sábado, 8 de setembro de 2012

As surpresas da semana

1 - Descobertas em Portugal novas populações da rara borboleta-azul

2 - Cientistas propõem pequenas alterações nas estradas para evitar morte de animais

3 - Passatempo: o Millennium BCP e o Continente oferecem 5 prémios no valor de 100€ cada em Cartão Continente (participa até 23 Setembro 2012).

4 - Seaside abre três novas lojas. Marca Portuguesa tem mais de 70 lojas em todo o país.

5 - Vale a pena conhecer: Ervanária Rosil, Rua da Madalena, Nº257 – Lisboa

6 - Passatempo: A The Body Shop volta a associar-se ao Boas Notícias para presentear os leitores com 6 kits de beleza que contêm um Body Butter, um Body Scrub e uma embalagem de Gel de Banho, da nova linha de produtos Vineyard Peach (com aroma de pêssego). Para ganhar um destes kits da The Body Shop basta que envie a resposta à seguinte questão para o email passatempo@boasnoticias.pt até dia 15 de Setembro de 2012.

7 - SPEA apela a voluntários para acção de limpeza em Sagres

8 - A BARC é uma associação sem fins lucrativos constituída com o objectivo de formar e manter, permanentemente, uma equipa operacional de cães de Busca e Salvamento e respectivos guias que possam ser chamados para colaborar em acções de busca e salvamento no País ou no estrangeiro

9 - Regista-te no novo site da Iglo e ganhas um vale de 1 euro para qualquer produto (1000 primeiros) e ainda podes ganhar 1 Varinha Mágica Philips por semana (participa até 30 Setembro 2012).

10 - O remake da adaptação do romance de Jorge Amado ao ecrã, que sacudiu o país em 1977, estreia-se segunda-feira na SIC

11 - 'Linhas de Wellington' brilha em Veneza

12 - Passatempo “Ganhe 1 Bimby com Alpro”: o mais original ganha 1 robot de cozinha Bimby e os primeiros 10.000 vales de desconto Alpro (participa até 7 Outubro 2012).

13 - A cerca do castelo, no terreiro de Santiago, em Óbidos, recebe, a partir do próximo dia 10 de setembro, uma réplica do Templo egípcio de Abu Simbel. Construído em tamanho quase real, este complexo inclui um Museu com 12 metros de largura por 21 de comprimento.

14 - Petição quer impedir fim do minicomboio da Caparica

15 - Passatempo: a Strazzera e o Sabor do Ano têm para oferecer um cabaz composto pelos produtos reconhecidos Sabor do Ano 2012 (participa até 16 Setembro 2012).

16 - As Associações ambientalistas LPN, Quercus, GEOTA e FAPAS, o Movimento de Cidadãos em Defesa da Preservação do Tua e a ICOMOS foram recebidas, no passado dia 5 de Setembro, em audiência pelo Senhor Presidente da República. A reunião teve como ponto principal a construção da Barragem de Foz Tua, e ao longo da mesma, as Associações tiveram a possibilidade de explicar a motivação ambiental, social e económica que suporta a contestação à construção desta Barragem.

17 - Variedade de morango 'Pineberry', quase exinta. A nearly extinct type of Strawberry is now being marketed in Europe. It is white in color and has deep-set red seeds. It tastes like a pineapple and hence is named "Pineberry".

18 - Vale de Desconto H&M Kids (válido até 23 Setembro 2012)

19 - Vídeo: Festival de vídeos de gatos anuncia vencedor. O videoclipe chamado "Henri 2", que mostra os pensamentos existenciais de um gato, consagrou-se campeão em um festival em Minneapolis.

