quarta-feira, 18 de julho de 2007

Harry Potter - Episódio 5

"Raramente se tem vindo a verificar uma conjugação tão cuidadosa entre uma edição literária e a sua adaptação cinematográfica. E, invertendo a tendência de queda de público aqui referida recentemente, o 5º episódio de Harry Potter adaptado ao cinema aumentou em Portugal o número de salas em que estreia e mostra uma evolução positiva nas receitas nos mais diversos países. Simultaneamente sai em livro o sétimo e último episódio, com uma procura inicial que ultrapassa todos os recordes anteriores.
A ponte estabelecida entre o original e a versão cinematográfica não tem sido fácil. Não foi possível a filmagem de mais de um episódio em simultâneo, uma vez que a evolução de Harry e dos seus colegas se vai dando ao longo dos anos, com o natural crescimento para os mais novos, os alunos, e envelhecimento dos seus professores. Estes últimos seriam facilmente aproveitados com a adequada maquilhagem, mesmo sem a passagem do tempo, mas para o próprio Harry, que passa de criança até adulto no decurso da longa narrativa, a solução seria bem mais difícil.
Ao longo dos anos - o primeiro filme data de 2001 e o sétimo está previsto para 2010 - os actores foram crescendo ou mudando de fisionomia, mas a sua manutenção nos papéis respectivos é um valor acrescentado que os produtores não desprezam. A morte de Richard Harris foi o primeiro revés, prontamente substituído por Michael Gambon, mas a continuidade nos principais papéis de Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Emma Watson (Hermione Granger) tem sido um trunfo para a continuidade da obra, eventualmente comprometido com as hesitações de Emma Watson em participar no sétimo episódio, cuja rodagem ainda não foi iniciada.
Quanto à qualidade dos filmes vai-se mantendo de ano para ano, com uma quebra evidente, talvez inevitável, de originalidade. Embora sendo crescente a dureza da narrativa com o crescimento das personagens mantém-se um estilo destinado sobretudo a um público adolescente, mas com um certo tom repetitivo, uma vez que o tema não dá margem a grandes variantes."
Francisco Perestrello

In Notícias da Agência Ecclesia - 17.07.20

Sem comentários: