sexta-feira, 14 de março de 2008

Exposição Revolução Cinética
Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado)
De 13 de Março a 16 de Junho 2008
Rua Serpa Pinto, 4 - Lisboa
Terça a domingo das 10h00 às 18h00
Telf.: 213432148
Preço: 3€ (c/descontos)
www.museudochiado-ipmuseus.pt

"A arte cinética, vulgarmente chamada de Op Art, é alvo de uma exposição extensa no Museu do Chiado. Obras de autores nacionais e internacionais de uma das grandes correntes artísticas do século XX. Até 16 de Junho.
Victor Vasarely foi o grande instigador que teve o seu momento fundador na exposição de 1955, "Le Movement" na Galerie Denise René, e que reunia trabalhos de veteranos como Marcel Duchamp, o próprio Vasarely, e de nomes mais jovens como Yaacov Agam, Pol Bury, Jesús Rafael Soto e Jean Tinguely. Mais tarde apelidados de Op Art, estes trabalhos cinéticos centravam-se na representação do movimento e viviam da interacção com o público, que se podia misturar, experienciar e, no fundo, dar sentido a essas obras. Esta corrente artística teve enorme influência na sociedade e nas artes da época, como a moda, a arquitectura, os media e o design gráfico.
Revolução Cinética reúne 60 obras num total de 30 artistas, entre eles também os portugueses René Bertholo, Eduardo Nery, António Pedro, Nadir Afonso e Artur Rosa."
Público

In site Guia do Lazer

2 comentários:

eloi disse...

O seu a seu dono: Nadir Afonso pertenceu a esse movimento onde expôs na Galeria Denise Rene e no Salon des Realites Nouvelles «espacillimité» animado de movimento em 1956, um agora exposto no Museu do Chiado.

Maria Lua disse...

Eloi,

muito obrigado pela informação e visita.