sábado, 10 de outubro de 2009

As surpresas da semana

1 - Igreja francesa indignada com série de suicídios no trabalho.

2 - Rainha Carlota Joaquina era maquiavélica mas não foi infiel a D. João VI.

3 - Para receber um vale de desconto Fairy Antibactérias.

4 - Amália Hoje no Coliseu de Lisboa: Casa cheia, três inéditos e sucessos a duplicar no primeiro concerto dos Hoje no Coliseu de Lisboa. Saiba tudo sobre "uma das melhores noites" da vida de Nuno Gonçalves.

5 - Pousada do Porto (Palácio do Freixo): um conto de fadas com vista para o Douro.

6 - De 26 de Setembro a 13 de Dezembro (2009), a Divani & Divani recolhe sofás usados, na compra de um novo, que serão entregues à Caritas Portuguesa.

7 - O Sapo Mulher tem muitos queijos e vinho para oferecer: queijos franceses; 2 garrafas de vinho; 1 faca especial para queijos; 1 livro sobre a melhor maneira de servir e saborear queijos e vinhos (com receitas); 1 drop stop (utensílio que impede que o vinho verta sobre a toalha de mesa). Participe até 29 de Outubro 2009.

8 - Suspensão da reciclagem de plásticos mistos é evitável e compromete metas de reciclagem.

9 - Receitas simples e saborosas: Dip de Cenoura e Cominhos e Dip de Baterraba e Grão.

10 - Passatempo "Amália - Coração Independente": o Sapo Mulher tem 20 CD do novo disco para oferecer (até 13 de Outubro 2009).

11 - O Museu de Évora vai estar de portas abertas à noite durante todas as quintas-feiras de Outubro, entre as 18h e as 21h, graças a uma iniciativa do grupo de voluntários.

12 - Quando o sistema de actualizações dá problemas, é difícil saber por onde começar a resolvê-los. Siga o nosso guia e descubra como dar a volta a este contratempo.

13 - Passatempo Joan As Police Woman: o MyGuide e a Uguru convidam-no a assistir ao concerto de Joan As Police Woman no dia 15 de Outubro pelas 23h, no LUX, em Lisboa (convites duplos). Participe até dia 13 Outubro 2009.

14 - Lisboa Restaurant Week: Os melhores restaurantes a 20 euros!

15 - Livro digital sobre a Gripe A para crianças.

16 - A Estante de Livros em conjunto com a Editorial Presença, têm para oferecer 3 exemplares do livro "A Vida na Porta do Frigorífico", de Alice Kuipers (até 11 Outubro 2009).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Semana dos Preços Fantásticos no Mercado da Ribeira
8 a 18 Outubro 2009, 10h às 19h
Mercado da Ribeira
Avenida 24 de Julho
1200-479 Lisboa
Telefone: 213 244 980

"Livros, vinhos, velharias e utilidades estão à venda a preços baixos no Mercado da Ribeira. Os produtos da "Semana dos Preços Fantásticos" têm descontos entre 10% e 40% e as grandes atracções são os livros de fim de edição e os livros manuseados, muitas vezes de edições recentes."

In site AgendaLX
Uma das mais belas Imagens do Planeta Terra

clique na imagem para ampliar

"Imagem capturada pela tripulação da Apollo 17 na sua viagem à Lua, em 1972. Foi a primeira vez que a trajectória da nave permitiu fotografar o hemisfério sul e a calote polar. O resultado foi uma das mais belas imagens do planeta Terra."

In site SNPCultura

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A Tetra Pak dá-lhe a oportunidade de ganhar uma fantástica viagem à Amazónia.
Até 31 Dezembro 2009
http://www.simenoamarelo.pt/9/como-participar.htm

"Para isso só tem de desenvolver uma peça criativa tendo como base as embalagens da Tetra Pak, utilizar a cor amarela e escrever uma mensagem ambiental original.
Veja os passos a seguir e os exemplos:

Peça criativa manual:

1 – Utilize uma ou mais embalagens da Tetra Pak onde o selo esteja visível.
2 – Crie uma peça original com as embalagens, utilize a cor amarela e inclua uma frase ambiental.
3 – Fotografe a sua peça criativa e faça o upload para o site.

