sábado, 4 de dezembro de 2010

As surpresas da semana

1 - iPad: teste completo no laboratório.

2 - Bordalo no Museu do Chiado. Considerado o maior pintor português do século XIX, Columbano (1857-1929) é o artista "que melhor expressa valores de modernidade, numa situação única na arte nacional", sublinha a comissária, Maria de Aires Silveira, numa nota sobre a exposição divulgada no sítio online do museu. "Columbano" é uma mostra com 75 peças, na sua maioria pertencentes ao museu que dirigiu - entre 1914 e 1927 - seleccionadas entre um total de 200 obras existentes no acervo.

3 - Passatempo: a Post-it® oferece 1 Wii e 2 iPods Shuffle (participa até 21 Dezembro 2010).

4 - Para receber a newsletter com as receitas da Nacional, inscreva-se no respectivo site.

5 - Descobrir centenas de obras inéditas de um dos pintores mais importantes do século XX é o sonho de qualquer um. Mas o problema desta história é exactamente ser demasiado boa para ser verdadeira. Um electricista francês de 71 anos revelou que tem uma colecção de 271 obras desconhecidas do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973).

6 - Mais de uma centena de presépios vão levar o espírito natalício ao Museu Pio XII, em Braga, no âmbito da II Mostra de Presépios Regionais, que decorre de 3 de Dezembro a 7 de Janeiro.

7 - Cérebro das mulheres é mais activo do que dos homens. Investigadora determina explicação neurológica e hormonal.

8 - Passatempo: a Nestlé oferece 10 máquinas de café Nespresso CitiZ. Regista-te no site ou actualiza os teus dados (participa até 12 Dezembro 2010).

9 - Casaco Denver. As roupas das crianças para este Inverno são tão acolhedoras quanto bonitas e os tricôs com entrançados estão no topo da lista das peças indispensáveis no guarda-roupa de qualquer criança moderna. Inspire-se nas bonitas cores de Denver, um fio de toque suave e fácil de trabalhar que lhe permitirá criar peças fantásticas rapidamente.

10 - Poluição do ar pode levar Portugal ao Tribunal de Justiça Europeu.

11 - Parece ser uma delícia: Cogumelos salteados com alho e coentros.

12 - Babies & Blues: faça o download grátis desta música.

13 - Heróis do Quotidiano – Nós estamos a mudar o mundo! As suas escolhas, as suas acções mudam o mundo. Ideias simples para si e para aqueles que, como você, são os nossos heróis do quotidiano.

14 - Passatempo: a Disney oferece a quem fizer a melhor banda desenhada uma viagem a Milão para duas pessoas (duas noites) para assistir à elaboração do "Disney Motion Comic". E uma consola Wii e ainda o jogo Disney Epic Mickey (participa até 26 Dezembro 2010).

15 - The governments of Liberia and Sierra Leone have started the formal processes of designating the Gola Rainforest as a shared National Park and Protected Area.

16 - Cães já podem fazer hemodiálise.

17 - Editorial Presença: de 18 Novembro a 13 Dezembro 2010, ofereça livros a quem mais gosta, sem olhar a despesas. A Presença paga. Atenção: o valor do livro ou vale oferta que comprou é reembolsado na sua conta-cliente da Presença (online) e utilizará esse dinheiro novamente para comprar livros.

18 - Alegria com Aletria. A Milaneza vai adoçar o Natal da cidade Invicta com a acção “Alegria com Aletria”, um projecto de Responsabilidade Social liderado pelo grupo de directores da Cerealis, que promovendo o espírito de solidariedade associado à época, visa a recolha de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A acção “Alegria com Aletria” realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro de 2010, entre as 10h00 e as 18h00, na Praça da Trindade, no Porto, e pretende estabelecer um novo recorde mundial confeccionando a maior Aletria de sempre e, deste modo, entrar para o Guinness Book of Records. Este será um momento único a que todas as pessoas estão convidadas a participar!

19 - Passatempo: jogas um jogo no site da Vodafone de Natal e podes ganhar um Nokia 5228 por dia e milhares de descontos imediatos até 20 euros (participa até 19 Dezembro 2010).

