sábado, 11 de outubro de 2008

As surpresas da semana

1 - Puj Booti - um verdadeiro encanto para os pequeninos!

2 - Também eu gosto de cabides antigos de madeira.

3 - Uma árvore que abraça flores.

4 - Programa de estágios para pessoas com deficiência: candidaturas abertas até 15 de Outubro de 2008.

5 - Um delícioso Bolo de Mousse Cozida com Nozes da Duquesa Isabel de Bragança.

6 - Para quem tem medo de voar/andar de avião (como eu!), a OzBus é especialista em viagens longas, muito longas, de autocarro, dedicadas a mochileiros com sede de aventura (e tempo) e dinheiro!

7 - Escolha o Monitor LCD MAIS AMIGO DO AMBIENTE em www.topten.pt.

8 - Inaugura dia 25 de Outubro a Academia de Dressage de Portugal: Quinta da Pataca, na Arruda dos Vinhos.

9 - A experimentar brevemente: Gelado de Figo e Mel.

10 - Um Homem com letra grande: Ramalho Eanes.

11 - As bonitas e muito interessantes libelinhas.

12 - Parece que volta antes do Natal. Recordam-se?

sexta-feira, 10 de outubro de 2008


«Levanta-te e Actua» quer chegar aos 100 mil portugueses
17 de Outubro 2008
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
www.levanta-te.org

"Portugal quer envolver 100 mil pessoas na iniciativa «Levanta-te e Actua», marcada para 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Em 2007, mais de 43 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se para exigir aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. Portugal contribuiu com mais de 65 mil pessoas nesta iniciativa.
Em 2008, as actividades vão prolongar-se até dia 19 de Outubro, com actividades de Norte a Sul do país, conforme indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. “O objectivo não é quebrar um Recorde do Guiness, mas sim mobilizar a sociedade civil”, expressa o comunicado, que sublinha a necessidade de se “manifestarem contra os números que não param de aumentar: 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema diariamente”.
A oito dias do Dia Internacional, o secretariado do "Levanta-te e Actua" Portugal dá conta de dezenas de inscrições por parte de diversas instituições que se propõem promover iniciativas no âmbito.
Escolas, associações, bandas de música, empresas e grupos religiosos estão apostados em mobilizar os portugueses no alerta contra a pobreza em vários pontos do país - Évora, Olhão, Lisboa são algumas das cidades indicadas."

In site Agência Ecclesia

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

12ª Edição Festa no Chiado
11 a 18 Outubro 2008
Lisboa
Telf.: 21 346 67 22
E-mail: creis@cnc.pt
www.cnc.pt

"Entre 11 e 18 de Outubro o Chiado volta a estar em festa. Concertos, visitas a locais normalmente inacessíveis ao público, passeios a pé, exposições, tertúlias e centenas de outras actividades de entrada livre estão previstas para esta semana.
Organizada pelo CNC desde 2002 em Maio e em Outubro, a Festa no Chiado tem vindo a envolver cada vez mais parceiros sedeados nesta zona da cidade e mais público que, morando perto ou longe do centro histórico de Lisboa, acorre aos vários programas propostos.
Consulte desde já a agenda e não deixe de ter em atenção que algumas das actividades, embora gratuitas, requerem inscrição prévia por telefone."

Programa/Agenda completa para ver aqui: http://www.cnc.pt/Noticias.aspx?ID=644

In site Centro Nacional de Cultura

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Azeitonas Temperadas

Ingredientes
1 frasco de azeitonas pretas descaroçadas
2 colheres de sopa de orégãos
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho

Preparação
"Escorrer bem as azeitonas do frasco.
Lave a base do frasco e dê uma "martelada" nas azeitonas de modo a que elas abram ao meio, mas de modo a que não fiquem esmagadas. Isto vai permitir que as azeitonas fiquem mais saborosas.
Coloque as azeitonas numa taça e tempere com o azeite, os orégãos e o alho picadinho. Misture bem e deixe marinar algumas horas ou de um dia para o outro antes de servir."

