sábado, 3 de maio de 2008

As surpresas da semana

1 - Um poema muito bonito.

2 - Um passeio a não perder e outro que as crianças vão adorar!

3 - Uma receita a experimentar.

4 - Cores e espaço.

5 - Um blogue para espreitar, com belas fotografias.

6 - Já se conseguiu mais de 4 mil assinaturas na petição da Linha do Tua, garantindo assim que a petição é discutida no plenário da Assembleia da República!

7 - As minhas palavras aqui.

8 - Um blogue fantástico sobre orquídeas dos campos!

9 - Depois de 10 anos a utilizar os meus muito amados e únicos ténis Reebok, chegou a altura de comprar outros (porque já estão gastos, descolados e sem quase nenhuma protecção), mas isso não é tarefa fácil, nomeadamente para quem faz corrida. E para perceberem a complexidade da compra informem-se aqui ou neste.

10 - Um dos meus heróis (apesar de uma ou outra discordância, mantenho o mesmo sentimento à 16 anos).

11 - Lindo, lindo!
Convite

Mais informações no blogue Beijos de Algodão

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ser voluntário das Nações Unidas On-line
http://www.onlinevolunteering.org

"Quantos de nós já se sentiram dispostos a partir para África num programa de voluntariado, a dar um pouco de si para fazer a diferença, por pequena que seja, no estado do mundo?
Quantos de nós não afastaram a ideia e não adiaram um eventual contributo por não ser a altura certa, por não ter dinheiro, por ter uma carreira profissional a defender ou simplesmente por não saber muito bem o que fazer?
As Nações Unidas pensaram nas pessoas que estão nessa situação e inventaram uma maneira de facilitar as coisas, ao criar um serviço de voluntariado on-line. Sentados em casa ao computador, e tirando partido dos nossos conhecimentos, podemos apoiar o trabalho de organizações do mundo inteiro emprestando apenas umas horas do nosso tempo, conforme a disponibilidade de cada um.
Através deste mecanismo, as pequenas organizações de desenvolvimento, ambiente, combate à pobreza, etc. (e mesmo a própria ONU) podem ter acesso ao trabalho e consultoria especializada de profissionais qualificados, aos quais muitas vezes não teriam capacidade para pagar. Ao mesmo tempo, podemos tomar contacto com diversas equipas e ambientes de trabalho, ganhar experiência e contactos.
Eu rendi-me a esta forma inteligente de prestar um contributo, por mais insignificante que seja. Apenas me candidatei a dois projectos até agora por estar a braços com a dissertação de mestrado, que tenho de entregar nos próximos meses, mas assim que terminar vou entrar em força neste programa.
Aqui fica a sugestão para quem ainda não conhecia: http://www.onlinevolunteering.org
É muito fácil: basta registarem-se e pesquisar os projectos de acordo com o vosso perfil de conhecimentos, formação, experiência, idiomas, etc."

Carla Gomes
In site Vamos Mudar o Mundo

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Quinta-feira da Espiga


Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa e é sempre a uma quinta-feira.


Dizia-se nas aldeias do sopé da Serra do Montejunto que “na quinta-feira de espiga há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos(...)”. Em Atouguia “o leite não se vende, todo ele é dado”. Noutras localidades “não se faz pão em quinta-feira de espiga” e noutras tantas coze-se nesse dia pão “para guardar o ano inteiro”.


Tradicionalmente, de manhã cedo, as pessoas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres. Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc.

O ramalhete da espiga não tem uma composição fixa, variando muito de região para região e até de terra para outra terra. No entanto, há mais alguns elementos que surgem quase sempre e que encerram uma simbologia especial.

Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.

Em vários locais do Ribatejo colhem-se habitualmente três espigas de trigo (e/ou cevada e/ou centeio), três malmequeres amarelos (brancos) e três papoilas, mais um raminho de oliveira em flor, um esgalho de videira com o cacho em formação e um pé de alecrim ou de rosmaninho florido).

As espigas querem dizer fartura de pão; os malmequeres, riqueza; as papoilas, amor e vida; a oliveira, azeite e paz; a videira, vinho e alegria; o alecrim ou o rosmaninho, saúde e força. Guardado em casa, o rosmaninho da espiga não deve ser perturbado na sua quietude, sendo substituido apenas no ano seguinte por outro igual mas mais viçoso.

