sábado, 7 de julho de 2012

As surpresas da semana

1 - Praga de lagartas-do-sobreiro está a ameaçar produção de cortiça

2 - Empresa portuguesa usa radares para ‘salvar’ aves. Tecnologia inovadora é aplicada ao Parque Eólico do Barão de S. João em Sagres

3 - A Decubal oferece amostras grátis dos seus produtos.

4 - Museu de Arte Popular classificado monumento de interesse público

5 - A igreja da Sagrada Família, edificada no bairro industrial da Tabaqueira em Albarraque, Sintra, e inaugurada no dia 18 de dezembro de 1965, foi, tal como o conjunto fabril e habitacional em que se integrou, de iniciativa daquela empresa, e constituiu-se como obra de arquitetura moderna funcionalmente conforme a renovação litúrgica, após particular insistência do padre engenheiro Manuel Falcão, diretor do Secretariado para as Novas Igrejas do Patriarcado e futuro bispo de Beja.

6 - A Calvé oferece vales de desconto para a nova Yogonese ou Standard, e Alho ou Chilli.

7 - Novo Canil Municipal de Sintra tem 8 mil metros quadrados e recebe 242 animais

8 - Ratos e ratazanas são, provavelmente, os roedores mais odiados do mundo. No entanto, desde 2004, estes animais têm sido verdadeiros heróis no combate às minas terrestres. Só em Moçambique, os ratos da organização APOPO já ajudaram a destruir mais de 1.800 minas tendo devolvido 440 hectares de terra à população.

9 - Promoção: Na compra dos teus óculos graduados oferecemos-te uns óculos de Sol… Procura a MultiOpticas mais perto de ti e aproveita já a nossa companha!

10 - A Imperial foi distinguida pelo município de Vila do Conde com a medalha de mérito da cidade, pelo contributo para o desenvolvimento do concelho. A empresa fundada em 1932, em Vila do Conde, é actualmente o maior fabricante nacional de chocolates e conta no portefólio com marcas reconhecidas, como Regina, Jubileu, Pantagruel, Pintarolas, Fantasias e Allegro.

11 - A Coca-Cola e a Pepsi contêm pequenas quantidades de álcool na composição, assegura um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Consumo de Paris, França, publicado na revista “ 60 Million Consumers”.

12 - Promoção: Marcas desportivas com 30% de desconto na Sport Zone

13 - Continente e Quercus recolhem mais de 81 toneladas de rolhas em escolas

14 - A 5ª edição do Green Project Awards recebeu 200 candidaturas, uma das maiores participações de sempre desde o lançamento da iniciativa em 2008, por parte da GCI, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente.

15 - Passatempo: a MLV Shoes oferece 2 pares de sandálias n.º 37 (participa até 30 Julho 2012).

16 - Furtos para comer disparam nos supermercados

17 - A Cáritas de Lisboa vai abrir, este sábado, uma nova loja solidária na Ameixoeira, em parceria com a «Artyaplausos», num momento em que os “pedidos de ajuda têm aumentado bastante”.

18 - A L'Oréal Paris Portugal oferece um vale de 1,50 eur na compra de uma coloração Excellence

19 - Não sabes onde colocar todos os teus sapatos? Deixamos-te esta sugestão prática, gira e original!

20 - Um Vinho do Porto ultra-exclusivo, o Graham Tawny 1952, foi escolhido para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II que, no início de Junho, comemorou 60 anos da sua coroação. Além das garrafas comemorativas, este vinho foi escolhido para um brinde especial num almoço organizado pela família real no Castelo de Windsor.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Capital portuguesa a 360º com o Turismo de Lisboa

http://www.visitlisboa.com

O portal do Turismo de Lisboa disponibiliza agora imagens panorâmicas de algumas das paisagens e monumentos mais deslumbrantes da capital portuguesa. As fotografias a 360 graus são o resultado de uma parceria da entidade com a Digisfera – Fotografia e Informática.
No visitlisboa.com é possível “visitar” a Capela de São João Baptista, a Basílica dos Mártires, o Panteão Nacional, Parque das Nações, Terreiro do Paço, entre outros pontos de interesse da capital portuguesa.
O Turismo de Lisboa pretende que esta base de dados seja atualizada mensalmente, podendo a oferta ser ampliada a outros equipamentos da região.
“Como estão georreferenciadas através do Google Maps, o utilizador pode navegar entre as várias fotografias através do mapa tendo, desta forma, a oportunidade de conhecer e planear antecipadamente a sua visita a Lisboa”, explica o Turismo de Lisboa.

in Briefing

Saiba o que fazer para mudar os contratos da luz e do gás

Numa altura em que os consumidores fazem as contas aos aumentos da factura da electricidade e do gás, a Renascença procura tirar as dúvidas que se colocam nesta fase de transição do mercado regulado para o mercado livre.

Quais são os passos para mudar de comercializador?
Um consumidor que pretenda mudar de comercializador de energia elétrica ou de gás natural, quer seja no âmbito da extinção de tarifas reguladas, quer seja pela procura de melhores condições de fornecimento, deverá seguir os seguintes passos:
  • Saber quem são os comercializadores e as respetivas condições de oferta;
  • Avaliar as diversas propostas dos comercializadores;
  • Contactar o comercializador que apresente a melhor proposta;
  • Analisar as condições do contrato.

Como cessar o contrato anterior?
Ao celebrar o contrato com o novo comercializador, este trata de todos os procedimentos necessários, incluindo a cessação do seu contrato anterior. O processo de mudança é gratuito e não implica a mudança do contador, ficando concluído quando receber a última factura do anterior comercializador com os valores do consumo até esse momento.

Posso ficar sem gás ou luz?
A mudança de contrato não implica a interrupção do fornecimento. O processo de transferência é todo feito entre empresas, que têm de garantir a continuidade dos serviços.

Até quando posso mudar de contrato de fornecedor de energia?
  •  De 1 de Julho de 2012 até 31 de dezembro de 2014 para os consumidores de eletricidade em baixa tensão normal com uma potência contratada igual ou superior a 10,35 kVA e para os de gás natural com um consumo anual superior a 500 m3 e inferior ou igual a 10.000 m3.
  • De 1 de Janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2015 para os consumidores de eletricidade em baixa tensão normal com uma potência contratada inferior a 10,35 kVA e para os de gás natural com um consumo anual inferior ou igual a 500 m3.
Ainda é possível fazer um novo contrato com tarifa regulada?
A partir de 1 de Julho de 2012 ou de 1 de Janeiro de 2013, dependendo do tipo de cliente, todos os novos contratos de fornecimento de electricidade e gás natural serão obrigatoriamente celebrados em regime de mercado livre.

As tarifas bi-horárias e tri-horárias vão acabar?
As tarifas reguladas de venda a clientes finais bi-horárias e tri horárias vão manter-se e vão ser fixadas pela ERSE enquanto durar o período transitório para os clientes que se mantenham no mercado regulado. É expectável que, à medida que o processo de liberalização se for consolidando, os comercializadores de mercado incluam nas suas ofertas comerciais tarifas bi-horárias e tarifas tri-horárias, assim como outras opções tarifárias inovadoras.

O que é a tarifa transitória?
A tarifa transitória é uma tarifa fixada trimestralmente pela ERSE durante o período transitório, aplicável aos consumidores que continuem a ser abastecidos pelo comercializador regulado.

Fátima Casanova (4 Julho 2012)
in Renascença

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Telepizza vende 25 mil pizzas por €1 cada

9 a 15 Julho 2012
Para clientes que encomendem através do site da marca
http://www.telepizza.pt


Para celebrar o 20º aniversário em Portugal mas também o Dia Mundial da Pizza, a cadeia de restauração Telepizza vai comercializar 25.000 pizzas a um euro.
A promoção é válida entre entre 9 a 15 de Julho para todos os clientes que encomendem pizzas através do site da marca.

in Hipersuper

SOS Pobreza – 1ª Marca de Solidariedade

A AMI apresentou a primeira marca nacional de solidariedade que abrange 30 bens essenciais, vendidos a “preço justo” em 52 hipermercados do país
http://www.ami.org.pt

A Fundação AMI vai lançar, no próximo dia 3 de Julho, um novo projecto no âmbito do combate à pobreza em Portugal. Este projecto consiste na criação de uma marca "SOS Pobreza" de produtos de consumo básico, todos de origem nacional, envolvendo produtores que recebem de forma justa e sustentável, respondendo assim às três vertentes da sustentabilidade: económica, ambiental e social.
Simultaneamente, as empresas do retalho alimentar envolvidas neste projecto proporcionaram condições especiais para a marca, tendo em conta os seus objectivos sociais, e os consumidores compram um produto a preço justo, podendo ajudar uma causa sem desembolsar mais dinheiro, apenas adquirindo produtos que já comprariam para seu próprio consumo. A AMI recebe a receita líquida total da venda do produto, sendo a mesma canalizada no seu todo para os projectos que desenvolve em Portugal.

O SOS Pobreza, a 1ª marca nacional de solidariedade, é:
  • Um projecto social e ambientalmente responsável;
  • Um projecto que privilegia a produção nacional;
  • Um projecto que respeita a sustentabilidade das empresas parceiras (produtores e distribuição);
  • Um projecto com produtos de consumo básico, com preços muito competitivos no mercado;
  • Um projecto que visa dar resposta a uma emergência nacional cada vez mais instalada no nosso país, com novos casos de pobreza diários a juntar-se aos que persistem e estão dependentes por mais tempo de respostas sociais.

Nesta fase de arranque, o SOS Pobreza apresentará produtos de consumo básico, como farinhas, arroz, azeite, óleo alimentar, frutas e legumes, águas, refrigerantes, papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos. Os produtos estarão disponíveis em mais de 50 lojas dos retalho alimentar associados ao projecto: Continente, E.Leclerc, Jumbo e Pingo Doce.
A expectativa da AMI é que o sucesso do SOS Pobreza permita reforçar a sua actuação de combate à pobreza em Portugal. Para além de ser mais uma opção de baixo custo para os consumidores, as receitas permitirão à AMI dar uma resposta mais pronta e mais eficaz ao cada vez maior número de solicitações de que é alvo em termos de apoio social.

Lisboa, 3 de Julho de 2012
in Fundação AMI

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aveia com Banana, Canela e Mel

Começar bem o dia. Acordar cedo e tomar o pequeno almoço. Desta vez aveia, banana, canela e um toque e mel para dar energia, força e saúde logo pela manhã. O prazer de tomar o pequeno almoço com calma e sem pressas. Saber que é a mais importante refeição do dia e que estamos a alimentar o nosso corpo que esteve sem alimento durante muitas horas. Aumentamos a nossa concentração, capacidade de trabalho, prevenimos algumas doenças e garantimos uma dose certa de energia ao longo do dia.
Tudo isto numa taça de aveia com banana, canela e mel.

Ingredientes para 1 pessoa
1 medida de flocos de aveia
2 medidas de água
sal q.b.
1 banana pequena
canela em pó q.b.
mel a gosto

Preparação
Leve a água temperada e sal e com a aveia ao lume e deixe cozinhar cerca de 4 minutos mexendo sempre até esta estar a seu gosto.
Retire e coloque a aveia numa tigela. Corte a banana em rodelas finas e coloque sobre a aveia. Polvilhe cm canela e com mel a gosto e coma com vontade par começar bem o dia.

in As Minhas Receitas

A de Aveia

A aveia personifica mais uma história de transformação de descrédito ancestral em grande potencial contemporâneo. Enriqueceu durante largos séculos a alimentação de alguns animais, que eram as únicas espécies contempladas com a ingestão deste cereal, discriminado pela sua tendência para apodrecer sendo mesmo apelidado por gregos e romanos de “trigo doente”.
Nos tempos que correm, com o aparecimento de novos cereais prontos a comer de várias formulações, cores e feitios, é quase uma viagem no tempo ver alguém optar por papas de aveia para grande refeição do dia, o pequeno-almoço. E não tendo a aveia uma mascote pomposa que faça as delícias das crianças ou uma actriz em excelente forma física a recomendá-la às colheres na televisão é natural que a sua popularidade não seja equivalente ao seu potencial nutricional.
A diferenciação da aveia face a outros cereais baseia-se no facto de ser, regra geral, utilizada no seu estado puro sem qualquer tipo de refinação que lhe retire quer a sua quantidade assinalável de fibra quer uma boa parte do seu teor vitamínico e mineral. E é nesta quantidade de fibra que é preservada na aveia, que se encontra a sua jóia da coroa no que à sua perspectiva funcional diz respeito. De seu nome β-glicanos, estes compostos existentes na camada externa da aveia são os principais responsáveis pelo efeito mais que comprovado deste cereal na redução dos níveis de colesterol total e LDL (“mau” colesterol). A preservação desta mesma fibra, torna a aveia um cereal fortificado por natureza, sendo uma boa fonte de vitamina B1, B3, ácido fólico, vitamina E, fósforo, ferro, magnésio e zinco.
Se tudo isto não fosse já suficiente para ostentar o rótulo de alimento “amigo do coração”, a aveia possui ainda um grande potencial de saciação ao associar a sua fibra a uma grande quantidade de proteína (13%), com valores de aminoácidos essenciais superiores aos do trigo e centeio. De igual modo, a quantidade irrisória de açúcares que possui, tornam-na numa alternativa interessantíssima na regulação dos níveis de glicemia.
No fundo, em relação à aveia, a prioridade é não inventar muito e não destruir o potencial que a natureza nos dá, consumindo-a em flocos em vez de optar por bolachas e barras onde existe invariavelmente uma adição desnecessária de açúcar e gordura. Se quiser inventar, adicione então às papas de aveia pedaços de frutos frescos e gordos com um travo de mel e canela, produzindo assim um saboroso e nutritivo muesli caseiro com tudo o que um bom pequeno-almoço deveria ter.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

