sábado, 28 de fevereiro de 2009

As surpresas da semana

1 - Pó dos Livros: uma livraria muito especial em Lisboa.

2 - Inquérito sobre hábitos alimentares e Vegetarianismo: Se és residente em Portugal, responde a um pequeno inquérito no site do Centro Vegetariano.

3 - Um Alentejo encantador para visitar!

4 - Uma receita a experimentar: Tiramisú Fingido.

5 - Veja porque vale a pena ajudar a AI - Portugal através do seu IRS sem perder nada com isso.

6 - Óscares 2009: e os vencedores foram...

7 - No Redondo (Alentejo) há novo museu para visitar: Museu do Barro.

8 - Desemprego jovem é o segundo maior dos últimos 10 anos.

9 - O novo site da Associação Raríssimas está muito bonito e prático.

10 - Passatempo Receitas para os Meus Amigos (até dia 10 de Março 2009).

11 - Concurso para a criação do novo logótipo da conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP (jovens entre os 15 e 29 anos podem participar até dia 9 Março 2009).

12 - Coats: Moda Infantil.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Câmara Municipal de Oeiras
Esterilização de animais gratuita para munícipes carenciados

"A Câmara Municipal de Oeiras vai passar a fazer a esterilização dos animais de companhia – canídeos e felídeos - dos munícipes que demonstrem não possuir meios para custear a respectiva cirurgia, dando-se prioridade aos idosos, salvaguardando assim o constante abandono de ninhadas na via pública.
Esta medida do Executivo Camarário tem em conta, por um lado, o facto da autarquia ter competências inequívocas na defesa e protecção da saúde pública e, por outro, o conhecimento de que muitas famílias de fracos recursos económicos terem na sua posse animais de companhia, sendo que em muitos casos, nomeadamente no que se refere a pessoas de idade, estes serem a sua única companhia.
Os munícipes interessados deverão fazer prova em como os animais lhe pertencem, através da apresentação do registo e licença na Junta de Freguesia da sua área de residência.
Esta medida insere-se no âmbito do Plano Estratégico para a Gestão dos Animais de Companhia – PROJAAO (projecto de apoio ao animal de Oeiras), que se baseia no princípio de que a Autarquia deve contribuir para a construção e promoção de uma cultura de responsabilidade na gestão dos animais, procurando criar condições necessárias à tomada de consciência e mudança de atitudes em relação à forma de tratamento dos animais.
Uma das vertentes do PROJAAO é a esterilização dos animais adoptados no Canil Municipal e no Jardim Municipal de Oeiras – Projecto de Biocontrolo de Roedores. A esterilização é o procedimento que torna os animais estéreis, incapazes de produzir descendência, e é uma medida que evita o aumento do número de ninhadas indesejáveis."

In site CM-Oeiras
Para ajudar - Miha (23 Fevereiro 2009)
"Amigos do Refúgio das Patinhas:

Como não parar quando se vê um cenário destes? Estamos numa fase em que tem sido tudo muito difícil de suportar. Tem sido difícil fazer face a um dia a dia envolto de despesas e um peso enorme a todos os níveis. É humanamente impossível ajudar-se todos e muitos são os que têm ficado para trás. Mas há casos que não se pode deixar para trás, por mais difíceis que estejam as coisas.
A Miha precisa de ser tratada. Foi encontrada na tarde de domingo, 22 de Fevereiro de 2009. Estava presa a uma espécie de ferro, cheia de silvas que picavam imenso. Estava presa com uma corda e tinha sinais visíveis de ter levado muita pancada. Parecia ter sido espancada mesmo ali. As fotos que mostramos são ainda no sítio onde encontrámos esta menina.
Precisa urgentemente de ser tratada às feridas, de ser tosquiada e medicada (internada) e de ser operada a uns tumores ENORMES que tem na barriga (vai aproveitar-se a anestesia e esterilizá-la também). Já temos um orçamento que anda à volta dos 150 euros.
Que dizer?! Tem sido um "trabalho" que temos desenvolvido com muito esforço e sacrifício, mas que tem valido a pena pelos que conseguiram já recuperar e arranjar um bom lar. E dá tanto gosto, a nós e a quem ajuda, ver depois o "fruto" de todo este auxílio, quando já parecem animais completamente diferentes.
Tem sido possível, porque tem havido pessoas que têm ajudado a fazer face aos custos dos cuidados veterinários que são tão dispendiosos e urgentes. Mas cada vez mais os apelos multiplicam-se de Norte a Sul, e cada vez mais as ajudas se subdividem por tantos e tantos a precisar igualmente de ajuda urgente, o que representa que haja fases em que as ajudas são mesmo escassas. :(
Temos total noção que sozinhas não conseguimos fazer isto. É uma "carga" demasiado pesada. Não queríamos estar sempre a pedir e a precisar de ajuda, mas precisamos e MUITO de toda a ajuda possível. Não podíamos não socorrer esta menina! Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar este apelo. Se não puderem ajudar, por favor, ajudem-nos a divulgar este apelo.

