sábado, 19 de agosto de 2006

Foi bonito
O meu sonho de amor.
Floriram em redor
Todos os campos em pousio.

Um sol de Abril brilhou em pleno estio,
Lavado e promissor.
Só que não houve frutos
Dessa primavera.

A vida disse que era
Tarde demais.

E que as paixões tardias
São ironias
dos deuses desleais.

Miguel Torga

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Jardins do Lima
(jardins eruditos do Parque Temático do Arnado - Ponte de Lima)

"Em época de viagens e deslumbres de férias, há um recanto em Ponte de Lima digno de um passeio demorado: os jardins eruditos do Parque Temático do Arnado, da autoria de Francisco Caldeira Cabral e Elsa Matos Severino e inaugurados em 2001. São páginas recriadas da história da arte dos jardins, aqui impregnadas de ruralidade minhota. Mostram versões de:
1. Um jardim romano inspirado na Casa dos Repuxos de Conímbriga onde não faltam medronheiros, ciprestes, romãzeiras, limoeiros, vários pés de glicínia e herbáceas aromáticas. Sobre ele se comenta, na brochura editada em 2005 pelo Município, que «o pavimento em mosaico de calçada à portuguesa procura reflectir a influência que ainda, na prática actual, a cultura romana tem nas nossas tradições culturais.»
2. Um jardim barroco, onde predominam as roseiras, recheado de arbustos com floração abundante como as duas lagerstroemias da foto.
3. Um jardim labirinto, com o buxo metaforicamente disposto em socalcos, enigmático na evocação de várias lendas gregas sobre os caminhos para a sabedoria. No topo ergue-se um mirante perfumado por jasmins propício à reflexão e ao repouso.
4. Um jardim renascentista, com um guião para a organização do espaço de influência italiana. Pressente-se algum rigor na disposição e escolha das plantas, com realce para os belíssimos rododendros, amenizado por cascatas e jogos de água.
5. Um pequenino jardim botânico, com estufa de plantas raras, um horto de gramíneas e nenúfares no refrescante lago exterior.
Louve-se a manutenção cuidada e carinhosa deste jardim."

posted by Maria Carvalho
in blog: http://dias-com-arvores.blogspot.com/2006/08/jardins-do-lima.html

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

"Eis o que tenho a pedir-vos nos meus oitenta anos: plantem nesse lugar um plátano, onde o vento enroladinho no sono possa dormir sem sobressaltos; ou uma oliveira, ou um [salgueiro] chorão, e à sua roda ponham uma sebe da flor doce e musical de espinheiro branco. Embora tenha pouca ou nenhuma fé seja no que for, a terra ficará mais habitável. Um poema ou uma árvore podem ainda salvar o mundo."

Eugénio de Andrade, Palavras em Serrúbia (2003)

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Basta de Mortes!

"Em Portugal, há cerca de 900 mil armas ligeiras legais nas mãos de civis. E outras tantas ilegais que estão por detrás do aumento da violência armada - sobretudo em roubos -, apesar de os índices de criminalidade e insegurança do país estarem aquém da média europeia. Algo foi feito. A Comissão Nacional de Justiça e Paz organizou uma audição pública «por uma sociedade segura e livre de armas» e criou um observatório de armas ligeiras. O Governo, por seu turno, está a promover uma campanha de entrega voluntária de armas ilegais.
Em 2001 e 2002, 95 mil portugueses assinaram uma petição solicitando que a Assembleia da República legislasse sobre o tráfico de armas ligeiras. A petição foi arquivada, mas começa a dar frutos a nível interno. Em Agosto entra em vigor um novo quadro jurídico que regula o uso de armas e munições.
Sabe-se que Portugal funciona como uma plataforma giratória para o tráfico internacional. Falta combatê-lo, nomeadamente através de uma maior transparência por parte de fabricantes e empresários. E, quando o Governo se prepara para modernizar o armamento das forças armadas e de segurança, nomeadamente as G3, fossem destruídas em público, em vez de serem vendidas para sucateiros e acabarem a alimentar algum conflito regional algures nos países do Sul. Basta de mortes."

José Vieira, director
in Revista Além-Mar, n.º 549 - Junho 2006
Site: www.alem-mar.org

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Para ouvir: Rádio Mozart
"Eu escrevo não para que altere qualquer coisa. Não altera nada... porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro."

Clarice Lispector

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Pára-choques vão ser transformados em bancos de jardim

"A Valorcar, sociedade de gestão de veículos em fim de vida, e a Recipor – Recuperação e Valorização de Resíduos assinaram um protocolo de cooperação com vista a assegurar a reciclagem de pára-choques em plástico resultantes do desmantelamento de veículos em fim de vida (VFV).
Em média, lembra a Valorcar «do desmantelamento de cada VFV resultam seis kg de pára-choques em plástico, o que representa cerca de 0,7 por cento do seu peso. Este material estava a ser desperdiçado dado que, na sua grande maioria, estava a ser depositado em aterro».
Ao abrigo deste protocolo, os pára-choques produzidos pelas empresas da Rede Valorcar passarão a ser transformados e utilizados na produção de diversas peças plásticas, nomeadamente mobiliário urbano e bobinas para cabos.
«Trata-se, assim, de um importante contributo para aumentar o nível de reciclagem dos VFV produzidos a nível nacional», acrescenta. Por força da legislação comunitária, a partir deste ano, os VFV recebidos terão que ser reciclados em pelo menos 80 por cento do seu peso.
Actualmente, a Rede Valorcar integra 13 centros, que totalizam uma capacidade de desmantelamento para cerca de 75 000 VFV por ano."

2006-7-24
Notícia retirada do site Fastaccess

domingo, 13 de agosto de 2006

Finalmente!

Na semana passada consegui comprar um frasco de Mel Muito Bom.
Sou muito "difícil" em relação ao mel e tento comprar sempre o melhor, mas nem sempre isso é possível.
Há uns tempos, recebi uma "dica" para ir a uma nova loja, nome: DOP: Delícias de Origem Portuguesa, no Centro Comercial Acqua Roma (Loja 21, 1º piso ou também na rua Oliveira Martins 4D, ambas em Lisboa, tlm: 917323930; telf: 217958368; mail: dop@kanguru.pt) porque vendia muitos e bons produtos tradicionais portugueses.
E fui lá. E comprei um frasco de Mel da Quinta do Freixo simplesmente soberbo!
Se quiserdes experimentar, ides à DOP: Delícias de Origem Portuguesa ou podereís encomendar através do site da Quinta do Freixo esta e muitas outras delícias ou apenas descobrir este bonito exemplo de um projecto português, no Benafim, Loulé - Algarve, com bastante sucesso e que nos deixa repletos de orgulho!
Parabéns à DOP: Delícias de Origem Portuguesa e à Quinta do Freixo por apostarem em Portugal!