O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.

Acredita-se que este costume, que surge mais no centro e sul de Portugal, nasceu de um antigo ritual cristão, que era uma bênção aos primeiros frutos.

No entanto, por ter tanta ligação com a Natureza, pensa-se que vem bem mais de trás no tempo, talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e às quais se mantém ligada à tradição dos Maios e das Maias.

A tradição mantem-se em nossa casa e, como costume, fomos apanhar o Ramo da Espiga.
Não pode faltar as papoilas, espigas, ramo de oliveira e malmequeres (e todas as outras flores colhidas pelo caminho).
Depois é seco e guardado até ao ano seguinte.
Na casa antiga a porta de entrada era em madeira, por isso, era seco e pendurado no prego atrás da porta, onde também estava uma velha ferradura (para dar sorte!). Como a casa actualmente é nova e a porta é em metal, é guardado na dispensa... Coisas do progresso...
Uma tradição muito viva e religiosamente cumprida.
Para o ano há mais!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sons

Adele - Chasing Pavements

Com 19 anos e a caminho de um estrondoso sucesso!
Jerónimos 8 (Hotel 4 estrelas)
Rua dos Jerónimos, 8

1400-211 Lisboa
Telf.: 21 360 09 00
E-mail:
jeronimos8@almeidahotels.com
http://www.jeronimos8.com/

"Um hotel quatro estrelas que marcou uma viragem na hotelaria em Portugal, quando abriu em Agosto de 2007.
É o primeiro espaço associado ao conceito de design hotels e fica localizado numa das artérias da capital.
De frente para Torre de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, com a brisa ribeirinha do rio Tejo a colorir o cenário, este espaço caracteriza-se pela sua arquitectura moderna e arrojada. Um urban resort a experimentar..."

In site Lifecooler

terça-feira, 29 de abril de 2008

Suicídio
Segunda causa de morte dos jovens portugueses

"A presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio (NES) alertou para os perigos que os sites que incitam à morte representam para os jovens em sofrimento, podendo precipitar o suicídio, a segunda causa de morte dos adolescentes em Portugal. Maria Manuela Correia, presidente do NES do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria e membro da direcção da SPS, disse que existem mais de 100 mil sites na Internet que mostram a melhor forma para cometer o suicídio e os métodos utilizados. "É um risco para os jovens e adultos que têm a ideia do suicídio", disse Manuela Correia, acrescentando que "há jovens que se suicidam e são visionados por milhares de pessoas em todo o mundo.
No entanto, ressalvou, "a Internet não deve ser diabolizada porque ainda está numa fase precoce da sua utilização em que ainda não há regulamentação". Por outro lado, acrescentou, existem sites de prevenção do suicídio a que os jovens em riscos podem recorrer, como o da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, do Núcleo de Estudos do Suicídio e da Provida, além de linhas telefónicas de apoio.
Apesar de o suicídio ser a segunda causa de morte na faixa etária entre os 14 e os 24 anos, seguindo-se aos acidentes de viação, Portugal tem das taxas mais baixas da Europa. Segundo dados do NES, registaram-se 49 casos em 2001, 60 em 2002, 50 em 2003, 45 em 2004 e 24 em 2005 (dados mais recentes), sendo os rapazes que mais se suicidam.
A especialista explicou que apesar da diminuição dos casos registados em 2005, "não se deve tirar ilações directas que houve diminuição do número de suicídios", porque há casos de morte por suicídio que não são identificados como tal. Maria Manuela Correia adiantou que os pais, professores e amigos têm um papel fundamental na prevenção do suicídio, estando atentos às mudanças de comportamentos dos jovens como quebra de rendimento escolar, alterações do sono, a música e os livros com temáticas ligadas à morte, mensagens, falarem muito sobre a morte, entre outros.
Podem ainda ter comportamentos suicidários que se dividem em três valência: tentativas de suicídio, comportamentos para-suicidários e auto-mutilações. "Estes sinais de alerta são para valorizar porque demonstram que a pessoa está em grande sofrimento", sublinhou, defendendo que mal o problema seja detectado os pais ou professores devem falar com o adolescente e explicar-lhe que pode ser ajudado, nunca o deixando sozinho.
A responsável do NES adiantou que há estudos que indicam que 60 por cento dos jovens que tentaram o suicídio já tinham procurado ajuda médica no último ano para falar do seu sofrimento. De acordo com a especialista, tem vindo a aumentar o número de jovens que recorre ao serviço de psiquiatria do Hospital de Santa Maria, fundado há dez anos. "Tem vindo a aumentar mas ainda bem. Quer dizer que a formação que o NES tem dado a nível de professores, médicos de família e os encontros que realiza a nível das problemáticas da adolescência está a resultar", disse, acrescentando que muitos adolescentes são levados por professores, outros por familiares e amigos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a taxa de suicídio em Portugal, relativos a 2005, indicam que houve uma baixa significativa em relação a 2002.
Em 2005, registaram-se 8,6 casos por 100 mil habitantes (910 suicídios), contra os 1.100 casos (11,52 óbitos por 100 mil habitantes) em 2002 os 519 notificados em 2000 (5,1). Segundo Maria Manuela Correia, não se pode fazer uma "leitura muito simplista" dos dados, porque há mortes que surgem como causas indeterminadas por razões religiosas, por vergonha ou outras. "A morte assusta a todos e o suicídio é uma situação limite, contra natura" que muitas vezes se tenta esconder, justificou.
A especialista adiantou que a taxa de suicídio baixou em todas as regiões do país, à excepção do Centro e do Algarve que mantiveram os números de 2002, e que a região do Alentejo continua a ser a que regista mais casos.
Outro factor que a especialista destaca nestes dados é o aumento do número de suicídio na faixa etária entre os 35 e os 49 anos, um fenómeno que merece "reflexão e uma interpretação cuidadosa". Os dados indicam que os homens são os que cometem mais o suicídio e é a população com mais de 65 anos que continua a regista o maior número de suicídios.
O tema do suicídio foi abordado num simpósio promovido pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS), em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa."

