sábado, 22 de novembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Para aproveitar: o Planetário (em Belém) tem uma Sessão Infantil aos domingos, às 11h30, com entrada livre.

2 - Em Lisboa a recolha selectiva porta-a-porta aumenta a reciclagem e poupa dinheiro.

3 - Green Festival 2008 - O planeta está em festa!

4 - Presentes de Natal alternativos e em prol de uma boa causa: no site da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

5 - "O Hotel Lusitano, na Golegã, promove pelo segundo ano consecutivo uma Venda de Natal solidária. A venda terá lugar nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, nas instalações do Hotel e tem como objectivo ajudar as famílias carenciadas da Golegã."

6 - Um exemplo de Coragem: "Chama-se Nojood Mohammed Ali, tem dez anos e foi eleita uma das dez Women of the Year 2008 pela revista Glamour, juntamente com Hillary Clinton, Condoleezza Rice, Nicole Kidman, entre outras".

7 - "O vinho Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2005, da Região Demarcada do Douro, foi considerado o terceiro melhor do mundo pela revista norte-americana Wine Spectator."

8 - Os biocombustíveis são uma praga: "Igreja Católica repete denúncias de trabalho escravo no Brasil".

9 - Eu quero uma cozinha assim também...

10 - Quero tanto, tanto, tanto ir ver a exposição de Juan Munõz a Serralves (Porto) e que já esteve em exibição na TATE...

11 - A Ana faleceu há mais de um ano, mas o seu blogue continua activo e com muitas e boas receitas. É uma sensação estranha, a blogoesfera cria estes mundos que vivem para além de nós... Também ficarão os nossos para a posterioridade?

12 - Como fazer trufas.

13 - Fooding House - Vinhos e Tapas, no Porto.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mercado da Ribeira
Horário: Segunda a sábado 10h-23h, domingos 7h30-14h.
Av. 24 de Julho
1200-376 Lisboa
Telf.: 210 312 600, 213 462 966
Fax: 213 466 274
www.espacoribeira.pt
Transportes: Metro - Cais do Sodré.

"Um mercado tradicional, situado num bonito edifício dos fins do século XIX, que por vezes é usado para fins bem menos tradicionais, como sejam a realização de feiras do livro ou até de moda.
Integrado numa zona com grande animação nocturna, o Mercado da Ribeira também acaba por entrar na rota dos noctívagos, que aí se deslocam em busca do reconfortante Cacau da Ribeira, servido já de madrugada.
Uma experiência que se recomenda, nem que seja para assistir a este surreal encontro de gentes.
Até 30 de Novembro, o Mercado da Ribeira oferece uma excelente oportunidade para fazer as compras de Natal com pouco dinheiro. Das 10h às 19h, a sugestão é para visitar a Feira do Livro que, para além de literatura de diversas temáticas, comercializa peças de artesanato – tudo a preços reduzidos.
Em simultâneo, é apresentada uma exposição de venda de presépios de Natal do Mundo, em vários materiais e com várias dimensões, elaborados por artesãos nacionais e internacionais.
A entrada é livre."

In site MyGuide.pt
Para adopção - Ritinha (19 Novembro 2008)

"A Ritinha é uma gatinha linda e super meiga. A dona já velhota foi para o hospital e pouco tempo depois morreu. A família na vinda do cemitério abriu as portas de casa e escorraçou para a rua a Ritinha e outros manos dela.
Ela foi a única resgatada visto nunca mais se encontrar nenhum dos outros gatinhos. Só conseguimos imaginar o desespero de todos eles, pois eram todos gatinhos de casa que nunca foram à rua...
Ela estava super assustada, entrou num café e de lá também foi escorraçada à vassourada.
Imaginem o pânico desta gatinha. Uma amiga dos animais conseguiu agarrá-la pois ela estava paralisada de medo encostada a um canto.
Agora já aceita todas as festas, rebola-se para as festas e fala connosco.
Tem rabinho de coelho, ou seja tem apenas um nozinho. Ela é novinha, devendo ter cerca de 1 ano de idade e precisa muito de um dono que lhe dê muita atenção."
Contacto para adopção: sosanimal@sosanimal.com

