sábado, 25 de fevereiro de 2012

As surpresas da semana

1 - O novo filme do realizador Vicente Alves do Ó, «Florbela», sobre a poetisa Florbela Espanca, tem antestreia marcada para 02 de março, em Vila Viçosa (Évora), terra natal da escritora, revelou hoje o município local.

2 - Cientistas 'ressuscitam' planta com 30 mil anos. Planta do Pleistoceno manteve-se preservada no permafrost

3 - IV Concurso de Lavores DMC: o vencedor ganha 500 euros e todos os concorrentes irão receber, como brinde de participação, 1 Lote de Produtos DMC (participa até 1 Junho 2012).

4 - Floresta Mediterrânica destruída sem Autorização no Alto Douro Vinhateiro

5 - Apesar das dificuldades económicas do país, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos, do Banco Farmacêutico, foi um sucesso! Em comparação com edições anteriores, a iniciativa, que decorreu a 11 de Fevereiro, contou com mais farmácias aderentes e medicamentos recolhidos para os cidadãos apoiados por instituições de solidariedade social. Com o apoio das 112 farmácias, dos 300 voluntários e dos utentes das farmácias, foram recolhidos 9.431 medicamentos que vão permitir apoiar 40 mil cidadãos de 65 instituições.

6 - Passatempo: a Activa e a Paperblanks oferece 10 agendas (participa até 1 Março 2012).

7 - A freguesia de Cachopo fica localizada no “outro Algarve”, em plena Serra do Caldeirão...

8 - Estudo: Sapos conseguem prever sismos

9 - Passatempo: a Estrelas & Ouriços oferece 5 sacos das princesas favoritas da Disney e 5 sacos dos Carros (participa até 12 Março 2012).

10 - População de Leiria utiliza rio Lis como contentor do lixo

11 - Governo francês quer suspender na UE cultivo de milho transgénico da Monsanto

12 - Passatempo saber viver/Teste de gravidez: ganhe 10 livros sobre gravidez (participa até 4 de Março 2012).

13 - No âmbito de uma pesquisa de mercado que a AGROBIO está a realizar, gostariamos de contar com a vossa colaboração. Como retribuição, a AGROBIO oferece-vos: um cupão de desconto de 15% numa compra na loja AGROBIO ou 20% de desconto numa acção de formação da AGROBIO (Ofertas não acumuláveis).

14 - Vídeo: A verdade sobre a economia

15 - Passatempo: O Terra Nostra oferece 1 iPad (participa até 15 Março 2012).

16 - Casaco colorido com flores. As roupas das crianças para a nova estação são tão acolhedoras quanto bonitas, com os tricôs e crochés no topo da lista das peças indispensáveis no guarda-roupa de qualquer criança moderna. Escolha algumas cores da fantástica paleta de Anchor Style Creativa e crie uma peça colorida com pedrarias e flores à mistura que a sua princesa vai adorar.

17 - Vídeo: 100% Cork: Date Video

18 - Passatempo: a Saúde Hoje oferece um Philips Power2Go (participa até 22 Março 2012).

19 - Vídeo: Porque toda mulher solteira tem gato

20 - A Nestlé oferece amostras grátis do novo Nescafé Galão no site.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Camélias - Edição Ambar

AMBAR-Ideias no Papel, SA
Rua Manuel Pinto de Azevedo,363
4100-321 Porto
Tel: 226 151 400
www.ambar.pt

Special edition Camélias à venda na loja on-line da Ambar: www.ambar.pt/loja


Inspirada no romantismo e na beleza natural das Camélias, esta linha é constituída por produtos que transformam o escritório da sua casa num espaço mais atrativo e intimista.

in Newsletter Ambar 22.02.2012

Museu Nacional de Arte Antiga

Noite BTL
29 Fevereiro 2012
Entrada livre das 18h às 23h
Rua das Janelas Verdes
1249 - 017 Lisboa
Telf: (351) 21 391 28 00
E-Mail: mnarteantiga@imc-ip.pt
http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt


clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cervejaria da Avenida, onde reina a francesinha

