Made in Portugal
"Este é um directório das empresas que saltaram a fronteira e ganharam reconhecimento internacional. Fazem parte da vida de milhões e milhões de pessoas.
Os produtos Made in Portugal estão em todas as divisões da casa: desde a porta à janela.
Luxo Lusitano
Ach Brito e Castelbel - Mais de um século separa a constituição destas duas empresas. A Ach. Brito tem uma gama de clientes já consolidada em todo o mundo. Os produtos são frequentemente apontados pela imprensa como um must-have. A Castelbel está a dar os primeiros passos no exterior. A empresa conseguiu colocar a gama de banho e papel perfumado em grandes lojas internacionais como o Harrods e produz a linha da Zara Home. www.clausporto.com e www.castelbel.com
Opostos - A Opostos é sinónimo de exclusividade. Design apurado e acabamentos irrepreensíveis são a imagem da marca que recebeu vários prémios. França, Espanha e Grécia são os principais mercados para onde exporta.
www.opostos.com
A iluminar o planeta - Industrial ou personalizado. Massificado ou exclusivo. Há empresas portuguesas a dar cartas no sector da iluminação. Destaque para a Climar, EEE, Gmex, Serip.
Boca do Lobo - O aparador Diamond esteve este ano em destaque na Bienal Ibero-Americana de Diseño, em Madrid, e foi seleccionado para fazer parte de uma mostra que vai percorrer Espanha e a América Latina nos próximos dois anos.
O perfil do cliente estrangeiro é diferente do português? Miguel Pereira, responsável pela comunicação da marca Boca do Lobo, responde: Existe uma cultura universal no nosso cliente-tipo. Mas é mais difícil convencer os clientes portugueses de que produzimos com muita qualidade. Os clientes internacionais dão importância ao design e ao acabamento e só depois à origem dos produtos. Mas as mentalidades estão a mudar e cada vez mais os clientes nacionais se apercebem de que dentro de portas têm melhor qualidade do que nas marcas internacionais. www.bocadolobo.com
Renova - Produto ou objecto? A pergunta é lançada pela própria marca. O Renova Black veio revolucionar o conceito de papel higiénico e é hoje elemento de decoração em projectos de interiores assinados pelos mais conceituados designers e arquitectos. O primeiro papel higiénico preto do mundo já chegou até ao Museu do Louvre, numa parceria da Renova com o projecto PointWC.
www.renovaonline.net
Haut de Gamme - O fornecimento da cadeia hoteleira asiática de cinco estrelas/super-luxo Shangri-La ilustra a forma de estar desta empresa que alia design à qualidade e à utilização das mais recentes tecnologias na construção de mobiliário topo de gama. A Haut de Gamme é uma marca da COTEC Portugal.
www.cotecportugal.pt
Tradição
Bordalo Pinheiro - As cerâmicas Bordalo Pinheiro recuperam agora fôlego para novos voos. Depois da compra pela Visabeira, a empresa tem caminho aberto para aumentar a presença internacional. De acordo com os números da AICEP, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a Bordalo Pinheiro facturou, em 2007, mais de 3 mil milhões de euros em exportações, em quase duas dezenas de mercados, da Nova Zelândia aos Estados Unidos. www.fabordalopinheiro.pt
Matéria-prima - Portugal tem tradição na extracção e tratamento da pedra e da madeira. Castro & Filhos, Carpicruz, Granidera, Dimpomar, ETMA-Empresa Transformadora de Mármores do Alentejo, Granetos e Solancis estão entre as empresas com maior facturação nestes sectores.
