sábado, 21 de julho de 2007

As surpresas da semana

1 - Um blogue Jardim para visitar em: http://bolbos-em-flor.blogspot.com/

2 - Um lindíssimo e meigo ruivinho à procura de uma família que o estime e proteja de todos os perigos, para ver em: http://bichanosdoporto.blogspot.com/2007/07/o-nosso-ruivinho.html

3 - Os portugueses vivem das e para as aparências! E continuam a tentar ser/parecer aquilo que não são... por isso, nada de espanto ao ler esta notícia: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=250746&idselect=11&idCanal=11&p=200

4 - Uma árvore com muita sorte: a Oliveira de Algoz! Para ler em: http://sombra-verde.blogspot.com/2007/07/oliveira-do-algoz.html

5 - Porque continuamos a deixar "desaparecer" o nosso património? Peças imensamente valiosas e bonitas como esta que o Paulo descobriu em: http://estadevelho.blogspot.com/2007/07/fachada-desde-1909.html

6 - Um evento a não perder: o Festival de Jardins em Ponte de Lima, do qual a Jardineira Aprendiz nos mostra algumas imagens em: http://coresterra.blogspot.com/2007/07/festival-de-jardins-mais-algumas-fotos.html

7 -Vai um Booket? Para ler em: http://www.booket.pt/index.html

8 - Uma bela ideia para divulgar a Paz e que tenho todo gosto e interesse em aderir! Para ler em: http://vamos.mudaromundo.com/2007/07/21/so-faltam-dois-meses/#comment-1308

9 - Que ingénuos! Para ler (e sorrir...) em: http://murcon.blogspot.com/2007/07/que-ingnuos.html

10 - Concordo inteiramente com a Miss Pearls, quando refere que existe um mundo novo (blogoesfera) que de certa forma todos desconhecemos, mas com muita vida à espreita. Para ler em: http://misspearls.blogspot.com/2007/07/vidas-deste-mundo-ii.html

11 - O Pedro encontrou um magnífico poema. E para quem gosta muito de árvores, como eu, é impossível não ficar deliciado com essas palavras, para ler em: http://sombra-verde.blogspot.com/2007/07/rvores.html

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Feijão Verde

"O feijão verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo. Tem um comprimento variável e a forma pode ser larga e achatada ou relativamente cilíndrica. As espécies mais antigas possuem um fio fibroso ao longo da vagem, mas as mais recentes já não o têm, tornando a preparação e confecção do feijão verde mais prática.
Pertence à família das leguminosas frescas e pode também ser denominado por vagem. A época do feijão verde é entre o Verão e o início do Outono, mas está disponível no mercado durante todo o ano devido à sua aptidão para o cultivo em estufa.
Informação nutricional
Tem um baixo valor energético e é rico em vitaminas e minerais. Destacam-se os carotenos (pro-vitamina A), vitamina C e ácido fólico; o cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, são boas fontes de fibra alimentar.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)

Feijão verde cozido
Energia (kcal) 23
Água (g) 90,8
Proteína (g) 1,8
Lípidos (g) 0,3
Hidratos de carbono (g) 3,5
Fibra (g) 3,0
Caroteno (μg) 239
Vitamina C (mg) 11
Ácido fólico (mg) 49
Cálcio (mg) 41
Ferro (mg) 0,6
Fósforo (mg) 34
Magnésio (mg) 17
Potássio (mg) 230
mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 70-71.

Vantagens e desvantagens
O feijão verde tem efeitos protectores do sistema cardiovascular. Os carotenos e a vitamina C são excelentes antioxidantes, protegem de infecções e da oxidação das células e outros componentes do organismo. Além disso, a fibra, potássio, magnésio e ácido fólico desempenham um papel importante na protecção cardiovascular. O magnésio e o potássio têm efeito complementares na manutenção da tensão arterial. O ácido fólico é necessário para neutralizar a homocisteína, uma molécula potencialmente perigosa e que aumenta os riscos de doença cardiovascular.
O conteúdo de ferro do feijão verde é razoável, sendo importante para a formação da hemoglobina. A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue responsável pelo transporte de oxigénio para as células.
Como comprar e conservar
De preferência deverá comprar feijão verde não embalado, de modo a poder escolher aqueles de melhor qualidade. A vagem deve apresentar-se com uma textura tenra e com uma coloração verde vivo. Deverá fazer um pequeno estalido quando quebrada e conter uma polpa suculenta e sem fios (indica envelhecimento). Não deverá ter manchas escuras ou amolgadelas.
Se não puder consumir o feijão verde imediatamente, deverá armazená-lo, sem lavar previamente, no frigorífico dentro de um saco plástico perfurado. Poderão conservar-se durante cerca de 3 dias nestas condições.

Receita:
Esparregado de Feijão Verde
(para 4 pessoas)

Ingredientes
1 kg de feijão verde
1 dl de azeite
1 dente de alho
1 colher (sopa) de farinha
1 colher de vinagre
sal
Preparação
Lave o feijão verde e corte à maneira de caldo-verde.
Leve a ferver em água temperada com sal (apenas uma ligeira cozedura) e escorra muito bem.
Numa frigideira com azeite, aloure o dente de alho. Junte o feijão, mexa e salpique com a farinha.
Mexa de modo a espalhar a farinha uniformemente e, depois do feijão bem cozido e apurado, regue com o vinagre."

In site: http://www.nestle.pt/BemEstar/Presentation/Nutricao/Alimentos.aspx?id=141

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Saldos no site da Ana Madragoa

"Já chegaram os Saldos ao Site Ana Madragoa!
Descontos em toda a Colecção Primavera-Verão e uma promoção especial t-shirts: pague 2 e leve 3!
Saiba mais em www.pinguimgroup.com/anamadragoa."

A Equipa Ana Madragoa

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Harry Potter - Episódio 5

"Raramente se tem vindo a verificar uma conjugação tão cuidadosa entre uma edição literária e a sua adaptação cinematográfica. E, invertendo a tendência de queda de público aqui referida recentemente, o 5º episódio de Harry Potter adaptado ao cinema aumentou em Portugal o número de salas em que estreia e mostra uma evolução positiva nas receitas nos mais diversos países. Simultaneamente sai em livro o sétimo e último episódio, com uma procura inicial que ultrapassa todos os recordes anteriores.
A ponte estabelecida entre o original e a versão cinematográfica não tem sido fácil. Não foi possível a filmagem de mais de um episódio em simultâneo, uma vez que a evolução de Harry e dos seus colegas se vai dando ao longo dos anos, com o natural crescimento para os mais novos, os alunos, e envelhecimento dos seus professores. Estes últimos seriam facilmente aproveitados com a adequada maquilhagem, mesmo sem a passagem do tempo, mas para o próprio Harry, que passa de criança até adulto no decurso da longa narrativa, a solução seria bem mais difícil.
Ao longo dos anos - o primeiro filme data de 2001 e o sétimo está previsto para 2010 - os actores foram crescendo ou mudando de fisionomia, mas a sua manutenção nos papéis respectivos é um valor acrescentado que os produtores não desprezam. A morte de Richard Harris foi o primeiro revés, prontamente substituído por Michael Gambon, mas a continuidade nos principais papéis de Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Emma Watson (Hermione Granger) tem sido um trunfo para a continuidade da obra, eventualmente comprometido com as hesitações de Emma Watson em participar no sétimo episódio, cuja rodagem ainda não foi iniciada.
Quanto à qualidade dos filmes vai-se mantendo de ano para ano, com uma quebra evidente, talvez inevitável, de originalidade. Embora sendo crescente a dureza da narrativa com o crescimento das personagens mantém-se um estilo destinado sobretudo a um público adolescente, mas com um certo tom repetitivo, uma vez que o tema não dá margem a grandes variantes."
Francisco Perestrello

In Notícias da Agência Ecclesia - 17.07.20

terça-feira, 17 de julho de 2007

Exposição
O Papel da Moda Através da História
No piso 7, El Corte Inglés de Lisboa
Até dia 28 de Julho 2007
Entrada livre

"O percurso histórico das tendências da moda feminina, desde o Egipto dos Faraós até aos finais do século XX, vai estar representado no piso 7 do El Corte Inglés de Lisboa(...), através da exposição «O Papel da Moda Através da História», de Roberto Comas.
Com cerca de 80 trajes em tamanho real e produzidos integralmente em papel, esta exposição ilustra o percurso histórico das tendências da moda feminina desde o Egipto dos Faraós até aos finais do século XX, passando pelas mais exuberantes épocas do Bizâncio, do Romantismo e do Barroco.
Na mostra poderão ainda ser encontrados trajes de designers de moda conceituados, como Jesús del Pozo, Balenciaga, Christian Dior, Coco Chanel, Yves Saint Laurent e Givenchy.
Outro dos destaques da exposição vai para um quadro romântico inspirado nos azulejos de Lisboa.
«O Papel da Moda Através da História» é uma exposição itinerante, criada pelo gabinete de investigadores da área de moda do El Corte Inglés, dirigidos por Roberto Comas.
A exposição estará patente até ao dia 28 de Julho, durante o horário de funcionamento da loja."
Mais informações: telf. 707211711 ou site http://www.elcorteingles.pt

In site: http://www.iol.pt/modaesocial/noticia.php?id=829148&div_id=2455

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Começar de novo...

Após a sexta-feira, 13 de Junho, o meu computador morreu... não sei se motivado por tamanha superstição, mas decidiu terminar.
Resumindo, fiquei sem nada, nicles, niente!
Razão pela qual, este blogue esteve parado, sem a habitual crónica das surpresas e da culinária.
Estou a tentar fazer algo num portátil emprestado (obrigado D. - estou a tremer de medo que este também decida terminar...), no qual levo 10 minutos a descobrir a tecla do delete, mais 10 minutos para encontrar o sinal +, entre outros... depois do desespero, algumas lágrimas e muitos gritos e "nomes feios", resta-me sorrir e recomeçar. E também encaixotar a merda do PC da Packard Bell, comprado há um ano e muito estimado, e telefonar novamente à assistência, fazendo uso da garantia, para a empresa de transporte vir buscá-lo e levá-lo para Madrid - para ser lá consertado. Isso se chegar, se regressar e de preferência com todos os ficheiros que ficaram no disco, e se voltar novamente a trabalhar, em príncipio dentro e até ao máximo de vinte dias...
Agradeço muita paciência e compreensão, para fase menos fácil que este blogue vai entrar, da parte de quem nos visita...
E deixo uma palavra de esperança para quem acredita em finais felizes (como eu acredito que haja para o meu computador e todos os ficheiros que ele guarda bem dentro dele!):

Apesar das ruínas e da morte
Onde sempre acabou cada ilusão
A força dos meus sonhos é tão forte
Que de tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos estão vazias.

Sophia de Mello Breyner