sábado, 19 de julho de 2008

As surpresas da semana

1 - Provei o Baklava da Daniela e é uma verdadeira delícia!

2 - Uma terra que há muitos, muitos anos desejo conhecer: o Gerês.

3 - Cantos de aves online - um sítio na Internet que poderá ajudar os interessados na identificação de cantos de aves.

4 - Um gelado sem natas a experimentar brevemente!

5 - Um verdadeiro exemplo a seguir: Zero waste in Japan.

6 - Lindo, lindo, lindo!!!

7 - Mais um atentado à nossa história... E ninguém faz nada...

8 - The Story of Stuff agora com legendas em português.

9 - Para espreitar, comprar e ajudar na lojinha dos Animais da Moita.

10 - Adorava participar nas actividades de visita a Faróis do programa Ciência Viva Verão!

11 - Com muita tristeza (porque queria que fossem muitas mais as classificadas e protegidas no meu Concelho), apresento a única árvore classificada do Concelho de Loures e que foi podada terrívelmente e sofreu aterro de raíz: uma Senhora Oliveira com mil anos!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Óleo que deita fora pode ser mais perigoso do que imagina.
Fundação AMI
Rua José do Patrocínio, 49
1949-008 Lisboa
Tel. 218 362 100
E-mail: reciclagem@ami.org.pt
http://www.ami.org.pt

"Talvez não saiba, mas o óleo alimentar que já não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Dê, vai ver que não dói nada.
Para participar neste projecto da AMI:
- Junte o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregue-a quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes. Os restaurantes estão identificados e a lista completa está disponível em www.ami.org.pt;
- Afixe cartazes no comércio da sua localidade e distribua folhetos nas caixas de correio. Solicite materiais, enviando um e-mail para reciclagem@ami.org.pt;
- Divulgue esta informação no seu site ou blog;
- Encaminhe este e-mail para a sua lista de contactos.
Press release:
Pela primeira vez, vai passar a existir em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados. A partir de dia 15 de Julho, a AMI lança ao público este projecto que conta já com a participação de milhares de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.
A AMI dá com este projecto continuidade à sua aposta no sector do ambiente, como forma de actuar preventivamente sobre a degradação ambiental e sobre as alterações climáticas, responsáveis pelo aumento das catástrofes humanitárias e pela morte de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Os cidadãos que queiram entregar os óleos alimentares usados, poderão fazê-lo a partir de agora. Para tal, poderão fazer a entrega numa garrafa fechada, dirigindo-se a um dos restaurantes aderentes, que se encontram identificados e cuja listagem poderá ser consultada no site www.ami.org.pt.
Os estabelecimentos que pretendam aderir, recebendo recipientes próprios para a deposição dos óleos alimentares usados, deverão telefonar gratuitamente para o número 800 299 300.
Este novo projecto ambiental da AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.
São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil. A AMI dá assim a sua contribuição para favorecer a independência energética do país, conseguindo atingir este objectivo de forma sustentável e com uma visão de longo prazo, não comprometendo outros recursos igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e para o bem-estar da população.
Segundo a União Europeia, o futuro do sector energético deverá passar pela redução de 20% das emissões de GEE até 2020, assim como por uma meta de 20% para a utilização de energias renováveis. Refere ainda uma aposta clara na utilização dos biocombustíveis, que deverão representar no mínimo 10% dos combustíveis utilizados.
A UE determina ainda que os Estados-Membros deverão assegurar a incorporação de 5,75% de biocombustíveis em toda a gasolina e gasóleo utilizados nos transportes até final de 2010 e o Governo anunciou, em Janeiro de 2007, uma meta de 10% de incorporação de biocombustíveis na gasolina e gasóleo, para 2010.
As receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleos alimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoria da sua qualidade de vida."