20.01.2008
In site Solidariedade

segunda-feira, 28 de abril de 2008


Bolo de Figos
Felicia Sampaio
Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal

Ingredientes
250 grs. de figos secos
6 ovos (à temperatura ambiente)
400 grs. de açúcar amarelo
250 grs. de margarina vegetal (mais saudável)
500 grs. de farinha de trigo para bolos (já com fermento)
2,5 dl de leite
2 a 3 colheres de chá de canela
Raspa da casca de 1 limão grande
1 cálice de aguardente (para colocar os figos a marinar algumas horas antes de os picar)
Confecção
Moa os figos (depois de os ter colocado a marinar algumas horas antes, para ficarem mais macios. Para quem não tolera o álcool poderá substituir a aguardente por geleia de fruta, mel ou outro doce mais líquido, mas não se esqueça de diminuir a quantidade de açúcar adicionado à massa, uma vez que estes ingredientes já são doces).
Derreta a margarina em banho-maria e bata com o açúcar durante 10 minutos.
Junte a massa à pasta de figo e continue a bater (5 minutos).
Junte as gemas ao preparado anterior batendo sempre (5 minutos). A seguir, junte o leite e a raspa de limão batendo bem.
Por fim, adicione a farinha e a canela (misturar a canela à farinha e passar por um passador), alternadamente com as claras batidas em castelo envolvendo cuidadosamente, com uma colher de pau (sem bater).
Ponha o preparado numa forma de chaminé, untada com margarina e polvilhada com farinha.
Leve a cozer em forno pré-aquecido (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma), durante, mais ou menos, uma hora (180º-200ºC), mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
In site Gastronomias

