sábado, 5 de dezembro de 2009

As surpresas da semana

1 - Mensagem para o Dia Internacional do Voluntariado 2009.

2 - Uma delícia: Daim caseiro.

3 - Qual a forma mais original para oferecer um presente neste Natal? A Disney Store em Lisboa tem para oferecer um vale de 250 euros em compras para a melhor resposta (até 24 Dezembro 2009).

4 - Resista à tentação, afaste-se dos centros comerciais e dedique-se a explorar os mercados de Natal. Chegou a época dos presentes e nalguns casos até pode ajudar o próximo enquanto avia o sapatinho.

5 - Operação plástica fatal para ex-Miss Argentina.

6 - Dicas práticas para um blogger.

7 - Também increvi este blogue no Super Blog Awards! Não sou nada modesta...

8 - Concurso Toshiba: À Procura de Mais?

9 - 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz. Cáritas cria Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

10 - Um em cada dez rapazes que abandonaram o secundário está na prisão ou num centro de detenção juvenil, comparado com um em cada 35 que acabam o secundário. Os números têm origem num novo estudo sobre os efeitos do abandono escolar nos EUA, onde a procura de mão-de-obra não-qualificada está a baixar.

11 - Festa da Tailândia, de 6 a 20 de Dezembro 2009: a Tailândia foi o país escolhido para mais uma festa no Museu do Oriente, desta vez em Dezembro. Tal como nos meses anteriores, um conjunto de actividades, a maioria com entrada livre, vai mostrar o que de mais típico se faz naquele país asiático.

12 - Festival dos Sonhos: inscreve o teu sonho e ganha! E ajude a concretizar os sonhos de outros ao votar numa das instituições seleccionadas.

13 - O grupo Planestupid avançou hoje, no Reino Unido, com uma campanha publicitária com imagens fortes para alertar os europeus sobre os efeitos nocivos do recurso ao avião para viagens no Velho Continente.

14 - Concurso Sê VGT! Se és um genial criador, ou um artista inigualável, ou um vegetariano ferrenho, ou todos, ou nenhum dos anteriores, ou simplesmente gostas de desenhar e/ou comunicar, temos o desafio ideal para ti: Cria um desenho/cartoon/imagem alusiva ao vegetarianismo, eventualmente acompanhada ou não de slogan/frase (até 30 Janeiro 2010).

15 - Casaco com tranças: as peças feitas à mão nunca estiveram tão na moda e são fáceis de recriar em casa. O tempo frio significa ter de aconchegar os seus pequenotes, por isso, crie peças actuais, acolhedoras e práticas.

16 - Para o Natal: Velas de Natal (indispensáveis numa época plena de tradição, as velas são excelentes elementos decorativos, adornando com elegância e graciosidade toalhas e napperons); Duendes (os duendes são criaturas mágicas e todas as crianças os adoram... pois são os ajudantes do Pai Natal. Surprenda os seus pequenotes com peças bordados com estes engraçados amiguinhos); Calendário do Advento (dê mais encanto ao Natal presenteando as suas crianças com um divertido calendário do Advento. Compre alguns doces e coloque-os nas bolsinhas e deixe que os mais pequenos se deliciem nesta época tão especial) e Quadros de Natal diversos.

17 - XXIII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis: 5 a 7 Dez: 10h-20h, 8 Dez: 10h-18h no Museu Nacional de História Natural - Lisboa.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Maria participa na Maratona de Lisboa para mostrar como as mulheres guineenses levam água e lenha para as aldeias

