sábado, 2 de maio de 2009

As surpresas da semana

1 - Inquérito projecto eMPOWER - LPN: se ainda não preencheu este inquérito, apenas disponível até 04 de Maio 2009, por favor faço-o e divulgue! Colabore com a LPN no preenchimento de um breve inquérito (5 minutos) que tem por objectivo avaliar a sua receptividade e experiência em processos de participação pública. Basta clicar em ‘survey’, seleccionar um idioma e preencher.

2 - Vem aí o Dia da Mãe! Façam o teste juntos e descubram que tipo de mãe é a sua!

3 - Hirudoterapia: tratamento com sanguessugas.

4 - Os idosos, particularmente com mais de 70 anos, são o grupo etário com maior crescimento na utilização da Internet.

5 - Colabore com a tentativa de preservação de milhares de sobreiros na Herdade dos Gagos em Paço dos Negros - Almeirim. Há inúmeros lugares onde um estabelecimento prisional pode ser construído. Não há necessidade de abater milhares de sobreiros em 67 ha. Assine e divulgue a petição. Todos somos poucos para defender o montado de sobro.

6 - Muito marketing: Os 50 melhores restaurantes do mundo - 2009.

7 - Passatempo Nestlé e Roche Posay: de 30 de Abril a 21 de Maio 2009 participe no passatempo "Dia da Mãe" e habilite-se a cuidar com os melhores mimos e cuidados que temos para si.

8 - Jantar vegetariano de ajuda ao Refúgio das Patinhas: 13 de Maio de 2009, 20 horas, na Casa da Horta - Porto (10 euros por pessoa). E se houver umas mantinhas por casa que já não use, um saquinho de ração que queira trazer, era muito bom!

9 - Passatempo Ossos: a FOX oferece a oportunidade de ganhar um pack de DVDs da série ‘Ossos’, composto pela 1ª, 2ª e 3ª temporadas (10 packs). Os prémios terão de ser levantados nas instalações FOX (Lisboa). Até dia 11 Maio 2009.

10 - Inaugurados os "Jardins Portáteis", de Leonel Moura, junto ao Cais das Colunas (70 mil euros = 14 mil contos. Andam a brincar com quem?).

11 - Quinta Monte dos Vendavais: Hotel para cães e gatos.

12 - Passatempo O Teatro de Esopo: a E&O e a LNK têm 10 DVD’s (volume 1) do Teatro de Esopo para oferecer (até 27 de Maio 2009).

13 - Earth Hour 2009: Collected here are a series of before-and-after photographs - which (starting with the second one below) will fade between "on" and "off" when clicked. Let me state that again, since I know not everyone reads the whole intro here - starting with image #2 below, click on the image to see an animated fade between "on" and "off".

14 - São dois passatempos que a DGLB organizou para assinalar o Dia Mundial do Livro. Saiba como participar (até 15 de Maio 2009).

15 - Petição em defesa da Reserva Agrícola Nacional: para assinar e divulgar!

16 - Lavores da marca portuguesa Coats: Modelos de Verão.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sons

Maria Rita - Menina da Lua.

Uma das minhas músicas preferidas: linda, linda, linda!
Letras

"Aos 20 e tal anos somos profundamente egoístas, centrados em nós, está a vida toda pela frente. Somos invencíveis. Vamos ficando mais humildes à medida que os anos vão passando. Percebemos que há doenças, contrariedades, infelicidades."

Vera Nobre da Costa
O nascer da Terra

Fonte: NASA

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Letras

Um homem tem sempre medo de uma mulher que o ame muito.

Bertold Brecht
(10 de Fevereiro de 1898 - 14 de Agosto de 1956; foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX)
Papa-Léguas, Viagens e Turismo, Lda
Passeio em Óbidos no dia da Mãe (9 Km)
3 de Maio 2009
Telf.: +351 218452689/90
Preços: 17,00 euros; todas as Mães, caso levem os filhos, pagam 10,00.
www.papa-leguas.com

"Iniciamos a marcha ao longo de um caminho que acompanha um dos braços mais bonitos da Lagoa de Óbidos, o espelho de água reflecte a beleza do local que serve de abrigo a uma grande variedade de aves marinhas, como patos, corvos-marinhos e garças.
A luz da manhã transporta-nos para belas paisagens rurais, onde pessegueiros e pereiras em flôr nos brindam com tons coloridos e doces odores.
Após um reconfortante piquenique num local muito aprazível,visitaremos uma ermida sobranceira à bela Várzea da Rainha, situada num vale que liga a vila de Óbidos à lagoa. As vistas são magníficas...
O céu a perder-se na bruma da tarde, a muralha ameada do castelo de Óbidos a recortar o horizonte e o Sol a cair para os lados do mar... Por fim, chegaremos à " Vila das Rainhas" visitaremos a sua muralha e os seus monumentos ao longo de uma viagem através da nossa História."

In site Papa-Léguas
Tapada de Mafra - Especial Dia da Mãe
www.tapadademafra.pt

"No próximo domingo, dia 3 de Maio, a Tapada de Mafra abre portas às famílias e festeja o dia da mãe com descontos e ofertas!
Em todas as actividades realizadas, a Tapada oferece o bilhete da mãe, para famílias parentais superiores a 4 elementos, isto é, 2 adultos e 2 crianças com idade superior a 4 anos. Para famílias monoparentais, mãe e filho(a), o bilhete da mãe tem um desconto de 50%.
Para mais informações, por favor contacte os nossos serviços: Tlf: 261 81 42 40 ou margarida@tapadademafra.pt."

In newsletter Tapada de Mafra

quarta-feira, 29 de abril de 2009

29 de Abril - Dia Mundial da Dança


Adega de Favaios saiu vencedora em Itália
Três vinhos a concurso, três medalhas

"Não foi a primeira vez que receberam prémios, mas desta vez teve um sabor especial. Tratou-se da Vinitaly 2009, a 17.ª edição de um concurso internacional de vinhos, que decorreu há um mês, em Verona (Itália). Estiveram inscritos 3699 vinhos, provenientes de 32 países diferentes. A Adega Cooperativa de Favaios fez um pleno: concorreu com três vinhos e trouxe três medalhas.
A adega duriense participou apenas na categoria de "Vinhos de Denominação de Origem/ Vinhos Licorosos". Em cada categoria, as 21 comissões e os 105 juízes, compostos na sua maioria por enólogos, vitivinicultores e jornalistas da especialidade, atribuem apenas quatro prémios a quatro vinhos - sendo que depois atribuem ainda uma Gran Menzione a alguns mais.
No total foram atribuídas 113 medalhas e, na categoria dos vinhos licorosos, Favaios trouxe o primeiro, o segundo e o quarto prémios. A Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao vinho Adega de Favaios 10 anos; a medalha de prata foi atribuída ao Adega de Favaios 1989 e a Medalha de Bronze (4.º prémio) foi atribuído ao Favaíto. O segundo prémio foi atribuído a um vinho da casa, um Marsala Doc Vergine Dry Riserva del centenário 1980. Mas há mais rótulos portugueses nesta categoria, com um Madeira a encabeçar a lista das Gran Menzione: trata-se do Madeira VQPRD Branco Boil 1978.
Na pátria do vermute, o seu principal concorrente, a Adega de Favaios, arrebatou o palmarés, sendo especialmente de sublinhar o facto de ter conseguido uma medalha de bronze com um vinho de grande produção, como é o caso do Favaíto. O Grande prémio especial Vinitaly 2009, que é atribuído ao vinho mais pontuado de todos os que estão a concurso, em todas as categorias, foi entregue ao Canadá e ao vinho: Niagara on the Lake."

Luísa Pinto (26.04.2009)
In site Público

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sons e Sabores Serranos
Serra de Leomil - Moimenta da Beira
30 Abril a 3 de Maio 2009
Montes de Encanto lda.
Apartado 17
5451-908 Pedras Salgadas
tel: +351-259433146; +351 933 237 709; +351-918120257
www.montes-de-encanto.pt

clicar na imagem para ampliar

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Vejam como se faz a merda que é consumida para envenenar a mente (e o corpo também)!

Bolo de Iogurte

Ingredientes
1 iogurte de aroma de ananás
5 ovos (à temperatura ambiente)
260 g de açúcar amarelo
1,5 dl de óleo de girassol (mais suave)
300 g de farinha para bolos (já com fermento)

Preparação
Unte uma forma de chaminé com manteiga, polvilhe com farinha e reserve.
Bata as claras em castelo e reserve.
Numa tigela, junte o iogurte, as gemas e o açúcar e bata durante 10 minutos.
Junte o óleo e continue a bater.
Adicione a farinha peneirada (passada pelo passador),a pouco e pouco, e misture com a ajuda da batedeira.
Por fim, envolva cuidadosamente as claras em castelo com uma colher de pau (sem bater).
Pré-aqueça o forno (ligar o forno 10-15 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Deite a mistura na forma e leve ao forno (180º C) durante 45 minutos, mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
Sirva-o morno ou frio.

É um bolo tradicional muito simples e saboroso.

In livro Bolos e Pudins (3ª Edição) - Colecção Doces Tradicionais (Euro Impala Editores)

domingo, 26 de abril de 2009

As imagens da semana

Já há algum tempo, fui ver a exposição "A Evolução de Darwin" no Museu Calouste Gulbenkian (Galeria de Exposições Temporárias da Sede - em exibição até dia 24 de Maio 2009) e gostei.
Apesar de ser muito diversificada (podendo gerar alguma confusão...) e grande, os profissionais (bem pagos da Gulbenkian!) conseguiram o engenho de colocar excelentes pontos de interesse -como animais reais ou outros elementos, que cativam os mais desatentos, nomeadamente as crianças - ao longo da exposição. Mas chegamos quase ao fim, um pouco "saturados" e com vontade de ir embora.
Atenção, não é criticar, apenas expressar a minha opinião relativamente ao que vi/ouvi/senti. Cada um é livre de pensar/sentir de maneira diferente.
Boa semana!

















































"O limite extremo da sabedoria, é aquilo que o público chama loucura."
Jean Cocteau (1889 - 1963)