sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Exposição Amália, Coração Independente
6 de Outubro 2009 a 31 de Janeiro 2010

Museu Colecção Berardo
Seg. a Dom.: 10h às 19h

Praça do Império - 1449-003 Lisboa
Telf.: 213612878
E-mail: museuberardo@museuberardo.pt

Fundação EDP – Museu da Electricidade
Ter. a Dom.: 10h às 18h

Avenida Brasília Central Tejo - 1300-598 Lisboa

Inauguração: 5 de Outubro, 17H30 - Museu da Electricidade /19H30 - Museu Colecção Berardo

"Por ocasião do décimo aniversário do desaparecimento de um dos grandes símbolos da cultura portuguesa do século XX – Amália Rodrigues – o Museu Colecção Berardo, em co-produção com a Fundação EDP - Museu da Electricidade, apresenta a exposição intitulada «Amália, Coração Independente», excerto do fado escrito pela própria e intitulado «Estranha Forma de Vida».
Esta mostra pretende repensar a fadista através de documentos, pinturas e filmes, entre outros objectos e suportes, e retratar através deles o seu universo numa perspectiva viva e contemporânea. Uma retrospectiva da «rainha do fado» no seu estatuto de diva de vários repertórios, do fado à música ligeira, mas também enquanto estrela planetária - uma celebridade francesa, vedeta da televisão italiana ou japonesa que, a partir de um pequeno país e de uma forma de música muito específica, adquire um estatuto paradoxal como referência da «World Music», desde o final da década de 1950.
No Museu Colecção Berardo estarão os conteúdos da exposição dedicados a Amália enquanto ‘Mito’ (núcleos: artistas contemporâneos, sala de escuta, a imagem da voz – fotografia e cinema) e ainda uma parte dos vestidos e jóias que estarão expostos no contexto da cronologia de introdução à exposição.
No Museu da Electricidade, são expostos os vestidos e jóias em grande destaque já que o espaço da cronologia não era suficiente nem apropriado para poder mostrar todos os vestidos e jóias.
O traje, desenhado e coordenado por Amália, o guarda-roupa, as jóias e as revistas que fazem parte do acervo da Fundação Amália em Lisboa, são elementos essenciais nesta retrospectiva, não só no âmbito da cronologia de introdução à exposição no Museu Colecção Berardo, mas também no núcleo dedicado ao tema e apresentado no Museu da Electricidade.
Esta mostra explora igualmente a ‘construção da imagem de Amália’ no contexto da qual a fotografia e o cinema têm lugar de destaque. Uma outra abordagem temática da exposição assenta na recriação de certos aspectos da personalidade da diva por artistas contemporâneos – Joana Vasconcelos, Leonel Moura Adriana Molder, Francesco Vezzoli e Ana Rito.
Amália, Coração Independente’ é uma iniciativa da Fundação Amália Rodrigues com co-produção do Museu Colecção Berardo e Fundação EDP- Museu da Electricidade. Em parceira com o Museu Nacional do teatro e Edições Valentim de Carvalho."

In site Bestartis

2 comentários:

msg disse...

Muito boa tarde,Maria Lua

Arriscar! Quer dizer,que há um risco.E avançar não é,não foi,para todos. Porquê? Olhe,eu cá não sei. Sabe a Maria Lua? E sabendo,o que adiantará isso? Também não sei. Olhe,não sei nada.
Muito boa saúde.

Maria Lua disse...

Boa tarde MSG,

também não sei nada, mas que todos arriscamos independentemente das escolhas que fazemos, isso é que arriscamos!
A vida é um risco que vale a pena correr.
Obrigado pela visita e muita saúde.
Boa semana.
:-)