domingo, 27 de abril de 2008

As imagens da semana

Nem sempre são boas fotografias nem boas opções de passeio. Também existe o outro lado, o da revolta, da tristeza e desilusão. Pois bem, apesar de ser um espaço impressionante, não aconselho a visita a ninguém.
Há muito tempo que queria visitar o Palácio Nacional de Queluz e aproveitamos o facto de a entrada ser gratuita aos domingos e feriados (até 14h00), e fomos na passada sexta-feira. Mas nada me preparou para o que iria encontrar: um Palácio magnífico (em França seria um Versailles!) mas em completo estado de degradação. E com um brinde: um pequeno papel informava que nos jardins realizavam-se trabalhos de recuperação, integrados num projecto, com a duração de seis anos!
A falta de tudo, nomeadamente de profissionalização dos técnicos de apoio ao museu, fez com que, ao sair, só tivesse vontade de chorar, por este país, por todos nós...
Como pode haver tamanha irresponsabilidade perante o nosso património? Como pode existir não sei quantos milhões para uma cimeira que ninguém queria e para recuperar/manter o que faz parte da nossa história, não há? Quem consegue deter estes criminosos que "pulam" e regozijam nos lugares de poder de um país em auto-destruição? Grandes FDP!
A seguir fomos procurar, sob um calor imenso, um local que a imprensa dizia muito cool (e que tinha deixado um comentário no respectivo blogue dizendo que gostaria de almoçar por lá - pois no dia feriado íamos visitar o Palácio - e se tinham algo para uma vegetariana. E disseram para aparecer) e quando encontramos a casa e espreitamos pela porta, uma placa dizia: sem almoço por falta de stock... Mas o que está acontecer? Será que as pessoas não tem um mínimo de respeito pelos outros? Caro FB, podem ser um imenso caso de sucesso mas, para mim, já tiveram um falhanço fenomenal!
Para esquecer TUDO e não mais voltar!
Pronto, há dias maus para compensar todos os outros muitos bons...


Impressiona...

A Sala da Música.

A Princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã da Rainha D. Maria I.

Os brinquedos da Princesa.

Os aposentos da Princesa.

Os tectos são deslumbrantes...

Esta seria a sala de estudo da Princesa.

"O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do acto natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair."

A Sala de Fumo.

"Função que tinha na segunda metade do séc. XIX, época em que o acto de fumar fazia parte do quotidiano da corte, após a refeição."

A sala de Chá.

Com um serviço bem protegido...

A Sala das Refeições.

Sala dos Ajulezos.
Corredor das Mangas (aqui seriam guardadas as mangas de vidro para protecção das velas).

A Sala da Tocha.
"O nome recorda a função original deste espaço que se encontra actualmente mobilado com um dos três estilos decorativos portugueses mais representativos do Palácio: o estilo D. José."
A Sala dos Archeiros.
"Também chamada do «Corpo da Guarda», era a entrada nobre do Palácio. Encontra-se actualmente mobilada em estilo D. Maria."
Um lustre majestoso...

A Sala dos Particulares.
"Usada no tempo do Príncipe D. João (1792-1801) como sala de espera dos camaristas. No tempo de D. Luís (1838-1839) e de D. Carlos (1863-1908), foi utilizada para Sala de Reuniões ou Biblioteca. Actualmente está mobilida no estilo Império, usado também no Palácio de Queluz no início do séc. XIX."

A Sala dos Embaixadores.
"A construção decorreu entre 1754 e 1752. Originalmente designada por Barraca Rica, Sala das Colunas, dos Serenins e Galeria, passou a ser conhecida, depois de 1794, durante a regência do príncipe D. João (1767-1826), por Sala das Talhas e Sala dos Embaixadores. A tela central representa a Família Real participando num serenin ou serenata ao qual preside o Rei D. José e a Rainha D. Mariana Vitória."

"A existência de dois espaços para trono, delimitados pelas colunas em espelho, justifica-se pelas suas funções em que a rainha e o rei eram acompanhados pelos Príncipes do Brasil, título porque eram conhecidos os Príncipes Herdeiros. Completa a decoração desta sala um conjunto de grandes vasos de porcelana da China."

A Sala das Açafatas (Lustre Cristal Murano, início séc. XIX).
"Sala em que as açafatas e as aias ao serviço das rainhas D. Maria e D. Carlota Joaquina aguardavam ordens."
Magnífico!

Quarto de D. Quixote.
"Construído em 1759 e 1774, contém pinturas com cenas da vida de D. Quixote de La Mancha."

"Usado inicialmente como sala de café e posteriormente como quarto de dormir, aqui nasceram os filhos de D. João VI e de D. Carlota Joaquina e aqui morreu, em 1834, o Rei D. Pedro IV."

A beleza de cada recanto é extraordinária.

A opolência da corte no seu esplendor.

Uma janela para os jardins (em trabalhos de manutenção durante seis anos!) ilumina alguma réstia de esperança para este maravilhoso espaço.
Que possa ser "salvo" antes que seja tarde demais...