In site AMI

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Águas de Portugal: Tribunal de Contas arrasa gestão
Cinco milhões em carros e prémios

"A Águas de Portugal gastou perto de cinco milhões de euros em carros para os administradores e funcionários e prémios sem qualquer relação com o desempenho. O que só agravou a situação deficitária do grupo que, entre 2004 e 2005, registou 75,5 milhões de euros negativos, critica o Tribunal de Contas (TC).
Uma auditoria às contas de 2004 a 2006 revela que foram gastos 2,5 milhões de euros com viaturas para administradores e outros trabalhadores. Os utilizadores não pagaram nem seguros nem custos de manutenção e ainda tiveram plafonds para combustível, constataram os auditores.
Por outro lado, foram distribuídos prémios de incentivos a alguns trabalhadores no valor de 2,3 milhões de euros. Os auditores registaram que os prémios não foram atribuídos com base num sistema claro e transparente nem foram associados à concretização de objectivos. Estas práticas são criticadas pelo TC, que sublinha o facto de serem desenvolvidas num ciclo de resultados deficitários.
Com efeito, a Águas de Portugal, presidida por Pedro Serra, apresentou resultados operacionais negativos (75,5 milhões de euros) e tem um endividamento que ascende a 1,7 mil milhões de euros. As dívidas das autarquias atingiram os 174 milhões de euros: só Lisboa deve 27,8 milhões de euros."

Raquel Oliveira
04 Julho 2008

In jornal
Correio da Manhã

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Livro
Eu Espero...
Davide Cali e Serge Bloch
13,60 euros
Onde comprar: http://www.bruaa.pt/comprar.htm ou on-line: http://www.bruaa.pt/encomendas.htm
http://www.bruaa.pt

"Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.
Casa da Leitura Calouste Gulbenkian
“Eu espero” é um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra.
Fiz sempre banda desenhada e livros humorísticos, mas, recentemente, senti a necessidade de escrever um livro sobre o sentido da vida. Assim nasceu “Eu espero”. O livro conta as coisas que se passam na vida com frases curtas, mas principalmente com imagens simples e ternas, desenhadas por Serge Bloch.A vida é feita de acontecimentos alegres ou tristes; o mesmo se passa em “Eu espero”: o amor, o casamento, mas também a doença e a morte. Se bem que repleto de emoção, não se pode considerar um livro triste.
Talvez seja o meu melhor livro até hoje e agradeço à Sarbacane, que teve a coragem de editar um livro tão pouco convencional e também ao Serge Bloch que fez um trabalho excepcional: o fio encarnado que atravessa as ilustrações de uma página a outra representa bem o fio da vida que quis contar.
Davide Cali
A capa deste livro, um formato que evoca um envelope; o interior, muito branco, já que as personagens, finamente desenhadas num traço negro, reclamam pouco espaço. Único toque de cor, um fio de algodão presente em cada página, fio encarnado, claro, nesta belíssima evocação das perspectivas da vida, a partir do qual o ilustrador multiplicou as suas aplicações: enfeite de Natal, xaile fino, lenço do adeus. (...)
É um existência inteira que está aqui exposta em poucas palavras, nalgumas imagens delicadas, as idades de um homem, da sua infância à velhice, das alturas mais alegres às mais dolorosas. (...)
Um livro excepcional que demonstra que somente com um lápis, uma bobine de fio, mas acima de tudo com um talento incrível, se pode imaginar uma obra que tocará a grandes e pequenos."
Sylvie Neeman "Le Temps"

In site Editora Bruaá

terça-feira, 15 de julho de 2008

Notícias da Tapada de Mafra
http://tapadademafra.pt

"A Falcoaria voltou à Tapada! Com o calor do Verão, sabe bem passear na Tapada à noite ou ao nascer do sol! Não perca as próximas visitas nocturnas e ao amanhecer. Conheça os horários de Verão para a visita em comboio e veja ainda as notícias dos mais recentos eventos em que a TNM esteve representada.
Falcoaria - Novo protocolo estabelecido entre a TNM e a FalconFly.
Visitas ao Amanhecer - Para descobrir a magia da Tapada às primeiras horas da manhã.
Visitas Nocturnas - Sob a capa das Estrelas descubra os segredos da Floresta!
Visita de Comboio Extra.
Festas de Aniversário - Faça a festa de aniversário do seu filho na Tapada!"