"No Norte da Guiné-Bissau, encostada à fronteira com o Senegal, fica a povoação de Maria Buinen. A aldeia Suzana, na região de São Domingos, fica longe de tudo. Fica longe da água e longe da lenha que ela carrega à cabeça para cozinhar, dar de beber aos animais e toda a família tomar banho. Maria faz três viagens por dia e demora cinco horas para percorrer 40 quilómetros. E ontem a sua caminhada foi ainda maior - deixou os seis filhos, o marido e os três netos, apanhou o avião e aterrou em Lisboa.
A guineense saiu de Suzana pela primeira vez para participar na Maratona de Lisboa. A prova acontece no domingo e tem a mesma distância que ela faz todos os dias. Leva portanto alguns pontos de vantagem, mas ganhar não é o objectivo. Maria quer mostrar o que fazem as mulheres da sua aldeia para terem água potável e fogão aceso.
Do nascer ao pôr do Sol, cada tarefa tem o seu tempo e todos os trabalhos estão entregues às mulheres de Suzana. "Umas procuram lenha, outras guardam os campos e outras estão nas colheitas", conta a guineense de 45 anos. Até ao fim de Dezembro, Maria vai vigiar os arrozais. Acorda às cinco da manhã para afugentar os pássaros que comem as sementeiras e é só ao início da tarde vai buscar a água para preparar o almoço da família. São nove quilómetros para encontrar o poço de água potável mais próximo. O caminho de ida e volta repete-se outras duas vezes até conseguir juntar um alguidar cheio de lenha e ainda mais 40 litros de água que ela usa nas outras tarefas domésticas.
As crianças de Suzana também trabalham. Quase tanto como as mulheres. Alcénia é a neta mais velha de Maria, tem oito anos e vai buscar água e lenha quando a avó está no campo: "No tempo das nossas mães não era preciso pôr as crianças a trabalhar tão cedo." Só que antes havia muita chuva e muito arroz: "Antigamente, a colheita durava três meses e agora é só um."
O arroz é a base da alimentação de toda a comunidade e a chuva assegura a sobrevivência da aldeia: "Este ano tudo correu mal", queixa-se a guineense. Caiu pouca chuva, os bichos atacaram o arrozal, a sementeira teve de ser transplantada três vezes e a colheita é feita com muito cuidado para evitar desperdícios: "Um pé de cada vez, cortado à faca, para os bagos não fugirem." Mesmo assim, o arroz só vai chegar para alimentar os habitantes de Suzana durante quatro meses: "E depois acabou."
Quando faltar o arroz, Maria e outras mulheres da povoação de São Domingos vão passar a viver das palmeiras. O fruto é usado para fazer vinho e o óleo de palma que mais tarde será vendido nos mercados da fronteira senegalesa: "É o dinheiro da venda que nos vai sustentar o resto do tempo." Serve para comprar o arroz, para "tratar das doenças" e, se sobrar, para os filhos e os netos continuarem na escola.
A maratona de Maria Buinen não tem meta para cortar. Ela corre todos os dias e, nas últimas semanas, corre ainda mais porque está a treinar para a prova de domingo. Tem ténis novos e quer estar preparada para competir ao lado dos atletas: "É que eu nunca fiz isso."

In Jornal I

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

IV Mostra de Artesanato Urbano Maraluna no Jardim Zoológico
Workshops e Pinturas Faciais
5 e 6 de Dezembro 2009, das 10h às 17h30

Zona do Coreto - Jardim Zoológico
Acesso Livre
www.maraluna.com

clique na imagem para ampliar

"Originalidade, trabalho ao vivo e muita simpatia é o que o espera por aqui!
Neste Natal ofereça criatividade! Visite-nos!"

In newsletter Maraluna - Artesanato Urbano

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Concertos em Igrejas - Natal em Lisboa
6 a 20 Dezembro 2009
Info: 218 170 600 (Divisão de Programação e Divulgação Cultural)
Entrada livre

www.egeac.pt

"A Câmara Municipal de Lisboa e a Egeac apresentam, entre 6 e 20 Dezembro, um ciclo de concertos, em diversas igrejas de Lisboa, para assinalar o Natal na cidade.
Com esta iniciativa pretende-se divulgar o património artístico de igrejas de Lisboa, como a de S. Nicolau, a da Madalena, a Igreja de N.ª Sr.ª do Loreto, a de St. Agostinho, entre outras, proporcionando espectáculos de música erudita para toda a família e com entrada livre."

Programa

IGREJA DE MARVILLA - 12 Dez: 16h
Rua Direita de Marvila, 9 A
Telf.: 218 681 303
António Eustáquio, guitolão e guitarra portuguesa; Quarteto de Cordas
António Eustáquio, direcção
Concerto em Ré maior RV 93 - Antonio Vivaldi (1678-1741)
Suite das Folhas - António Eustáquio (n. 1961)
Suite nº1, BWV 1007 – J. S. Bach (1685-1750)
Prelúdio
Canção para Titi – Carlos Paredes (1925-2004)
Guitolão – António Eustáquio (n. 1961)


IGREJA DA MEMÓRIA - 19 Dez: 16h
Largo da Memória
Telf.: 213 635 295
Alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, Musaico (ensemble vocal), Pequenos cantores
Tiago Marques, direcção

No Espírito do Natal
Canções alusivas à quadra natalícia

IGREJA DE SÃO DOMINGOS - 20 Dez: 16h
Largo de São Domingos
Telf.: 213 428 275
Grupo Shout e Mafalda Arnauth (convidada especial)
Agnus Dei
A Star is Born
Silent Night
Joyful
Only a Man
Joy to the World
Para Maria - c/ Mafalda Arnauth
Pai Nosso - c/ Mafalda Arnauth
Holy
My Life is in Your Hands
Living Word
Perfect & True

In site Agenda Cultural LX

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sons

Ella Fitzgerald and Joe Pass - Cry me a river (1975)

Uma das vozes mais marcantes do Universo musical e uma poderosa canção de amor que sobrevive a todas as gerações.
Letras

À minha porta senta-se outra vez
o Inverno. Traz consigo
o mar. Está velho
e magro o mar, negro de crude.
Também traz árvores; cegas
e sem nenhum pássaro:
mesmo sem vento cambaleiam.
Tenho dó das suas folhas
de barco na rua,
a respiração difícil.
Quem virá, injuriando o tempo,
sacudindo as grossas
gotas de frio?
Só um sorriso aceso
lhe aqueceria as mãos; do coração
não falo: não há lume
que o torne enxuto e novo.


Eugénio de Andrade (19.01.1923 - 13.06.2005)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pai Natal Solidário
Cartas ao Pai Natal de crianças desfavorecidas podem ser ‘apadrinhadas’ nas Estações de Correios
www.ctt.pt

"As cartas ao Pai Natal de centenas de crianças desfavorecidas ou em risco em Portugal vão estar disponíveis em Estações de Correios de todo o País para que qualquer pessoa as possa apadrinhar. Para tal, basta que se dirijam a uma das estações de Correios que as vão disponibilizar, escolham uma carta e apadrinhem o desejo da criança. Os correios tratarão de oferecer a embalagem e o envio dos presentes, antes da noite de 24 para 25 de Dezembro.
Esta iniciativa do Pai Natal Solidário dos CTT não seria possível sem o envolvimento de 17 instituições de solidariedade social que acompanham crianças em risco de emergência social, que os Correios de Portugal contactaram para que as crianças ao seu cuidado, até 10 anos, escrevessem cartas ao Pai-Natal. São os desejos escritos e desenhados nessas cartas que os portugueses poderão apadrinhar.
As cartas estarão disponíveis nas Estações de Correio durante o mês de Dezembro. Qualquer pessoa pode ser um Pai Natal Solidário e tem apenas de se preocupar em satisfazer o desejo da carta escolhida por si. Por razões de protecção das crianças, os envios são anónimos e os dados das crianças só serão conhecidos dos CTT, que garantem a entrega. Pode saber mais pormenores, como por exemplo em que Estações de Correio encontrar estas cartas, no site dos CTT ou através do número de telefone dos CTT: 707 26 26 26.
O Pai Natal Solidário dos CTT insere-se no espírito da Campanha de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social, que os Correios lançaram há ano e meio, com o envolvimento de 50 instituições, e que permitiu já ajudar milhares de pessoas.

Resposta às cartas ao Pai Natal mantém-se
Paralelamente, e porque a magia do Natal deve chegar a todas as crianças, os Correios de Portugal mantêm a iniciativa das Cartas ao Pai Natal. Como acontece todos os anos, qualquer criança de qualquer zona do País ou mesmo do estrangeiro que escreva uma carta ao Pai-Natal e a coloque nos Correios receberá uma resposta dele, que os CTT tratarão de entregar, bem como uma lembrança. Para isso é essencial que essas cartas incluam remetente.
As cartas ao Pai-Natal são as únicas que não precisam de selo. Os CTT erguem para o efeito uma operação especial para receber e responder a estas cartas, que no ano passado chegaram às 300 mil.
Com esta iniciativa, os CTT pretendem não apenas fazer a sua parte na manutenção do imaginário infantil, mas também incentivar nas crianças o gosto pela escrita.