20 - Vídeo: Não abandone o seu animal de estimação!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Atualizado Regime de Classificação de Árvores e Arvoredos

Associação Árvores de Portugal
http://www.arvoresdeportugal.net

Foi aprovado, e publicado em Diário da República, o regime jurídico da classificação de arvoredo de interesse público, Lei n.º 53/2012 de 5 de setembro, o qual revoga o Decreto-Lei n.º 28 468, de 15 de fevereiro de 1938.
Como pontos positivos desta nova legislação, destacamos a possibilidade de os municípios poderem aprovar regimes próprios de classificação de arvoredo de interesse municipal. De igual modo, parece-nos importante a atualização das coimas, nos casos de danos infligidos ao arvoredo de interesse público, bem como, em simultâneo com a coima, poderem ser aplicadas outras sanções acessórias. Positiva é, igualmente, a possibilidade do pedido de classificação poder ser feito, em formato eletrónico, através de um formulário a disponibilizar na página na Internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Aquando da discussão do Projeto de Lei n.º 174/XII/1.ª, que culminou na supracitada aprovação da Lei n.º 53/2012, a Árvores de Portugal foi convidada a pronunciar-se sobre o mesmo. Segue a reprodução da opinião expressa na altura, por escrito, à Comissão de Agricultura e Mar:

A associação Árvores de Portugal vê como positiva a aprovação do Projeto de Lei n.º 174/XII/1.ª, relativo ao Regime Jurídico da Classificação de Arvoredo de Interesse Público, pelos motivos a seguir apresentados:
  • Mantém a classificação de espécimes isolados e de conjuntos arbóreos, atribuindo-lhes um estatuto semelhante ao que existe atualmente para o património construído e histórico.
  • Mantém, tal como referido no Artigo 2º, motivos de ordem cultural ou paisagística, entre outros, como justificativos para a classificação de arvoredos, não se limitando a características quantificáveis, como o porte ou a idade da árvore.
  • Propõe a simplificação do processo de classificação, através da criação de um formulário eletrónico com essa finalidade, tal como referido no ponto 3 do Artigo 3º.
  • Define uma zona de proteção de 50 metros (ponto 7 do Artigo 3º) e aclara, no Artigo 4º, as restrições ao nível das intervenções que podem danificar este património natural. Parece-nos particularmente importante o ponto 3 do referido artigo, onde se menciona o apoio técnico a prestar pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., sempre que se julgue necessário intervir sobre as árvores em questão.
  • Consideramos como aspeto mais inovador e positivo das alterações propostas pelo PJL nº 174/XII/1ª, o referido no ponto 8 do Artigo 3º, onde se menciona a possibilidade de poderem ser criados regimes de classificação de arvoredo de âmbito municipal.
  • Por último, atualiza os valores das coimas a aplicar no caso de contraordenações.
Em jeito de conclusão, e apesar de estarmos cientes não ser esse o propósito do que irá ser discutido na referida audição parlamentar, gostaríamos de sublinhar que, para a associação Árvores de Portugal é essencial o reforço de meios humanos, dentro da estrutura e da orgânica do futuro Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, como forma de garantir uma correta salvaguarda do riquíssimo património natural, cultural e paisagístico constituído pelas árvores de interesse público.
Recordamos que no âmbito da orgânica da Autoridade Florestal Nacional essa incumbência estava atribuída a um único técnico nos serviços centrais que, entre outras tarefas, tinha que visitar e avaliar o estado fitossanitário, de forma periódica, das centenas de árvores classificadas em todo o país. Também ao nível das delegações regionais será necessário clarificar quais os técnicos que ficarão com o encargo de avaliar as árvores propostas para classificação e com o dever de proceder ao apoio técnico, sempre que solicitado pelos proprietários de árvores classificadas.