Habidecor - A Habidecor produz exclusivamente têxteis para a casa de banho. Tem mais de 3 mil clientes espalhados pelo mundo, mas a sua unidade de produção está junto a Viseu. Entre eles o Hotel Plaza, em Nova Iorque, e o Hotel Burj Al Arab, no Dubai, o único hotel de 7 estrelas no mundo inteiro.
www.habidecor.be
Vista Alegre e Atlantis - Em 1851 já as porcelanas Vista Alegre eram reconhecidas fora de Portugal. É nesse ano que se mostram pela primeira vez em Londres, numa exposição no Cristal Palace. Dezasseis anos depois, na Exposição Universal de Paris, a marca recebe o primeiro prémio internacional. Hoje, há inúmeros serviços Vista Alegre considerados peças de colecção. Fazem parte do acervo de muitos museus internacionais e são usados em mesas tão exclusivas como as dos Reis de Espanha, da Rainha Isabel II de Inglaterra… ou de Barack Obama, na Casa Branca. Os caminhos da Vista Alegre acabam por se cruzar com os da Atlantis, em 2001. Duas empresas de prestígio que ganham capacidade de distribuição com a fusão. O resultado teve um forte impacto na facturação: o Grupo Vista Alegre Atlantis é o sexto maior do mundo no segmento de Tableware.
www.vaa.pt
Quotidiano
Silampos - A panela Drop, da Silampos, foi escolhida pela equipa de designers Bora. Herke para levar à feira Trends 2009, em Frankfurt. A empresa é apresentada como um case study pela DME-Design Management Europe que a descreve como um exemplo de boas práticas na integração do design, engenharia e marketing no sucesso do desenvolvimento de novos produtos e conquista do mercado internacional. A Silampos exporta para todos os continentes e está presente nas mais prestigiadas lojas. É líder de mercado em Inglaterra, com a marca Stellar.
www.silampos.pt
Tema Home - É a maior empresa exportadora de mobiliário contemporâneo de design e está presente em 43 países. Na fábrica de Tomar, a Tema Home produz mais de 4500 peças por dia.
www.temahome.com
Piódão Artesanato & Design - Em Arganil, no meio da montanha, produzem-se tapetes à medida. As exportações representam mais de 70% da facturação. “Nascemos para responder a uma oportunidade de negócio no mercado alemão. A actividade da empresa foi moldada através do trabalho para aquele exigente mercado”, esclarece Pedro Pacheco, o gerente. www.designerspad.com.pt
Vicaima - A Vicaima quis fazer das portas peças de arte, obedecendo a critérios rigorosos de segurança. A ideia conquistou o mercado espanhol e as portas começam a ser vendidas no Dubai, França, Inglaterra, Itália, México e EUA.
Europrotea - A paisagem é alentejana. A Europrotea é um dos produtores de referência de flores e plantas. Exporta 60% da produção. O principal destino é a Holanda. Mário Oliveira, um dos sócios, mostra o seu empenho:
Quais são os desafios da concorrência à escala global? Na nossa área, pensamos ao nível global. Todas as vantagens que se consigam em termos de produção, embalagem e transporte permitem-nos estar mais aptos para enfrentar a concorrência.
Quais as exigências do mercado externo? Genericamente, os produtos mais procurados são os de qualidade que conseguem fugir à época dita normal de produção.
www.europrotea.pt
Solidez e Design - Os produtores de mobiliário nacionais que se destacam lá fora? A. Brito Mobiliário, ADC, Alital, Ambitat, Anaric, Antarte, Belar Group, Cerne, Culturalis, Disarte Home, Harmour, Induflex, J. Dias, LasKasas, Mambo, Móveis Viriato, Sebra, Provence Mobiliário, Fertini, Fenabel, Fluxograma, HMD Interiors, MOB e Levira.
