sábado, 13 de novembro de 2010

As surpresas da semana

1 - Uma excelente iniciativa da Siala a favor dos animais: Ajude a ajudar! Livros em Saldo. Todos os livros listados no blogue são usados e a condição em que se encontram está referida. O resultado da venda é na integra para ajudar três Associações a fazerem face ás inumeras despesas que têm com os animais recolhidos. Resolvi simplificar a venda dos livros (esta é apenas a primeira lista...), e deixar à liberdade de cada um a quem ajudar com a compra ou até ajudar as três Associações, já que o pagamento será efectuado sempre por transferência bancária directa para os NIBs das Associações. Tenho muitos mais livros para listar, por isso até ao Natal irão aparecer muitos mais! Obrigado.

2 - Cachecol Toronto: As peças tricotadas estão no topo das tendências da estação Outono/Inverno e as lojas estão repletas de acessórios com visual “feito à mão”. Faça você mesma os seus acessórios de tricot sem gastar uma fortuna.

3 - Petição para acabar com a Fome (Petition to end hunger): www.1billionhungry.org . Faça pressão sobre os políticos para acabar com a fome. Assine a petição, e reivindique acção onde quer que esteja. Assine a Petição! Obrigado.

4 - Bonito: Coral Infantil da Universidade de Lisboa, frente à catedral de Estrasburgo.

5 - Passatempo: a Prevenir e Lidel oferecem 10 exemplares do livro «O Sono – Efeitos da sua privação sobre as defesas orgânicas» (participa até 21 Novembro 2010).

6 - Uma das minhas séries favoritas na infância: Les mystérieuses cités d'or.

7 - A Ryanair lançou hoje o seu novo calendário de beneficiência para 2011, onde, para cada mês do ano, pode ver uma das hospedeiras da companhia em biquíni. A portuguesa Vera aparece no mês de Agosto e Cristiana é a cara de Dezembro.

8 - Um site a descobrir: Anouck Boisrobert.

9 - Passatempo: o Club SEAT está a oferecer 60 bilhetes duplos para o concerto da Shakira, no dia 21 de Novembro, no Pavilhão Atlântico. O grande vencedor tem também a oportunidade de subir ao palco para dançar com a Shakira (participa até 16 Novembro 2010).

10 - Coldplay em Guimarães. Banda de Chris Martin faz parte dos festejos de encerramento do Plano de Ação da Fundação Cidade de Guimarães, disse fonte da organização à agência Lusa.

11 - Precisa de uma boa família que a estime para sempre: Cadelinha vítima da maldade humana.

12 - Passatempo National Geographic Channel: ganhe um dos 15 bilhetes duplos para o Jardim Zoológico de Lisboa que a série documental “Grandes Migrações” lhe oferece. Para participar terá de ver a série documental e responder acertadamente a 4 questões e submeter uma frase criativa (participa até 30 Novembro 2010).

14 - Os “Itinerários Temáticos” da Câmara Municipal de Lisboa dão a conhecer alguns dos presépios mais emblemáticos da capital: Presépio da Sé de Lisboa, Presépio da Madre de Deus e o Presépio da Basílica da Estrela.

15 - Ontem, o Turismo do Alentejo conquistava um Global Award na World Travel Market, a maior feira profissional de turismo do mundo, a decorrer em Londres até 5.ª. Pensava-se que era o único prémio do certame para o turismo português, já que mais nenhum estava agendado; mas, surpresa: o pavilhão do Turismo de Portugal acaba de ser galardoado com o prémio para o melhor pavilhão da feira.

16 - Passatempo Miúdos e Graúdos/Nestlé: tira uma fotografia e podes ganhar um fim-de-semana no Badoka Park para dois adultos e duas crianças no Hotel Vila Park em regime de Pequeno-almoço + 4 entradas (para 2 adultos e 2 crianças). Participa até 30 Novembro 2010.