in Associação Árvores de Portugal

Incêndios florestais - Expansão descontrolada do eucalipto deve ser travada

A recente vaga de fogos florestais, desta feita no centro do país, confirma que continuam a ser usadas de forma descontrolada queimadas e ações análogas, a par dos crimes de fogo posto. Estando estas ocorrências, não raras vezes, associadas à falta de ordenamento florestal e de gestão ativa nas áreas de pinhal-bravo e eucaliptal, este é um cenário favorável à proliferação de incêndios de forma exponencial, sobretudo em condições meteorológicas favoráveis, como presentemente verificado.
Foram detectadas folhas de eucalipto queimadas a mais de 10 Km dos incêndios que não chegaram a originar novos focos. Contudo, convém referir que é frequente as folhas ou cascas incandescentes situadas a escassas centenas de metros estarem na origem de novos fogos, dificultando o combate e colocando em causa a segurança de pessoas e bens nos espaços rurais.
Só no incêndio da Mata em Ourém arderam mais de 6000 hectares de eucalipto e pinheiro-bravo em menos de 24 horas, numa área que já tinha ardido há 7 anos, nos grandes incêndios de 2005. Estamos claramente perante um exemplo em que à manifesta falta de gestão na maioria da área acrescem as plantações intensivas de eucalipto sem qualquer planeamento que pudesse promover a defesa da floresta contra os incêndios.
Os programas de investimento florestal para as plantações e gestão de matos encontram-se bloqueados por serem demasiado burocráticos e terem níveis de apoio baixos para os proprietários florestais, os quais optam frequentemente pela inação.
A Quercus considera necessária uma estratégia de longo prazo com melhores políticas agro-florestais, que promova o investimento público na floresta autóctone, com recurso a diversas espécies mais resistentes ao fogo, como os carvalhos.
A Quercus, para além de advogar a manutenção da interdição de plantação de eucaliptos nas áreas ardidas por um período de 10 anos, situação que nem sempre é cumprida pelas autoridades, considera ainda que deve ser proibida a conversão do uso do solo de pinhal ou floresta de regeneração natural para eucaliptal pelo mesmo período, devido ao recente aumento da área de eucalipto, pois, caso contrário, coloca-se seriamente em risco a diversificação da floresta portuguesa.
Caso o Governo aprove o novo regime, já anunciado, de arborização e rearborização para viabilizar a expansão das monoculturas de eucalipto sem condicionantes, aumentarão, mais ainda, os problemas decorrentes da falta de ordenamento, com a propagação de grandes incêndios que colocam em causa não apenas a sustentabilidade da floresta, mas a segurança de pessoas e bens.

Lisboa, 4 de Setembro de 2012
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Quercus defende a manutenção da interdição, sem exceções, de plantações de eucaliptos nas áreas ardidas por um período de 10 anos

in Quercus

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cruzeiros enoturísticos no rio Tejo

Casa Mãe da Rota de Vinhos
Largo de S. João - Palmela
Tel.: 212 334 398
info@rotavinhospsetubal.com
http://www.rotavinhospsetubal.com

Se aprecia um agradável passeio de barco por que não seguir a sugestão da Rota de Vinhos da Península de Setúbal? Organizam passeios de barco no rio Tejo com provas de vinhos comentadas por enólogos acompanhada pela degustação de produtos regionais.

Início: 17h, Cais das Colunas, Terreiro do Paço, Lisboa
Duração: 2h30
Valor: 35,00€. Crianças até 12 anos: 17,50€

in Cruzeiros enoturísticos no rio Tejo

Festival das Estátuas Vivas - Estátuas na terra dos templários

9 a 11 Setembro 2012
http://estatuasvivas.ipt.pt/festival.asp

Ao Convento de Cristo, ao castelo templário e ao magnífico centro histórico tomarense junta-se um novo motivo de interesse: o Festival das Estátuas Vivas que traz artistas nacionais e estrangeiros a Tomar e anima a cidade durante vários dias. Não perca e venha ver de comboio.
Aproveite as boas ligações ferroviárias de Tomar e venha visitar uma das mais bonitas e bem conservadas cidades portuguesas. O centro histórico está bem conservado e parcialmente reservado aos peões. Numa das colinas que dominam a cidade agigantam-se o Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO, e o castelo fundado pelos monges guerreiros templários. A gastronomia e os vinhos recomendam-se e, a juntar ao grande cartaz turístico da cidade – a Festa dos Tabuleiros – há, uma nova atração estival: o Festival das Estátuas Vivas.