Caso nos possam ajudar, poderão fazê-lo para o NIB que se encontra na seguinte página, colocando o descritivo Miha:
http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar
Desde já o nosso muito obrigada a quem puder ajudar e/ou divulgar!"

Refúgio das Patinhas
www.refugiodaspatinhas.org

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ganhe um fim-de-semana no Hotel Convento de São Paulo
http://aeiou.escape.expresso.pt/?p=article&sid=36&fokey=escape.item/404421
O passatempo decorre entre o dia 26 de Fevereiro e 23 de Março de 2009

"O Hotel Convento de São Paulo, no Redondo (Alentejo) vai oferecer um fim-de-semana para duas pessoas, com alojamento e pequeno-almoço, a um leitor do escape.
E é tão fácil concorrer a este passatempo:

1. Subscreva a newsletter escape
Em primeiro lugar subscreva a nossa newsletter. Basta para tal colocar o seu endereço de e-mail na caixa de registo, na página principal do www.escape.pt.

2. Responda a duas perguntas sobre o Hotel Convento de São Paulo (HCSP)
Responda, até às 23 horas de dia 23 de Março, para o e-mail passatempo@escape.pt, às seguintes perguntas:
-Qual a morada do Hotel Convento de São Paulo;
-Enumere uma das actividades desportivas disponível no HCSP;
-O HCSP tem internet disponível nos quartos?

3. Envie uma frase
Finalmente, no mesmo e-mail, envie uma frase, com o limite de 160 caracteres sobre o Hotel Convento de São Paulo.

O vencedor será o leitor que, tendo subscrito a nossa newsletter e tenha respondido correctamente às 3 perguntas colocadas, tenha a frase mais original (escolhida pelos responsáveis do Hotel Convento de São Paulo).
O passatempo decorre entre o dia 26 de Fevereiro e 23 de Março, sendo que o nome do vencedor será publicado no escape no dia 26 de Março.
Este prémio, oferecido pelo Hotel Convento de São Paulo é válido para 2 pessoas, com alojamento e pequeno-almoço, para qualquer dia, durante um período de 3 meses a partir da data do anúncio do vencedor, excepto para datas especiais, como por exemplo, Páscoa e feriados."

In site Escape by Expresso
Banda do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa
Ciclo de Concertos comentados
1 Março de 2009, 18h
Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175
1250-135 Lisboa
Entrada Livre
Tel: 218 170 600 (Divisão de Programação e Divulgação Cultural - CML)
www.egeac.pt

"Realiza-se, no Cinema São Jorge, um ciclo de concertos comentados com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, este ciclo de música clássica decorre até 14 Junho, aos Domingos e tem entrada livre.
1 Março 2009 - Banda do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa
Jorge Camacho, direcção musical
César Viana, comentários
Programa:
John Philip de SOUSA (1854-1932) – The Liberty Bell
ULVAEUS / ANDERSSON – “Chess” Highlights
Kees VLAK (n. 1938) – Pássaros do Brasil
Leonard BERNSTEIN (1918-1990)/ arr. Naohiro Iwai – West Side Story"