Inovação
Vitrocsa - A Vitrocsa inaugurou uma nova era na relação da casa com a paisagem. A empresa de Leça da Palmeira recebeu, em 2008, o Red Dot Award para Design de Produto e assina por todo o mundo obras, ao lado dos mais conceituados arquitectos. Da presença nos mercados externos, o arquitecto Eurico Almeida explica: “A visão de globalização torna indispensável um olhar além-fronteiras que conduza à expansão da empresa. Para isso é necessário ser competitiva e estar preparada para actuar localmente com poder de acção global.” www.vitrocsa.pt
Simple Forms Design - A Bath Collection, da SimpleForms, foi escolhida pela dupla de arquitectos espanhóis Vitorio & Lucchino para o projecto dos quartos do Hotel Puerta América, em Madrid, que ainda hoje detém o título do alojamento mais avant-garde da capital espanhola. Esta é mais uma das marcas portuguesas a marcar pontos no exclusivo mercado do luxo. www.simpleformsdesign.com
Naturapura - O sucesso da Naturapura, empresa têxtil, começa na simplicidade. Faz fibras 100% naturais, sem qualquer tratamento químico e o solo em que é cultivado o algodão tem de estar há pelo menos três anos livre de pesticidas ou fertilizantes. Esta é a matéria-prima mais utilizada e a paleta de cores é oferecida pela natureza: cru, verde e castanho. A Naturapura existe há 10 anos e vende para mais de 20 países, das Maurícias ao Canadá. Além das linhas para cama e banho, produz também vestuário.
www.naturapura.pt
CIN - A CIN acaba de apresentar uma tinta capaz de reduzir a presença de ácaros, insectos e fungos. A ARTILIN 3A, a mais recente inovação da marca, foi já validada pela Direcção-Geral de Saúde e é recomendada pela Associação Portuguesa de Asmáticos. A CIN mantém, desde 1995, o título de líder ibérico do sector. Além de Espanha, tem clientes na Alemanha, França, Holanda, Suíça, África do Sul, Cabo Verde, Israel e Macau.
www.cin.pt
Sonhos de milhões - Colmart, Colmol, Colunex, Mindol e Molaflex são as marcas de colchões que fazem sonhar além-fronteiras.
Flexitex - Imagine tecidos que hidratam o corpo com aloé vera. Imagine agora fibras que eliminam e absorvem as bactérias prejudiciais à nossa saúde. É uma boa ideia, não é? Uma boa ideia que a Flexitex já tornou realidade. A empresa exporta para Espanha, França, Inglaterra, Marrocos, México e Tunísia.
www.flexitex.pt
Carvin - A Carving tem clientes em mais de 20 países e filiais na Polónia e no Brasil. Faz tapetes que são personalizáveis online. É só escolher as cores e encomendar.
www.carving.pt
Mais marcas de sucesso
Aldeco - Em 1999 lançou a primeira colecção de tecidos de decoração com marca própria. Já recebeu 7 prémios Mobis na categoria de melhor Fornecedor de matérias-primas e Revestimentos destinados ao Comércio e à Indústria de Mobiliário.
Amorim - O líder da produção e cortiça tem investido nos últimos anos na diversificação da aplicação do material.
Barbot - A empresa de tintas foi fundada em 1920. No ano passado inaugurou em Angola a primeira fábrica e a primeira loja fora de Portugal.
Bovi - está presente em Espanha, Itália e México com têxteis lar.
Bruma - Primeiro produtor mundial a criar uma torneira em ecobrass®, latão isento de chumbo.
Casa Alvarinho - Em 1998 abriram a primeira loja de têxtil lar em Madrid e há 10 anos apostaram no franchising.
Cifial - Criada em 1904, está representada em 16 países com a vasta gama de casa de banho. Cinca - Exporta mais de 50% da sua produção, fruto de 6 unidades.
Crisal Glass - A marca pertence ao Grupo norte-americano Libbey, mas tem o centro de decisão na Marinha Grande. Com capacidade para produzir 100 milhões de peças por ano, é vendida em mais de meia centena de países.
Coelima - O volume de exportações está acima dos 30 milhões de euros, o que faz desta uma das mais importantes empresas de têxteis da Europa.
Cutipol - A mais reconhecida das marcas de cutelaria nacionais. Está representada nas melhores lojas de todo o mundo.
Devilla - Apostou no pormenor para conquistar o mercado dos têxteis-lar. Tem pontos de venda fixos em Inglaterra, Irlanda e Polónia.
Diletto - Faz da sofisticação e da qualidade bandeiras que merecem reconhecimento da roupa de casa em vários países como Espanha, Bélgica e França.
Fábrica de Tapetes de Beiriz - Só produz por encomenda. Como obra emblemática, tem o tapete da grande escadaria do Tribunal Internacional de Haia.
