sábado, 25 de julho de 2009

As surpresas da semana

1 - Os Mistérios de Lisboa baseado no guia de Lisboa de Fernando Pessoa.

2 - O cantor David Fonseca oferece download gratuito, no seu site, de uma música a integrar no seu novo albúm (a partir dia 27 Julho 2009).

3 - O impressionante Palacete Chafariz D´Ele Rey, em Alfama (Lisboa)!

4 - Burros: um bonito e novo livro da Orfeu Mini.

5 - Apadrinhe uma animal selvagem em recuperação! Colabore com o CERVAS na Campanha de apadrinhamentos Verão 2009.

6 - Os Xutos & Pontapés vão dar um concerto exclusivo e intimista para 200 pessoas. O concerto está marcado para dia 6 Setembro no Colombo, Lisboa. Para ganhar bilhetes, vá ao site da Super Bock e responda a uma pergunta (até dia 28 Agosto 2009). Boa sorte!

7 - Uma mulher de uma ternura imensa e um coração enorme: Housecats.

8 - Para conhecer: Revista Nada.

9 - Passatempo Sapo Mulher: Dormir Nu é Ecológico. Habilite-se a ganhar um dos 10 livros que têm para oferecer (até 17 Agosto 2009).

10 - Um projecto muito interessante: Mata-Lixo - Em alguns países de África, a primeira refeição do dia (muitas vezes, a única) é designada por mata-bicho. A partir de uma actividade de reciclagem num dos liceus de Bissau, surgiu um pequeno negócio, que pretende proporcionar a jovens guineenses um meio de sustento, usando o lixo como matéria prima... e cá estamos nós: o lixo tornou-se num mata-bicho!

11 - Gatos ronronam para manipular humanos. Estudo da universidade de Sussex revelou que gatos têm um ronronar especifico para influenciar o homem.

12 - DMC: esquemas de Ponto de Cruz para download gratuito.

13 - Voluntariado, solidariedade global gratuita.

14 - Whitney Houston: o regresso depois dos problemas com drogas.

15 - Para aproveitar: subscrição gratuita do serviço Jornais do Dia. Todas as manhãs enviam as capas dos jornais e as principais notícias.

16 - Zé Peixe: um incrível Piloto de Barra!

17 - Good Wood Guide: Good Wood comes from ethical and ecologically sustainable sources. When you choose Good Wood, you support a solution to deforestation and related climate change, you protect unique biodiversity and you help local forest communities find alternatives to poverty and loss of livelihood.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Portugal - Wonderful Land
www.wonderfulland.com

"Com um sol radioso e surpreendente variedade geográfica, Portugal é ideal para a prática de actividades de lazer. Gastronomia e vinhos de qualidade, modernas infra-estruturas, riquíssimo património e formas personalizadas de acolhimento como guesthouses, hóteis de charme e pousadas, fazem deste país maravilhoso um destino a descobrir.

clique na imagem para ampliar

Mapa interactivo - é a forma mais lúdica e interactiva de descobrir Portugal e conhecer as experiências fantásticas que ele tem para lhe oferecer. Clique, amplie, explore, conheça, encante-se, mas mais importante que tudo, divirta-se!"

In site Wonderfulland

quinta-feira, 23 de julho de 2009

10.º Aniversário do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
25 Julho 2009, das 11h às 24h
Entrada gratuita
Parque das Nações
Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01
1990-223 Lisboa
Tel. (351) 218917100
www.pavconhecimento.pt

"Dia 25 de Julho o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva faz 10 anos.
Venha comemorar connosco uma década de divulgação da ciência e da tecnologia num programa especial, das 11h às 24h. A entrada é gratuita.
Programa:
Das 11h às 19h - Actividades dos centros Ciência Viva, da Federação Portuguesa de Aeromodelismo, Associação Portuguesa para a Dinamização do Mergulho, Associação Portuguesa de Amadores de Rádio e Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente (espaço exterior).
16h – Projectos entre os Laboratórios Associados e os Centros Ciência Viva. Uma sessão em que, a partir de 4 exemplos concretos de projectos desenvolvidos entre os Centros Ciência Viva e Laboratórios Associados, se discutirão colaborações futuras.
17h – Parabéns ao Pavilhão com bolo de aniversário e a participação da Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense.
17h30 - Apresentação dos Roteiros “Em Lisboa, à descoberta da Ciência e da Tecnologia”.
Série de roteiros que exploram vários aspectos da ciência e da tecnologia que podemos encontrar ao passear por Lisboa.
Café de Ciência “…E para os próximos 10 anos? Digam e nós fazemos”.
O que deve ser a divulgação da ciência e da tecnologia e a acção do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva no futuro próximo. Carlos Martins, Ana Sousa Dias e Olga Pombo trazem as perspectivas da música, do jornalismo e da filosofia. Moderador: Alexandre Quintanilha.
22h – Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva: 10 anos a comunicar ciência. Uma década de divulgação da ciência e da tecnologia apresentada por Rosalia Vargas.
22h30 – Inauguração do módulo interactivo de arte e ciência “Cascata de Cores” (espaço exterior). Apresentação pelos artistas que conceberam o módulo, Nuno Maya e Carole Purnelle, e pelo físico Carlos Fiolhais.
Venha ajudar-nos a soprar as velas!"

In newsletter Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dia dos avós no Badoca Safari Park - 25 e 26 Julho 2009
www.badoca.com

"Venha ao Badoca Safari Park comemorar o Dia dos Avós!
Oferta de 50% de desconto na compra de um bilhete de entrada a todas as pessoas com mais de 60 anos com acesso a todas as actividades do parque (para usufruir desta oferta refira o código DMC/09 na bilheteira do parque. Oferta válida para crianças até aos 10 anos desde que acompanhadas por um adulto com bilhete pago. Não acumulável com qualquer outra oferta ou promoção. Apresentação obrigatória do bilhete de identidade. Válido até 31 de Julho de 2009).
Neste espaço único, a família pode viver a aventura de um verdadeiro safari africano e conviver de perto com girafas, búfalos, zebras, gnus e muitos outros
animais selvagens em liberdade. Percorra cada espaço e sinta-se como se estivesse a desbravar o Continente Africano!
As grandes Ilhas de Primatas com Chimpanzés e Babuínos, a Ilha de Madagáscar com os seus lémures, em perigo de extinção na vida selvagem e a Aldeia Africana, um espaço de lazer com animais gigantes de madeira são alguns dos espaços que pode ficar a conhecer.
Aproveite e conheça também as novas crias de facoqueros, nascidas o mês passado.
Este animal, um dos principais protagonistas do filme da Disney “O Rei Leão”, o Pumba, desperta a curiosidade de todos os visitantes. O ano passado chegou ao parque um casal de facoqueros, vindo da República Checa. Nessa altura o Badoca Safari Park construiu espaçosas instalações que se aproximam do habitat natural destes animais, proporcionando-lhes assim as melhores condições de bem estar. E o resultado está à vista! O nascimento de dois filhotes!
No Badoca Safari Park celebramos sempre a experiência da vida e, porque cada dia deve ser vivido em pleno, divirta-se em família com aqueles de quem mais gosta e descubra o que há de melhor no convívio com a natureza."

In Newsletter Dia dos Avós 09

terça-feira, 21 de julho de 2009

Made in Portugal
"Este é um directório das empresas que saltaram a fronteira e ganharam reconhecimento internacional. Fazem parte da vida de milhões e milhões de pessoas.
Os produtos Made in Portugal estão em todas as divisões da casa: desde a porta à janela.


Luxo Lusitano
Ach Brito e Castelbel - Mais de um século separa a constituição destas duas empresas. A Ach. Brito tem uma gama de clientes já consolidada em todo o mundo. Os produtos são frequentemente apontados pela imprensa como um must-have. A Castelbel está a dar os primeiros passos no exterior. A empresa conseguiu colocar a gama de banho e papel perfumado em grandes lojas internacionais como o Harrods e produz a linha da Zara Home. www.clausporto.com e www.castelbel.com

Opostos - A Opostos é sinónimo de exclusividade. Design apurado e acabamentos irrepreensíveis são a imagem da marca que recebeu vários prémios. França, Espanha e Grécia são os principais mercados para onde exporta.
www.opostos.com

A iluminar o planeta - Industrial ou personalizado. Massificado ou exclusivo. Há empresas portuguesas a dar cartas no sector da iluminação. Destaque para a Climar, EEE, Gmex, Serip.

