quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Basta de Mortes!

"Em Portugal, há cerca de 900 mil armas ligeiras legais nas mãos de civis. E outras tantas ilegais que estão por detrás do aumento da violência armada - sobretudo em roubos -, apesar de os índices de criminalidade e insegurança do país estarem aquém da média europeia. Algo foi feito. A Comissão Nacional de Justiça e Paz organizou uma audição pública «por uma sociedade segura e livre de armas» e criou um observatório de armas ligeiras. O Governo, por seu turno, está a promover uma campanha de entrega voluntária de armas ilegais.
Em 2001 e 2002, 95 mil portugueses assinaram uma petição solicitando que a Assembleia da República legislasse sobre o tráfico de armas ligeiras. A petição foi arquivada, mas começa a dar frutos a nível interno. Em Agosto entra em vigor um novo quadro jurídico que regula o uso de armas e munições.
Sabe-se que Portugal funciona como uma plataforma giratória para o tráfico internacional. Falta combatê-lo, nomeadamente através de uma maior transparência por parte de fabricantes e empresários. E, quando o Governo se prepara para modernizar o armamento das forças armadas e de segurança, nomeadamente as G3, fossem destruídas em público, em vez de serem vendidas para sucateiros e acabarem a alimentar algum conflito regional algures nos países do Sul. Basta de mortes."

José Vieira, director
in Revista Além-Mar, n.º 549 - Junho 2006
Site: www.alem-mar.org

Sem comentários: