sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Quercus condena plano de construção da Ikea em Reserva Agrícola em Loulé

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza denunciou hoje que a cadeia sueca Ikea pretende construir uma nova área comercial em solos da Reserva Agrícola Nacional, em Loulé, o que revela "uma enorme falta de responsabilidade ambiental".
Em comunicado, a Quercus adianta que o grupo de mobiliário e decoração, "após ter promovido a construção das suas fábricas de móveis em Paços de Ferreira, numa área integrada na Reserva Ecológica Nacional, e também após o abate de sobreiros no terreno previsto para a loja de Coimbra", agora quer uma nova área comercial em Loulé em solo da Reserva Agrícola Nacional (RAN).
Para a Quercus, isso revela "uma enorme falta de responsabilidade ambiental", adiantando que a empresa imobiliária IMO 224 - Investimentos mobiliários promoveu a compra de terrenos em solos da RAN no sítio de Alfarrobeira, concelho de Loulé, tendo em vista a construção da nova área comercial no Algarve da Ikea Portugal.
"Para viabilizar a construção deste novo centro comercial da IKEA, o município de Loulé elaborou um 'Contrato para Planeamento' com a Ikea Portugal e a Inter Ikea, que visa elaborar os estudos e ações, com a finalidade da aprovação do Plano de Urbanização Caliços – Esteval".
Este plano, adianta a Quercus, incide numa área com 355 hectares, mas em que 12 hectares estão condicionados devido aos solos da RAN, "estando prevista a sua aprovação na sexta-feira pela assembleia municipal de Loulé, sem que tivesse sido avaliada uma alternativa de localização".
Para a Quercus, "verifica-se, uma vez mais, a subversão total dos princípios de planeamento e de um correto ordenamento do território, no sentido da contenção da expansão urbana e da concomitante preservação dos solos agrícolas e do património natural".
A Quercus "deixa claro que, apesar de considerar o investimento do grupo Ikea importante para a região, entende que a localização deveria ser escolhida evitando as áreas da RAN ou outras condicionantes previstas nos instrumentos de ordenamento do território".
A associação lamenta que a Ikea "insista na construção de empreendimentos em áreas ecologicamente sensíveis e condicionadas, quando existem alternativas que deveriam ser ponderadas na seleção de locais para investimento".

in Jornal I

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A M&M’s Leva-te ao Cinema

http://www.m-ms.pt

A campanha é válida até 15 de Março de 2013 e limitada a 2.500 bilhetes. Troca as embalagens por bilhetes de cinema grátis nas bilheteiras Zon Lusomundo.

São 2500 os bilhetes que a M&M’s tem para oferecer gratuitamente, sem sorteio, através da oferta imediata de bilhetes de cinema grátis na bilheteira!
Para receberes o teu bilhete grátis, só tens de trocar as tuas embalagens vazias de M&M’s por um bilhete num cinema Zon Lusomundo.

A oferta de um bilhete é válida na apresentação de:
  • 2 embalagens vazias M&M’s 250g;
  • 2 embalagens vazias M&M´s 400g;
  • 4 embalagens vazias M&M’s 125g;
  • 6 embalagens vazias M&M’s 45g.

Se gostas de cinema, aproveita esta oferta porque é sem sorteio!

in M&M´s Leva-te ao Cinema

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hambúrgueres de Tofu e Batata Doce

Ingredientes (12 Hambúrgueres)
500g de Tofu
400g Batata Doce
1 Cenoura
2 dentes de Alho
1 colher de sopa de Sementes de Sésamo
Ervas aromáticas a gosto (usei Salsa e Cebolinho)
Sal
Pimenta Preta
Noz Moscada
Farinha Integral (para panar)

Preparação
Cozer o tofu, a batata doce, a cenoura e os alhos em água temperada com sal, pimenta e noz moscada. Misturar tudo amassando com um garfo. Juntar as sementes de sésamo e as ervas aromáticas bem picadas. Envolver tudo muito bem. Verificar os temperos e rectificar a gosto. Se a mistura ficar pouco consistente acrescentar aveia ou pão ralado.
Fazer pequenas bolas e achatar para formar os hambúrgueres. Passar pela farinha e fritar de imediato ou congelar separadamente.

in 2as Sem Carne

O Tofu

Rico em proteínas e poderoso na prevenção ao câncer de mama, o tofu alimentou valentes samurais e sábios monges budistas no Oriente. No Ocidente, ele é um dos ingredientes mais versáteis na culinária vegetariana.
 
Origem
Há dois mil anos os chineses descobriram que misturando sal precipitado da água do mar ao leite de soja, o leite talhava e dava origem a uma espécie de coalhada vegetal, com sabor suave e textura macia. Os sacerdotes Kento que foram à China no final do século 8 estudar budismo, retornaram ao Japão com o produto na bagagem. Foi aí que ele ganhou o nome de tofu e se tornou componente obrigatório da dieta livre de proteínas animais que os monges budistas seguiam.
Gradualmente, o tofu passou a fazer parte das receitas culinárias da nobreza japonesa e dos samurais. Durante a era Edo (1603 a 1867) ele se popularizou e invadiu as mesas do Japão. O primeiro registro do termo tofu foi encontrado na China no ano de 1500. Não se sabe exatamente quando o tofu foi trazido ao mundo ocidental, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, é considerado o primeiro registo da palavra na Europa.
 
Propriedades Nutricionais
Por ser um derivado da soja, o tofu contém as mesmas propriedades da leguminosa. Em 100 g encontram-se 85% de água, 7,5 g de proteína e apenas 70 Kcal. "É uma fonte excelente de proteínas, além de ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio", esclarece a nutricionista Natália Chede. Ela ainda explica que o tofu é uma das mais importantes fontes protéicas na dieta vegetariana. "Ele possui digestibilidade melhor que o grão de soja ou a PVT (proteína texturizada de soja) e complementa a dieta com outros alimentos ricos em proteínas como as demais leguminosas, castanhas e sementes".
Myrian Ganzerli Jorge, nutricionista e culinarista, é especializada em dietas vegetarianas, além de criar receitas deliciosas com tofu, e reforça o discurso de Natália: "Algumas pessoas não se adaptam muito bem ao consumo de soja em grãos, pois ela pode causar flatulência. Por causa da sua maior digestibilidade, o tofu é uma ótima fonte de proteínas".
Para que em uma dieta vegetariana as necessidades de proteínas sejam supridas, o ideal é que se consuma três porções diárias de soja ou seus derivados. Myrian Jorge ensina que o melhor é variar: "Você pode consumir uma fatia de tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja".
O queijo de soja é um alimento muito prático e não requer nenhum preparo especial para que suas propriedades nutricionais sejam plenamente aproveitadas, conforme explica Natália. "A única recomendação é que se consuma preferencialmente o tofu feito com soja orgânica. Afora isso, todas as formas de consumi-lo são válidas (em saladas, sobremesas, sanduíches e burguers assados)".
 
Propriedades Medicinais
Estudiosos do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California comprovaram que as mulheres americanas de ascendência asiática que consomem tofu e outros derivados da soja com mais frequência, têm menos chance de desenvolver câncer de mama.
Myrian Jorge confirma essa teoria: "Além de ser pouco calórico, o tofu ajuda sim no combate ao câncer de mama pois ele é rico em fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino". Myrian ainda ensina como reduzir colesterol e calorias, ou adaptar receitas de bolos, biscoitos e tortas vegetarianas para veganas. "Substituir o ovo pelo tofu em algumas receitas é uma alternativa para reduzir a quantidade de gorduras e calorias dos alimentos. Basta bater o tofu com pouca água no liquidificador até obter um purê, cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro".
 
Curiosidades
Ao ser popularizado no Japão, em 1782, o tofu fez tanto sucesso que o livro de culinária Tofu Hyakuchin, que listava cem receitas à base do queijo de soja, foi bestseller. Versátil, o ingrediente pode ser usado de diversas maneiras: cozido, cru, no preparo de doces e salgados, mas uma das mais célebres receitas na China é o tofu recheado. Este era o prato preferido do fundador da dinastia Ming, Zhu Yuahzhang. O prato o remetia a lembranças da juventude quando passava fome e certo dia bateu à porta de uma senhora para pedir comida. Sem muito para oferecer, a senhora recheou um pedaço de tofu com legumes e vegetais cozidos. O sabor ficou tão marcante que, quando se tornou imperador, Zhu ordenou que o prato constasse no cardápio imperial.
Para celebrar a tradicional iguaria oriental, a cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, organiza anualmente o Tofu Festival. A primeira edição aconteceu em 1996, e desde então o festival ganha mais patrocinadores e notoriedades.
 
Bianca Balsi, in O Cantinho Vegetariano

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

40 anos, hoje é o dia do meu aniversário!

(post repetido)

"As aquarianas são originais, inteligentes e humanitárias por isso, gostam de lutar por causas positivas e de planear um futuro feliz. Têm, na generalidade, personalidade forte e tolerante. Por outro lado, são imprevisíveis, "do contra" e não compreendem a complexidade emocional. Detestam a solidão, rotinas e imitações."

Revista Vogue (Fev 2008)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As vantagens e desvantagens das lâmpadas LED

As lâmpadas LED prometem uma revolução no mundo da iluminação. Mas, como tudo, têm vantagens e desvantagens
 
Vantagens
  1. Baixo consumo - Esta é a grande mais-valia das LED (do inglês díodo emissor de luz). O princípio de funcionamento baseia-se na eletroluminescência emissão de luz pela passagem de energia. É um processo muito eficiente que pode representar uma poupança de 80%, relativamente às lâmpadas incandescentes cuja produção, na Europa, está proibida desde setembro de 2012. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED é tida como a mais importante medida de controlo das emissões de gases com efeito de estufa. "O objetivo é estarem, em 2020, em metade do mercado doméstico mundial", avança Eduardo Gonçalves, especialista em design de iluminação e professor universitário.
  2. Tempo de vida - Uma boa lâmpada LED pode durar de 35 mil a 50 mil horas, ou oito a dez anos, enquanto as incandescentes subsistem durante um ano, em média. Algumas empresas começam agora a anunciar lâmpadas que podem durar 20 anos, como é o caso da Philips, ou até 40, respeitantes ao dispositivo desenvolvido pela start-up americana FireFly.
  3. Robustez - Ao contrário das lâmpadas incandescentes, que se partem com facilidade, as LED, baseadas em semicondutores, são resistentes ao choque.
  4. Temperatura - Quase toda a energia fornecida às lâmpadas LED é gasta na iluminação, pelo que não há, praticamente, libertação de calor.
  5. Cor - As LED oferecem várias colorações, o que permite inúmeras possibilidades de iluminação, sobretudo em espaços de festa.
Desvantagens 
  1.  Fiabilidade - Numa tecnologia que ainda está a amadurecer as LED só chegaram ao mercado de grande consumo em 2009/10, podem encontrar-se grandes disparidades na qualidade dos dispositivos. Até entre a mesma marca e o mesmo modelo podem existir diferenças na luz emitida ou no tempo de vida. Para já não falar nas diversas lâmpadas produzidas por diferentes fabricantes. De qualquer maneira, a escolha de marcas reconhecidas minimiza as surpresas desagradáveis. "Convém não fazer a transição completa, e em simultâneo, de todas as lâmpadas da casa", adverte o designer de luz Eduardo Gonçalves.
  2. Preço - Uma boa lâmpada de LED é necessariamente cara a sua produção implica extração mineira e o uso de semicondutores. Há, de novo, uma grande variedade na oferta, podendo os preços ir de dois euros a três euros, até aos 20 euros ou mais.
  3. Qualidade da luz - Em termos de conforto para a visão, ainda é difícil competir com as lâmpadas incandescentes. Ao comprar uma lâmpada LED, é importante que tenha em atenção a temperatura de cor. Acima dos cinco mil graus Kelvin, no branco frio ou Cold White, a luz começa a ser muito desconfortável. Nunca adquira uma lâmpada que não seja acompanhada de um descritivo das suas propriedades. Mas o ideal, mesmo, é experimentar antes de comprar, para perceber como se sente com este tipo de iluminação. Se não tiver possibilidade de a experimentar na loja, faça a substituição das suas lâmpadas gradualmente.
  4. Projeção da luz - Em geral, uma lâmpada LED é muito direcionada. O spot, medido em graus, é o parâmetro que lhe dá indicação sobre a abertura do feixe de luz. Quanto mais amplo for o spot, maior é a dispersão da luz.
Sara Sá, in Visão (4 Fev 2013)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

As imagens da semana


O Novo Dia

Estou aqui construindo o novo dia
com uma expressão tão branda e descuidada
que dir-se-ia
não estar fazendo nada.
E,contudo,estou aqui construindo o novo dia.

Porque o dia constrói-se; não se espera.
Não é sol que deflagre num improviso de luz.
É um orfeão de vozes surdas,um arfar de troncos nus,
o erguer,a uma só voz,dos remos da galera.

Cantando entre os dentes
um refrão anidro
abro linhas quentes
com um escopro de vidro.
Abro linhas quentes
sem tremer a mão,
com um escopro de vidro
de alta precisão.

António Gedeão, in Escopro de Vidro
Poesias Completas (1956 - 1967), 7ª edição - Portugália Editora 1978
Retirado daqui