terça-feira, 3 de julho de 2012

Roteiro de Actividades em Família

Ideias e Soluções para as Férias
Estrelas & Ouriços
Julho 2012

Download gratuito:
https://estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_2985_1_1340885020.pdf

ONU cria Dia Internacional da Felicidade

A assembleia-geral das Nações Unidas aprovou hoje uma resolução que institui a criação do Dia Internacional da Felicidade, que será assinalado a 20 de março.
Na resolução, aprovada por consenso, a assembleia-geral da ONU sublinhou que "a procura da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano".
A resolução pede a todos os 193 Estados-membros da organização que celebrem o dia "de forma apropriada, nomeadamente com atividades pedagógicas".
A ideia para a criação deste dia foi lançada pelo Butão, um pequeno reino budista localizado nos Himalaias que adota como estatística oficial a "Felicidade Nacional Bruta" em vez do Produto Interno Bruto (PIB).
O calendário da ONU integra até hoje 120 dias mundiais e internacionais dedicados a temas diversos como às mulheres rurais (15 de outubro), ao jazz (30 de abril) ou às aves migratórias (14/15 de maio). O dia 20 de março já é reconhecido como o Dia Internacional da Francofonia.

in i online

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Look Up at the Stars, Portugal!

http://www.youtube.com/watch?v=lN-eaIgiZKo

Vídeo sobre Portugal feito por norte-americano conquista portugueses

O autor é norte-americano, chama-se Matthew Brown, e faz aquilo a que ele chama 'visual storytelling' (narrativas visuais): em vez dos vídeo turísticos habituais, reúne imagens dos países por onde passa - que é, de facto, a forma como a nossa memória funciona, por imagens.
Graças ao seu estilo inovador, já conseguiu milhares de seguidores na internet.
O seu trabalho mais recente e mais aplaudido é um pequeno vídeo de apenas 4 minutos sobre Portugal. Vejam que vale a pena: hoje e sempre que vos apetecer sentir o que é ser português.

in Activa

Dormir acompanhado faz bem à saúde

Os casais que dormem na mesma cama podem ter menos problemas de saúde e, até, ter uma vida mais longa. A conclusão é de um estudo da University of Pittsburgh (EUA) que vem contrariar investigações anteriores e afirmar benefícios cardíacos e psicológicos.
O novo estudo, publicado no Wall Street Journal, contraria algumas investigações anteriores que apontavam uma maior perturbação do sono quando se dormia com outra pessoa.
Agora, a equipa de investigação liderada por Wendy M. Troxel, professora de psiquiatria e psicologia da universidade norte-americana, revela que o sentimento de segurança que se tem ao dormir acompanhado pode conduzir à diminuição dos níveis de cortisol, uma hormona do stress.

Menos ansiedade e menos insónias
Partilhar a cama com o parceiro de uma relação estável contribui, igualmente, para a redução de citocinas, responsáveis por inflamações, e para o aumento da oxitocina, a conhecida hormona do amor. Esta última tende a acalmar a ansiedade e a regular o ciclo de sono, travando as indesejadas insónias e possibilitando uma noite menos agitada.
Segundo o estudo, as mulheres que tenham uma relação amorosa estável têm tendência a adormecer mais depressa do que as solteiras, desfrutando de um sono mais calmo.
Os investigadores salientam, ainda, que esta estabilidade na relação que possibilita noites tranquilas é, geralmente, alcançada após um período entre seis a oito anos.
Muitos casais decidem dormir em camas separadas ou, em casos extremos, em quartos separados, devido a problemas como o ressonar. No entanto, o recente estudo vem comprovar que os benefícios retirados das noites de sono em conjunto superam, em larga escala, estes pequenos problemas, contribuindo não só para o bem-estar individual, mas também da relação.

in Boas Notícias

domingo, 1 de julho de 2012

As imagens da semana


A manhã move a pedra sem raiz
O seu repouso de árvore em flor.
Qualquer astro é menos que o repouso
De uma pedra em flor.

Daniel Faria (Poema inédito)