sábado, 16 de maio de 2009

As surpresas da semana

1 - Homem tinha árvore no pulmão. Parecia um cancro, mas afinal tratava-se de uma árvore a crescer dentro do pulmão.

2 - Sabe o que fazer com os pauzinhos dos gelados Magnum? Troque-os por vales de desconto!

3 - A partir do dia 13 de Maio de 2009, a cidade de Ghent, na Bélgica, uma das 370 cidades Europeias que contribuem para a melhoria do clima, pode bem ser oficialmente a primeira a optar por um Dia Sem Carne a ocorrer todas as semanas.

4 - Uma excelente ideia: Ervas aromáticas nas mesas de um café.

5 - Peregrinação de Bento XVI à Terra Santa.

6 - Idade Maior: para quem tem mais de 50 anos.

7 - Passatempo Concerto Mais Pequeno do Mundo: Envia-nos uma foto inspirada na música “Um volto já” do João Pedro Pais e habilita-te a ganhar uma entrada para o Concerto Mais Pequeno do Mundo, um jantar com o músico e uma noite com pequeno almoço incluído no Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & SPA.

8 - Os hospitais privados portugueses andam a efectuar o quádruplo das cesarianas definidas pela Organização Mundial de Saúde.

9 - Passatempo O Dia em que a Terra Parou: as 3 melhores respostas ganham DVD's do filme "O Dia em Que a Terra Parou"! Se fosses tu o ser do outro mundo qual seria o teu nome e o que significaria?

10 - Domingos Divertidos: este projecto do NUCLIO promove o ensino de conceitos básicos da Astronomia de uma forma lúdica e divertida. No Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal em São Pedro do Estoril , entre as 15h e as 17h.

11 - REFLEX - Prémio de Fotografia CAIS/Bes 2009: tem como tema GERAÇÕES. Cada participante poderá apresentar o máximo de 3 fotografias. Os prémios monetários são 1000 euros, 600, 400 e 300 euros, e equipamentos Epson. Até 29 de Junho 2009.

12 - Faz o dowload grátis do album ao vivo LEFTRIGHTLEFTRIGHTLEFT dos Coldplay.

13 - O Van Dog está na Loja do Museu Berardo!

14 - Ofereceram-me um porta-chaves muito bonito da Sofia Melo (visitem o blogue para ver as peças lindas que faz e vende).

15 - Da marca portuguesa Coats: Projectos de costura.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dia Internacional dos Museus - 18 de Maio 2009
Museus em Festa - 16, 17 e 18 de Maio 2009
548 actividades nos museus e palácios de Portugal
www.imc-ip.pt/diadosmuseus

Programa completo aqui.

"Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, 2 ª feira, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus e Turismo”.
As comemorações prolongam-se pelo fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, bem como pelo dia 18 de Maio, constituindo uma oportunidade para o público afluir aos museus em horários “fora de horas” e para participarem em actividades diversificadas, de carácter lúdico e cultural.
O ICOM – Conselho Internacional de Museus – sugere o debate em torno da articulação do Turismo com os Museus, fazendo emergir interrogações: Qual a relação dos museus com o Turismo? Que benefícios pode trazer o turismo para as sociedades e para os museus que divulgam a sua identidade cultural.
Exposições, ateliês, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer.
A Noite dos Museus vai decorrer a 16 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, exposições, visitas guiadas, concertos e grupos de teatro.
Atendendo à grande quantidade de iniciativas preparadas pelas equipas dos museus e palácios para o fim de semana de 16 a 18 de Maio, a Direcção do Instituto dos Museus e da Conservação informa os seus visitantes que o ingresso nos museus tutelados pelo IMC será gratuito no sábado a partir das 18h00, no domingo e segunda-feira todo o dia.
Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 16 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 548 actividades nos museus e palácios envolvidos."

In site Instituto dos Museus e Conservação

quinta-feira, 14 de maio de 2009

2º Edição CHIADO NA MODA
Chiado - Lisboa
9 e 17 de Maio 2009
www.chiadonamoda.com

Programa aqui

"Entre 9 e 17 de Maio, o Chiado está na moda. Da música à dança, passando pelas exposições e desfiles de moda, dezenas de eventos vão animar as ruas e as praças, os teatros e as escolas, as lojas e os auditórios desta emblemática zona da cidade, numa iniciativa da Junta de Freguesia dos Mártires, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Na apresentação do evento, que decorreu no Teatro Municipal de São Luiz, no passado dia 27 de Abril, Joaquim Guerra de Sousa, presidente da Junta de Freguesia dos Mártires, manifestou a sua confiança no sucesso desta iniciativa, que teve no ano passado a sua primeira edição. Para o autarca, esta é um evento "com potencialidades", por decorrer numa zona nobre da cidade e por ser "uma iniciativa abrangente, em rede, ligando instituições e empresas", envolvendo todos os teatros e escolas de música e dança da zona, capaz de tornar o Chiado "cada vez mais dinâmico e animado".
Carlos Vargas, do Conselho de Administração que gere o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado, considerou que esta iniciativa se insere no esforço destas instituições, em conjunto com todas as outras entidades envolvidas, para "saírem das quatro paredes". Este responsável aproveitou a oportunidade para anunciar que, com o mesmo objectivo e na senda de outros acontecimentos que têm tido o Largo de São Carlos como cenário, está já em preparação um Festival para o próximo Verão, com o apoio da Câmara.
O director da Karácter Fashion Events, entidade produtora do evento, considerando o "enorme potencial do Chiado", pretende "deixar marcas" com um "evento transversal, criador de sinergias". Para Lido Palma, o importante tem sido conseguir "juntar pessoas que acreditam no projecto, mesmo sem grandes meios financeiros", destinado a um público abrangente, "que, por vezes, não tem dinheiro para comprar o bilhete".
Presente neste acto de apresentação do evento, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa manifestou a sua convicção de que "o Chiado é um dos rostos de Lisboa, pelo que estas actividades são importantes para atrair mais turistas. António Costa recordou algumas recentes medidas que visam qualificar esta área da cidade, como o desbloqueio de licenciamentos, a extensão ao Chiado do programa de limpeza dos graffitis no Bairro alto e a aprovação do projecto de ligação pedonal aos novos terraços do Carmo. "O Chiado recuperou a vitalidade, o que é um orgulho para Lisboa", concluiu o edil lisboeta.

In site C. M. de Lisboa
1º CãoTours
14, 15, 16 e 17 Maio 2009
Complexo de Piscinas do Jamor
Entrada Livre
www.caotours.com
"Nos próximos dias 14, 15, 16 e 17 de Maio, vai-se realizar no Complexo de Piscinas do Jamor o 1.º CãoTours. O SOSAnimal vai estar presente no dia 16 (Sábado) com animais para dar e recolha de donativos.
Estaremos a recolher donativos. Eis a lista dos materiais que necessitamos:
Medicamentos diversos para animais;
Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
Cobertores, mantas, toalhas, etc;
Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensílios e produtos de limpeza, tais como:
Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
Sacos do Lixo,
Lixívias, detergentes, trigene e outros;
Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó de talco;
Álcool, betadine e outros desinfectantes;
Sacas de ração para Cão e Gato.
Contamos com a sua presença!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Espelhos - Descubra como pode aumentar o espaço da sua casa

"Os espelhos são uma escolha simples e económica para valorizar um espaço.
Actualmente já não cumprem apenas a função de reflectir. A sua correcta disposição permite não só ampliar o espaço, como também duplicar a iluminação e criar efeitos.

O espelho consoante a zona da casa
Salas: Em salas de tamanho reduzido um espelho será uma mais valia, porque causará uma sensação de aumento do espaço existente.
Corredor: Em corredores curtos onde se pretende um efeito de alongamento, a solução será colocar um espelho num dos extremos. No caso de o corredor ser estreito, poderá optar por dispor espelhos ao longo das paredes laterais.
Casa de Banho: Nas casas de banho os espelhos são indispensáveis. Quanto menor for a área, maior deverá ser o espelho.
Quarto: No quarto é aconselhável ter, pelo menos, um espelho de corpo inteiro. Para além de ser muito útil no dia a dia, a dimensão do espelho vai dar uma nova sensação de espaço e ambiente ao quarto. É preferível que o espelho esteja num local à vista e não no interior de portas de guarda-fatos, de modo a poder tirar partido das suas potencialidades.

