem muito calóricos não estão indicados em situações de obesidade e excesso de peso.
Como comprar e conservar
Para conservar em casa, devem ser guardados em local fresco e seco. Devido ao seu teor em gordura polinsaturada, os frutos oleaginosos (sobretudo as nozes) podem deteriorar-se (rancificação)."

In Nestlé Bem Estar

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sons

Amália Hoje - "Foi Deus" (Videoclip Oficial)

Lindo, lindooooooo!
Cada lisboeta produz meia tonelada de lixo por ano
Mas são dos que consomem menos energia. Análise da revista "The Economist" traça o perfil verde da capital


"Lisboa é das cidades onde se faz mais lixo, e onde se recicla menos. Numa análise do centro de estudos da revista "The Economist" para a Siemens, o tratamento de resíduos na capital portuguesa aparece na 22ª posição entre 30 grandes cidades. Cada lisboeta (contas feitas aos 2 milhões de habitantes da área metropolitana) faz 538 quilos de lixo por ano - a média dos 30 é 511 quilos. Apenas 7,1% do lixo total é reciclado, quando a maioria já atinge os 18%. O "European Green City Index" faz um ranking verde das metrópoles europeias. A cidade líder do índice só será conhecida na próxima terça-feira, primeiro dia da Cimeira de Copenhaga.
A meio da tabela, na 18ª posição global, Lisboa é palco de extremos. Lixo, concentração de carros, ar cada vez mais poluído e esgotos sem tratamento são alguns dos factores negativos. Em contrapartida, é a terceira melhor ao nível do consumo de energia. Cada lisboeta gasta 49 gigajoules [seis gigajoules equivalem a um barril de petróleo] de energia por ano, quando a média é 81. À frente, só Istambul e Belgrado. É na rede de transportes que Lisboa aparece mais mal cotada. Segundo o relatório, que vai ser apresentado na íntegra em Copenhaga - no arranque das Cimeira das Nações Unidas para traçar novas metas climáticas - um em cada três lisboetas utiliza viatura própria. "As ciclovias são praticamente inexistentes", lê-se. Destaca-se ainda o facto de apenas 44% da população utilizar transportes públicos (880 mil pessoas). Da frota de autocarros públicos, apenas 5% funcionam a gás natural, com os primeiros híbridos esperados nos próximos dois anos. Manuel Nunes, responsável pelo departamento de Mobilidade da Siemens Portugal, explica ao i que o atraso - neste sector, Lisboa aparece na 25.a - não é surpresa: "Temos um impacto automóvel impressionante em Lisboa. Não é uma situação que nos envergonhe, indica-nos um caminho para actuar.
A solução passará por melhorar emissões, e poupar energia", diz o responsável. O grande desafio, acredita, está em conseguir alternativas atractivas. "Ter soluções de tal modo eficientes que as pessoas deixem de andar de carro". Na qualidade do ar, Lisboa aparece no 24.o lugar da tabela. "As políticas de limpeza de ar e a redução do tráfego não têm sido uma prioridade da cidade", lê-se. Não há "plano específicos para melhorar a qualidade do ar". Na gestão de recursos hídricos, Lisboa fica atrás de cidades como Atenas e Madrid. Há um desperdício de 46% da água injectada na rede e, em 2004, a água gasta por 100 mil habitantes não estava a ser tratada. O valor já foi refutado pela Siemens Portugal. "Apesar de haver desperdício, a análise não teve em conta a água utilizada nos serviços municipalizados", explicou ao i Manuel Nunes. Nos consumos, o lisboeta é regrado: consome em média 87 metros cúbicos de água por ano, abaixo da média das 30 cidades (105 metros cúbicos).
Boas práticas É na energia que Lisboa ocupa a melhor posição global. Na 9.a posição neste sector, sublinha-se o facto de 10% da energia consumida na capital ter como origem fontes renováveis (dados de 2006) - o 7º melhor resultado na tabela. Contudo, não existem novas metas, aponta-se. Gestão de edifícios e políticas verdes também estão bem colocadas, na 11.a e 12.o posição."

In Jornal I

domingo, 13 de dezembro de 2009

As imagens da semana

Fomos assistir a um dos Concertos de Natal - nas Igrejas de Lisboa - na bonita Igreja de Marvila (que merece ser visitada e apreciada!) com o talentoso António Eustáquio na guitarra portuguesa e guitolão (instrumento que vi e ouvi pela primeira vez, e adorei o som).
Uma igreja repleta de pessoas num ambiente musical mágico!
Boa semana.