Boca do Lobo - O aparador Diamond esteve este ano em destaque na Bienal Ibero-Americana de Diseño, em Madrid, e foi seleccionado para fazer parte de uma mostra que vai percorrer Espanha e a América Latina nos próximos dois anos.
O perfil do cliente estrangeiro é diferente do português? Miguel Pereira, responsável pela comunicação da marca Boca do Lobo, responde: Existe uma cultura universal no nosso cliente-tipo. Mas é mais difícil convencer os clientes portugueses de que produzimos com muita qualidade. Os clientes internacionais dão importância ao design e ao acabamento e só depois à origem dos produtos. Mas as mentalidades estão a mudar e cada vez mais os clientes nacionais se apercebem de que dentro de portas têm melhor qualidade do que nas marcas internacionais. www.bocadolobo.com

Renova - Produto ou objecto? A pergunta é lançada pela própria marca. O Renova Black veio revolucionar o conceito de papel higiénico e é hoje elemento de decoração em projectos de interiores assinados pelos mais conceituados designers e arquitectos. O primeiro papel higiénico preto do mundo já chegou até ao Museu do Louvre, numa parceria da Renova com o projecto PointWC.
www.renovaonline.net

Haut de Gamme - O fornecimento da cadeia hoteleira asiática de cinco estrelas/super-luxo Shangri-La ilustra a forma de estar desta empresa que alia design à qualidade e à utilização das mais recentes tecnologias na construção de mobiliário topo de gama. A Haut de Gamme é uma marca da COTEC Portugal.
www.cotecportugal.pt

Tradição

Bordalo Pinheiro - As cerâmicas Bordalo Pinheiro recuperam agora fôlego para novos voos. Depois da compra pela Visabeira, a empresa tem caminho aberto para aumentar a presença internacional. De acordo com os números da AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a Bordalo Pinheiro facturou, em 2007, mais de 3 mil milhões de euros em exportações, em quase duas dezenas de mercados, da Nova Zelândia aos Estados Unidos. www.fabordalopinheiro.pt

Matéria-prima - Portugal tem tradição na extracção e tratamento da pedra e da madeira. Castro & Filhos, Carpicruz, Granidera, Dimpomar, ETMA-Empresa Transformadora de Mármores do Alentejo, Granetos e Solancis estão entre as empresas com maior facturação nestes sectores.

Habidecor - A Habidecor produz exclusivamente têxteis para a casa de banho. Tem mais de 3 mil clientes espalhados pelo mundo, mas a sua unidade de produção está junto a Viseu. Entre eles o Hotel Plaza, em Nova Iorque, e o Hotel Burj Al Arab, no Dubai, o único hotel de 7 estrelas no mundo inteiro.
www.habidecor.be

Vista Alegre e Atlantis - Em 1851 já as porcelanas Vista Alegre eram reconhecidas fora de Portugal. É nesse ano que se mostram pela primeira vez em Londres, numa exposição no Cristal Palace. Dezasseis anos depois, na Exposição Universal de Paris, a marca recebe o primeiro prémio internacional. Hoje, há inúmeros serviços Vista Alegre considerados peças de colecção. Fazem parte do acervo de muitos museus internacionais e são usados em mesas tão exclusivas como as dos Reis de Espanha, da Rainha Isabel II de Inglaterra… ou de Barack Obama, na Casa Branca. Os caminhos da Vista Alegre acabam por se cruzar com os da Atlantis, em 2001. Duas empresas de prestígio que ganham capacidade de distribuição com a fusão. O resultado teve um forte impacto na facturação: o Grupo Vista Alegre Atlantis é o sexto maior do mundo no segmento de Tableware.
www.vaa.pt

