sábado, 28 de abril de 2012

As surpresas da semana

1 - Mais de 40 personalidades assinam manifesto contra barragem de Foz Tua

2 - A presidente do Banco Alimentar contra a Fome afirmou que as instituições têm cada vez menos capacidade de resposta para o crescente número de pedidos de ajuda de famílias. “Há mais pedidos, o que penso é que não há mais capacidade de apoio”, referiu Isabel Jonet, à TSF.

3 - Passatempo: a Visão oferece um fim de semana em Roma, com viagem, alojamento e pequeno almoço (passatempo activo durante o mês de Maio).

4 - Só 11 países têm mais reservas de ouro que Portugal

5 - Abate de “oliveiras centenárias” gera contestação em Monsaraz

6 - Passatempo: a Phone House irá oferecer três Smartphones Vodafone Samsung Galaxy Xcover às três fotografias mais originais, um Smartphone para cada fotografia vencedora (participa até 20 Maio 2012).

7 - Orca branca adulta é avistada pela primeira vez

8 - O livro chama-se ‘George Gigante: A Vida com o Maior Cão do Mundo’ e foi escrito pelo dono, Dave Nasser. O norte-americano conta a história do seu animal de estimação, desde que foi escolhido pela sua mulher por ser o “mais pequeno” de uma ninhada de treze cães. Com 6 anos, George é o maior cão alguma vez registado na históriapesa 100 quilogramas, em quatro patas mede 1.5 metros mas em pé chega perto dos 2 metros de altura. E come cerca de 80 quilogramas de comida por mês.

9 - Passatempo: a Dodot oferece, todas as semanas, 3 meses de fraldas à foto mais criativa (participa até 14 Maio 2012).

10 - Um estudo do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior prevê que o clima de Portugal (continental e insular) irá sofrer algumas alterações no futuro próximo.

11 - Museu da Cortiça está ao abandono

12 - Passatempo Amoreiras Shopping: as participação mais “raras”, criativas e originais vão ser premiadas com 100 euros em Mundicenter Gift Card (uma por semana). Participa até 13 Maio 2012.

13 - A Sogrape, o maior grupo de vinhos português, acaba de dar mais um importante passo na sua estratégia de internacionalização, com a compra da espanhola Bodegas LAN. É a primeira vez que uma empresa portuguesa compra uma importante empresa de vinhos em Espanha.

14 - Aldeias SOS abrem loja solidária a pensar nas crianças

15 - Passatempo: a BIS promove um passatempo especial durante a Feira do Livro de Lisboa: oferecem um livro por dia até 12 de Maio e um vale de desconto de €2,00 para a compra de qualquer livro da BIS (ir ao blogue da BIS todos os dias para participar).

16 - Todos os looks da colecção Primavera 2013 da rainha soberana de bridal couture – Vera Wang. Front and back!

17 - Acessórios decorativos: Elegantes, modernos e estilizados, os acessórios de crochet que lhe propomos acrescentarão um visual fantástico à sua decoração. Crochetadas em Anchor Freccia ou Anchor Aida estas bonitas peças ficarão lindíssimas como bases para copos ou aplicadas na tampa de uma caixinha.

18 - Passatempo: a Microsoft oferece uma viagem a Nova Iorque, através do SkyDrive Studio (participa até 16 Maio 2012 - fase inscrição).

19 - Vídeo: Acordar - Hino da ação "Zero Desperdício"

20 - Vídeo: Boa Noite - Topo Gigio 1981

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Stacey Kent

Isn't This A Lovely Day?

From the CD "Let Yourself Go"

Gosto muito!