In site Agenda Lx.pt

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Doentes de Alzheimer ajudados por um colar

Programa Rumo Seguro inventou sistema que permite localizar e identificar doentes perdidos

"Em Portugal haverá cerca de 70 mil pessoas a sofrer de Alzheimer. A doença cujo sintoma primário é a perda de memória leva a que a maioria dos doentes se perca. O novo projecto Rumo Seguro ajuda a localizá-los e a identificá-los.
O programa, de âmbito nacional, foi lançado em Dezembro do ano passado e tem como objectivo "permitir à pessoa portadora da doença um reencaminhamento rápido e seguro para a sua família, diminuindo a preocupação dos cuidadores", explica ao JN Mariana Nunes de Almeida, uma das responsáveis pelo projecto.
"A experiência diz-nos que todas as semanas as pessoas que sofrem deste tipo de demência perdem-se, pelo menos, uma vez. Às vezes, durante vários dias e para parte incerta", sublinha. A Alzheimer's Association confirma que 60% deste tipo de doentes tende a ausentar-se repentinamente de casa e a deambular sem rumo certo. Esse comportamento deriva de uma actividade motora inconsciente que leva os doentes a afastarem-se do seu ambiente seguro, colocando muitas vezes a sua própria vida em risco.
Mariana Nunes de Almeida recorda o caso, que se tornou mediático, de "um senhor de 79 anos que andou perdido durante três dias. Entrou no comboio e acabou por aparecer em Lisboa. Era do Porto e não sabia onde estava". Apesar disto, nota, a lei portuguesa proíbe o uso de GPS, sistema de posicionamento geográfico, habitualmente utilizado pelos condutores. Pelo que foi necessário contornar a lei e inventar um processo de efeito semelhante ao GPS.
O Rumo Seguro é um programa desenvolvido, em parceria, entre a Alzheimer Portugal, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, e a empresa de Consultoria especializada na Indústria Farmacêutica, AMAZE. E tem por base a substituição do comum GPS por uma pulseira ou um colar que os doentes deverão transportar com eles. Esse objectos têm um código "complexo e exclusivo" atribuído no momento de inscrição no programa [ver ficha], que permite encontrá-los, identificá-los - o que, actualmente, não é fácil, porque muitas vezes eles não sabem dizer quem são - e posteriormente devolvê-los à família.
Sensibilizar a população
Os cuidadores do doente têm também um papel importante neste processo de resgate. Cabe-lhes reportar à AMAZE o desaparecimento através do número verde (808 10 12 12), indicando o código individual do doente, a data e a hora do desaparecimento.
Apesar das parcerias com as forças de autoridade segurança - GNR, PSP, INEM - o programa não poderá vingar "se a população não estiver sensibilizada para o problema", alerta a responsável. "Se alguém encontrar uma pessoa que apresente sinais visíveis de desorientação, deve logo acompanhá-la até ao quartel ou esquadra mais próximos. Em alternativa, deverá procurar o número inscrito no colar ou pulseira do indivíduo, contactar as autoridades e esperar a sua chegada", explica.
No entanto, o código só será aceite se for enviado via e-mail institucional da força de segurança em causa. Uma vez confirmado e certificado o código, o cuidador é informado do paradeiro do seu doente e combina o resgate.
Mariana Almeida recorda que "a doença não escolhe classes sociais" e que "com o aumento de esperança média de vida e consequente envelhecimento da população, existe grande probabilidade de o número de portadores vir a aumentar. Amanhã, podemos ser nós a precisar", sublinha."

Helena Teixeira da Silva
In site
Jornal de Notícias

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

As imagens da semana

Como hoje é dia de Carnaval, nada melhor que partilhar a minha ida ao Museu do Oriente onde está patente uma magnífica exposição sobre Máscaras da Ásia.
A não perder!
PS: Exposições com entrada gratuita - sexta-feira, das 18h00 às 22h00.




Hanuman, general do exército dos macacos no Ramayana (Índia).