20 - As Folhas dos Plátanos...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Carris convida os seus clientes para uma viagem no “Eléctrico de Natal” acompanhados pelos seus filhos dos 4 aos 12 anos, integrando uma visita ao Museu da Carris
8 Dezembro 2010
Este passeio é gratuito e tem a duração prevista de 1 hora


Percurso (saídas em 2 eléctricos com percursos de 45m): Santo Amaro/Praça da Figueira/Santo Amaro
Horário de Manhã: 10:00; 11:00 e 12:00
Horário da Tarde: 14:00; 15:00 e 16:00

Inscrições através de: 214138679 (81) ou relacoespublicas@carris.pt
(reservas limitadas aos lugares existentes)

clique na imagem para ampliar

Assina a Petição da DECO Contra extras na electricidade
www.deco.proteste.pt

Contra extras na electricidade, junte-se a nós
Exigimos cortes na factura da electricidade. Subscreva a nossa petição e dê mais energia a esta causa.
Na factura de electricidade, há custos impostos ao sector que resultam de opções políticas e medidas legislativas. Mas se estes “Custos de Interesse Geral” fossem reduzidos em 10%, estaríamos perante uma redução na factura na ordem dos 5%, em vez de um aumento de 3,8 % num serviço público essencial, como a electricidade.
Para muitas famílias, os aumentos em simultâneo em várias áreas de consumo pode ser dramático. Por isso, exigimos cortes nos custos extra que pesam na factura mensal da electricidade.
Junte-se ao nosso protesto. Assine a petição para dar força à nossa intervenção junto do Governo e da Assembleia da República.

In DECO

Site da ONU apresenta 150 mil áreas protegidas em todo mundo
216 das «belezas naturais» são em Portugal
Viajar por mais de 150 mil áreas protegidas pouco conhecidas do planeta está agora à distância de um clique
www.protectedplanet.net

O site interactivo ProtectedPlanet.net, resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas (ONU) para o Ambiente (PNUA) e da União Mundial de Conservação da Natureza (UICN), foi lançado ontem e inclui informações sobre locais onde a natureza é privilegiada, 216 dos quais são situados em Portugal.
No nosso país, de entre as áreas e parques recomendados pelo portal, encontram-se a Serra d'Aire, os Parques Naturais da Arrábida, de Sintra e da Madeira, o Estuário do Tejo, a Costa Vicentina ou o Litoral de Esposende, por exemplo.
Este projecto tem como objectivo recorrer ao mundo virtual no sentido de dar a conhecer e sensibilizar os seus utilizadores para a importância da protecção dos parques e reservas naturais de todo o mundo, desde os fiordes da Noruega aos vulcões da Austrália.
Ao aceder ao site, os cibernautas, através de imagens de satélite, podem seleccionar diferentes zonas protegidas e, ao aproximar a imagem, conseguem obter várias informações sobre as espécies ameaçadas ou sobre as plantas autóctones. Além disso, os utilizadores podem descarregar no mapa mundo fotografias de viagens que fizeram às áreas protegidas que estão a visualizar, assim como relatar as suas experiências.
Isto pode inspirar outras pessoas a fazerem a viagem, levando assim receitas para as comunidades locais, muitas vezes pobres e em zonas remotas do globo, explica o PNUA em comunicado.
Segundo a ONU, a indústria do ecoturismo está a crescer rapidamente, representando 77 mil milhões de dólares (55,6 mil milhões de euros) no mercado global do turismo. À medida que aumenta a preocupação com as alterações climáticas, cada vez mais turistas estão a escolher fazer férias amigas do Ambiente, incluindo visitas a áreas protegidas, constata o PNUA.
Os parques nacionais e as áreas protegidas representam uma resposta chave e eficaz para conservar e gerir estes bens naturais do planeta, comentou Achim Steiner, director-executivo do PNUA. Além disso, pode gerar receitas e modos de vida para as comunidades locais, acrescentou. No lançamento desta ferramenta, na Convenção da ONU sobre Biodiversidade nos Estados Unidos, também foi feito um alerta para a necessidade de protecção dos oceanos, uma vez que as autoridades norte-americanas alegam que o objectivo de proteger dez por cento dos oceanos até 2012 não vai ser cumprido.

In Ciência Hoje

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Almoço Anual da APCA - Associação de Protecção aos Cães Abandonados
5 Dezembro 2010, 13h
Centro Cultural de Cascais
Inscrições: 964530419 ou 915133063
E-mail: info@apca.org.pt
www.apca.org.pt

Com a época de Natal cada vez mais próxima, é chegada também a altura do almoço anual de beneficência da APCA. Assim sendo, é com o maior prazer que o convidamos a estar presente no próximo dia 5 de Dezembro (Domingo) no Centro Cultural de Cascais, pelas 13h00 horas para um evento onde esperamos que não faltem bons momentos, alegria e, acima de tudo, solidariedade.
As receitas deste almoço revertem na totalidade para os cerca de 200 cães que temos ao nosso cuidado no canil da APCA. O preço por pessoa é de €30 e inclui um buffet diversificado e bebidas diversas, que serão certamente do seu agrado.
Para além da refeição em si, poderá contar também com as tradicionais rifas com divertidos prémios, algumas surpresas e, como sempre, convívio, boa disposição e conversas sobre os nossos muito estimados cães.
Poderá inscrever-se, até 3 de Dezembro, por telefone ou email para os seguintes contactos:
96 453 04 19 – 91 513 30 63 ou para info@apca.org.pt

Em nome dos cães acolhidos na APCA, o nosso muito obrigado pelo seu apoio e solidariedade.

Associação de Protecção aos Cães Abandonados

Natal em Lisboa 2010 – Concertos em Igrejas
5 Dezembro a 19 Dezembro 2010
Várias Igrejas em Lisboa
Entrada livre
www.egeac.pt/new.php?id=484

Se quiséssemos juntar todas as confissões religiosas do mundo e lhes pedíssemos um elemento fundamental que unisse as várias formas de celebrar a chegada do Inverno - esse cíclico regresso da natureza a si mesma - estou certo que tal elemento seria a luz. A luz que sempre dominou as celebrações natalícias do ocidente, das mais remotas às mais contemporâneas, simbolizada tanto pela queima do madeiro em qualquer aldeia portuguesa, como pela extravagante iluminação de Times Square ou da 5ª avenida.
Cremos porém que é chegado o momento da opção: pela luz ofuscante que nos tem seguido, sempre mais e mais intensa, em busca da materialidade, ou por essa outra que por brilhar secretamente em nós, é sinónimo de esperança e de humanidade?
A programação de concertos que oferecemos à cidade, neste Natal de 2010, transmite clara e inequivocamente a nossa escolha.
Miguel Honrado - Presidente do Conselho de Administração da EGEAC

Programa

«Dois Olhares sobre o Menino Jesus» - Coro Sinfónico Lisboa Cantat e Paul Timmermans
Igreja de São Nicolau
05-12-2010, 16h00
Reservas: 218879549

«Cantos da Lusofonia - O Natal em Portugal e nas Américas» - Ensemble Peregrinação
Igreja da Madalena
10-12-2010, 21h30
Reservas: 218870987

«Ao Único» - Grupo Coral do CEMM e Rui Bruno e Silva - Fernando Teixeira dirige
Igreja da Memória
11-12-2010, 16h00
Reservas: 213635295

«Concerto de Natal» - OFB e Coro Regina Coeli - António Vassalo Lourenço dirige
Igreja da Graça (Lisboa)
12-12-2010, 21h30
Reservas: 218873943

«Concerto Coral Sinfónico» - Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Christopher Bochmann
Basílica da Estrela
17-12-2010, 21h30
Reservas: 213960915

«Natal Barroco» - Companhia de Ópera do Castelo
Igreja de Santo Agostinho (Marvila)
18-12-2010, 16h00

«Natal Europeu» - Orquestra de Câmara Portuguesa - Pedro Carneiro dirige
Igreja de São Domingos (Rossio)
19-12-2010, 16h00
Reservas: 213428275

In EGEAC

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sons

Não Desistas de Mim - Pedro Abrunhosa

Não sou fã da música do Pedro Abrunhosa, mas gosto de algumas canções, esta é uma delas.
Letras

O Amor da Sabedoria Tem Falta de Amor

A sabedoria deve saber que traz em si uma contradição: é louco viver muito sabiamente. Devemos reconhecer que, na loucura que é o amor, há a sabedoria do amor. O amor da sabedoria - ou filosofia - tem falta de amor. O importante, na vida, é o amor. Com todos os perigos que carrega.
Isto não é suficiente. Se o mal de que sofremos e fazemos sofrer é a incompreensão de outrem, a autojustificação, a mentira de si próprio (self-deception), então a via da ética - e é aí que introduzirei a sabedoria - está no esforço de compreensão e não na condenação - no auto-exame que comporta a autocrítica e que se esforça por reconhecer a mentira de si próprio.

Edgar Morin, in Pode Haver uma Sabedoria Moderna? (Conferência)
Artesanatus 2010
1 a 23 Dezembro 2010
Praça D. João I - Porto

Domingo a quinta: 10h às 20h; sexta, sábado e vesperas de feriado: 10h às 24h
Entrada livre
www.aarn.pt


A ARTESANATUS vai estar patente ao público de 01 a 23 de Dezembro na Praça D. João I (Porto). Este certame destaca-se pela excelência e qualidade, sendo considerado uma referência no panorama nacional e internacional.
Nesta edição pretendemos superar ainda mais as expectativas dos expositores e visitantes, de forma a estabelecer potencialidades e sinergias para o futuro do sector das Artes e Ofícios.
Assim, a ARTESANATUS será pioneira em disponibilizar uma loja online para que os expositores possam apresentar e comercializar os seus produtos. Desta forma, a ARTESANATUS está na vanguarda das Feiras de Artesanato em Portugal.

In AARN - Associação de Artesãos da Região Norte

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dormir, só no escuro!

Adormecer com uma luz de presença acesa ou simplesmente com a televisão ligada no escuro pode afectar a estrutura do cérebro, aumentando o risco de depressão. A conclusão é de um estudo realizado na Universidade do Estado do Ohio (EUA), depois de ter exposto uma série de ratos a uma ligeira luminosidade enquanto dormiam, num período de oito horas, durante oito semanas.
“Até o efeito de penumbra, durante a noite, é suficiente para provocar comportamentos depressivos”, revelou Tracy Bedrosian, co-autora da investigação. As consequências negativas não são, obviamente, imediatas, no entanto, a longo prazo poderão colocar a saúde em risco.

In Máxima
Fernando Pessoa. Faz hoje 75 anos que perdemos o maior poeta português

Não vamos convidá-lo a brindar com absinto. Mas ler um poema ou dois é uma boa forma de recordar o génio que morreu há 75 anos. Pode também ir ao Teatro São Carlos, em Lisboa, ver o "Filme do Desassossego" (21h). Mas primeiro celebremos um poeta que fez nascer muitos mais. Pessoa e alguns heterónimos para degustar

Fernando Pessoa
Mini B.I.

Nasceu a 13 de Junho de 1888 em Lisboa. Ainda na infância, teve o primeiro amigo imaginário ou pseudónimo: Chevalier de Pas. Ainda se inscreveu na Faculdade de Letras, mas desistiu e começou a trabalhar como tradutor e correspondente estrangeiro em casas comerciais. Só publicou um livro em vida: "Mensagem". Morreu de cirrose hepática aos 47 anos.
Personalidade
"Era tímido, fechado, mas com uma personalidade de liderança. Muito generoso e tinha um lado de brincalhão, que vemos nas cartas a Ofélia [namorada]", diz o investigador de Fernando Pessoa, Antonio Cordiello.
Poema
"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
Um bom tema de conversa
Se encontrasse Fernando Pessoa na rua, podia pedir-lhe indicações sobre o melhor absinto de Lisboa, o ambiente no Martinho da Arcada ou que livro comprar. Pessoa era um leitor voraz. Conselhos para escrever cartas de amor, é melhor dispensar. Vai acabar com um poema carregado de diminutivos, ao estilo "almofadinha".

Álvaro de Campos: o engenheiro
Mini B.I.
"Álvaro de Campos nasceu em Tavira, no dia 15 de Outubro de 1890", explicava o próprio Fernando Pessoa em carta a Adolfo Casais Monteiro. Depois de uma educação banal, foi para Glasgow, na Escócia, estudar engenharia naval. Numas férias no Oriente, descobre o opiário e torna-se, digamos, fã da substância. Mais tarde veio Lisboa, onde estava em "inactividade". Morre no mesmo ano que Fernando Pessoa.
Personalidade
"Excêntrico, provocador até mesmo brincalhão. Passou pela febre do modernismo, o fascínio pelo oriente e por último uma fase de grande pessimismo", explica ao i Antonio Cardiello.
Poema
"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
Um bom tema de conversa
Se Álvaro de Campos fosse vivo, ia adorar falar de iPads, Kindles e outras tecnologias de ponta. O engenheiro era um modernista fascinado por máquinas. Falar sobre a sua última viagem ao oriente também seria um bom desbloqueador de conversa.

Alberto Caeiro: viver no campo
Mini B.I.
Um homem do campo que escrevia por inspiração. Fernando Pessoa descreveu-o como o "mestre" que apareceu nele. "Alberto Caeiro nasceu em 1889 e morreu em 1915; era de Lisboa, mas viveu quase toda a sua vida no campo. Não teve profissão nem educação quase alguma. Morreu turberculoso em 1915", escreveu o poeta.
Personalidade
"É um homem simples, equilibrado, de inspiração pré-socrática. Representa o homem inserido na natureza", diz Antonio Cardiello. O heterónimo fundamental do paganismo. É um homem dos sentidos, um poeta da natureza que defendia que "pensar é estar doente dos olhos".
Poema
"Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar"
Um bom tema de conversa
Falar do último turismo rural que abriu no Alentejo era um óptimo começo. Se visitou algum país com reservas biológicas, tipo Galapagos ou Costa Rica, também é bem jogado. Conversas mais complexas e elaboradas é que nem por isso.