In blogue As minhas Receitas
Para adopção ou apadrinhamento - Alex (1 Outubro 2008)
Quem nos pode ajudar a apadrinhar o hotel do Alex?
Temos tido muitas despesas de hoteis e veterinário e está muito complicado conseguir pagar este hotel mensal ao Alex :(
Alguém sabe de um bom dono para o Alex?
Lígia Santos
SOSANIMAL
www.sosanimal.com

"Eu sou o Alex foi abandonado e foi acolhido por uma amiga dos animais, que vivia numa casa com quintal, mas entretanto ela quando mudou de casa não me pode levar então arranjou-me um hotel para eu ficar, acontece que comecei a ter convulsões foi levado ao vet, e diagnosticaram-lhe um problema no coração, tenho que tomar medicação de manhã e à noite, então fui para casa de uma outra amiga, que já não pode ficar comigo por isso tenho que sair de lá até domingo.
Agora estou noutro hotel, onde me dão os medicamentos e ficam comigo até eu arranjar uns donos definitivos, só que a minha estadia vai ficar em 100€ por mês mais a alimentação, e aestá difícil conseguir suportar esta despesa, por isso quem me puder ajudar eu ficaria muito agradecido, se houvesse alguém que me quisesse apadrinhar, ou adoptar isso seria mesmo fantástico.
Ajudem-me sou um cão lindo, jovem, amigo de crianças e mereço uma nova oportunidade já que a vida não tem sido muito minha amiga, mas eu apesar de tudo sou amigo da vida.
O contacto da minha amiga é: 960 30 95 76."
Dália Morais
SOSANIMAL
clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sons

Fernanda Takai, vocalista dos Patu Fu, lança o primeiro a trabalho a solo: Onde Brilham os Olhos Seus (estreado por ocasião do desfile de Ronaldo Fraga na Semana da Moda de São Paulo) em homenagem a Nara Leão e sob a direcção artística de Nelson Motta.
Simplesmente magnífico!

Prog. Ensaio - Fernanda Takai - 02 - Diz que Fui Por Aí
Prog. Ensaio - Fernanda Takai - 04 - Trevo de Quatro Folhas
Prog. Ensaio - Fernanda Takai - 07 - Odeon
Prog. Ensaio - Fernanda Takai - 08 - Seja o Meu Céu
Prog. Ensaio - Fernanda Takai - 09 - Estrada do Sol
Respira
Associação Portuguesa de Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e outras Doenças Respiratórias Crónicas
Rua Ivone Silva, Edifício ARCIS, n.º 6 - 6º Esq.
1050-124 Lisboa
Telf: 964926798; 914632239; 913243135
E-mail: Respiradrc@gmail.com
www.respira.pt

"Foi em Fevereiro de 2007 que nasceu a Respira - Associação Portuguesa de Pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e outras Doenças Respiratórias Crónicas, com a missão de constituir um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com estas doenças.
Dos objectivos mais específicos fazem parte o apoio e desenvolvimento de programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, em qualquer grupo social e faixa etária; bem como a promoção do conhecimento acerca deste conjunto de patologias.
Nesse sentido, propõe-se actuar junto dos profissionais de saúde, nos centros de saúde, nos hospitais públicos e/ou clínicas privadas, reivindicando o tratamento das doenças respiratórias, baseado nas melhores práticas existentes; e, também, desenvolver iniciativas junto das escolas, entidades de ensino e universidades, motivando o incremento da formação e investigação sobre as doenças respiratórias crónicas.
Aos associados disponibiliza orientação no sentido de os ajudar a receber o melhor tratamento farmacológico e não farmacológico, nomeadamente, de reabilitação respiratória/pulmonar, de oxigenoterapia e de ventilação domiciliária.
Outros dos seus compromissos passa pela elaboração e concretização de um programa de acompanhamento e apoio às pessoas com doenças respiratórias crónicas e seus familiares, com o objectivo de conhecerem a sintomatologia das diferentes doenças e as suas implicações a nível pessoal, familiar e social.
A Respira luta, ainda, para que as pessoas com doenças respiratórias crónicas nos estadios moderados e graves tenham direito de usufruir de direitos sociais específicos.
A Respira porque acredita e defende o trabalho em parceria, associou-se em Junho de 2007 à Plataforma Saúde em Diálogo, uma estrutura de solidariedade e entreajuda que reúne promotores de saúde, associações de doentes e consumidores. Criada sob a égide da Associação Nacional de Farmácias, a plataforma representa já 29 entidades."

