sábado, 26 de maio de 2012

As surpresas da semana

1 - Governo alarga protecção a aves selvagens nas Berlengas

2 - A Reserva Natural Local do Estuário do Douro, em Gaia, passou a integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas, anunciou esta segunda-feira o vice-presidente da Águas e Parque Biológico de Gaia, Nuno Oliveira.

3 - Promoção Terra Nostra: na compra de duas embalagens Terra Nostra Fatias 2x225gr veja como receber gratuitamente 6 litros de Leite Terra Nostra meio gordo (participa até 31 Julho 2012, limitada à oferta de 120.000 litros de leite)

4 - Lindo: Tatuagens Históricas Portuguesas

5 - Cortiça ganha cor na nova colecção de acessórios da empresa portuguesa Pelcor

6 - Passatempo: a foto mais criativa recebe um Sony Ericsson TXT, a segunda um Headset Stereo MH410 e a terceira um bilhete duplo para o cinema (participa até 31 Maio 2012).

7 - Johnny Deep foi ‘adoptado’ pela Nação Comanche

8 - Em Viena, abriu o Cafe Neko. Mas não é apenas mais uma sala de bem-estar na capital austríaca, é um verdadeiro café dos gatos: é que, no Neko, os anfitriões são cinco felinos.

9 - Passatempo: "As melhores Férias da Minha Vida" nas páginas do Facebook Pestana e Pousadas. O prémio são 7 dias de férias num dos Pestana Hotels and Resorts espalhados pelo Mundo ou numa das Pousadas de Portugal (participa até 22 Junho 2012).

10 - A cantora portuguesa Dulce Pontes vai cantar para Bento XVI no dia 2 de junho, durante o 7.º Encontro Mundial de Famílias que decorrerá na cidade italiana de Milão. A artista foi convidada a participar na “Festa dos Testemunhos”, que reunirá atores, uma orquestra sinfónica, coros de Gospel, bandas pop e de “world music”, assim como artistas de circo.

11 - Esta imagem ficou em primeiro lugar no concurso italiano de fotografia de natureza - VI ASFERICO 2012 na categoria: Plantas e Fungos. De Luís Quinta

12 - Para pedir Amostras Tampax.

13 - Simplesmente delicioso

14 - Uma delícia de blogue: Sabores da Gula

15 - Niiiws, uma nova aplicação gratuita para iPad que agrega as notícias da imprensa portuguesa mais partilhadas nas redes sociais, atingiu em oito horas o primeiro lugar das aplicações gratuitas na loja da Apple portuguesa.

16 - Desde que a lei entrou em vigor, em meados de 2007, a interrupção voluntária da gravidez (IVG) custou aos cofres do Estado quase 45 milhões de euros. Contas feitas, em média, cada aborto custa quase 700 euros ao Serviço Nacional de Saúde. Os números são revelados numa resposta do Ministério da Saúde a deputados do CDS, que questionaram o governo sobre os encargos da IVG para o sistema público de saúde.

17 - Portugal continua com a mais baixa percentagem de população com ensino secundário e é dos países menos satisfeitos com a vida, de acordo com o relatório da OCDE que desde o ano passado avalia o bem-estar em 36 países, apoiando-se em 11 indicadores.

18 - Ocupado – Penduradores para a casa-de-banho: descarregue gratuitamente.

19 - As históricas gares de Lisboa e Porto continuam a somar pontos nos tops mundiais das estações de comboios mais bonitas do mundo. Desta feita, foi o guia cultural norte-americano Flavorpill a colocar Rossio e São Bento no seu top 10.

20 - O Jardim Zoológico está de Parabéns! Dia 28 de maio completa 128 anos. São mais de 100 anos dedicados à conservação, investigação e reprodução de espécies em vias de extinção. Mas não só. São 128 anos dedicados ao público que visita diariamente este espaço centenário. É aqui que são passados momentos inesquecíveis em família e, mais do que tudo, são construídas memórias.