Sacos recicláveis ganham terreno mas Quercus insiste no fim dos gratuitos

Os consumidores têm aderido aos sacos ecológicos, até porque alguns supermercados passaram a vender os sacos de plástico, mas os ambientalistas insistem no fim dos sacos gratuitos e no hábito de ser o próprio consumidor a levar o seu saco de compras.
Segundo a associação ambientalista Quercus, o plástico é um dos casos mais graves de poluição porque, se não for devidamente reciclado, permanece no ambiente muitos anos.
O caso mais grave apontado pelos ecologistas é a presença de plástico no mar, onde é confundido com alimento e ingerido por animais que, como consequência, acabam por morrer.
Nos últimos anos, algumas cadeias de hiper e supermercados passaram a vender sacos reutilizáveis, de matérias ecológicas, e nalguns casos deixaram de oferecer os sacos de plástico para os clientes transportarem as compras, como o Lidl, que desde a sua entrada no mercado nacional, em 1995, vende os seus sacos, ou o Pingo Doce, que passou a cobrar em 2007.
A directora da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Ana Trigo Morais, disse à Lusa que os seus associados “têm disponibilizado soluções variadas que passam por gamas de sacos reutilizáveis, sacos com design moderno ou carrinhos para levar compras para casa”.
Para Ana Trigo Morais, os sacos reutilizáveis são uma tendência que “veio para ficar” e os consumidores portugueses “têm dado uma nota muito positiva de adesão” e de preocupação com o consumo sustentável, nomeadamente em matéria de sacos de plástico.
Carmen Lima, da Quercus, lembrou que os consumidores se desabituaram de levar saco quando vão às compras, a partir do momento em que passou a ser oferecido. Por isso, a associação ambientalista defende uma alteração gradual no sentido de acabar com a distribuição gratuita de sacos de plástico em 2015.
“Não somos a favor de uma mudança radical. Já há alguns super e hipermercados que deixaram de dar os sacos plásticos e os clientes vão-se habituando. Até porque os sacos oferecidos são desvalorizados”, disse à Lusa Carmen Lima.
Para os ambientalistas, “o mais importante nem é o tipo de material utilizado nos sacos, mas sim mudar o hábito e reeducar os consumidores” e, para isso, as empresas têm apresentado algumas alternativas.
O Lidl e o Pingo Doce são exemplos de supermercados que não oferecem sacos. No primeiro caso, cobra quatro cêntimos por cada um e no segundo dois cêntimos.
Os sacos reutilizáveis, mais duradouros, que custam 50 cêntimos na cadeia alemã, “também têm uma grande aceitação por parte dos clientes”, segundo fonte do Lidl.
Em resposta a questões da Lusa, fonte do Pingo Doce disse que, desde 2007 até final do ano passado, o consumo de sacos na cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins diminuiu 47%.
Este decréscimo “permitiu que se reduzissem 7.667 toneladas de sacos depositados em aterro e 15.265 toneladas de emissões de dióxido de carbono”, realçou o Pingo Doce.
O grupo Auchan, que tem as lojas Jumbo, avançou com as eco-caixas, nas quais não são distribuídos sacos gratuitos, ao contrário do que acontece nas restantes caixas de pagamento.
As medidas de sensibilização “criaram junto dos clientes uma maior preocupação em relação ao ambiente, o que se reflecte numa redução de 15% nos sacos distribuídos gratuitamente em 2011 face a 2010”, referiu a Auchan.
Em 2002, a APED e o conjunto dos seus associados lançaram o saco ecológico, que “é reutilizável e tem grande capacidade de resistência no tempo”.
Desde 2002 até 2011, a APED diz ter sido responsável pela introdução no mercado de “cerca de 10 milhões de sacos amigos do ambiente”.

in Ecosfera

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Miguel Portas

"O eurodeputado publicou (no FB) a 18 de Abril a música de Chico Buarque ‘O meu Amor’, cantada pela fadista portuguesa Cristina Branco (...)"
in Correio da Manhã

Cristina Branco canta "O Meu Amor" de Chico Buarque

Fruta e Legumes na Época Ideal (Produção Nacional)

Saiba o mês certo para comprar os mais económicos e saborosos.

Calendário Fruta (Produção Nacional):
http://www.deco.proteste.pt/20090326/calendario-da-fruta-pdf-Attach_s560011.pdf

Calendário Legumes (Produção Nacional):
http://www.deco.proteste.pt/20090326/calendario-dos-legumes-pdf-Attach_s560021.pdf

O calendário indica a altura ideal para saborear cada alimento. Se consumir na época própria, aproveita todo o seu sabor e a melhor relação entre qualidade e preço.
A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável. Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses.

in Deco Proteste

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Xavier Rudd

Follow The Sun

Porque precisamos de alegria!