Quotidiano

Silampos - A panela Drop, da Silampos, foi escolhida pela equipa de designers Bora. Herke para levar à feira Trends 2009, em Frankfurt. A empresa é apresentada como um case study pela DME-Design Management Europe que a descreve como um exemplo de boas práticas na integração do design, engenharia e marketing no sucesso do desenvolvimento de novos produtos e conquista do mercado internacional. A Silampos exporta para todos os continentes e está presente nas mais prestigiadas lojas. É líder de mercado em Inglaterra, com a marca Stellar.
www.silampos.pt

Tema Home - É a maior empresa exportadora de mobiliário contemporâneo de design e está presente em 43 países. Na fábrica de Tomar, a Tema Home produz mais de 4500 peças por dia.
www.temahome.com

Piódão Artesanato & Design - Em Arganil, no meio da montanha, produzem-se tapetes à medida. As exportações representam mais de 70% da facturação. “Nascemos para responder a uma oportunidade de negócio no mercado alemão. A actividade da empresa foi moldada através do trabalho para aquele exigente mercado”, esclarece Pedro Pacheco, o gerente. www.designerspad.com.pt

Vicaima - A Vicaima quis fazer das portas peças de arte, obedecendo a critérios rigorosos de segurança. A ideia conquistou o mercado espanhol e as portas começam a ser vendidas no Dubai, França, Inglaterra, Itália, México e EUA.

Europrotea - A paisagem é alentejana. A Europrotea é um dos produtores de referência de flores e plantas. Exporta 60% da produção. O principal destino é a Holanda. Mário Oliveira, um dos sócios, mostra o seu empenho:
Quais são os desafios da concorrência à escala global? Na nossa área, pensamos ao nível global. Todas as vantagens que se consigam em termos de produção, embalagem e transporte permitem-nos estar mais aptos para enfrentar a concorrência.
Quais as exigências do mercado externo? Genericamente, os produtos mais procurados são os de qualidade que conseguem fugir à época dita normal de produção.
www.europrotea.pt

Solidez e Design - Os produtores de mobiliário nacionais que se destacam lá fora? A. Brito Mobiliário, ADC, Alital, Ambitat, Anaric, Antarte, Belar Group, Cerne, Culturalis, Disarte Home, Harmour, Induflex, J. Dias, LasKasas, Mambo, Móveis Viriato, Sebra, Provence Mobiliário, Fertini, Fenabel, Fluxograma, HMD Interiors, MOB e Levira.

Inovação

Vitrocsa - A Vitrocsa inaugurou uma nova era na relação da casa com a paisagem. A empresa de Leça da Palmeira recebeu, em 2008, o Red Dot Award para Design de Produto e assina por todo o mundo obras, ao lado dos mais conceituados arquitectos. Da presença nos mercados externos, o arquitecto Eurico Almeida explica: “A visão de globalização torna indispensável um olhar além-fronteiras que conduza à expansão da empresa. Para isso é necessário ser competitiva e estar preparada para actuar localmente com poder de acção global.” www.vitrocsa.pt

Simple Forms Design - A Bath Collection, da SimpleForms, foi escolhida pela dupla de arquitectos espanhóis Vitorio & Lucchino para o projecto dos quartos do Hotel Puerta América, em Madrid, que ainda hoje detém o título do alojamento mais avant-garde da capital espanhola. Esta é mais uma das marcas portuguesas a marcar pontos no exclusivo mercado do luxo. www.simpleformsdesign.com

Naturapura - O sucesso da Naturapura, empresa têxtil, começa na simplicidade. Faz fibras 100% naturais, sem qualquer tratamento químico e o solo em que é cultivado o algodão tem de estar há pelo menos três anos livre de pesticidas ou fertilizantes. Esta é a matéria-prima mais utilizada e a paleta de cores é oferecida pela natureza: cru, verde e castanho. A Naturapura existe há 10 anos e vende para mais de 20 países, das Maurícias ao Canadá. Além das linhas para cama e banho, produz também vestuário.
www.naturapura.pt

CIN - A CIN acaba de apresentar uma tinta capaz de reduzir a presença de ácaros, insectos e fungos. A ARTILIN 3A, a mais recente inovação da marca, foi já validada pela Direcção-Geral de Saúde e é recomendada pela Associação Portuguesa de Asmáticos. A CIN mantém, desde 1995, o título de líder ibérico do sector. Além de Espanha, tem clientes na Alemanha, França, Holanda, Suíça, África do Sul, Cabo Verde, Israel e Macau.
www.cin.pt

Sonhos de milhões - Colmart, Colmol, Colunex, Mindol e Molaflex são as marcas de colchões que fazem sonhar além-fronteiras.