21 - Made in Portugal: Viarco - Pack´s com 50% de desconto. Promoção Dia Mundial da Criança

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ANTARTE - Campanha de 50% desconto em todas as lojas durante dez dias

Até 5 Junho 2012
Telf.: +351 224 119 350
Email: antarte@antarte.pt
www.antarte.pt

Mário Rocha, administrador desta empresa portuguesa fundada há 12 anos e que conta com 13 lojas em Portugal, uma na África do Sul e outra aberta recentemente na Suiça, justifica a promoção com “a actual conjuntura económica” que “obriga” a empresa “a olhar em permanência para o mercado, ajustando cada momento às reais necessidades dos clientes”. Trata-se de uma oportunidade excepcional para que os portugueses possam comprar as últimas novidades de um “produto nacional, concebido, desenvolvido e produzido exclusivamente em Portugal"

Encontre a loja mais perto de si: http://www.antarte.pt/lojas.php

A Antarte lança uma campanha promocional que oferece um desconto de 50 por cento em todos os artigos da colecção, válida até ao próximo dia 5 de Junho. “10 dias a preços excepcionais” é o mote desta campanha, que, para além da redução de preço, oferece ainda um desconto adicional de 1% por cada mil euros de compras. A decorrer nas lojas aderentes, esta acção promocional permitirá aos clientes e apreciadores da marca adquirirem peças a preço de fábrica.
"A actual conjuntura económica obriga-nos a olhar em permanência para o mercado, ajustando cada momento às reais necessidades dos nossos clientes. Daí termos decidido avançar com esta promoção, colocando ao alcance de todos os produtos da Antarte, onde qualidade e design se juntam na criação de peças exclusivas”, justifica Mário Rocha, administrador da Antarte. "Com esta redução de 50% nos preços em todo o mobiliário Antarte, reforçamos a nossa posição como líderes de mercado, ao mesmo tempo que damos a oportunidade para que, numa situação adversa em termos económicos, os portugueses possam aceder ao melhor que o mobiliário nacional tem para oferecer", sublinha. Trata-se de uma oportunidade excepcional para que os portugueses possam comprar as últimas novidades de um “produto nacional, concebido, desenvolvido e produzido exclusivamente em Portugal", conclui Mário Rocha.
A campanha será divulgada na imprensa, em outdoors e na frota de carrinhas da ANTARTE, sendo ainda suportada por acções de rua, onde uma brigada de dez elementos em bicicleta distribuirá, durante o fim-de-semana, folhetos promocionais em todo o país.

in Antarte

Doença pulmonar é quinta causa de morte em Portugal

Especialistas alertam para factores de risco e sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), doença crónica e incapacitante, com elevada incidência em Portugal, durante o Mês do Pulmão, que se celebra em Abril.
Um estudo recente confirma que “a doença pulmonar é quinta causa de morte em Portugal e atinge cerca de 15 por cento dos portugueses acima dos 40 anos”, mas é uma condição que se pode prevenir e tratar.
O pneumologista José Reis Ferreira explica que a DPOC é caracterizada “por falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e impede as pessoas de realizar tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou vestir-se". Quem sofre tem uma componente pulmonar com efeitos sistémicos significativos que contribuem para a gravidade das manifestações clínicas. A DPOC provoca um conjunto de alterações, incluindo as que levam a uma limitação da tolerância ao exercício e que conduzem a uma deterioração progressiva da qualidade de vida do doente.
O especialista assevera que, “a partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e não fazem o rastreio". Assim, o que se verifica é que “a maioria das pessoas com DPOC nem sequer sabe que tem a doença e, consequentemente, não recebe o tratamento que as ajuda a manterem-se activas”.
O diagnóstico precoce de DPOC pode ser feito através da espirometria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo sofram da DPOC.

in Ciência Hoje

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Empadão de Brócolos

Ingredientes
4 batatas médias
200g de tofu
1 brócolos
alho q.b.
azeite q.b.
tomate maduro q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Preparação
Coze as batatas em água e sal. Reduz a puré com um fio de azeite e reserva.
Na mesma água coze brevemente os brócolos partidos.
Numa sertã antiaderente coloca azeite, alho e tomate aos pedaços. Acrescenta o brócolos e tempera com pimenta e sal. Cozinha 20 minutos em lume muito brando.
Numa assadeira espalha metade do puré. Por cima coloca os brócolos, o tofu esmagado e depois o resto do puré. Podes fazer uns risquinhos com o garfo.
Leva a forno médio até dourar.