Abril

Brinca a manhã feliz e descuidada,
como só a manhã pode brincar,
nas curvas longas desta estrada
onde os ciganos passam a cantar.

Abril anda à solta nos pinhais
coroado de rosas e de cio,
e num salto brusco, sem deixar sinais,
rasga o céu azul num assobio.

Surge uma criança de olhos vegetais,
carregados de espanto e de alegria,
e atira pedras às curvas mais distantes
– onde a voz dos ciganos se perdia.

Eugénio de Andrade

terça-feira, 24 de abril de 2012

Os animais do canil de Rio Maior estão em grandes dificuldades

Existe falta de ração no canil municipal, os animais lutam pela comida até à morte. Temos informação de que os animais ao fim de semana não recebem água nem comida.
Pedimos a todas as pessoas da região de Rio Maior para se mobilizarem e entregarem um saco de ração para ajudar no imediato à situação.
Pedimos também às pessoas que enviem um email à municipal de Rio Maior para que resolvam a situação!
É à Câmara quem compete implementar medidas para que os animais recebam cuidados, quer de alimentação, quer clínicos, para poderem viver em dignidade e poderem receber uma segunda oportunidade nas suas vidas.

Contacto para entrega de ração:
Dª Aida Francisco, no Centro Comercial Salinas, loja nº. 14

Contactos da Câmara Municipal de Rio Maior
Município de Rio Maior (contacto geral)
Morada: Praça da República, 2040-320 Rio Maior
Tel: +351 243 999 300 | Fax: +351 243 992 236
E-mail: cmriomaior@mail.telepac.pt

Se não tiver como entregar em Rio Maior, pode fazer o seu donativo na SOSAnimal, clínica de Caparide, que iremos reunir o máximo de ração que conseguirmos e iremos lá levar; para saber onde é vá a www.sosanimal.com e click em clinica de 2ª a 6ª das 15h as 20h e sábados das 10 às 15h.

SOSANIMAL
www.sosanimal.com

Ervas aromáticas ou ervas de cheiro

Boa mesa – Bons sabores
Realçar os sabores dos alimentos, com aromas que se saboreiam é o lema da boa cozinha. Embelezar o sabor dos alimentos e o aspeto dos cozinhados, despertando os seus sentidos...
Ervas aromáticas ou ervas de cheiro, soltam aromas e sabores, aguçam os sentidos e despertam a imaginação: crie novas misturas, novos sabores...
Tornam a comida mais saborosa, deliciosa, e completam a experiência culinária... Faça o seu jardim aromático, para além de desfrutar de uma horta verde e vibrante, tem o aroma contagiante: sabores frescos, aromas inebriantes.
As especiarias são ricas em antioxidantes e vitaminas. Além de aromáticas têm também propriedades medicinais.

Sabia que:
Ervas e especiarias são usadas em variadas combinações, e por todo o mundo:
Cozinha Britânica: utiliza maioritariamente a menta e sálvia
Cozinha Mediterrânea: rosmaninho, orégãos, manjericão
Cozinha Nórdica: endro e salsa.