Garuda, pássaro mítico e montada de Vishnu (Índia).
Deus Vishnu (Índia).

Jambavan, macaco ou urso consoante as versões do Ramayana (Índia).

O Krishnattam só é representado no templo de Guruvayur (estado de Kerala). Toda a vida de Krishna é posta em cena. Máscaras-elmos em madeira esculpida são usadas por algumas personagens, pelo Deus Brahma e pelos monstros que Krishna tem de vencer; o próprio Krishna não usa máscara, aparecendo só com uma maquilhagem azul.

Brahma (Índia).

Putâna, mulher ogre que procura, em vão, envenenar Krishna (Índia).

Narakasura, rei cruel (Índia).

O macaco Jambavan que desculpa Krishna, acusado de um crime (Índia).

Murasura, chefe do exército do rei Narakasura, morto por Krishna (Índia).

Kandakarna, devoto do deus Shiva a quem Krishna concede a salvação (Índia).

Yama, o deus da morte que Krishna veio visitar para ressuscitar o filho do seu guru Sandipini (Índia).
Vividan, macaco amigo de Narakasura e que foi vencido por Krishna (Índia).

O mito de Narasimha, encarnação do deus Vishnu sob a forma de um corpo humano com cabeça de leão para poder matar o rei dos demónios, Hiranyakashipu, é representado no Bhagatava Mela (Tamil Nadu) e no Prahlad Nataka (Orissa).
Narasimha no estado de Bengala Ocidental (Índia).
Narasimha no Prahlad Nataka (Índia).
Ganesh, o deus com cabeça de elefante (Índia).


Demónio (Índia).
Macaco (Índia).
No estado de Bengala Ocidental, as máscaras são utilizadas em danças em honra dos deuses.
No Norte dos estados de Bengala Ocidental e de Bihar vivem diferentes etnias como a santali que, em danças com máscaras, misturaram lendas locais com episódios tirados das epopeias indianas.

Nas regiões himalaias da Índia, as máscaras possuem um estilo próximo das do Nepal.

Em Purulia (estado de Bengala Ocidental), os habitantes criaram um género particular de danças com máscaras, o chhau que com movimentos acrobáticos, retoma antigas danças rituais relacionadas com a caça e incorporando nelas temas tirados das epopeias indianas.
Kirat, Shiva sob a forma de um caçador que põe à prova Arjuna na epopeia do Mahabharata (Índia).

Deusa Durga (Índia).

O chhou de Seraikala consiste em danças com máscaras extremamente graciosas elaboradas pelo príncipe de Seraikala (estado de Bihar) no início do século XX. Além dos deuses, são apresentados bailados em que entram personagens assaz originais como a noite que dança com a lua, ou o sol que quer seduzir uma jovem rapariga.
Deus Shiva (Índia).
Parvati, deusa mulher de Shiva (Índia).
Rhada, amante de Krishna (Índia).
Krishna, oitava encarnação do deus Vishnu (Índia).
Chandrabhaga, que o sol quer seduzir (Índia).
O Sol (Índia).
Ratri, a noite (Índia).
A Lua (Índia).

O wayang topeng de Java põe em cena sobretudo a história do príncipe Panji, modelo de herói corajoso e sedutor, que tem de conquistar uma princesa e vencer o seu principal rival, o rei Klana.



O wayang de topeng de Bali é um conjunto de danças com máscaras em que aparecem sucessivamente o rei, vários ministros, o ancião (Tua) e depois diferentes personagens. Alguns palhaços, cujas máscaras não possuem maxilar inferior, fazem compreender através do seu diálogo os eventos evocados. No fim, o Sidhakarya abençoa a assistência ao aspergi-la com água benta.








Na China as máscaras são utilizadas no nouxi, rito de exorcismo em que os dançarinos representam divindades. A sua dança é suposta apavorar os espíritos maléficos e demonstrar o seu poder. Na província de Jiangxi, trata-se de uma sucessão de danças. Na província de Guizhou, é um autêntico teatro cantado com máscaras chamado Dixi onde se representam peças históricas cujos heróis são suposto serem encarnações de potências estelares.
Kaishan, assimilado a Pangu, o criador do Universo (máscara moderna. China).