Avenida da Boavista, 4191 – Porto
Telf: 225 322 932
Horário: Todos os dias, das 12h às 24h (quinta a sábado até às 2h) https://www.facebook.com/cervejaria.avenida?sk=wall

É nova, é acessível e explora o serviço de cervejaria de uma forma mais requintada e moderna. Quer conhecer? Nós apresentamos-lhe.
Situada em plena Avenida da Boavista, no Porto, esta cervejaria mantém o típico espírito de cervejaria tradicional, mas com um toque moderno e contemporâneo, tanto na decoração como na própria arquitectura do edifício, da autoria de Eduardo Souto Moura.
O espaço é amplo e as janelas panorâmicas, a deixar avistar o espaço verde envolvente, dão-lhe um ambiente tranquilo e relaxante. A somar a isto uma decoração que prima pela elegância, fica explicado o contraste com as cervejarias tradicionais.
Já as refeições servidas estão em boas mãos – a cervejaria é explorada pelo restaurante Shis e é o Chefe António Vieira quem assume o comando da cozinha. E de lá sai a famosa francesinha, relíquia da Invicta, que é destaque na ementa da Cervejaria da Avenida.

in Myguide

Cavalo de Guerra

Título original: War Horse
De: Steven Spielberg
Género: Drama, Guerra
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2011, Cores, 146 min
Site Oficial: http://www.warhorsemovie.com


1914. Dartmoor, Inglaterra. A história de uma amizade singular entre Albert Narracott, um rapaz inglês, e "Joey", o seu cavalo puro-sangue. Separados durante os primeiros conflitos da Primeira Grande Guerra, o filme segue a longa jornada de sobrevivência de "Joey", um animal extraordinário cuja capacidade de lutar contra as adversidades irá marcar a vida de todos quantos se cruzam com o seu caminho, sejam soldados da Cavalaria britânica, veteranos alemães ou mesmo um agricultor francês com a sua jovem neta. Mas Albert, o seu leal amigo humano, decidido a recuperar o seu cavalo, alista-se no Exército, percorrendo um longo e perigoso caminho até ao reencontro... Realizado por Steven Spielberg, "Cavalo de Guerra" adapta a obra homónima de Michael Morpurgo e conta com a participação dos actores Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson e David Thewlis. O filme está nomeado para seis Óscares, entre os quais o de melhor filme.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas

«És pó e ao pó voltarás» (Génesis 3,19).

Quando? Amanhã? No próximo ano? Daqui a 20 anos? Que importa... Esse grão de pó sobre a tua cabeça é o teu destino inelutável. Por isso emprega bem os teus curtos anos, converte-te, volta-te para Cristo, que só ele te pode dar perdão e vida.
É assim que começamos a Quaresma, tempo de conversão e austeridade, mas também tempo de uma alegria contida, a alegria de um coração purificado. Trata-se de nos prepararmos para as festas pascais. A Quaresma é o caminho para uma festa!
«Quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa» (Mateus 6,16).
Escutemos bem estas palavras e apliquemo-las como norma de conduta, não apenas na Quaresma mas em toda a nossa vida cristã, porque ela não é senão uma longa preparação para as festas pascais definitivas.
«Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há de recompensar-te» (Mateus 6,17-18).
Que grandeza há no silêncio – não o silêncio nefasto da falta mas no da virtude, que é perfeito quando dele não se tem consciencia – e que força se pode extrair dele. A alegria cristã é a simplicidade de uma fé, a seriedade de uma esperança, a vitalidade do amor.
Na Quaresma a liturgia despe-se dos seus aleluias e glórias, convidando-nos a um estreitamento de vida, a um despojamento do supérfluo, a um tempo de germinação escondida e profunda, iluminada sempre por uma esperança e uma espera. Ela convida-nos a entrar em nós mesmos para nos mergulhar nas fontes da vida, em Cristo. Ela incita-nos a reencontrar o nosso verdadeiro rosto num esforço de autenticidade e lucidez, na oração e na caridade, para que, modelados à imagem de Cristo, sejamos capazes de uma comunhão mais profunda no seu mistério.
Sim, porque o mistério de Cristo não é algo que esteja fora de nós; ele é o que nós somos e o que somos chamados a ser. O seu drama é o nosso. A nossa cruz não é outra que a de Cristo, é o seu amor em nós que a carrega. A nossa verdadeira vida é a vida do Ressuscitado em nós. Se a liturgia nos conduz pelos passos de Cristo é para nos ensinar o caminho que é também o nosso.
O drama que se evoca na Quaresma não é apenas a recordação de um acontecimento passado mas a atualização do drama de Cristo, aqui e agora, para nós, que nos coloca diante da opção decisiva da fé e do amor. Procuremos portanto estar em harmonia com o espírito da liturgia deste tempo e acolher a seiva de vida que nos oferece.