Flexitex - Imagine tecidos que hidratam o corpo com aloé vera. Imagine agora fibras que eliminam e absorvem as bactérias prejudiciais à nossa saúde. É uma boa ideia, não é? Uma boa ideia que a Flexitex já tornou realidade. A empresa exporta para Espanha, França, Inglaterra, Marrocos, México e Tunísia.
www.flexitex.pt

Carvin - A Carving tem clientes em mais de 20 países e filiais na Polónia e no Brasil. Faz tapetes que são personalizáveis online. É só escolher as cores e encomendar.
www.carving.pt

Mais marcas de sucesso

Aldeco - Em 1999 lançou a primeira colecção de tecidos de decoração com marca própria. Já recebeu 7 prémios Mobis na categoria de melhor Fornecedor de matérias-primas e Revestimentos destinados ao Comércio e à Indústria de Mobiliário.
Amorim - O líder da produção e cortiça tem investido nos últimos anos na diversificação da aplicação do material.
Barbot - A empresa de tintas foi fundada em 1920. No ano passado inaugurou em Angola a primeira fábrica e a primeira loja fora de Portugal.
Bovi - está presente em Espanha, Itália e México com têxteis lar.
Bruma - Primeiro produtor mundial a criar uma torneira em ecobrass®, latão isento de chumbo.
Casa Alvarinho - Em 1998 abriram a primeira loja de têxtil lar em Madrid e há 10 anos apostaram no franchising.
Cifial - Criada em 1904, está representada em 16 países com a vasta gama de casa de banho. Cinca - Exporta mais de 50% da sua produção, fruto de 6 unidades.
Crisal Glass - A marca pertence ao Grupo norte-americano Libbey, mas tem o centro de decisão na Marinha Grande. Com capacidade para produzir 100 milhões de peças por ano, é vendida em mais de meia centena de países.
Coelima - O volume de exportações está acima dos 30 milhões de euros, o que faz desta uma das mais importantes empresas de têxteis da Europa.
Cutipol - A mais reconhecida das marcas de cutelaria nacionais. Está representada nas melhores lojas de todo o mundo.
Devilla - Apostou no pormenor para conquistar o mercado dos têxteis-lar. Tem pontos de venda fixos em Inglaterra, Irlanda e Polónia.
Diletto - Faz da sofisticação e da qualidade bandeiras que merecem reconhecimento da roupa de casa em vários países como Espanha, Bélgica e França.
Fábrica de Tapetes de Beiriz - Só produz por encomenda. Como obra emblemática, tem o tapete da grande escadaria do Tribunal Internacional de Haia.
Glammfire - Na Europa e nos EUA, existem revendedores dos sistemas de aquecimento desta marca.
Graccioza - Têxteis para a casa de banho de alta qualidade, à venda em vários países da Europa e também nos Estados Unidos e na China.
Grestel - Estas cerâmicas estão presentes em mais de 20 países. Volume de negócios superior a 5 milhões de euros da sua cutelaria.
Herdmar - Arriscou a internacionalização nos anos 50. Hoje recolhe os frutos em mais de 40 países.
HomeConcept - É a principal marca de roupa de cama da António de Almeida & Filhos. Tem lojas na Dinamarca, Finlândia, Coreia, Líbano, Espanha, Taiwan e Tunísia.
Icel - Exporta para mercados exigentes como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Suécia e Dinamarca e hoje esta cutelaria está representada em 35 países dos vários continentes.
I-sensis - Produz perfumes e ambientadores à medida do cliente. Foi criada a partir de um spin-out académico de base tecnológica.
Lameirinho - A empresa familiar de tecidos criada em 1948 tem hoje clientes nos cinco continentes e uma facturação acima dos 30 milhões de euros.
Love Ceramic Tiles - A marca de revestimentos, lançada em 2008, assinala uma nova fase do trabalho iniciado pela Novagrés.
Lusotufo - É a maior empresa do sector dos Pavimentos Têxteis na Península Ibérica, com vendas superiores a 45 milhões de euros.
Mat cerâmica - Exporta a totalidade da produção. Volume de negócios superior a 15 milhões de euros por ano.
Margrés - Produz 2,5 milhões de metros quadrados de pavimento por ano. Holanda e Bélgica são os principais mercados externos.
Mundo Têxtil - 95% da produção destina-se ao mercado internacional. Uma empresa exportadora por excelência com um volume de negócios acima dos 40 milhões.
Neves Roupeiros - Nasce na década de 70, em França, pela mão de um português. Cresce primeiro para a Bélgica e Holanda, depois para Espanha e Polónia. Chega a Portugal em 1987, onde passam a ser coordenadas as operações. Na década de 90 instala-se na Rússia e na Ucrânia.
O.A.T. - Em 10 anos conseguiu a proeza de ter clientes em 52 países. Os tapetes que produz têm a assinatura de conceituados artistas e arquitectos.
Pedroso & Osório - Começaram por comercializar em Portugal marcas de prestígio. Hoje têm uma colecção de tecidos própria e as vendas para o exterior representam 50% da facturação. Portus - Mesas e cadeiras de cozinha com representação em Espanha.
Recer - É uma das empresas de referência no sector dos revestimentos cerâmicos. O Hotel Ritz, em Madrid, ou o Teatro Carré, em Amesterdão, são obras de referência.
Rodi - Especialista em lava-loiças, tem representações na União Europeia, países da América Central e do Sul e mercados do Leste europeu.
Rusticasa - Constrói casas de madeira, em toda a Europa.
SPAL - Mais de dois terços da produção de porcelanas destinam-se à exportação. Clientes consolidados principalmente nos continentes europeu e americano.
TMG Decor - Está presente em 54 países e quer continuar a alargar o mapa de clientes com os tecidos de fibras naturais.
Topázio - Estados Unidos e Canadá, Europa, com destaque para a Itália, América Latina, Austrália, Ásia, países árabes da região do Golfo absorvem 45% da produção desta empresa de artes de mesa e joalharia.
Valadares - Exporta mais de 60% da louça sanitária produzida para os mais diversos países do mundo."