Han Dang (China).

Diao Chan, amante de Lu Bu (China).

Le Jin (China).

Sugriva, o rei dos macacos no Ramayana (Indonésia).

Bujangga Anom, vizir do rei no teatro de Reog Ponorogo (Indonésia).

Indrajit, personagem do Ramayana (Indonésia).

Pannikkale, o tocador de tambor (Sri Lanka).
Nonci Akka, mulher do tocador de tambor (Sri Lanka).

Jasaya, lavador de roupa do palácio (Sri Lanka).
Lencina, mulher do lavador (Sri Lanka).
Henca, assistente do chefe da aldeia (Sri Lanka).

Gurulu Raksa, demónio (Sri Lanka).





Jovem Bonzo (Coreia).

Bonzo (Coreia).


Vendedor de sapatos (Coreia).
Velho Sacerdote Apóstata (Coreia).

Macaco (Coreia).

Companhias de teatro compostas por camponeses, como a de Pongsan, põe em cena uma série de episódios imbuídos de sátira social por vezes assaz vulgares, como se o riso pudesse exorcizar as desgraças. Uma vez que são supostas conservar os malefícios que exorcizaram, as máscaras são queimadas no fim do espectáculo.

Região de Tongyan (Coreia).

Criado (Coreia).


Yonggam, marido de Miyal (Coreia).

Existem dois tipos de máscaras. As primeiras são utilizadas em danças de lamas (Cham) que mostram a forma terrífica das divindades que o morto encontra após a morte antes de se reincarnar.
As segundas são usadas num teatro laico, o lhama, que apresenta peças meio-lendárias, meio-históricas ou puramente lendárias. As máscaras deste teatro recorrem a feituras muito diferentes: máscaras-elmos em papel mâché, máscaras rasas e rígidas, máscaras flexíveis em tecido. As representações são precedidas pela dança dos "caçadores" e pela das fadas celestes, ache lhama (irmãs deusas). Em algumas regiões trata-se de pescadores e não de caçadores.

"Pescador", equivalente do caçador (Tibete).

Caçador (Tibete).

Rainha dos Demónios (Tibete).

Filha da Rainha dos Demónios (Tibete).

Teatro Lhamo.

Mulher com carácter imbuído de duplicidade e manha (Tibete).

Mulher velha (Tibete).

Velho Rei (Tibete).

Ancião (Tibete).

Religiosa (Tibete).

Danças de Lamas.
Rosto terrífico do Dharmapala da Montanha de Fogo (Tibete).

Yamantaka, rosto medonho do buda do conhecimento, Manjushri (Tibete).

Máscara de Gras-dkar, espécie de bardo que canta votos de casa em casa no momento do ano novo (Tibete).


O teatro clássico tailandês, o khon, só representa episódios tirados do Ramayana. Nos bastidores é montado um altar frente ao qual os dançarinos prestam homenagem a Rusi (ou Rici) mestre das artes dramáticas, a Yak Phirap, mestre dos demónios, a Ngo, o "Selvagem" que representam a população não tailandesa, e a Ganesh, o deus indiano com cabeça de elefante.
Ngo (Tailândia).

Japão - Três géneros de espectáculos usam máscaras: o bugaku, danças vindas do continente no século VIII e que são ainda executadas na corte imperial e em alguns templos xintoístas; as danças das festas religiosas (as matsuri) e os ritos do ano novo; e o teatro nô, em que a personagem principal, o shite, que usa uma máscara, surge no início sob uma primeira forma perante um bonzo, o waki, e depois volta, sob a forma de um espírito ou de divindade para evocar através da dança a sua tragédia.

Wakaonna, mulher jovem (máscara do século XVIII da escola Kanze. Japão.)

Sanbaso, deus protector (Japão).

Ranryo, general chinês que investia contra o inimigo encabeçando as tropas, usando esta máscara terrífica (Japão).