In revista Farmácia e Saúde, n.º 143 - Agosto 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Homens portugueses vivem melhor que as mulheres e todos preferem casa própria

"Quando atingem os 65 anos, os homens portugueses apresentam níveis de saúde e bem-estar mais elevados que as mulheres e ambos sentem-se melhor a viver em casa própria, revela o maior estudo realizado em Portugal sobre esta temática. O Estudo "Bem-Estar 65" foi promovido pelo Instituto de Formação e Inovação na Saúde e é o maior na área do bem-estar psicológico em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, a qual atingirá um quarto dos portugueses dentro de 27 anos.
A investigação apurou que cerca de um terço (34,1 por cento) dos portugueses com idade igual ou superior a 65 anos consideram o seu estado de saúde actual positivo e 28,7 por cento apresenta níveis de bem-estar psicológico elevados. Entre as conclusões do "Bem-Estar 65" está a existência de uma "relação directa" entre o bem-estar psicológico e o estado de saúde dos inquiridos.
As dificuldades na mobilidade, a ansiedade/depressão e as dificuldades na realização de actividades do dia-a-dia são identificadas como "as dimensões com maior impacto negativo sobre o bem-estar psicológico desta população".
Já as doenças degenerativas e demências, doenças cardiovasculares e diabetes são responsabilizadas pelo maior impacto negativo a nível do bem-estar e saúde deste grupo demográfico.
Estes níveis - de bem-estar e de saúde - decrescem significativamente a partir dos 70 anos, tendo os homens níveis mais elevados que as mulheres. No universo masculino, são os indivíduos solteiros e os viúvos que apresentam níveis de bem-estar mais reduzidos.
Estes níveis são maiores quanto mais elevada é a escolaridade e mais significativos no Algarve e Norte. No Norte do país vivem os indivíduos com níveis de saúde mais elevados. Com melhor saúde e bem-estar mais elevado vivem os indivíduos que residem em casa própria.
Estes vivem melhor do que os que estão em casa de familiares, enquanto os que vivem em lares apresentam os mais baixos níveis de saúde e bem-estar.
Os que vivem com uma a três pessoas apresentam níveis de saúde e de bem-estar mais elevados do que aqueles que vivem sozinhos ou com mais de três pessoas, revela o estudo.
Em 2035, um em cada quatro portugueses terá mais de 65 anos, segundo dados do Eurostat que indica ainda que mais de um quarto dos europeus será idoso dentro de 27 anos."

30.09.2008
In site Solidariedade

domingo, 5 de outubro de 2008

As imagens da semana

Esta semana foi dedicada à Música aproveitando as várias actividades (com entrada gratuita) relativas às comemorações do Dia Mundial da Música em Lisboa.
No dia 1 de Outubro tive o privilégio de conhecer a Sala dos Espelhos, no Palácio da Foz, ao som de um Recital de Canto e Piano pelo Duo Cupertino - Quireza (com palavras cantadas dos meus poetas favoritos: Vinicius e Florbela Espanca).
Um verdadeiro encanto onde a Música foi maior que tudo o resto!
No dia 4 de Outubro, no Largo de São Carlos, ouvimos a Sinfonietta de Lisboa acompanhada de todos os sons característicos da Baixa lisboeta ao anoitecer.
Foi música para todos e foi muito bonito de sentir.
Que se repita muitas vezes, de acesso livre, sem horários ou imposições, apenas e só: a Música para Todos.




















"Não gosto de música porque não gosto de me emocionar sem saber porquê."
Sigmund Freud (6 Maio 1856 - 23 Setembro 1939)