17 - Dispositivo deixa cegos "ver" pessoas e objectos. Uma equipa de 19 cientistas liderada pelo professor Eberhart Zrenner, do Centro de Oftalmologia da Universidade alemã de Tubinga, realizou um conjunto de testes em três voluntários cujos resultados indicam "forte evidência de que as funções visuais dos doentes cegos, devido a distrofia hereditária da retina podem, em princípio, ser recuperadas em grau suficiente para serem usadas na vida diária", lê-se no estudo publicado por estes cientistas na mais recente edição de Proceedings of The Royal Society B, publicação académica especializada (peer review) britânica.

18 - Registe-se! Fazer parte do mundo Vitalis é ter acesso a novidades exclusivas e a ganhar muitos prémios. Registe-se já e boa sorte.

19 - Queria muito este livro: Dançar nas Nuvens de Vanina Starkov, Editora: Kalandraka.

20 - Vale de 20 euros para compras de 100 euros na nova loja Lacoste do Freeport (até 21 Novembro 2010).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sons

Ana Moura - Leva-me aos Fados

Muito bom!
Ecopoupança
Quercus - www.topten.pt

Greenpeace - Guide to Greener Electronics

Sempre que tiver que substituir uma lâmpada ou um equipamento eléctrico e electrónico que lhe seja necessário, procure informação sobre o seu desempenho em termos de sustentabilidade. Para além da etiqueta energética pode ter em conta iniciativas da Quercus como o Top Ten ou da Greenpeace como a Campanha para uma Electrónica Verde.

Pequenos grandes gestos que fazem a diferença!
Obrigado.
Feira de Solidariedade Emaús Caminho e Vida
11 a 14 Novembro 2010, das 13h às 20h
Pavilhão Rosa Mota - Porto

A iniciativa surge no Ano Internacional da Luta contra a Pobreza e Exclusão.
Este evento reveste-se de especial importância uma vez que reverte para a conclusão das obras da nova comunidade de acolhimento da associação Emaús na cidade do Porto.
Durante estes quatro dias, todos os que se deslocarem à Feira da associação poderão encontrar uma panóplia diversificada de artigos de todas as espécies e épocas, novos, usados e restaurados a preços simbólicos.

clique na imagem
Não deite nada ao lixo! Contacte-nos: EMAÚS – Caminho e Vida

In Agência Ecclesia

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pousadas de Portugal
Reserve noite de Sábado, e oferecemos a 6ªF!
Lançamento do Novo Site
Reservas efectuadas no site entre 8 e 12 Novembro 2010
www.pousadas.pt

Pousadas com esta oferta
para ver aqui

Reserve a noite de Sábado e oferecemos a noite de Sexta-Feira! Aproveite os fins-de-semana até 31 Março para uma escapada! A oferta inclui:
1 Noite gratuita de alojamento: Sexta-Feira, com a reserva da Melhor Tarifa Disponível para a noite de sábado; Pequeno-almoço buffet;

* Válido para estadias entre 8 Nov e 30 Março 2011, excluindo Fim de ano e Carnaval.
* Válido em todas as Pousadas excepto Obidos, Belmonte, Marão, Torrão, Mesão Frio.
* A noite de Sábado não pode ser reservada com vouchers, promoções, programas. Não acumulável com descontos de cartões. Podem existir datas fechadas para esta oferta.

NOTA:
O preço total da estadia corresponde ao valor da noite de sábado. O preço médio por noite é um valor indicativo que corresponde a uma média entre a noite de Sábado e a noite de Sexta-feira que é gratuita.

In Pousadas de Portugal

São Martinho: mais que castanhas e agua-pé

A Igreja recorda hoje, 11 de novembro, São Martinho, Bispo de Tours, um dos santos mais célebres e venerados da Europa.
Tendo nascido numa família pagã na Panónia, atual Hungria, por volta de 316, foi orientado pelo pai para a carreira militar. Ainda adolescente, Martinho encontrou o Cristianismo e, superando muitas dificuldades, inscreveu-se entre os catecúmenos para se preparar para o Batismo. Recebeu o sacramento por volta dos vinte anos, mas teve que permanecer ainda por muito tempo no exército, onde deu testemunho do seu novo género de vida: respeitador e compreensivo para com todos, tratava o seu criado como um irmão, e evitava as diversões vulgares.
Tendo-se despedido do serviço militar, foi a Poitiers, na França, junto do santo Bispo Hilário. Por ele ordenado diácono e presbítero, escolheu a vida monástica e deu origem, com alguns discípulos, ao mais antigo mosteiro conhecido na Europa, em Ligugé. Cerca de dez anos mais tarde, os cristãos de Tours, tendo ficado sem pastor, aclamaram-no seu bispo. Desde então Martinho dedicou-se com zelo fervoroso à evangelização no campo e à formação do clero.
Mesmo sendo-lhe atribuídos muitos milagres, São Martinho é famoso sobretudo por um ato de caridade fraterna. Quando era ainda jovem soldado, encontrou na estrada um pobre entorpecido e trémulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto. Queridos irmãos e irmãs, o gesto caritativo de São Martinho inscreve-se na mesma lógica que levou Jesus a multiplicar os pães para as multidões famintas, mas sobretudo a deixar-se a si mesmo como alimento para a humanidade na Eucaristia, sinal supremo do amor de Deus (...) É a lógica da partilha, com a qual se expressa de modo autêntico o amor ao próximo.
Ajude-nos São Martinho a compreender que só através de um compromisso comum de partilha, é possível responder ao grande desafio do nosso tempo: isto é, de construir um mundo de paz e de justiça, no qual cada homem possa viver com dignidade. Isto pode acontecer se prevalecer um modelo mundial de autêntica solidariedade, capaz de garantir a todos os habitantes do planeta o alimento, as curas médicas necessárias, mas também o trabalho e os recursos energéticos, assim como os bens culturais, o saber científico e tecnológico.

Bento XVI (11.11.2007)
In SNPCultura

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Noite no Museu Nacional de Arte Antiga
12 Novembro 2010, 18h00-23h00
Entrada Gratuita
Jantar no Restaurante e Jardim do Museu - 15 euros
Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
Telf.: + 351 21 391 2800
Mail: mnarteantiga@imc-ip.pt
www.mnarteantiga-ipmuseus.pt

Programa completo aqui

clique na imagem para ampliar

Sonata de Outono

E o outono vai-se instalando. A princípio nem parece uma estação. É quase um estado de alma, este tempo assim um pouco vago, em declive delicado, com a chuva ainda rala (mesmo se em alguns dias chega por aí aos tropeções) e o vento que parece um miúdo a aprender a assobiar. Olhamos com íntima estranheza para a brevidade destes primeiros dias, dos quais já não nos lembrávamos. Nas árvores, as folhas tremeluzem, indecisas e iluminadas, transmutadas em incríveis tonalidades. Os frutos têm perfume e sabores densos, tão diferentes daqueles que se saboreiam no verão.
Lembro-me de um poema de Miguel Torga, que gosto de pôr a tocar como uma pequena sonata de outono:

O que é bonito neste mundo e anima,
é ver que na vindima
de cada sonho
fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura que se não prova
se transfigura
numa doçura
muito mais pura
e muito mais nova