Lígia Santos
SOSANIMAL
www.sosanimal.com

clique nas imagens para ampliar


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fórum Ciência Viva 2008
22 Novembro, 11:00 – 19:00
23 Novembro, 11:00 – 17:00
FIL – Pavilhão 3, Parque das Nações - Lisboa
Acesso Livre
www.cienciaviva.pt

"O Fórum Ciência Viva é uma oportunidade de ir ao encontro da Ciência que se faz, se divulga e se ensina no nosso país.
Da Física às Ciências da Vida, da Engenharia às Ciências Sociais, jovens, professores, membros de associações científica e investigadores vêm mostrar o seu trabalho através de actividades, debates e workshops.
Decorridos 12 anos de actividade da Ciência Viva, é também tempo de balanço e de partilha de experiências, estimulando o desenvolvimento de parcerias e de colaborações futuras entre todos os que empenhadamente têm contribuído para o movimento de apropriação da Ciência pelos cidadãos.
Consulte o Programa (sujeito a alterações)."

***********************************************

Semana da Ciência e da Tecnologia
24 a 30 Novembro 2008
Vários locais no país

"Que ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?
Todos os anos, em Novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus abrem as portas para que estas e outras perguntas possam ser respondidas, dando a conhecer as actividades que desenvolvem, através de um contacto directo com o público."

Pesquisa de eventos - http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2008/

In site Ciência Viva

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Felicidade Realista
(Mário Quintana)

"A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.
Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.
Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.
E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.
É o que dá ver tanta televisão.
Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista.
Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas osuficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável.
Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar.
É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente.
A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio.
Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se...
Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade."

In blogue Artemísia

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Bolo de Coco e Maçã

Ingredientes
5 ovos (à temperatura ambiente)
100 gr de coco ralado
2 e meia chávenas de açúcar amarelo
3 chávenas de farinha para bolos (já com fermento)
1 chávena de leite
1 chávena de óleo de girassol (mais suave)
Raspa de 2 limões grandes
3 maçãs reinetas (descascadas e cortadas em pedaços)

Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 10 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Batem-se as gemas com o açúcar durante 10 minutos. De seguida, junta-se o coco ralado, o leite, o óleo e a raspa dos limões misturando-se tudo muito bem e sem parar de bater.
Depois junta-se a farinha peneirada (passada por uma passador) a pouco e pouco.
Junta-se as maçãs cortadas mexendo com uma colher de pau até que fique bem misturado.
Batem-se as claras em castelo e envolvem-se cuidadosamente, com uma colher de pau, no preparado anterior.
Deita-se a massa numa forma de chaminé, untada com margarina e polvilhada de farinha, e vai ao forno a 180-190ºC durante 1 hora, mas deverá fazer o teste do palito para ver se está cozido.

Utilize uma forma grande porque é um bolo grande, ideal para festas ou muita "criançada"!
Uma verdadeira delícia.
Maria Lua

domingo, 16 de novembro de 2008

As imagens da semana

Um passeio pelo Rossio fez as minhas delícias e com iluminação de Natal como brinde!
Começamos pela Igreja de São Domingos (o meu local favorito de reflexão/interiorização/busca de paz interior, talvez por ser uma beleza feia e violenta - que nos despoja de detalhes para nos fixarmos no importante), uma grandiosa igreja devastada pelo fogo e que mantém intacta a sua destruição, apelando-nos a um olhar diferente, mais límpido e humilde.
Passeamos pelas ruas para ver a iluminação de Natal, juntamente com muitas pessoas (e turistas também), que foi simplificada e com notória contenção (o que só benefícia o ambiente, promovendo a diminuição do consumo de energia).
E finalizamos com a prova de vinhos (gratuita e com direito a um pequeno brinde) na Sala Ogival (e que recomendo vivamente a visita) e uma dúzia de saborosas castanhas assadas.
Um dia muito feliz.
Que venham mais, por favor!