Um monge cartuxo
in SNPC - Atualizado em 21.02.12

"Passo-a-rezar" faz dois anos e chega todos os dias a nove mil orantes

www.passo-a-rezar.net

O site Passo-a-rezar, a que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura se associou desde o início, entra nesta quarta-feira no segundo ano, chegando diariamente a nove mil pessoas.
A página oferece orações que podem ser ouvidas diretamente no site ou transferidas para um leitor portátil de áudio digital, como um telemóvel, auto-rádio ou outro dispositivo de reprodução, possibilitando a sua escuta em qualquer lugar e hora do dia.
O padre António Valério, atual coordenador do projeto, recorda os passos mais marcantes da sua história e as iniciativas previstas para comemorar o aniversário.
«No dia 17 de fevereiro de 2010, quarta-feira de cinzas, um novo modo de rezar em português ficou disponível na internet. Música e palavra para download, uma proposta diária de oração, para ser ouvida em qualquer lugar.
O www.passo-a-rezar.net entrou assim na vida de vários milhares de portugueses que, diariamente, utilizam as orações disponibilizadas gratuitamente no site, para serem ouvidas em formato mp3 ou subscritas em podcast.
Os 9000 downloads diários expressam o impacto que o projeto tem no dia a dia de tantas pessoas. Isto não seria possível sem a colaboração gratuita de uma equipa de 15 escritores e mais de 30 pessoas que dão voz às meditações que comentam o texto da liturgia do dia.
Ao longo destes dois anos, algumas ocasiões particulares contaram com a participação de figuras reconhecidas do mundo das artes, da cultura e da Igreja: O ator Ruy de Carvalho, o ator Miguel Guilherme, a maestrina Joana Carneiro e o musicólogo Carlos Pontes Leça, para a semana santa de 2010 e 2011; as vozes de D. José Policarpo, D. António Marto e D. Manuel Clemente por ocasião da visita a Portugal do Papa Bento XVI; a fadista Mafalda Arnauth, que deu voz aos textos do jesuíta Marko Rupnik, autor do mosaico da Igreja da Santíssima Trindade em Fátima, no Natal de 2011. No verão de 2010, os atores Susana Arrais e Pedro Granger foram as vozes dos textos para uma semana especial de verão, “Sete pausas na beleza”, da autoria do P. José Tolentino Mendonça, da qual se editou o livro “Um Deus que dança”, com prefácio de Luís Miguel Cintra e apresentado em junho de 2011, na Companhia Olga Roriz.
Para o 2º aniversário, o passo-a-rezar apresenta algumas novidades: um novo grafismo no site e a introdução de uma nova secção – passo a ouvir – que possibilita a audição da oração do dia, frente ao computador, acompanhada de uma imagem que ajude a reflexão.
Esta semana do 2º aniversário e do início da Quaresma conta ainda com as vozes de Susana Arrais e do P. Vasco Pinto de Magalhães, sj duas personalidades conhecidas do mundo da televisão e da rádio.
Este site é uma iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração (Província Portuguesa da Companhia de Jesus) e conta com a colaboração do Grupo Rcom (Renascença comunicação multimédia) para a gravação e edição dos conteúdos.»

in SNPC

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rod Stewart

Sailling

Uma das minhas músicas preferidas de sempre!