in Centro Vegetariano

B de Brócolo

Os brócolos ocupam um lugar distinto no reino vegetal. Quiçá pela sua origem transalpina, o outrora chamado “espargo italiano” ostenta uma grande elegância que, no mínimo, faz dele um alimento a considerar numa perspectiva decorativa do prato. E se não forem os vencedores do concurso de beleza dos hortícolas, os brócolos ganharão com certeza uma menção honrosa no concurso de alimento com maior densidade nutricional.
Por menos de 30 quilocalorias em 100g, os brócolos dão-nos 10% das necessidades de fibra, cerca de 20% de vitamina A e folato, mais de metade da vitamina C e K, e ainda quantidades muito generosas de cálcio, ferro e zinco, minerais não muitas vezes abundantes em produtos de origem vegetal. Nutricionalmente falando, podemos dizer que os brócolos nasceram em berço de ouro, uma vez que a família das crucíferas sempre foi muito conceituada e abastada em micronutrimentos e fitoquímicos. Como se não bastasse, os brócolos sempre foram o filho mais mimado, com estes fitoquímicos superando os dos seus “irmãos” nabo, couve-de-bruxelas, couve-flor e repolho.
Todo o conjunto de glicosinolatos, indóis, carotenóides, fenóis e terpenos que possuem fazem dos brócolos um autêntico escudo protector contra vários tipos de cancro. De resto, este papel preventivo dos brócolos deriva de um trabalho de equipa dos seus vários constituintes. Enquanto os glicosinolatos actuam na diminuição dos processos inflamatórios e na estimulação de mecanismos destruidores de células cancerígenas, os carotenóides, vitamina C e antocianinas entram em campo com o seu potencial antioxidante, protegendo as células de diversos tipos de danos e reforçando o sistema imunitário. A tudo isto junta-se, igualmente, o folato, que se constitui como garante da estabilidade do nosso ADN, ao inactivar genes “promotores” do cancro.
Uma vez que os brócolos, para além dos benefícios nutricionais, possuem ainda uma extraordinária beleza, instituiu-se o (mau) hábito de utilizar bicarbonato de sódio na sua cozedura, de modo a preservar o seu verde. Este consegue ser um péssimo “2 em 1”, pois, para além de a cozedura promover a perda dos seus valiosos fitoquímicos e vitaminas hidrossolúveis, o bicarbonato de sódio vai mais longe, ao destruir igualmente boa parte da sua grande quantidade de vitamina C.
Assim, quais “miniárvores” delicadas, os brócolos devem ser preservados ao máximo com uma cozedura a vapor. Em água fervente só no contexto de uma sopa e sem bicarbonato!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos com novas regras

Pesquise o destino certo para todo o tipo de resíduos: http://www.deco.proteste.pt/residuos-e-reciclagem/reciclagem-o-melhor-destino-para-os-residuos-domesticos-s661571.htm

Muitos aparelhos elétricos ou eletrónicos que deitamos fora contêm substâncias perigosas. A UE estabeleceu novas regras para a recolha e reciclagem destes resíduos.
Lâmpadas, micro-ondas, batedeiras, frigoríficos, computadores ou telefones são exemplos de equipamentos elétricos ou eletrónicos (EEE) sem os quais não imaginamos o nosso dia-a-dia. Mesmo com a crise, este mercado continua em expansão e o período entre o lançamento de novos modelos, mais sofisticados e inovadores, é cada vez mais curto.
Segundo dados da União Europeia, estes aparelhos são a fonte de resíduos com taxa de crescimento mais significativa a nível europeu. Em 2005, foram geradas entre 8,3 a 9,1 milhões de toneladas de REEE; até 2020 estima-se que o valor suba para 12,3 milhões de toneladas. Foi com base nestas previsões que a União Europeia lançou, em Junho de 2011, uma nova Diretiva (a Diretiva 2011/65/UE), que deverá ser transposta para legislação nacional até 2013.

Desvio de resíduos é um problema
Segundo a nova Diretiva, é necessário reduzir o consumo de recursos naturais e prevenir a poluição: mercúrio, cádmio, chumbo, crómio hexavalente, policlorobifenilos (PCB) e as substâncias que destroem o ozono continuarão presentes nos REEE por muitos anos. Estas substâncias constituem um problema durante a fase de gestão dos resíduos. Mas não são as únicas. Na reciclagem, pode ocorrer exposição aos nanomateriais profundamente integrados, por exemplo, nos circuitos eletrónicos. A Comissão Europeia propõe que se analise a necessidade de um tratamento específico dos componentes contendo nanomateriais.
A situação agrava-se quando muitos dos aparelhos não são reciclados. Embora, em toda a Europa, 65% dos equipamentos elétricos e eletrónicos no mercado sejam recolhidos seletivamente, menos de metade é devidamente tratada. Suspeita-se que muitos sejam ilegalmente exportados e outros desmantelados sem preceito, com vista à recuperação das partes metálicas valiosas. Em Portugal, calcula-se que metade dos metais desviados dos sistemas de recolha seja recebida por sucateiros legais (o furto de metais já representa 6% do total da criminalidade, sendo Lisboa a cidade mais afetada). É necessário aumentar a taxa de recuperação de matérias-primas valiosas.
Mudar algumas regras de fabrico destes equipamentos também pode vir a dar frutos: por exemplo, incentivar a conceção de aparelhos fáceis de reparar ou de atualizar (quando aplicável), e reforçar os requisitos que facilitem a reutilização de componentes, o desmantelamento e a valorização dos seus resíduos. Dá-se destaque a todo o ciclo de vida do produto, desde a extração de matérias-primas à reciclagem.
Também muda a forma como se calculam as metas de recolha seletiva para reciclagem destes resíduos. Na legislação atual, a fórmula tem por base o número médio de habitantes de cada país: a meta é de 4 kg de REEE por habitante, por ano. Após a transposição da Diretiva para legislação nacional, o cálculo terá por base a quantidade de novos equipamentos no mercado: consoante as categorias de produtos, deverão ser reciclados entre 50% e 75% dos EEE colocados nos três anos anteriores ou, alternativamente, 85% destes resíduos que foram gerados em território nacional.
Os REEE exportados a partir da União Europeia só contam para o cumprimento das novas metas, se o exportador puder provar que o tratamento ocorreu em condições adequadas. Já no caso da doação de equipamentos, vai passar a ser exigida uma prova que ateste o seu bom funcionamento, ou seja, que se trata de aparelhos com vista à reutilização e não de resíduos exportados de forma camuflada.

Faça a sua parte
Para que estas metas sejam cumpridas, os consumidores têm de dar o seu contributo. Prefira equipamentos recarregáveis, como pilhas. No fim de vida, entregue-os nos centros de receção adequados (ecocentros ou Bombeiros Voluntários) ou coloque-os nos pontos eletrão ou depositrões. Pesquise o destino certo para todo o tipo de resíduos.
Os resíduos de equipamentos elétricos ou eletrónicos não devem ser deitados no lixo indiferenciado nem abandonados junto aos ecopontos. Caso o faça, o mais provável é que os aparelhos sejam desviados e, os materiais de valor, roubados. O restante será, quase de certeza, abandonado sem tratamento adequado. Além de se perder o valor, criam-se impactos negativos, visuais e ambientais. Esteja atento e comunique as situações ilegais.

in DecoProteste

Crise e "catadores" ameaçam reciclagem de resíduos eléctricos

A crise económica e a colecta ilegal de electrodomésticos velhos, como frigoríficos e televisores, pode comprometer o cumprimento das novas metas de reciclagem de resíduos eléctricos e electrónicos, alerta a maior entidade portuguesa do sector.
Em cinco anos de actividade regular, a Amb3E – empresa que gere os resíduos de cerca de 70% dos produtos eléctricos e electrónicos colocados no mercado – recolheu cerca de 180 mil toneladas de aparelhos que de outra forma iriam para o lixo normal. A quantidade tem vindo a aumentar. No ano passado, foram cerca de 43 mil toneladas – 22% a mais do que em 2010.