Neste arranque de outono, deixo-me demorar nas palavras: "a doçura que se não prova". Tendo o privilégio de acompanhar a vida de muitas pessoas, sei que esta não é uma questão que se possa iludir. Há um momento na nossa vida, ou há momentos nela, em que fazendo um balanço, sentimos que ficámos aquém dos nossos próprios sonhos. Há dias e estações da nossa vida em que nos sentimos mendigos de nós mesmos. Esperávamos isto e aquilo que não aconteceu.
Desejávamos uma plenitude, uma fulgurância, um clarão e o que temos é uma estreita e baça normalidade. Sentimo-nos, sem saber bem como, a viver sob tetos baixos. Há uma espécie de doçura prometida que nos escapa, que fica adiada, que começamos talvez a julgar que já não será para nós, tão inacessível nos assoma. Por vezes, este sentimento vem aos 70 ou aos 40 anos. Mas também surge aos 20 ou aos 30. Recordo aquela frase terrivelmente verdadeira de um romance autobiográfico de Marguerite Duras: «Muito cedo na minha vida foi tarde de mais». Esta difusa melancolia, este sentir que a luz que interiormente nos alumia se tornou fosca e sem alcance são experiências muito alargadas. Por isso se diz que não dependem propriamente da idade os outonos interiores que atravessamos.
Existem é modos diferentes de encarar essa experiência, que, no fundo, nos é tão intrínseca e comum. Podemos desistir simplesmente de esperar, e largamos a vida no parque de estacionamento do pragmatismo mais raso. Podemos trocar a doçura que não conseguimos, por um tipo de acidez quotidiana, uma desconfiança sistemática a que nada nem ninguém escapam, e que se vai espalhando, entre a ironia e o desalento, contaminando tudo. Ou podemos, e esse é o olhar mais necessário, perceber que «a doçura que se não prova/se transfigura numa doçura/muito mais pura/e muito mais nova».
O outono não é, portanto, o fim da história. Se o soubermos agarrar, é sim um ponto de partida avançado, que nos permite essa coisa urgente que é a "transfiguração" da vida, através de um paciente e esperançoso trabalho interior.

José Tolentino Mendonça
In Agência Ecclesia

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ebook "Singulariedades de Uma Rapariga Loira"
Editora Guerra & Paz
Gratuito
www.guerraepaz.net
Para inaugurar o seu novo site, a Editora Guerra & Paz, oferece o Ebook “Singularidades de Uma Rapariga Loira” (formato legível para Iphone e Ipad). Disponível na caixa do canto inferior direito, na primeira página do site.
Cães reconhecem o rosto dos donos

Os cientistas mostraram o quanto os cães dependem da visão do rosto dos seus donos para os reconhecer.
Os investigadores também mediram o quanto os cães preferem olhar para e seguem os seus donos, em vez de a um estranho.
Na revista Animal Behaviour, a equipa descreveu como os cães tinham dificuldade em reconhecer o seu "melhor amigo" humano quando a pessoa tinha a face coberta. O estudo lança mais luz sobre a forma como milhares de anos de domesticação afectaram o comportamento dos canídeos.
Paolo Mongillo, da Universidade de Pádua, Itália, liderou a equipa que desenvolveu este novo estudo. Ele explicou que, apesar de muitos investigadores já terem estudado a forma como os cães interagem com os humanos, ninguém tinha, até agora, investigado de que maneira os animais preferem focar-se numa pessoa em vez de outra, ou até que ponto os cães de companhia "preferem" os seus donos.
E equipa de Mongillo inventou, por essas razões, uma experiência que permitisse medir esses aspectos da interacção.
"Tínhamos o cão numa sala vazia e dissemos ao dono e a outra pessoa, alguém que o cão não conhecia, que atravessasse a sala várias vezes", explica o cientista. "As pessoas atravessaram a sala em direcções opostas, por isso passaram muitas vezes em frente do cão, e medimos quanto tempo o cão olhou para uma das pessoas e não para a outra."
A equipa de investigadores indicou depois às duas pessoas que deixassem a sala através de duas portas diferentes e permitiram ao cão que se aproximasse de uma das portas.
"A maioria dos cães olharam para os seus donos durante a maior parte do tempo e depois escolheram esperar junto à porta por onde o dono tinha saído", diz Mongillo. Ele descreveu que este era um resultado "expectável" mas algo que nunca tinha sido medido anteriormente.
"Se imaginarmos um cão num ambiente real numa cidade ou em qualquer lugar no meio de uma multidão ou de um espaço com muita gente, pode-se perceber como o animal se terá adaptado a dar especial atenção ao seu dono", diz Mongillo.
Na segunda parte do estudo, os cientistas pediram às pessoas que cobrissem os rostos e os voluntários humanos atravessaram a sala com sacos de papel sobre a cabeça.
Durante esta fase da experiência, os cães estiveram menos atentos aos seus donos, o que revelou até que ponto os animais dependiam dos rostos humanos para o reconhecimento.
Os cães selvagens dependem de sinais corporais e dicas de outros animais nos seus grupos sociais mas os estudos, incluindo este último, sugerem que os cães domésticos estão tão sintonizados para com os grupos sociais humanos que parecem ser capazes de reconhecer algumas expressões faciais humanas.
"Provavelmente, esta é provavelmente uma atitude produto de milhares de anos de domesticação", diz Mongillo. Estudos das diferenças genéticas entre cães e os seus ancestrais lobos sugerem que os caninos terão sido domesticados pela primeira vez entre há 15 e 40 mil anos.
No mesmo estudo, a equipa também investigou os efeitos do envelhecimento na atenção dos cães. Descobriram que os cães envelhecidos, com mais de sete anos, eram menos capazes de se focar no seu dono e também tinham menor probabilidade de escolher a porta do dono.
"Já existiam estudos que mostravam que o envelhecimento dos cães é semelhante ao humano em termos de perdas cognitivas", diz Mongillo. Por isso, o estudo do envelhecimento nos cães pode ajudar a nossa compreensão do envelhecimento humano, bem como o das doenças animais relacionadas com a idade.

News of the Wild

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sons

Wim Mertens - Struggle for Pleasure

Lindooo!
Pesquisadores Australianos Criam Teste de Datação para Vinhos

Pesquisadores australianos criaram um teste para determinar a idade dos vinhos graças ao carbono-14, que permite definir com exatidão o ano de engarrafagem, o que evitará fraudes no envelhecimento da bebida.
O teste, inventado pela Universidade de Adelaide, usa a diferença entre o carbono-12 e o carbono-14, dois isótopos presentes no gás carbônico absorvido por frutas como a uva. O carbono-12 é estável enquanto o carbono-14 é radioativo e sua quantidade varia dependendo dos anos.
A equipe mediu os níveis de carbono-14 no açúcar fermentado de 20 vinhos australianos de 1958 a 1997. Depois comparou os resultados com as mostras radioativas da atmosfera e conseguiu determinar o ano exato de cada vinho.
Estabelecer a idade do vinho com o mesmo rigor que a de um fóssil é um caminho para evitar fraudes no envelhecimento dos vinhos caros, que representam em torno de 5% do mercado.
Mas, por enquanto, o teste é difícil e caro, porque requer um aparelho sofisticado: um espectrômetro de massas com acelerador.

In Enoteca
Mestrado em Publicidade e Marketing - Inquérito

No âmbito da tese de dissertação “A nova abordagem do Webmarketing aliada ao comportamento do consumidor”, pretendo saber de que forma a início do webmarketing afecta o comportamento dos consumidores.
Este estudo pretende ainda compreender o comportamento dos consumidores portugueses face às plataformas digitais, quer ao nível das suas preferências, motivações, actividades pessoais e profissionais, quer ao nível da sua relação com os media online.
Este questionário é de natureza confidencial. O tratamento deste, por sua vez, é efectuado de uma forma global, não sendo sujeito a uma análise individualizada, o que significa que o seu anonimato é respeitado. Assim, solicito que as suas respostas sejam autênticas de modo a contribuir para a validade e fiabilidade desta investigação.
Obrigado pela sua colaboração.

Liliana Barata

domingo, 7 de novembro de 2010

As imagens da semana

V

Chorava.

Dizia:
fiz tudo
errado.
Como se fosse Deus.

António Rêgo Chaves (1939)
Três Vezes Deus