Para reservas ou informações, contacte:
Tapada Nacional de Mafra
Portão do Codeçal,
2640-602 Mafra
Telefone: +351 261 817 050 (dias úteis)
+351 261 814 240 (Fins-de-semana e feriados)
Fax: +351 261 814 984
e-mail: geral@tapadademafra.pt ou informacoes@tapadademafra.pt

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Alho

"De sabor e cheiro intenso, o alho transforma qualquer refeição numa saudável e saborosa experiência de culinária.
Admirado pelas suas características nutricionais e terapêuticas, é um alimento muito utilizado na cozinha mediterrânica.
Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo (a "cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes (os "dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
Apreciado pelas suas propriedades terapêuticas, era usado já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência. As suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na idade média.
A maioria das propriedades do alho devem-se aos seus vários compostos de enxofre. Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais. Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.
Informação nutricional
O alho é uma boa fonte de vitaminas B6, assim como de potássio, fósforo e magnésio.
Tabela de composição nutricional (100g de porção edível):
Alho cru
Energia (kcal) - 67
Água (g)- 79,8
Proteína (g) - 3,8
Lípidos (g) - 0,6
Hidratos de carbono (g) - 11,3
Fibra (g) - 1,3
Vit B6 (mg) - 0,38
Potássio (mg) - 346
Fósforo (mg) - 86
Magnésio (mg) - 17
mg = miligramas.


Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.
Vantagens e desvantagens
Sabe-se que o alho contribui para a redução de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente. Reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.
A vitamina B6, em conjunto com a vitamina B12, é essencial para a conversão da homocisteína, mantendo baixos os seus níveis. A homocisteína é uma molécula que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos e cujos elevados níveis no sangue estão associados com um maior risco de doença cardiovascular.
O elevado teor de potássio e baixo em sódio favorece um equilíbrio adequado dos fluídos corporais e uma eliminação mais eficaz de fluídos excessivos e toxinas. Além disso, o potássio intervém na contracção muscular e do ritmo cardíaco e na regulação da tensão arterial. O magnésio, o fósforo e o cálcio melhoram a saúde dos ossos e dentes.O fósforo ajuda a formar e a manter os ossos e os dentes saudáveis, em conjunto com o cálcio. O fósforo é essencial para a libertação de energia nas células, para a absorção e transporte de muitos nutrientes, e regula também a actividade das proteínas. O magnésio, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.
Como comprar e conservar
De forma a obter o máximo sabor e benefícios nutricionais deve adquirir alho fresco, que se encontra disponível no mercado todo o ano. Adquira o alho que apresente forma abaulada e a pele intacta. Aperte gentilmente o alho entre os dedos de forma a verificar que o mesmo se encontra firme. Evite o alho que se apresente mole, enrugado ou bolorento. Estes podem ser sinais indicadores de deterioração que irá originar menor sabor.
Poderá armazenar o alho fresco num local descoberto ou num recipiente coberto afastado do calor e da luz solar. Isto ajudará o alho a manter a sua frescura. Não é necessário conservar o alho no frigorífico. Algumas pessoas descascam e congelam o alho, no entanto, este processo reduz seu perfil de sabor e transforma a sua textura. Dependendo da sua idade e variedade, os bolbos inteiros de alho mantêm-se frescos entre duas semanas a dois meses. Inspeccione o bolbo frequentemente e retire qualquer dente que apareça seco ou bolorento."

In site Nestlé

domingo, 13 de julho de 2008

As imagens da semana

Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar.
Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes
é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.