As mais populares:
  • Manjericão: perfumado e saboroso... Necessita de muito sol e de água regularmente. Propriedades aromáticas: Ótimo para pasta, pesto, frango, salada, tomates com queijo mozarella... No entanto deve ser adicionado aos cozinhados ainda quentes, para preservar o seu sabor. Propriedades medicinais: Desinfetante digestivo, estimulador do fígado, diurético e refrescante.
  • Tomilho: um sabor intenso e irresistível. Planta resistente, pode ser cultivada em qualquer lugar, sem ser muito regado. Propriedades aromáticas: Ótimo para todos os tipo de carne, sopas e guisados...delicioso nas marinadas e óleos. É um substituto saudável do sal. É tão bom seco como fresco. Propriedades medicinais: Revigorante e tónico, destrói de forma mais eficaz do que alguns produtos (inclusive os que precisam de receita médica) o acne. Tem propriedades antissépticas, tónicas, antiespasmódicas, expetorantes.
  • Salsa: sabor e adorno. Deve ser cultivada com alguma sombra. Com rega regular. Propriedades aromáticas: Extremamente popular em molhos, temperos, fricassés. Saladas e sopas, aves e peixes... Combina com qualquer cozinhado. Deve ser adicionada antes de servir. Propriedades medicinais: Reguladora do sistema nervoso, forte diurético. Estimula a produção do leite materno e tonifica os músculos do útero (não aconselhável na gravidez). É um tónico geral.
  • Orégãos: frescos ou secos, excelente sabor. Devem ser cultivados em lugares frescos, e com rega regular. Propriedades aromáticas: Muito utilizado nas cozinhas italiana e portuguesa, perfeito para pizzas, pasta, carne e pratos de queijo. São a exceção às ervas aromáticas frescas, sendo que o seu aroma é melhor depois de seco.
  • Rosmaninho: sabor refrescante, aroma intenso. Cresce facilmente, e pode ser plantado em qualquer lugar, ideal para exterior. Propriedades aromáticas: Com um sabor muito intenso, é excelente para carnes e batatas. Também serve para dar algum aroma à água de cozer o arroz ou as massas, em recheios, alguns molhos e sopas. O sabor desenvolve-se durante a cozedura, logo deve ser acrescentado no inicio do cozinhado.
  • Coentros: muito mais do que um aroma... Devem ser semeados em Abril, em terra solta e permeável, em local protegido, mas solarengo. Propriedades aromáticas: Combinam na perfeição com açordas, carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças. Podem ser utilizados ainda em molhos e grelhados, combina até com marisco. As folhas frescas são bonitas e dão imediatamente um gosto exótico a qualquer prato, se forem adicionadas antes de servir. As folhas aromatizam cozinhados, as sementes bebidas, à medida que amadurecem o sabor torna-se mais intenso. Propriedades medicinais: Digestivos, antisséptico calmante, sendo até considerado afrodisíaco. Quando usado externamente, alivia dores das articulações e reumatismos.
  • Cebolinho: picante... Deve ser cultivado num solo rico em nutrientes com elevada exposição solar. Propriedades aromáticas: Delicioso em saladas e temperos, molhos, queijos creme, peixe assado, ou vinagrette. Ótimo também para decorar os seus pratos. Não deve ser cozinhado para não perder o aroma.
  • Funcho: o equilíbrio doce/salgado Também conhecido como erva-doce. Necessita de bastante irrigação. Propriedades aromáticas: Combina na perfeição com carne de porco e aves, em assados de peixe, de carneiro, cabrito e vitela, em batatas assadas e linguiças. Pode ser utilizado ainda em molhos e grelhados. É também utilizado na pastelaria. Propriedades medicinais: Na medicina alternativa, é utilizado como inibidor de apetite. Sedativo, tónico estomacal, diurético, sedativo...
  • Hortelã: para comer e beber... Necessita de sol, solo fértil e boa drenagem. Propriedades aromáticas: É um ingrediente privilegiado em sopas, molhos, sobremesas e várias bebidas, incluindo o chá. Usada em receitas culinárias de muitos países pelo mundo todo, em adorno de pratos e composição de saladas e bebidas. Propriedades medicinais: É usada como antisséptico, aromática, digestivo, estomáquica e expetorante. Pode ajudar na perda de peso, através do seu chá.
Bonitas, saudáveis, frescas, aromáticas e comestíveis....tudo à mão de semear, cultivar e saborear. Não necessitam de muito espaço para florescer, e embelezam a sua cozinha, varanda, ou mesmo o quintal.
Escolha as ervas que mais aprecia e utiliza na cozinha...