Património da Humanidade
Há monumentos que, sendo extraordinários, são representativos de uma só época ou estilo arquitectónico. Não é este o caso do Convento de Cristo, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Ao longo dos séculos foram-se justapondo diferentes estéticas e influências, desde a fascinante igreja circular de inspiração bizantina e oriental – a Charola, alvo de recente e bem conseguido restauro – até sucessivos claustros que percorrem o gótico, a renascença e o maneirismo. E, sobretudo, esse ponto alto do manuelino que é a famosa Janela da Sala do Capítulo onde, no tempo de D. Manuel I, se gravou toda força e simbolismo do manuelino, com proliferação de elaboradas representações de motivos marítimos, esferas armilares, etc. E das vizinhas muralhas do castelo templário, terá a melhor vista sobre Tomar.
Imagine que chega a Tomar de comboio, desce na estação e, à medida que atravessa o Jardim da Várzea Grande na direção da Praça da República e da Corredoura, vai encontrando pelo caminho as mais inesperadas e simbólicas personagens: o Infante D. Henrique, Fernando Pessoa, o capitão Salgueiro Maia ao lado do blindado com que cercou o Quartel do Carmo, etc. Não se assuste: não está a sonhar, nem a sofrer de alucinações, apenas se deu o caso de ter chegado à Cidade dos Templários em pleno Festival das Estátuas Vivas.
Durante um fim de semana alargado este festival que, todos os anos no final do verão, traz a Tomar artistas vindos de Lisboa, Porto ou Barcelona, tornou-se num dos cartazes turísticos de Tomar. A par, claro está, desse peso pesado do turismo luso que é a grandiosa, colorida e movimentada Festa dos Tabuleiros.
Mas, seja de verão ou de inverno, esta cidade merece sempre a sua visita. Passeie na medieval e pitoresca Rua Direita que liga os dois principais jardins da cidade: a Várzea Grande, junto à estação ferroviária e a Várzea Pequena junto ao Parque do Mouchão, à saída para Leiria e ao Hotel dos Templários. Tal como em todas as cidades medievais portuguesas, as duas ruas principais, neste caso a Rua Direita e a Corredoura/Rua Serpa Pinto (reservada aos peões) cruzam-se na praça nobre da cidade, a Praça da República, enobrecida pelos quinhentistas paços do concelho, pela igreja matriz dedicada a São João Baptista e pela estátua do mestre templário Gualdim Pais, fundador de Tomar.
E remate o passeio confortando o corpo e a alma: almoce ou jante à beira do rio Nabão provando os famosos queijos frescos locais, a perdiz ou o frango na púcara, apara além das silercas (cogumelos selvagens), tudo regado com os saborosos vinhos da região; e visite o Convento de Cristo, Património da Humanidade, repositório de artes e estilos, incluindo o manuelino da famosa Janela da Sala do Capítulo e a obra-prima maneirista que é o Claustro dos Filipes.
Escusado será dizer que a forma mais confortável, segura e amiga do ambiente de fazer esta viagem é de comboio, que, além do mais, lhe oferece diversas ligações diretas diárias para Lisboa, com as paisagens da beira-Tejo por companhia.

in CP – Comboios de Portugal

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Infovini - O Portal do Vinho Português

Infovini-Vinhos de Portugal
Rua de Assis Vaz, 27
4200-096 Porto
Tel.: (+351) 220 931 001
E-mail: infovini@infovini.com
http://www.infovini.com

O Infovini – Vinhos de Portugal é um projecto que tem como objectivo ser o paradigma da utilização da Internet para a divulgação e promoção do vinho português e da cultura do sector, quer a nível nacional quer internacional.
A missão do portal Infovini é a formação de uma comunidade alargada constituída por utilizadores ligados ao sector e consumidores, motivados e capazes de partilhar conhecimentos e experiências relacionadas com o vinho e a sua cultura.
A promoção cuidada do vinho português no canal Internet é fundamental para transmitir uma imagem de inovação e qualidade aliada à tradição e singularidade dos vinhos nacionais. Deste modo, o portal Infovini é um instrumento de marketing indispensável para o sector, abordando de forma segmentada os diferentes tipos de utilizadores, sejam eles profundos conhecedores ou consumidores novatos.
A informação disponível no Infovini permite diferentes níveis de interacção, sempre orientados para a acção e para o conhecimento. Assim, o consumidor iniciado pode esclarecer dúvidas tão diversas como a forma de fazer um vinho do Porto, os aderentes de uma rota na região de Setúbal e o percurso viário para lá chegar, ou a pesquisa de informação sobre uma determinada marca. Uma área de acesso restrito permite a gestão de uma adega virtual, acrescentando comentários pessoais a cada vinho da lista pessoal, bem como a criação de uma lista de eventos ou páginas preferidas. Produtores e engarrafadores têm a possibilidade de interagir com a informação dos seus produtos, disponibilizando notas de prova, informação sobre prémios e fichas técnicas.
Actualmente, o portal Infovini – Vinhos de Portugal, é apoiado financeiramente ao abrigo de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. e o INEGI para desenvolvimento e gestão do Portal Infovini.