Teresa Bizarro
In Máxima Interiores

segunda-feira, 20 de julho de 2009

T-Shirts Associação Animais de Rua
www.animaisderua.org/loja

"Olá a todos!
Finalmente trazemo-vos as t-shirts Animais de Rua! :)
Esperamos que todos gostem da colecção deste ano! Podem ver todos os desenhos, modelos e cores disponíveis na Loja Virtual.
Como sempre, a totalidade do valor angariado com a venda das t-shirts será canalizada para a esterilização e tratamento de animais em risco.
Promoção Especial: todas as t-shirts serão vendidas com 20% de desconto sobre o preço da Loja no nosso Jantar Beneficente, no dia 25 de Julho!
As inscrições para o jantar ainda estão abertas! Para mais informações por favor envie um email para: geral@animaisderua.org .
Obrigado."

In Newsletter Associação Animais de Rua

domingo, 19 de julho de 2009

As imagens da semana

Actualizado o post das imagens da semana passada!!
Estou a apanhar o Tempo!
:-)
As imagens da semana

A tentar voltar ao ritmo normal e com muitas fotografias na máquina para postar nesta rúbrica.
Fui ver a exposição Henri Fantin-Latour (1836-1904), que está em exibição na Galeria de Exposições da Sede - Fundação Calouste Gulbenkian, até 6 de Setembro 2009 (nota: aos domingos de manhã, a entrada é gratuita!) e gostei muito, muito!
Recomendo vivamente!
Boa semana.