Como cultivar e utilizar as suas ervas
Na horizontal ou na vertical, deverá escolher de acordo com o espaço disponível.
Como semear: Simples, basta espalhar as sementes pelo vaso, e esperar...
Cuidados: Regar periodicamente, dependendo das ervas, com mais incidência nos meses mais quentes e secos.
Como colher: Incentive as ervas a florescer: uma das características das ervas aromáticas é exatamente o incentivo, quanto mais forem colhidas mais crescem, por isso use e abuse. Além de ser um ótimo passatempo, sabe-se também que, como são baixas em calorias, ajudam numa dieta saudável.
Frescas, variadas e caseiras... acabadas de colher!

in Newsletter loja.inexistencia.com (23 Abril / 7 Maio 2012)

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro

Nas estantes os livros ficam
(até se dispersarem ou desfazerem)
enquanto tudo
passa. O pó acumula-se
e depois de limpo
torna a acumular-se
no cimo das lombadas.
Quando a cidade está suja
(obras, carros, poeiras)
o pó é mais negro e por vezes
espesso. Os livros ficam,
valem mais que tudo,
mas apesar do amor
(amor das coisas mudas
que sussurram)
e do cuidado doméstico
fica sempre, em baixo,
do lado oposto à lombada,
uma pequena marca negra
do pó nas páginas.
A marca faz parte dos livros.
Estão marcados. Nós também.

Pedro Mexia, in Duplo Império

TROQUE os seus livros no Dia Mundial do Livro

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, com o apoio da PortoLazer vai promover a segunda edição do Troque que este ano se realizará de 20 a 28 de abril.
Miúdos e Graúdos poderão, assim, trocar livremente os seus livros ao longo de uma semana, animando uma iniciativa que alia o gosto pela leitura à coesão social e a vontade de partilhar.
Assim, de 23 a 27 de Abril, o Troque estará na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, no Museu Guerra Junqueiro, no Museu Romântico, no Museu do Vinho do Porto, no Gabinete do Munícipe e na Casa do Infante. Nesta semana visitará ainda as escolas que são servidas pelo Bibliocarro.

Troque sai à Rua
Já nos dias 21, 23 e 28 de abril 2012

Mini Troque, no Mini Porto Belo
No dia 21, uma novidade deste ano, dá o braço ao Mini Porto Belo. Assim, os mais novos terão ao seus dispor bancas destinadas à literatura infanto-juvenil, cabendo-lhes a animação das mesmas.
Na Estação da Trindade será também celebrado com todos o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
No dia 23, neste dia, e para além da troca de livros, serão postos a circular nas carruagens do metro 3 livros de grandes dimensões onde todas as pessoas poderão deixar as suas impressões e haverá lugar ainda a uma sessão de declamação de poesia.
O Troque encerrará com uma presença forte na cidade, nas feiras e mercados, e nas Inaugurações de Bombarda. No dia 28, o Troque disponibilizará mais pontos de troca e animação diversa com o apoio de diferentes instituições da cidade do Porto. Estará presente assim em Miguel Bombarda, no Mercado Porto Belo (na Praça Carlos Alberto), nas Feiras Francas (no Palácio das Artes), no Mercadinho dos Clérigos (Rua Cândido dos Reis), na Livraria Papa-Livros (Rua Miguel Bombarda) e no Flea Market, nos Jardins do Palácio de Cristal, que contará ainda com a presença do DJ Vicente Abreu.
Toda esta semana será animada por um programa diversificado que porá em destaque o livro e a leitura através de diferentes perspetivas, olhares, iniciativas, atividades e vozes.

in Cultura Online

domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra


Ó Terra, amável mãe da Natureza!
Fecunda em produções de imensos entes,
Criadora das próvidas sementes
Que abastam toda a tua redondeza!

Teu amor sem igual, sem par fineza,
Teus maternais efeitos providentes
Dão vida aos seres todos existentes,
Dão brio, dão vigor, dão fortaleza.

Tu rasgas do teu corpo as grossas veias
E as cristalinas fontes de água pura
Tens, para a nossa sede, sempre cheias.

Tu, na vida e na morte, com ternura
Amas os filhos teus, tu te recreias
Em lhes dar, no teu seio, a sepultura.

Francisco Joaquim Bingre (1763-1856), in Sonetos