O concurso consiste no envio de uma peça criativa, que pode ser um trabalho manual ou digital tendo como base embalagens da Tetra Pak, a cor amarela e uma mensagem ambiental.
As 10 fotografias que reunirem mais votações do público online serão posteriormente apreciadas por um júri que seleccionará o vencedor.
O júri é composto por um elemento da Tetra Pak, um elemento da Elec3city e um elemento da Sociedade Ponto Verde.
O prémio a atribuir ao vencedor é uma viagem à Amazónia (6 dias/7 noites), para duas pessoas."
In site Sim, é no Amarelo

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dramaturgia Viva - Zorra Zúbia
13 Outubro 2009, às 19h
Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa
Tel: + 351 213 250 800
E-mail: geral@teatro-dmaria.pt
www.teatro-dmaria.pt
Entrada Livre

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que são alimentos biológicos?

"Estão cada vez mais na moda, mas nem sempre é claro o que torna um alimento 'biológico'. Tiramos-lhe todas as dúvidas.
Apesar de serem mais caros e nem sempre serem fáceis de encontrar, os alimentos biológicos estão cada vez mais na moda. E mesmo que as pesquisas relativamente aos seus efeitos benéficos na saúde continuem largamente por fazer, o certo é que o facto de estarem livres da grande maioria dos químicos presentes nos alimentos ditos ‘normais' faz com que a aposta neles seja cada vez maior, tanto da parte dos produtores como dos consumidores.
Tecnicamente, o modo de produção biológico é um sistema de produção de base ecológica, que recorre ao uso de boas práticas agrícolas tendo em conta a melhoria da fertilidade do solo, o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola e a qualidade ambiental, bem como o bem-estar animal e a saúde humana. A agricultura biológica não usa pesticidas ou fertilizantes químicos, antibióticos, hormonas de crescimento ou aditivos alimentares. Os alimentos bio também não são geneticamente modificados.
Para proteger os consumidores a legislação comunitária definiu critérios para a classificação dos alimentos como biológicos, os únicos a poderem ostentar o símbolo da UE de ‘AgriculturaBiológica'. Este dá-lhe garantias mínimas de qualidade, no entanto, ainda não é obrigatório pelo que poderá haver alimentos bio que não o ostentem. Adquiri-los em locais referenciados e saber decifrar os rótulos faz pois toda a diferença na hora da compra.
Deve saber que...
...
ser de origem biológica não significa que um alimento esteja completamente isento químicos mas sim que foi sujeito a parâmetros mais exigentes no que respeita aos que são permitidos e ao seu conteúdo máximo.
... um alimento produzido de forma biológica poderá ainda assim apresentar químicos proibidos provenientes de contaminação acidental dos solos (culturas convencionais anteriores ou deterrenos adjacentes) ou do ar, mas serão, por norma, residuais.
... frutas e legumes cultivados sem químicos terão em princípio um valor nutricional mais elevado, com mais vitaminas, mais minerais e mais anti-oxidantes embora ainda não existam dados científicos conclusivos sobre isto.
... comer bio pode não ser ecológico. Como? Comprar tomates biológicos vindos da Austrália pode ser bom para a sua saúde mas o impacto ambiental do transporte até à sua mercearia é muito negativo. Se quiser pensar no planeta poderá até ser mais sensato comer um alimento não bio produzido localmente do que bio vindo de longe. O ideal será, claro, bio local."

Bárbara Bettencourt

in ACTIVA - 29 Set. 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Letras

Quando deponho sobre os teus dedos de frio
uma mão de grinalda e de sonhos
vejo o amanhã inscrito nos teus olhos.

Armando Artur (Moçambique)
Encontrado aqui

domingo, 4 de outubro de 2009

As imagens da semana

Este final-de-semana, houve várias campanhas relacionadas com o Dia do Animal, estive, com outros voluntários, no jardim em frente à Torre de Belém, pela Animais de Rua.
O tempo ajudou e muitas pessoas estiveram presentes.
Houve muitos cães e gatos adoptados (e alguns devolvidos no dia seguinte...) e boas ajudas na recolha de fundos para que as associações/grupos continuem a fazer um magnífico trabalho na ajuda aos animais abandonados, doentes e em sofrimento.
Um apoio incansável, voluntário e de uma profunda dedicação, que nos faz ter esperança num Mundo melhor.
Boa semana.



























A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.
Mahatma Gandhi (1869 - 1948)