Pai Natal Solidário - Instituições aderentes
Refúgio Aboim Ascensão (Faro) -Instituição Particular Cristã de Solidariedade Social (IPSS) foi fundado em 1933, em Faro, por Manuel Aboim Ascensão de Sande Lemos. Primeiro como lactário e centro de apoio a mães solteiras, depois como serviço médico de recém-nascidos e prematuros, a Instituição sofreu alterações ao longo dos anos, quer de ordem técnica, quer de ordem metodológica, não deixando, contudo, de cumprir o ideal benemérito do seu fundador: “Apoio à Primeira Infância”. O Refúgio é hoje um grande Centro de Acolhimento Temporário de Emergência – o primeiro a ser criado em Portugal, para Crianças em Risco de ambos os sexos, desde recém-nascidos até aos 6 anos de idade.

Casa do Gaiato - Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em Junho de 1985, tem como finalidade acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos. As actividades de cada casa são sempre orientadas para a realização dos fins em vista proporcionando aquilo que é melhor para o desenvolvimento de cada rapaz: saúde, alimentação, estudos, formação profissional, emprego, férias, tempos livres, cultura.

Comunidade Vida e Paz - Organização que apoia os sem-abrigo, com o objectivo de os reinserir como cidadãos participativos na sociedade. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) tutelada pelo Patriarcado de Lisboa e com sede em Alvalade. Distribui comida e roupa pelos sem-abrigo de Lisboa todas as noites do ano, como forma de construir uma relação com estas pessoas, que permita conhecer a sua situação e ajudá-los ou encorajá-los a entrar no programa de recuperação.

SOL - Foi fundada em 1992. Tem como objectivos responder à problemática das crianças órfãs da SIDA, apoiar mães seropositivas e superar a lacuna da família biológica das crianças, construindo micro-famílias de avós e netos.

Ajuda de Mãe – A Ajuda de Mãe tem como missão apoiar as mulheres grávidas, no respeito pela vida do bebé que vai nascer para que, com esse apoio, cada mãe possa melhorar a vida da sua família. No cumprimento dessa missão, a Ajuda de Mãe informa, encaminha e acolhe grávidas, informa na área da gravidez, sexualidade e planeamento familiar, forma as mães para a concretização de uma maternidade plena, que contribua para um desenvolvimento saudável dos seus filhos, promove a qualificação escolar das mães, de modo a que adquiram pelo menos a escolaridade obrigatória, promove a reinserção social e profissional das mães e apoia a família.

Associação Ajuda de Berço - Fundada em 1998, acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, necessitadas de protecção urgente, face a situações que as coloquem em risco, tais como maus tratos, abusos sexuais, pais alcoólicos ou toxicodependentes, prostituição, falta de lar ou abandono. Promove, defende e dignifica a vida humana, através do apoio a mulheres grávidas sem condições e aos filhos delas nascidos; bem como o acolhimento e encaminhamento de crianças entre os 0 e os 3 anos de idade que não possam viver com os pais ou familiares.

Acreditar - Instituição Particular de Solidariedade Social que pretende ajudar as crianças e as respectivas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.A Acreditar vive essencialmente dos apoios dos seus associados e amigos, do trabalho de voluntários e de um reduzido corpo de pessoal administrativo. O seu trabalho reparte-se por Núcleos Regionais: Norte (Porto), Centro (Coimbra), Sul (Lisboa) e Madeira (Funchal), correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica. A Acreditar é membro fundador da ICCCPO (Confederação Internacional das Associações de Pais de Crianças com Cancro).

NÓS (Barreiro) – A NÓS, do Barreiro, faz acompanhamento e intervenção psico-social a crianças e jovens em situação de risco. Trata também da institucionalização e faz o acompanhamento de deficientes profundos.

Casa Dr. Alves (Ourém) - Casa residencial de menores do sexo feminino em situação de risco, de famílias não estruturadas ou aguardar decisão do tribunal sobre guarda parental.