Mas uma boa parte do que os cidadãos deitam fora ou colocam nos contentores próprios – o “ponto electrão” – acaba por ser desviada para circuitos paralelos, onde não há garantia de tratamento adequado.
O presidente da Amb3E, Hans Egenter, diz que há sistematicamente uma diferença entre o número de equipamentos novos vendidos pelas lojas e os usados que são deitados fora. Embora muitas vezes um novo aparelho não susbstitua o velho, a Amb3E sugere, sem especificar um número ideal concreto, que o hiato deveria ser menor.
“Há um mercado paralelo que funciona e funciona cada vez melhor”, diz Egenter. O director-geral da Amb3E, Jorge Vicente, fala de uma estrutura em pirâmide, na qual sucateiros são abastecidos por inúmeros apanhadores ilegais de resíduos. Alguns, segundo diz, chegam a circular com carrinhas pintadas com a mesma cor de veículos municipais.
Esta actividade, diz Jorge Vicente, traz riscos acrescidos ao ambiente, na medida em que muitas vezes os “catadores” retiram apenas o que interessa dos electromésticos, como os compressores dos frigoríficos, parte dos tubos dos televisores antigos ou simplesmente o metal dos aparelhos. “Às vezes, os frigoríficos chegam-nos completamente descarnados”, afirma.

Aparelhos vendidos estão a diminuir
A imagem de “catadores” a apanharem electrodomésticos ou outros resíduos nos ecopontos ou junto aos contentores não é nova. Mas a Amb3E teme que a situação piore num futuro próximo. A quantidade de aparelhos vendidos está a diminuir, tendo caído 21%, em peso, entre 2010 e 2011, segundo dados da Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. “Infelizmente, a tendência é continuar”, antecipa Hans Egenter.
Menos equipamentos no mercado significam menos resíduos e, por isso, mais concorrência entre o circuito legal e o ilegal de recolha. Isto poderá comprometer o cumprimento das metas de uma nova directiva da União Europeia, que prevê a recolha, até 2016, de 45% dos equipamentos colocados no mercado, subindo para 65% em 2020.
“Vai ser mais complicado de cumprir”, diz Hans Egenter, completando que a Amb3E tem falado com as autoridades ambientais sobre o assunto.
A meta actual – recolha de 4kg de resíduos elécticos e electrónicos por habitante – já está a ser cumprida. A maior parte do esforço vem de grandes operadores de recolha e tratamento de resíduos. Em 2011, os “pontos electrões” responderam por apenas 4%, as escolas contribuíram com 3% e os quartéis de bombeiros, com 5%.
Cerca de 40% são electrodomésticos sem grande perigosidade, sobretudo máquinas de lavar, 17% são frigoríficos e aparelhos de ar condicionado, 29% são pequenos aparelhos eléctricos, 13% são televisores antigos e um por cento são lâmpadas.

Ricardo Garcia
in Ecosfera

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bernardo Sasseti

Alice - Music 2

Uma perda enorme para Portugal e para a música em geral...

Menus do “Bom Dia Lisboa”

Compostos totalmente por produtos portugueses, porque “eram os de melhor qualidade no mercado”, os menus do “Bom Dia Lisboa” têm um preço que varia entre 1 e 1,90 euros e podem ser compostos por um combinado de fruta, pão ou croissant mistos ou iogurte com cereais, com leite da Vigor, iogurte da Mimosa ou sumos naturais de Alcobaça.
http://www.facebook.com/bomdialisboa

Negócio: Jovens vendem refeições no metro
Há quatro jovens portugueses a facilitar a primeira refeição do dia aos lisboetas mais atarefados. “Bom Dia Lisboa” passou diretamente do papel de uma tese de mestrado para o metro de Lisboa e os seus criadores esperam, até ao fim do ano, ter “stands” com pequenos-almoços de baixo custo em 10 locais de passagem da capital portuguesa.
Tiago Neves, Diogo Monteiro, Alexandre Rocha e Duarte Mourão são os mentores de uma ideia inovadora no país: um posto de venda que serve menus de pequeno-almoço totalmente português com um serviço rápido e a preços acessíveis.
O projeto começou por ser implementado na estação de metro de Odivelas, em Janeiro, e dois meses depois já se expandia para Saldanha e São Sebastião. Até ao fim do ano, os jovens, com idades entre os 23 e os 24 anos, esperam ter “pelo menos 10 stands” em funcionamento.