Lasanha com Legumes

Ingredientes
9 Folhas Massa para lasanha
1 Colher de chá Azeite
2 Cebola (finamente picadas)
1 Pimento vermelho (picado)
1 Pimento verde (cortado)
200 g Tomate concentrado
1 Dente Alho (esmagado)
2 Colheres de sopa Manjericão (fresco; cortado)
20 g Manteiga
20 g Farinha de trigo
2.85 dl Leite
75 g Queijo da ilha (ralado)

Preparação
Deite o azeite numa frigideira e frite as cebolas e os pimentos até alourarem (4-5 minutos). Junte a polpa de tomate, o dente de alho, o manjericão, o sal, e a pimenta. Tape e deixe cozer em lume brando durante 30 minutos.
Entretanto, derreta a manteiga, junte a farinha e deixe cozinhar em lume forte 1 - 2 minutos. Retire do lume e deite o leite em fio a pouco e pouco. Leve novamente ao lume e deixe engrossar.
Adicione metade do queijo. Rectifique os temperos.
Num tabuleiro rectangular de ir ao forno (28 x 17 cm) deite uma camada do preparado de pimento e cubra com as folhas de lasanha, mas sem as sobrepor.
Deite finalmente o molho de queijo e polvilhe com o restante queijo ralado.
Leve ao forno aquecido a 180ºC durante 25 - 30 minutos.

in Faca&Garfo (Nestlé)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fazer puzzles na infância desenvolve capacidades matemáticas

Artigo: Early Puzzle Play: A Predictor of Preschoolers' Spatial Transformation Skill

Crianças entre os 2 e os 4 anos que brincam com puzzles desenvolvem melhor as competências espaciais. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Chicago (EUA).
Analisando vídeos de pais a interagir com os seus filhos durante as actividades quotidianas caseiras, os investigadores perceberam que as crianças, entre os 26 e os 46 meses, que brincaram com puzzles tinham melhores aptidões de visualização espacial quando chegaram aos 54 meses. O estudo está publicado na «Developmental Science».
A psicóloga Susan Levine, especialista em desenvolvimento matemático nas crianças e autora principal do estudo, afirma que estas “têm um desempenho melhor das que não brincaram com puzzles, em tarefas que põe à prova a sua habilidade de transformar formas”.
A capacidade mental de transformar formas é um importante para prever futuras carreiras nas ‘STEM’ (Science, Technology, Engineering and Mathematics), ou seja, nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.
O estudo é o primeiro que analisa os puzzles num cenário não forçado. Nesta investigação de longa duração foram analisados 53 pares de pais de diferentes meios sócio-económicos. A estes foi pedido que interagissem com os seus filhos de forma natural em sessões de 90 minutos que aconteciam de quatro em quatro meses e que foram registadas em vídeo.
Os pais com rendimentos mais elevados promoviam este tipo de jogo com mais frequência. Tanto os meninos como as meninas que brincaram com puzzles desenvolveram mais as habilidades espaciais. No entanto, aos meninos eram dados puzzles mais complicados e os pais tendiam a interagir mais com os eles quando estes brincavam, abordando até conceitos de espaço, do que com as raparigas. Aos 54 meses, os meninos tinham melhor desempenho em tarefas de ‘transformação mental’ do que as meninas.
A psicóloga considera ser necessário realizar estudos que completem estes dados. “É necessário perceber se os conceitos fornecidos pelos pais se reflectem efectivamente no desenvolvimento das capacidades. Também queríamos perceber a diferença no que concerne à dificuldade dos puzzles e à interacção dos pais em relação ao sexo da criança”.
Neste momento, os investigadores estão a conduzir um estudo em laboratório em que os pais têm de brincar com os mesmos puzzles com meninos e meninas. “Queremos perceber se os pais dão os mesmos ‘inputs’ a meninos e meninas quando os puzzles têm o mesmo grau de dificuldade”.
A diferença da interacção dos pais com as crianças em conformidade com o sexo pode estar relacionada com o estereótipo de que os rapazes têm mais aptidões de visualização espacial.

in Ciência Hoje

domingo, 19 de fevereiro de 2012

As imagens da semana

Rio - http://www.youtube.com/embed/ZZ81_Q0lYAM

Soneto de Carnaval

Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento
Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

Seu mais doce desejo se amargura
Todo o instante perdido é um sofrimento
Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos
Para a grande partida que há no fim

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo
Que se um fica o outro parte a redimi-lo.

Vinicius de Moraes