sexta-feira, 14 de março de 2008

As surpresas da semana

1 - Um poema muito bonito no blogue da Aldina.

2 - Também já visitei a Anta de Alter do Chão!

3 - Albert Einstein fez anos a 14 de Março e merece um pouco da nossa atenção.

4 - Uma vergonha: um cidadão que é ouvido pelos juízes à porta do tribunal porque não existem rampas de acesso para cadeira de rodas... Que vergonha!

5 - Uma maçã por dia e nem sabe o bem que lhe fazia!

6 - Os trabalhos da Joana são espantosos! A lindíssima Custódia Erva-doce, mais outras, um presépio e outro.

7 - A doce Nicole, a meiga Cookie e a bela Nivea precisam de famílias que as estimem e protejam para sempre.

8 - Um belo passeio para observar aves: Sítio das Hortas (Alcochete).

9 - Uma tradição cruel: Foie Gras. Manifeste-se contra!

10 - Uma música para ouvir: Autumn Leaves.

11 - Uma receita para saborear.
Exposição Revolução Cinética
Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado)
De 13 de Março a 16 de Junho 2008
Rua Serpa Pinto, 4 - Lisboa
Terça a domingo das 10h00 às 18h00
Telf.: 213432148
Preço: 3€ (c/descontos)
www.museudochiado-ipmuseus.pt

"A arte cinética, vulgarmente chamada de Op Art, é alvo de uma exposição extensa no Museu do Chiado. Obras de autores nacionais e internacionais de uma das grandes correntes artísticas do século XX. Até 16 de Junho.
Victor Vasarely foi o grande instigador que teve o seu momento fundador na exposição de 1955, "Le Movement" na Galerie Denise René, e que reunia trabalhos de veteranos como Marcel Duchamp, o próprio Vasarely, e de nomes mais jovens como Yaacov Agam, Pol Bury, Jesús Rafael Soto e Jean Tinguely. Mais tarde apelidados de Op Art, estes trabalhos cinéticos centravam-se na representação do movimento e viviam da interacção com o público, que se podia misturar, experienciar e, no fundo, dar sentido a essas obras. Esta corrente artística teve enorme influência na sociedade e nas artes da época, como a moda, a arquitectura, os media e o design gráfico.
Revolução Cinética reúne 60 obras num total de 30 artistas, entre eles também os portugueses René Bertholo, Eduardo Nery, António Pedro, Nadir Afonso e Artur Rosa."
Público

In site Guia do Lazer

quinta-feira, 13 de março de 2008

Início do Leilão de Março do Projecto Mão a Mão

O leilão do mês de Março já está a funcionar!
Até ao próximo dia 31 de Março poderão licitar qualquer um dos 29 artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a Associação Desenvolvimento e Cooperação Atlântida, localizada no distrito de Leiria.
Boas Licitações!

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com

quarta-feira, 12 de março de 2008

Já é possível denunciar crimes através da Internet

"O Ministro da Administração Interna lançou o Sistema de Queixa Electrónica (SQE), um serviço através do qual os cidadãos poderão denunciar crimes, tais como ofensa à integridade física simples, violência doméstica, maus-tratos, furto, roubo, burla, extorsão, tráfico de pessoas e lenocínio, entre outros.
O balcão virtual, que está acessível no endereço: http://queixaselectronicas.mai.gov.pt, tem como objectivo simplificar as denúncias de natureza criminal, incluindo queixas-crime, pelas pessoas que tenham sido ofendidas ou tomaram conhecimento da prática de um crime contra terceiros, de acordo com a Agência Lusa.
O serviço é partilhado pela GNR, PSP e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e está alojado na Rede Nacional de Segurança Interna, que é também responsável pela sua gestão, segundo a portaria publicada recentemente e que já entrou em vigor.
As denúncias podem ser apresentadas por pessoas singulares portuguesas ou estrangeiras, devidamente identificadas e residentes em Portugal ou presentes em território nacional no acto da denúncia. A queixa deve ser submetida após o cidadão se identificar a si, aos suspeitos e às testemunhas, assim como o tipo de crime e o local da ocorrência. Após a submissão da queixa, o SQE atribuirá um número único à mesma e enviará automaticamente um e-mail para o queixoso. O e-mail contém um link para uma página de validação na qual o cidadão terá de inserir o número de registo da queixa que apresentou. Se a autenticação no sistema não tiver sido feita com recurso ao cartão do cidadão ou ao serviço Via CTT (endereço de correio electrónico via CTT), a queixa deverá ser confirmada e validada em qualquer posto da GNR, esquadra da PSP, balcão do SEF em loja do cidadão ou estação dos CTT. Só depois da autenticação é que a queixa terá seguimento, sendo distribuída pelas forças de segurança em função do tipo e localização da ocorrência."

In site Ciberia
Plantas Invasoras em Portugal
Coisas simples que todos podemos fazer...


1 - "Viaje leve...
- sempre que viajar certifique-se que limpa os seus sapatos, roupa e bagagens - sementes, esporos, frutos, insectos, e outras partes de seres vivos podem ser facilmente transportados inadvertidamente.
- se visitar uma Área Protegida tenha especial atenção e limpe também os pneus!
- não ceda à tentação de trazer consigo uma planta ou animal exótico!
2 - Aprenda a identificar as espécies invasoras e NUNCA as UTILIZE
- no caso das plantas invasoras, pode recorrer a informação já organizada.
- certifique-se que remove as plantas invasoras que possam existir no seu jardim/horta ou terrenos.
3 - Não transporte animais ou plantas
- para locais onde eles não são nativos.
4 - Nunca liberte animais exóticos no ambiente
- a sua boa vontade pode ter consequências desastrosas!
- se está a considerar comprar uma espécie exótica, não o faça!
- a venda de animais exóticos é muitas vezes prejudicial tanto para as próprias espécies exóticas como para as nativas!
5 - Não envie ou transporte plantas exóticas
- elas podem incluir insectos, ovos ou sementes.
6 - Crie o seu próprio jardim de espécies nativas
- tente saber mais sobre as espécies que são nativas da sua região e use essas espécies no seu jardim.
- seja especialmente cuidadoso para evitar invasoras tais como as acácias, a erva-das-pampas, os bons-dias ou a figueira-da-índia.
7 - Participe em acções para controlo de espécies invasoras
- actualmente já são frequentes actividades de voluntariado para controlo de espécies invasoras em vários locais ao longo do nosso território. Participe!
- um exemplo são os Campos de Trabalho Científico que organizamos."

Conheça as plantas Invasoras em Portugal aqui

In site Plantas Invasoras em Portugal

terça-feira, 11 de março de 2008

Famílias de acolhimento, precisam-se!

"A Associação Beira-Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV), é a única escola a treinar cães-guia para cegos em Portugal. Estes cães são geralmente de raça retriever do labrador e são educados durante dois anos para conduzir o dono em segurança nas suas deslocações. Nesta fase encontraram-se nas Famílias de Acolhimento que ficam com a responsabilidade de os socializar, com o apoio e conhecimento técnico da Escola.
É a Escola que se responsabiliza por todas as despesas dos pequenos cães. Todavia a mesma carece de famílias de acolhimento, para estes magníficos cães, sendo que existem cerca de 20 famílias da Região Centro - sobretudo em Viseu, Coimbra e Figueira da Foz - que cuidam de cachorros mas são precisas muitas mais.
São dois anos com enormes responsabilidades, mas quem já passou por esta experiência refere que vale a pena e que voltaria a passar por ela."

In Blog dos Bichos

segunda-feira, 10 de março de 2008

A Manifestação de Professores

"Hoje para os professores será o dia do Zénite. Hoje olhando-se uns aos outros, vendo as filas e filas de gente vindas de Vila Real de Santo António a Monção e Bragança, os professores sentirão aquela sensação de alegria que percorre os participantes duma manifestação bem sucedida. Sentirão força, alegria, trocarão entre si sinais de reconhecimento e identidade, beijos, abraços, palmadas nas costas, polegares no ar, colocarão uns aos outros autocolantes. As pessoas ficam "físicas" nas manifestações, de braço dado. Os mais treinados nestas coisas, que conhecem bem as "manifs", estarão mais calmos do que os novatos. Os novatos vão falar muito, gritar mais alto, sentir a "psicologia das multidões", uma novidade para eles. Será um dia em cheio para os professores, reconfortante e, quando nas suas camionetas regressarem a casa, cansados e com pena de não haver mais, pensarão na lição que deram à ministra e ao governo. Mas, com eles, viajará o Nadir.
Segunda feira voltarão às escolas, às aulas. Se a ministra não for demitida, ou se demitir, começa a ressaca do sucesso, vai parecer pouco o que com tanto esforço foi conseguido. Se os professores estivessem dispostos a entrar em greve, a "rua" poderia ter tido um papel de uma etapa de luta para outra. Mas duvido que os professores tenham a unidade, a força, a disposição, a resistência psicológica e financeira que são necessárias para uma greve que só seria eficaz se fosse prolongada, sem fim à vista, dura e intransigente. Mas todos sabem que uma coisa é ir a uma manifestação neste momento, outra fazer greve. E por isso a sensação de vitória vai-se azedar pouco a pouco, dar origem a mais do mesmo que hoje assalta muitos portugueses: uma sensação de impotência, de que não vale a pena fazer nada, de derrotismo e ou apatia ou agressividade.
Escrevo hoje no Público sobre a "rua" e termino dizendo que quando se vai para a "rua" tem que se saber como se sai dela. Em democracia, quando se vai para a "rua", local nobre e legítimo do protesto, tem que se saber que não se pode continuar nela sob pena de então as coisas estarem muito mal para a democracia. Duvido que nesta luta dos professores exista um plano B. O plano A resultou, está à vista hoje. Podia haver um plano B para 2009, no voto, mas duvido que quando lá se chegar exista uma alternativa no domínio político para o materializar. Por isso temo que disto tudo resulte pouco mais do que desespero apático, ou asneira agressiva. Vamos ver."

José Pacheco Pareira (08.03.2008)
In Blogue Abrupto

domingo, 9 de março de 2008

As imagens da semana

Retalhos da minha vida: um domingo de aniversário da matriarca da família (fotografias do dia, sem sequência ou palavras, por falta de tempo e cansaço acumulado... mas partilham entre si, beleza e afecto.)
Parabéns, minha querida mãe.

"mãe, eu sei que ainda guardas mil estrelas no colo.
eu, tantas vezes, ainda acredito que mil estrelas são
todas as estrelas que existem."
José Luís Peixoto, in A Criança em Ruínas