Truques
- Ao colocar um espelho atrás de uma fonte de luz – vela, candeeiro – a luz será reflectida proporcionando um ambiente agradável ao espaço;
- Se pretender trazer o exterior para dentro de casa poderá posicionar um espelho de modo a criar uma reflexão da paisagem exterior, fundindo-a com o interior. Este posicionamento do espelho fará também com que o espaço se torne mais luminoso;
- Os espelhos também são de grande utilidade quando colocados em espaços com pouca luz natural ou com cores predominantemente escuras, pois aumentam a claridade.
- Ao posicionar um espelho de modo a reflectir um outro espelho, o resultado é uma intensificação da luz do dia e da percepção do espaço. Poderá também criar um jogo de efeitos, através das reflexões, dando uma sensação de infinito.
- Para dar destaque a um objecto ou a uma área que aprecie particularmente, um espelho pode ser um aliado, conjugado ou não com iluminação.
- Em ambientes com muita madeira, que se podem tornar densos, a utilização de espelhos proporciona uma sensação de maior leveza. Pode ainda experimentar a conjugação com objectos e móveis espelhados.
Tendências
Actualmente a utilização de espelhos está novamente na moda. Isto poderá ser explicado em parte como uma conjugação com a tendência dos cromados, também caracterizados pelo brilho e reflexão. A sua aplicação expandiu-se inclusive das paredes para revestimento de objectos variados como cómodas ou mesas de jantar.
Colocação dos espelhos
Idealmente um espelho deverá ser colocado ao nível do olhar e deverá estar associado a uma iluminação adequada que permita tirar o melhor partido dos jogos de reflexões."

In site Companhia de Arquitectura e Design

terça-feira, 12 de maio de 2009

Voluntariado para os 2ºs Jogos da Lusofonia – Lisboa 2009
http://www.lisboa2009.org

"Entre 11 e 19 Julho irão realizar-se em Lisboa os 2ºs Jogos da Lusofonia – Lisboa 2009. É uma organização conjunta do Comité Olímpico de Portugal, do Instituto do Desporto de Portugal e da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.
Os países presentes são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe, Sri Lanka e Timor-Leste. Distribuir-se-ão por 10 modalidades: Voleibol de Praia, Futebol, Basquetebol, Taekwondo, Ténis de Mesa, Atletismo, Judo, Voleibol, Desporto para Deficientes e Futsal.
Cientes da grande importância que têm as acções de voluntariado em todos os eventos de grande dimensão (Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo, etc), a Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia (COJOL) pretende recrutar 750 voluntários e voluntárias (maiores de 16 anos) para colaborar com a Organização do evento nas seguintes áreas:
Hospitalidade; Catering; Acreditação; Transportes; Protocolo; Competição; Centro de Informação Técnica; Eventos Culturais; Comunicação Social; Bilheteira; Marketing; Serviços Médicos; Apoio a Espectadores; Serviços Linguísticos; Controlo de Acessos; e
Logística
.
Para além da experiência única e enriquecedora, os voluntários e voluntárias deste grande evento irão receber também o equipamento oficial dos voluntários, formação específica para a sua área de desempenho, apoio para deslocamentos e alojamento (para quem se deslocar fora da zona da Grande Lisboa), alimentação, um certificado de presença nos 2ºs Jogos da Lusofonia – Lisboa 2009 e acesso às competições dos Jogos da Lusofonia, para que possam viver a festa a 100%.
Assim sendo serve o presente email para vos solicitar a melhor divulgação possível junto da vossa base de dados de Voluntários desta acção de voluntariado. Será com toda a certeza uma experiência única e enriquecedora, capaz de proporcionar a todos os voluntários e voluntárias dos Jogos da Lusofonia muita diversão e a possibilidade de conviver com pessoas de 12 países diferentes, orientes de 4 continentes, numa grande festa do desporto.
Todos os interessados podem efectuar a sua inscrição até ao final do mês de Maio, bastando para tal o preenchimento da aplicação de voluntário, situada nos seguintes endereços:
http://www.lisboa2009.org
http://juventude.gov.pt/Portal/Voluntariado/Projectos

Outras informações: pcaetano@lisboa2009.org
Teremos todo o gosto em esclarecer as dúvidas existentes."
Pedro Caetano

domingo, 10 de maio de 2009

As imagens da semana

Faz um ano que estava em peregrinação, uma das experiências mais marcantes para um crente.
Este ano, por sentir que fisicamente não estava preparada e outros motivos, acompanho só de coração cada peregrino que segue até Fátima.
Que a Coragem e a Fé iluminem o vosso caminho nas horas mais difíceis e Nossa Senhora seja sempre o vosso abrigo.
Boa semana.

Ilumina, ilumina, ilumina,
Senhora divina, ilumina
Eu tenho tanta estrada em meu caminho
E muitas ilusões pra tropeçar

Quem segue a tua luz não vai sozinho
Tem sempre uma estrela pra guiar
Transforma minha voz na voz do vento
Que eu levo no meu canto
O sentimento de cantar
Retira dos olhos de Deus este brilho divino
Para o meu destino iluminar

Ilumina, ilumina a escuridão, ilumina
Ilumina quem traz o perdão, ilumina
Ilumina quem trata da flor
Ilumina quem me iluminou
Iluminado seja o amor.

Maria Bethânia