Empresa arrancou em Janeiro e já tem três "stands"
Tudo começou em 2011, durante uma visita de estudo a Madrid com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, onde os quatro amigos frequentavam o mestrado em Gestão. Como não havia pequeno-almoço no hotel, Tiago Neves decidiu tomar rapidamente o pequeno-almoço no metro.
“Fui a um café de lá, que até é de uma cadeia conhecida, e acabei por pagar 3,50 euros por um pequeno-almoço terrível”, relembra Tiago Neves em entrevista ao Boas Notícias, referindo também a demora no atendimento.
“Pensei: deve haver milhares de pessoas, todos os dias, a sair de manhã sem tempo para tomar o pequeno-almoço em casa, e como é que não há uma alternativa?”, recorda.
Tiago Neves partilhou a ideia com os colegas e, em pouco tempo, puseram o conceito em prática. Depois de todos os pormenores estarem acertados e de uma longa pesquisa sobre os hábitos alimentares e as manhãs dos lisboetas, o primeiro “Bom Dia Lisboa” abriu na estação de Odivelas. “Fizemos a apresentação da tese no dia 24 de Janeiro e, no dia 26, estávamos a abrir a empresa ao público”, diz Tiago. A estação de Odivelas foi a escolhida para testar a primeira experiência por não ser “uma estação muito movimentada”, o que permitiu “desenvolver o conceito mais à vontade”.
O sucesso foi notório e a expansão para outras estações de metro não deverá ficar por aqui, até porque, como revela o cofundador da empresa, há investidores interessados no projeto e a intenção de abrir mais “stands”, “seja no metro, seja nos comboios ou nas estações de barco”.

Produtos 100% portugueses
Compostos totalmente por produtos portugueses, porque “eram os de melhor qualidade no mercado”, os menus do “Bom Dia Lisboa” têm um preço que varia entre 1 e 1,90 euros e podem ser compostos por um combinado de fruta, pão ou croissant mistos ou iogurte com cereais, com leite da Vigor, iogurte da Mimosa ou sumos naturais de Alcobaça.
Tudo isto num “pack” que pode ser facilmente consumido durante o percurso nos transportes. Por isso, quem sai de casa com pressa e com fome, e passa por uma destas estações de metro, já sabe que agora tem à disposição uma nova alternativa económica, prática e com o selo "Compro o que é Nosso".

in Boas Notícias

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Campanha de Castração gratuita (Cães e Gatos)

26 Maio a 1 Junho 2012
Canil Municipal de Lagos

Os interessados devem efetuar uma inscrição prévia, nos dias 21 e 22 Maio (das 9h00 – 12h00 e 14h00 – 16h00) na Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da C.M.L.(Margarida Maurício), através dos telefones: 282 771 700 / 912 150 018


Depois dos bons resultados alcançados o ano passado, o Canil Municipal de Lagos volta a promover uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos, com o objetivo de continuar a controlar esta população animal.
Entre os próximos dias 28 de maio e 1 de junho vai ser levada a cabo uma campanha de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas), que contará com a colaboração voluntária dos médicos veterinários que exercem a sua atividade na área do concelho de Lagos (a saber: Keike Rautenberg, Graça Silva, Maria José, Lars Rammquist, Tiago Jesus; Vadin Petruck e James Cagney).
Podem beneficiar desta ação, todos os animais que foram dados para adoção pelo Canil Municipal desde janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados bem como os restantes cujos donos sejam munícipes proprietários de um elevado número de animais.
Recorde-se que o Canil/Gatil Municipal de Lagos encontra-se, desde fevereiro deste ano, licenciado como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos - anteriormente funcionava apenas como centro de recolha e alojamento provisório para cães e gatos.
Este equipamento tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma adoção efetiva em maior escala, mais informada e consciente, com animais mais socializados.

