sábado, 3 de outubro de 2009

As surpresas da semana

1 - Para pedir uma amostra grátis de um Sticker de animais.

2 - O meu pequeno contributo: Árvore Rumorosa Pedestal da Sombra.

3 - Como dura o lixo... para mal dos nossos pecados.

4 - A associação Campo Aberto editou em 2006 um livro dos autores de “À sombra das árvores com história”. Trata-se de “Um Porto de Árvores”, documentário fotográfico sobre os jardins na região do Porto visitados pela associação em 2004 e 2005.

5 - Crie um quadro com um visual suave e fresco, bordando um motivo floral em tons delicados. O uso de Anchor Mouliné Multicolor transmite a sensação de flores frescas e naturais.

6 - Voluntariado em Museus e Palácios e respectiva Inscrição On-line para acções de voluntariado nos mesmos.

7 - Espantosa: Poltrona Grande Papilio.

8 - Passatempo National Geographic Channel: pode ganhar um dos 10 kits, constituídos por uma t-shirt de senhora ou pólo de homem, boné, caderno, saco/mochila, que têm para oferecer (até 15 Outubro 2009).

9 - Nada de novo: Portugal desce no ranking de países menos corruptos. Na lista divulgada há um ano pela organização Transparência Internacional (TI) estava em 28º lugar, agora ocupa a 32ª posição.

10 - «Space and silence» é uma colecção de fotografias a preto e branco sobre alguns espaços sagrados contemporâneos. O fotógrafo italiano Pino Musi (Salerno, 1958) é o autor desta produção da Fondazione Marilena Ferrari.

11 - Lisboa debaixo de terra: O Reservatório da Patriarcal.

12 - Passatempo blogue Leituras das Marias, em conjunto com a Editorial Presença: pode ganhar um dos três exemplares do livro “Joana, a Louca”, de Linda Carlino (até 8 de Outubro 2009).

13 - Há mais de 400 espécies de arbustos no género Berberis, mas o da foto, conhecido como uva-espim-do-Japão, inconfundível pelas flores em umbela e folhas acobreadas, é o único que é vulgar em jardins do norte do país, onde muitas vezes é talhado em sebe: como arbusto espinhento que é, adequa-se muito bem a essa função.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Exposição Amália, Coração Independente
6 de Outubro 2009 a 31 de Janeiro 2010

Museu Colecção Berardo
Seg. a Dom.: 10h às 19h

Praça do Império - 1449-003 Lisboa
Telf.: 213612878
E-mail: museuberardo@museuberardo.pt

Fundação EDP – Museu da Electricidade
Ter. a Dom.: 10h às 18h

Avenida Brasília Central Tejo - 1300-598 Lisboa

Inauguração: 5 de Outubro, 17H30 - Museu da Electricidade /19H30 - Museu Colecção Berardo

"Por ocasião do décimo aniversário do desaparecimento de um dos grandes símbolos da cultura portuguesa do século XX – Amália Rodrigues – o Museu Colecção Berardo, em co-produção com a Fundação EDP - Museu da Electricidade, apresenta a exposição intitulada «Amália, Coração Independente», excerto do fado escrito pela própria e intitulado «Estranha Forma de Vida».
Esta mostra pretende repensar a fadista através de documentos, pinturas e filmes, entre outros objectos e suportes, e retratar através deles o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea. Uma retrospectiva da «rainha do fado» no seu estatuto de diva de vários repertórios, do fado à música ligeira, mas também enquanto estrela planetária - uma celebridade francesa, vedeta da televisão italiana ou japonesa que, a partir de um pequeno país e de uma forma de música muito específica, adquire um estatuto paradoxal como referência da «World Music», desde o final da década de 1950.
No Museu Colecção Berardo estarão os conteúdos da exposição dedicados a Amália enquanto ‘Mito’ (núcleos: artistas contemporâneos, sala de escuta, a imagem da voz – fotografia e cinema) e ainda uma parte dos vestidos e jóias que estarão expostos no contexto da cronologia de introdução à exposição.
No Museu da Electricidade, são expostos os vestidos e jóias em grande destaque já que o espaço da cronologia não era suficiente nem apropriado para poder mostrar todos os vestidos e jóias.
O traje, desenhado e coordenado por Amália, o guarda-roupa, as jóias e as revistas que fazem parte do acervo da Fundação Amália em Lisboa, são elementos essenciais nesta retrospectiva, não só no âmbito da cronologia de introdução à exposição no Museu Colecção Berardo, mas também no núcleo dedicado ao tema e apresentado no Museu da Electricidade.
Esta mostra explora igualmente a ‘construção da imagem de Amália’ no contexto da qual a fotografia e o cinema têm lugar de destaque. Uma outra abordagem temática da exposição assenta na recriação de certos aspectos da personalidade da diva por artistas contemporâneos – Joana Vasconcelos, Leonel Moura Adriana Molder, Francesco Vezzoli e Ana Rito.
Amália, Coração Independente’ é uma iniciativa da Fundação Amália Rodrigues com co-produção do Museu Colecção Berardo e Fundação EDP- Museu da Electricidade. Em parceira com o Museu Nacional do teatro e Edições Valentim de Carvalho."

In site Bestartis

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Semana Vegetariana 2009
1 a 7 de Outubro 2009
Várias iniciativas por todo o país
www.semanavegetariana.com

"De 1 a 7 de Outubro de 2009 irá decorrer, pelo segundo ano consecutivo, a Semana Vegetariana Mundial. Inúmeras organizações, espalhadas por vários países, juntam-se a este movimento para promover um estilo de vida mais saudável, mais humano e ambientalmente sustentável.
Este ano, o famoso autor John Robbins aceitou o desafio de promover a Semana Vegetariana Mundial. John Robbins é filho do fundador do império de gelados Baskin & Robbins, e desistiu do império para se concentrar na sua escrita e na promoção de um estilo de vida saudável e conscencioso. É autor do best-seller "The Food Revolution" e ainda dos livros "Diet for a new America" e "Healthy at 100", John Robbins é também um brilhante orador tendo sido orador principal em várias conferências em diversos países. John Robbins convida-o(a): Por uma melhor saúde para SI e para o PLANETA, escolha o vegetarianismo, promova a Semana Vegetariana: de 1 a 7 de Outubro.
A Semana Vegetariana são sete dias, dedicados à promoção e divulgação do vegetarianismo, enquanto estilo mais saudável, ético e ecológico.
A iniciativa pretende também chamar a atenção da comunidade em geral para os problemas causados pelo consumo de carne, bem como para informar sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana. Com relatórios praticamente diários sobre secas severas, inundações, tempestades e incêndios, e com cientistas ambientais a prever o aumento da temperatura, é urgente corrigir o mundo do seu actual percurso insustentável como forma de evitar uma enorme catástrofe. Vários relatórios têm demonstrado a contribuição significativa das dietas baseadas em animais para o aumento do aquecimento global, sendo essencial considerar uma mudança nas dietas como prioridade mundial.
Todos os dias são excelentes dias para sermos vegetarianos conscientes e saudáveis, mas os dias 1 a 7 de Outubro são uma boa oportunidade para redobrar os nossos esforços e campanhas no sentido de um mundo melhor:
- 1 de Outubro, Dia Mundial do Vegetarianismo
- 2 de Outubro, Dia Mundial dos Animais de Quinta
- 4 de Outubro, Dia Mundial do Animal
Em Portugal, o Centro Vegetariano é o promotor desta iniciativa e convida todas as associações, restaurantes vegetarianos, lojas de produtos naturais e outras entidades a juntarem-se à Semana Vegetariana 2009, organizando workshops, palestras, demonstrações culinárias ou outras formas de promoção.
Todas as pessoas são convidadas a participar distribuindo folhetos, estando presentes em eventos ou simplesmente divulgando aos amigos.
O site http://www.semanavegetariana.com disponibiliza toda a informação relativa a essa Semana, assim como todas as iniciativas que se irão realizar de Norte a Sul do país.
Junte-se a esta iniciativa de promoção do vegetarianismo!"

In site
Centro Vegetariano

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Arriscar

Há pessoas
que nunca se interrogam
sobre o que se avista
do alto de uma montanha
ou sobre se é possível
lançar o disco
a 100 metros de distância
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas
que nunca perguntam
qual é a causa da pobreza
ou porque é que as outras pessoas
parecem infelizes
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas que nunca tentam
modificar o que está mal
ou modificar-se
a si próprias.
Essas pessoas nunca arriscam...

Há pessoas que nunca sonham
com um mundo mais justo
nem com a liberdade e a paz.
Essas pessoas nunca arriscam...

Felizmente que
algumas pessoas
são capazes de arriscar.

Leif Kristiansson
In blogue
Bruaá Editora

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves
3 e 4 Outubro 2009
Vários locais em Portugal
www.spea.pt/index.php?op=actividades_fdsaves2009

"Este evento é promovido pela BirdLife International e decorre em todos os países europeus que possuem representantes desta Organização. Em Portugal, a SPEA é a responsável pela sua implementação e, mais uma vez, contou com a colaboração de várias entidades na realização de inúmeras actividades, em vários pontos do país.
Participe!"

Inscrições e programa completo aqui.

clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Campanha União Zoófila
Telf.: 760501015 (custo da chamada 0,60 € + IVA)
www.azp.pt

clique na imagem para ampiar

domingo, 27 de setembro de 2009

As imagens da semana

Partilho algumas fotografias do "almoço de inauguração" da casa da minha amiga E.
Uma casa bonita e luminosa, uma família muito unida e uma amizade eterna. E demasiada comida e bebida!
Boa semana.