Ricardo Reis: o médico
Mini B.I.
"Ricardo Reis nasceu em 1887 (não me lembro do dia e mês, mas tenho-os algures), no Porto, é médico e está presentemente no Brasil", explicava Fernando Pessoa numa carta de 1935. Estudou num colégio de Jesuítas e deixou o país porque era um monárquico convicto. Morreu, segundo José Saramago, em 1936.
Personalidade
É um homem que aceita o destino. E não é preciso dizer mais. "É de um estoicismo... Enfrenta a vida e vive o instante, o momento concreto. É um aristocrata, um pouco bucólico", diz Antonio Cardiello.
Poema
"Cada um cumpre o destino que lhe cumpre,
E deseja o destino que deseja;
Nem cumpre o que deseja,
Nem deseja o que cumpre."
Um bom tema de conversa
Não lhe peça conselhos de medicina mesmo que lhe doa as costas. Os médicos também gostam de falar de outras coisas. Neste caso poderia puxar o tema da monarquia ou melhor: o sentido da vida. Garantimos que ia ter uma discussão estoicista bem interessante.

Vanda Marques (30 de Novembro 2010)
In
jornal I

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sons

Madredeus & Flamish Radio Orchestra - Não Muito Distante

O melhor trabalho ao vivo dos Madredeus!
Letras

"Os tempos de crise são geralmente os mais fecundos. Não há crescimento sem crise. A crise é o tempo das oportunidades. Pode, por isso, ser o tempo do amadurecimento, da afirmação pessoal e nacional. Se se souber enfrentá-la com reflexão, sabedoria e sem desânimo."

José Rebelo
in Revista Além-Mar, Jul-Ago. 2003, n.º 517 - Ano XLVII
CTT
Projecto Luta contra a Pobreza
Após consultarem as listas, e se virem que podem oferecer algo mais este Natal, vão a uma estação dos CTT e podem pedir uma de dois tamanhos de caixas grátis para poder enviar a uma instituição de ajuda social. Depois, é só entregar na estação dos CTT e eles farão o respectivo envio (totalmente gratuito).

Lista de Instituições Aderentes e Bens Solicitados para ver aqui.

Lista de Outros Artigos pedidos para ver aqui.

A pobreza e a exclusão social constituem um dos mais graves problemas das sociedades dos nossos dias.
Os CTT não podem nem querem alhear-se de um problema que toca a todos, pelo que em 2010 – Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, mantêm o Projecto de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social que envolve não só os CTT mas também um largo conjunto de instituições de solidariedade social.
Nos CTT acreditamos que é possível fazer a diferença através de pequenos gestos. Com isso em mente, decidimos unir esforços com Instituições que trabalham diariamente para reduzir os efeitos da pobreza e exclusão social em muitas famílias portuguesas. E para podermos chegar ao maior número de famílias possível, contamos também com a sua ajuda.
É muito simples participar nesta acção de solidariedade. Basta dirigir-se até uma Estação de Correio com o seu contributo, pedir uma das nossas caixas solidárias e colocar o mesmo lá dentro. E para enviar, assinale qual a Instituição a ajudar. Pode contribuir com alimentação, roupa, artigos de higiene para adultos e bebés, artigos didácticos e informáticos. O resto fica nas mãos da rede CTT, garantindo, assim a entrega da sua mensagem às mãos de quem precisa. Um pequeno gesto que faz uma grande diferença. Peça a sua caixa nas Estações de Correio e Ajude a mudar o mundo de uma família carenciada.
CTT. Consigo combater a pobreza e exclusão social.

In CTT - Projecto Luta contra a Pobreza

domingo, 28 de novembro de 2010

As imagens da semana

Encantei-me com as nuvens, como se fossem calmas
locuções de um pensamento aberto. No vazio de tudo
eram frontes do universo deslumbrantes.
Em silêncio via-as deslizar num gozo obscuro
e luminoso, tão suave na visão que se dilata.

Que clamor, que clamores mas em silêncio
na brancura unânime! Um sopro do desejo
que repousa no seio do movimento, que modela
as formas amorosas, os cavalos, os barcos
com as cabeças e as proas na luz que é toda sonho.

Unificado olho as nuvens no seu suave dinamismo.
Sou mais que um corpo, sou um corpo que se eleva
ao espaço inteiro, à luz ilimitada.
No gozo de ver num sono transparente
navego em centro aberto, o olhar e o sonho.

António Ramos Rosa, Volante Verde - 1986
in Antologia Poética