Neste sentido, em junho de 2010, foi lançada a campanha "Ganhe um Novo Amigo - AMICÃO", da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagos - Serviço de Veterinário Municipal, com o objetivo de aumentar o número de adoções de cães alojados no Canil Municipal, evitando a sobrelotação das instalações.
Desde essa altura, já foram adotados mais de uma centena de cães do Canil Municipal.


UNESCO quer mandar parar obras da barragem do Tua

Parar imediatamente as obras de construção da barragem de Foz Tua, solicitar uma missão conjunta de análise à situação da área de paisagem classificada do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial e remeter um relatório actualizado até ao final de Janeiro próximo.
Estas são as principais exigências que o Comité do Património Mundial da UNESCO se prepara para adoptar na sua reunião de Junho, relativamente ao caso da construção da barragem da EDP na foz deste afluente do rio Douro.
O projecto de decisão, a que o PÚBLICO teve acesso, está já concluído e, além daquelas exigências, é também colocado em causa o comportamento das autoridades portuguesas ao longo de todo o processo. Apesar de redigido, como é norma, num tom diplomático, o documento não deixa referir uma postura que pode ser classificado como de certa deslealdade por parte dos responsáveis portugueses, que não prestaram qualquer informação sobre os projectos para a construção de barragens e autorizaram o arranque das obras numa altura em que a missão de análise acabava de visitar o local e não tinha ainda sequer iniciado o seu relatório.
Quanto à parte decisória, com dez pontos, não deixa margem para dúvidas ao "instar o Estado [português] a parar imediatamente todos os trabalhos de construção da barragem de Foz Tua e toda a infra-estrutura associada". É igualmente exigido que seja solicitada a realização de uma "missão conjunta de monotorização para estudo do impacto potencial" das alterações ao projecto que foram, entretanto, anunciadas pela EDP. E ainda que o Estado português "remeta ao Comité do Património Mundial um relatório sobre a revisão ou o reexame do projecto" e também "sobre o estado de conservação" da área classificada, para que seja analisado pelo comité na sua reunião anual de 2013.
O projecto de decisão será analisado no encontro deste ano, que decorre a partir de 24 de Junho na cidade de S. Petersburgo, na Rússia. Em regra, todas as propostas são aprovadas, havendo apenas registo de pequenas alterações ou arranjos resultantes do trabalho diplomático que antecede este tipo e encontros.
Como foi noticiado pelo PÚBLICO em Dezembro último, um relatório de avaliação resultante de uma visita realizada ao Douro, no início de Abril do ano passado, considerava que a construção da barragem de Foz Tua tem um "impacto irreversível e ameaça os valores" que estiveram na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Apesar de ter sido entregue às autoridades portuguesas ainda em Agosto, foi mantido em segredo até à divulgação da notícia e a resposta oficial do Governo àquele comité da UNESCO só terá chegado a 8 de Fevereiro deste ano, conforme se constata agora do projecto de decisão. No confronto de datas, o documento realça que "o projecto da barragem - embora previsto no Plano Energético Nacional de 1989 e no Plano de Bacia Hidrográfica do Douro de 1999 - nunca foi mencionado no dossier de candidatura". Refere-se ainda que em 2008 o Instituto da Água lançou o concurso público para a concessão da barragem. Este seria aprovado em 2010 e "o Estado [português] só informou o Centro do Património Mundial quando para tal foi solicitado". O projecto de decisão frisa também que o estudo de impacto ambiental "não inclui qualquer avaliação do impacto sobre o valor universal excepcional da paisagem classificada".
Quanto à resposta dada pelo Estado português, foi argumentado que o projecto foi objecto de consulta pública e que as obra só poderiam avançar depois de uma avaliação favorável, ou com condições, de impacto ambiental, documento cuja data limite de publicação era 12 de Abril de 2010. "No entanto, a 11 de Maio de 2009, o projecto já tinha recebido uma aprovação ambiental, sob certas condições", frisa o comité da UNESCO. Outro dos argumentos avançados pelo Governo foi o de que, sendo o Alto Douro Vinhateiro considerado como "uma paisagem cultural evolutiva". há toda a conveniência em assegurar "a vida e a evolução".


José Augusto Moreira, in Ecosfera

domingo, 20 de maio de 2012

As imagens da semana


Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depois do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto...
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

Antero de Quental