in Infovini

Adegas do Tejo abrem portas e vindimas às visitas

8 e 9 de Setembro 2012
http://cvrtejo.pt
 
Programahttp://cvrtejo.pt/dlds/Programa_Portas_Abertas_Tejo_2012.pdf
 
Vários produtores do Tejo vão abrir as portas das suas adegas para receber visitantes. Durante dois dias, poder-se-á vindimar e participar nas várias actividades organizadas pelos produtores.
A Comissão Vitivinícola do Tejo volta a lançar este ano uma iniciativa que irá levar turistas e apreciadores das artes do vinho a visitarem as adegas do Tejo e a participarem em todo o processo da vindima nos dias 8 e 9 de Setembro. São esperados mais de dois mil participantes.
Vinte produtores da região Tejo aliaram-se ao projecto e apresentaram várias propostas de animação. Para os dois dias de iniciativa está já reservado um leque de actividades. Vão poder fazer-se provas de vinhos, de mostos e doces regionais, passeios de charrete e tractor, participar em almoços nas adegas e assistir a vários espectáculos.
Nesta edição do Portas Abertas do Tejo, os visitantes vão receber algumas ofertas especiais e terão também direito a vários descontos na compra de vinhos nas lojas dos produtores que fazem parte desta iniciativa.
“De ano para ano, verificámos que os produtores aderentes encaram esta acção com entusiasmo renovado e preparam programas de actividades cada vez mais completos e criativos, pensados para cativar e aproximar as diferentes gerações de visitantes das tradições e da cultura do vinho”, disse José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, em comunicado.

Adegas participantes
Agro Batoréu, Alveirão, Casa Cadaval, Casa Paciência, Casal do Conde, Companhia das Lezírias, Falua, Fiúza & Bright, Herdade dos Templários, João Barbosa, Pinhal da Torre, Quinta da Alorna, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha, Quinta do Falcão, Quinta Vale de Fornos, Quinta Vale do Armo, Quinta da Lagoalva, Quinta da Atela Pinhal da Torre (Alpiarça), Quinta da Ribeirinha (Santarém), Herdade dos Templários (Tomar), João M Barbosa Vinhos (Rio Maior) e Casal Cadaval (Muge) são alguns dos vinte nomes que fazem parte da lista dos produtores participantes desta edição.
 
in Fugas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

'Não Deixe os Lobos Sem Abrigo/Don't Let our Wolves Become Homeless

http://lobo.fc.ul.pt
http://twitter.com/GrupoLobo

Faltam somente 26 dias para terminar a campanha internacional de financiamento colectivo (crowdfunding) ''Não Deixe os Lobos Sem Abrigo/Don't Let our Wolves Become Homeless"' lançada pelo Grupo Lobo para aquisição dos terrenos onde o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) tem estado localizado nos últimos 25 anos.
Apesar do trabalho desta instituição em prol da conservação do Lobo Ibérico ser amplamente reconhecido (recebeu diversos prémios nacionais e internacionais, como o prémio BES Biodiversidade e o Ford Motor Company Award), se não conseguir adquirir os 17 hectares de terreno onde está localizado o CRLI este será forçado a fechar as instalações, colocando em risco a continuidade de um trabalho de referência e os próprios lobos do Centro, conferindo dramatismo ao apelo desta organização.
Ainda que o total das contribuições realizadas até ao momento já tenha ultrapassado os 32.000 dólares (batendo o recorde de projectos portugueses apresentados em portais de crowdfunding), restam pouco mais de 3 semanas para se atingir os 250.000 dólares estabelecidos pelo Grupo Lobo como objectivo da campanha e que lhe permitirá cobrir a totalidade dos custos associados à necessária compra dos terrenos do CRLI, pelo que é urgente contribuir e divulgar a página da campanha.