Fundação Bomfim (Braga) - Fundação de Solidariedade Social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Publica e com estatuto de IPSS. Mais recentemente, obteve o seu reconhecimento como organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD).A Fundação Bomfim desenvolve a sua actividade prestando apoio no âmbito social, educativo e cultural, junto de crianças, jovens, idosos, deficientes e outros excluídos da sociedade. Iniciou a sua actividade no âmbito do ensino da música e no espaço de uma década desenvolveu paralelamente a sua actividade no âmbito da acção social, prestando actualmente apoio a mais de 160 crianças e jovens e a mais de uma centena de pessoas idosas.

ADAV - Associação de Defesa e Apoio da Vida (Coimbra) - Constituída em 1998 e reconhecida como Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública, a ADAV tem por finalidade o apoio à família, a defesa e promoção da vida humana e da dignidade da mulher e é uma das Associações fundadoras da Federação Portuguesa pela Vida .

Fundação Casa do Ardina - Também conhecida como Obra do Ardina, surgiu como associação em 1942, destinada exclusivamente à protecção dos ardinas da cidade de Lisboa. Ao longo dos anos sofreu alterações decorrentes das necessidades sociais e é hoje uma Fundação com natureza jurídica de Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S), destinada a ajudar e a acolher crianças e jovens de todo o país que se encontrem em situação de risco familiar e/ou psicológico. A Obra do Ardina tem, actualmente, a seu cargo 36 crianças e jovens residentes em três lares em Lisboa.

Centro Helen Keller – Instituição Particular de Solidariedade Social, o Centro Helen Keller é uma escola de vocação inclusiva de alunos portadores de deficiência visual, regendo-se pelo primado do respeito pela diferença e impulsionador de uma integração plena do Outro na sociedade.

Aldeias de Crianças SOS – Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como pessoa colectiva de Utilidade Pública. Tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco que não podem cuidar delas, proporcionando-lhes um modelo familiar de cuidados a longo prazo e uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade. Possui um Lar de Jovens em Rio Maior para os adolescentes criados nas aldeias e um Centro Social em Bicesse, que dá apoio às mães reformadas e a pessoas idosas da comunidade.

Obra Padre Américo Casa do Gaiato (Açores) - A finalidade de cada Casa do Gaiato é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. No dizer do fundador, P. Américo Monteiro de Aguiar, " somos a família para os que não têm família". A população média de cada Casa do Gaiato é de 150 rapazes distribuídos pelas diferentes idades desde o nascimento até cerca dos 25 anos.

Associação Nossa Senhora das Candeias – É uma instituição de Peso da Régua que faz acompanhamento e intervenção psico-social a idosos, crianças e jovens carenciados.

Associação Terra dos Sonhos - A Terra dos Sonhos é uma organização Portuguesa sem fins lucrativos, fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, por um conjunto de 33 sócios fundadores. Formalmente, a Associação Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação de solidariedade social com fim de acção social, cujo fim principal é a realização dos sonhos de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase terminal
."

In site CTT

domingo, 29 de novembro de 2009

As imagens da semana

O Feliz foi adoptado... por mim!
Agora, precisamos de casa, pois a família está a crescer e o espaço é muito, muito reduzido...
Boa semana.









Quem há-de abrir a porta ao gato
quando eu morrer?
Sempre que pode
foge prá rua,
cheira o passeio
e volta pra trás,
mas ao defrontar-se com a porta fechada
(pobre do gato!)
mia com raiva
desesperada.
Deixo-o sofrer
que o sofrimento tem sua paga,
e ele bem sabe.
Quando abro a porta corre pra mim
como acorre a mulher aos braços do amante.
Pego-lhe ao colo e acaricio-o
num gesto lento,
vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele olha-me e sorri, com os bigodes eróticos,
olhos semi-cerrados, em êxtase,
ronronando.
Repito a festa,
vagarosamente.
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele aperta as maxilas,
cerra os olhos,
abre as narinas.
e rosna.
Rosna, deliquescente,
abraça-me
e adormece.
Eu não tenho gato, mas se o tivesse
quem lhe abriria a porta quando eu morresse?

António Gedeão
In "Assinar a Pele" (antologia de poesia contemporânea sobre gatos), Ed. Assírio Alvim