Glammfire - Na Europa e nos EUA, existem revendedores dos sistemas de aquecimento desta marca.
Graccioza - Têxteis para a casa de banho de alta qualidade, à venda em vários países da Europa e também nos Estados Unidos e na China.
Grestel - Estas cerâmicas estão presentes em mais de 20 países. Volume de negócios superior a 5 milhões de euros da sua cutelaria.
Herdmar - Arriscou a internacionalização nos anos 50. Hoje recolhe os frutos em mais de 40 países.
HomeConcept - É a principal marca de roupa de cama da António de Almeida & Filhos. Tem lojas na Dinamarca, Finlândia, Coreia, Líbano, Espanha, Taiwan e Tunísia.
Icel - Exporta para mercados exigentes como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Suécia e Dinamarca e hoje esta cutelaria está representada em 35 países dos vários continentes.
I-sensis - Produz perfumes e ambientadores à medida do cliente. Foi criada a partir de um spin-out académico de base tecnológica.
Lameirinho - A empresa familiar de tecidos criada em 1948 tem hoje clientes nos cinco continentes e uma facturação acima dos 30 milhões de euros.
Love Ceramic Tiles - A marca de revestimentos, lançada em 2008, assinala uma nova fase do trabalho iniciado pela Novagrés.
Lusotufo - É a maior empresa do sector dos Pavimentos Têxteis na Península Ibérica, com vendas superiores a 45 milhões de euros.
Mat cerâmica - Exporta a totalidade da produção. Volume de negócios superior a 15 milhões de euros por ano.
Margrés - Produz 2,5 milhões de metros quadrados de pavimento por ano. Holanda e Bélgica são os principais mercados externos.
Mundo Têxtil - 95% da produção destina-se ao mercado internacional. Uma empresa exportadora por excelência com um volume de negócios acima dos 40 milhões.
Neves Roupeiros - Nasce na década de 70, em França, pela mão de um português. Cresce primeiro para a Bélgica e Holanda, depois para Espanha e Polónia. Chega a Portugal em 1987, onde passam a ser coordenadas as operações. Na década de 90 instala-se na Rússia e na Ucrânia.
O.A.T. - Em 10 anos conseguiu a proeza de ter clientes em 52 países. Os tapetes que produz têm a assinatura de conceituados artistas e arquitectos.
Pedroso & Osório - Começaram por comercializar em Portugal marcas de prestígio. Hoje têm uma colecção de tecidos própria e as vendas para o exterior representam 50% da facturação. Portus - Mesas e cadeiras de cozinha com representação em Espanha.
Recer - É uma das empresas de referência no sector dos revestimentos cerâmicos. O Hotel Ritz, em Madrid, ou o Teatro Carré, em Amesterdão, são obras de referência.
Rodi - Especialista em lava-loiças, tem representações na União Europeia, países da América Central e do Sul e mercados do Leste europeu.
Rusticasa - Constrói casas de madeira, em toda a Europa.
SPAL - Mais de dois terços da produção de porcelanas destinam-se à exportação. Clientes consolidados principalmente nos continentes europeu e americano.
TMG Decor - Está presente em 54 países e quer continuar a alargar o mapa de clientes com os tecidos de fibras naturais.
Topázio - Estados Unidos e Canadá, Europa, com destaque para a Itália, América Latina, Austrália, Ásia, países árabes da região do Golfo absorvem 45% da produção desta empresa de artes de mesa e joalharia.
Valadares - Exporta mais de 60% da louça sanitária produzida para os mais diversos países do mundo."
Teresa Bizarro
In Máxima Interiores
2 comentários:
Olá gostava de dar a conhecer o meu blog sobre produção nacional, o Produção.pt, onde dou a conhecer produtos Made in Portugal.
http://producaonacionalfazbem.blogs.sapo.pt/
david
Olá David,
estive a espreitar o teu blogue e fiquei a saber que a Adagio é portuguesa!!
Gostei e espero que o mantenhas com muito empenho e tenhas muitos leitores.
Obrigado pela visita.
:-)
Enviar um comentário