Obrigado e agradecemos a mais ampla divulgação da campanha.
Rui Borralho - Naturlink
Don’t let our wolves become homeless” is a campaign to raise money to buy the 17-hectare site on which the Iberian Wolf Recovery Center (IWRC) has stood for the last 25 years. Today, the survival of the Center is at risk and depends entirely on the purchase of this land. If we don't reach the necessary target, we risk having to find another site to start all over again.
Your contribution is critical for the continuation of this project. By having your support we can provide rescued wolves with a safe and natural habitat and create a new future for this fascinating predator.
JOIN the IWRC PACK!
 
Grupo Lobo, the responsible for the IWRC, is an independent non-profit NGO founded in 1985. Grupo Lobo works to conserve the Iberian wolf (Canis lupus signatus) and its habitat in Portugal, where the wolf population has been declining for many decades. Grupo Lobo's mission is to provide accurate and updated information about the wolf, to contribute to the development of scientific studies about the species, to educate and to raise awareness among the general public of the importance of this predator and promote practical conservation measures that increase coexistence between man and wolf.
The work of Grupo Lobo has been recognized nationally and internationally by being awarded with several prizes such as:
  • 1987 – An honorable mention in the international competition The Rolex Awards for Enterprise, with the Signatus Project
  • 2001 – Joint 1st prize of the “Ford Motor Company Award” for Conservation and Environment
  • 2010 – 1st prize BES Biodiversity Award, with the project “Keep the wolf in Portugal - from theory to practice”
For further information please go to http://lobo.fc.ul.pt/UK

The IWRC
In 1987, Grupo Lobo created the Iberian Wolf Recovery Center (IWRC), aiming to provide a suitable environment for wolves that cannot live in the wild – giving wolves that have been rescued from inappropriate captivity, or are injured or disabled, a safe and secure sanctuary. The IWRC is located in central Portugal, in Picão (Mafra), about 30km from the Portuguese capital of Lisbon.
Now 25 years old, the Iberian Wolf Recovery Center, has already received more than 100,000 visitors from around the world. The Center has a volunteer program for those, over the age of 18, interested in wildlife conservation. It also has an adoption program that enables people to adopt one or more wolves, helping to keep them in excellent conditions that mimic their environment in the wild.

What We Need & What You Get
Buying the site of the Iberian Wolf Recovery Center, to allow the wolves to have a permanent home, is of critical importance to Grupo Lobo. The IWRC is extremely important in terms of wolf conservation as it not only provides the rescued wolves with a safe home but also allows scientists and the general public to get to know this important predator in as near-to-natural conditions as possible.
We need your help to raise the funds - $250,000 – which are required to buy the land for the wolves. You can make the difference and be part of the pack that will save this endangered species!
Grupo Lobo urges you all to contribute towards the purchase of this important site. Any donation, however small, will helps us and can make a difference - together we can win this fight. We have a number of cool perks for you! Be part of our project and help us to save the wolves.
Our wolves count on your support!

The Impact
With your help we will continue our mission, making a decisive contribution to the conservation of the Iberian wolf, a unique subspecies and a noble and fascinating animal which is the focus of so many traditions, myths and fables throughout the world.
The wolves that find refuge here play an important role in raising awareness of the wolf’s plight and contribute to the conservation of the species, being true ambassadors of wolves in the wild. Every year, thousands of people have their first glimpse of a wolf in the Centre, and are made aware of the dangers that this species faces in the wild under the constant threat of extinction in Portugal.

Other Ways You Can Help
Even if you can't make a donation, you can still contribute to this cause and make the difference by spreading the word:
  • Please talk about this campaign with your family, friends, colleagues... everyone!
  • Tell them that every $5 will help the wolves have a home for life.
  • Share this in your personal mail, Facebook, Twitter...
  • Visit our website http://lobo.fc.ul.pt
  • Become a friend of Grupo Lobo at Facebook
  • Follow us on Twitter
  • Use the Indiegogo share tools!
Help us to spread the word and thank you so much for saving our wolves home!

in Help the Iberian Wolf

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bolo de Água

Ingredientes
6 ovos
8 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de azeite
380g de açúcar
250g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de chaminé com margarina e polvilhar com farinha. Reservar.
Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.
Noutra taça bater as gemas juntamente com a água. Adicionar o açúcar e o azeite e voltar a bater muito bem. Juntar a farinha juntamente com o fermento e envolver até estar bem misturado. Ir acrescentando colheradas das claras em castelo e mexer delicadamente de baixo para cima, sem bater. Quando a mistura estiver homogénea e fofa, colocar na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar e desenformar.

in As Receitas Lá de Casa

A de Água

Gerês, Vidago, Caramulo, Luso, Serra de São Mamede, Monchique, Marão, Serra da Estrela... Ficaríamos um dia inteiro a falar destes e de outros locais que bem poderiam tornar Portugal num autêntico roteiro da água. Ainda assim, a água é um componente tão básico da nossa alimentação que, na maioria dos dias, nos esquecemos dela.

As recomendações existentes para a ingestão diária de água (2l e 2,5l para mulheres e homens, respectivamente) parecem, à primeira vista, inatingíveis, desmotivando-nos para o seu consumo - “se não consigo beber isso tudo, nem vale a pena tentar”. Esqueçamos as recomendações e foquemos a nossa atenção na criação de estímulos que nos permitam beber mais água do que actualmente. Um bom exemplo é a recente moda de ingerir um ou vários copos de água em jejum. Quente, fria, morna, com um dente de alho, com gotas de laranja e limão, de tudo se apregoa com vista a “desintoxicar” o nosso organismo ou a fazer uma “activação geral” do mesmo.
Independentemente do que adicionar, o importante é que pura e simplesmente beba água porque durante o sono ocorrem perdas hídricas significativas pela respiração e, ao acordar, mais do que pedir que o “desintoxique”, o organismo pede que o hidrate. Deste modo, a ingestão de água logo pela manhã deve ser tornada uma rotina tal como é o duche e o pequeno-almoço. Uma outra rotina matinal fundamental para a monitorização do seu estado de hidratação é a vigilância da cor da urina, que deve ser o mais próxima possível da “cor” da própria água (ou seja, incolor ou transparente). Para que tal ocorra, a ingestão de alimentos ricos em água - como fruta e legumes, sopas, ensopados e arrozadas - ajuda, mas não é suficiente. Temos de encarar a água da mesma maneira que o telemóvel ou a carteira, sem os quais nos sentimos “despidos” quando nos esquecemos deles em casa. No carro, na secretária ou na carteira, a água tem de estar lá para criarmos mais um estímulo à sua ingestão.
Pode parecer um pormenor insignificante, mas muitos dos “mini-problemas” que nos dificultam o dia de trabalho não são mais do que sintomas de desidratação. Se pensarmos que, apesar de ocupar apenas 2% do nosso peso corporal, o cérebro recebe 20% do nosso fluxo sanguíneo, constatamos que uma diminuição desse fluxo (como acontece quando estamos desidratados) o deixa a funcionar a “meio-gás” e como tal as dores de cabeça, o cansaço e as dificuldades de concentração podem ser simplesmente resolvidos com um (ou vários) copo(s) de água à nossa frente.
Portugal tem um cardápio fantástico quando falamos em água, sendo a nossa riqueza hidromineral reconhecida historicamente. Muitas vezes só lhe damos o devido valor quando cruzamos a fronteira e desde logo sentimos que aquela não é a “nossa” água. Por isso, “faça as pazes” com a água e passe mais tempo com ela durante o dia.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

domingo, 2 de setembro de 2012

As imagens da semana


Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,

Se cada ano com a primavera
As folhas aparecem
E com o outono cessam?

E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

Ricardo Reis, in Odes
Heterónimo de Fernando Pessoa