sábado, 8 de outubro de 2011

As surpresas da semana

1 - Nobel da Literatura para o sueco Tomas Transtromer. Segundo a Academia Sueca, é "um dos poetas vivos mais traduzidos em todo o mundo", cuja obra incide sobre "a morte, a História, a memória e a natureza".

2 - A Livraria Bulhosa, em parceria com o Núcleo da Quercus do Porto, vai organizar ao longo de três sessões um Atelier de Reciclagem, que decorrerá nos dias 16 de Outubro, 20 de Novembro e 18 de Dezembro, no Shopping Cidade do Porto. Regresso às aulas, embrulhos e enfeites de Natal serão os temas de cada sessão (inscrição 5 euros).

3 - Passatempo: a Sapo Sabores tem para oferecer 8 exemplares do livro "Voluptuosas Receitas de Miss Dahl", pleno de receitas para cada estação do ano (participa até 13 Outubro 2011).

4 - A bonita exposição “As chitas de Alcobaça”.

5 - Para o ano lectivo 2011/2012, a Associação Salvador convida todos os alunos do 3º ciclo e secundário a organizarem um projecto com vista a sensibilizar a comunidade envolvente para o tema da deficiência motora.

6 - Passatempo: o MyGuide e a Lavazza oferecem 10 Máquinas de café Lavazza A Modo Mio Piccina (participa até 23 Outubro 2011).

7 - O Iberian Birds é uma aplicação gratuita lançada pela SPEA e pela BirdLife International, que visa incentivar o turismo sustentável nas Áreas Importantes para as Aves de Portugal e Espanha. As IBA mais próximas e a lista de aves das mesmas estão agora disponíveis através de iPhone e iPad.

8 - Morreu Steve Jobs, fundador da Apple

9 - Passatempo: Ultimate Beauty/Age-Perfect. Ganhe 20 cremes de cuidado reparador de noite (participa até 20 de Outubro 2011).

10 - Holanda: Banda Sinfónica Portuguesa em 1º lugar do mundo

11 - Museu de Portimão continua a despertar grande interesse internacional

12 - Passatempo: a Activa oferece 10 kits de produtos da UHU no valor de 100 euros (participa até 17 Outubro 2011).

13 - Menino ou menina? Vem aí o terráqueo sete mil milhões! ONU aponta para que nasça já em 31 de Outubro

14 - Siemens anuncia abandono da indústria nuclear

15 - Passatempo: o Rua de Baixo e a Lacoste L!VE oferecem 150 euros em peças Lacoste.

16 - Ideias para casamentos, um dos cinco melhores portugueses sites nomeados internacionalmente: Pinga Amor

17 - Ouro provoca destruição e morte na Amazónia

18 - Passatempo: A Saver Viver e a Flama oferecem 5 espremedores de citrinos (participa até 26 Outubro 2011).

19 - O cantor norte-americano Tony Bennett, de 85 anos, atingiu o primeiro lugar de vendas de discos nos Estados Unidos, com um álbum de duetos, tornando-se no artista com mais idade a realizar esse feito.

20 - Brasil: Igreja Católica pede defesa das florestas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Feira ObservaNatura

8 e 9 de Outubro 2011
Herdade da Mourisca - Setúbal
Entrada Livre
www.observanatura.com

Herdade da Mourisca - Setúbal, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, volta a acolher a ObservaNatura nos dias 8 e 9 de Outubro. Com entrada livre, a terceira edição traz-lhe oradores internacionais como Nigel Collar, autor de Birds and People, palestras e workshops, exposições, actividades para crianças, histórias de viagens pelo mundo das aves, passeios e sabores, uma feira e muito mais.
Traga a família e os amigos e passe um fim-de-semana diferente!

in SPEA on-line n.º 369 - Outubro 2011

D de Dióspiro

Existem alimentos cujo aparecimento pode ser encarado quase como uma premonição para os tempos futuros. O dióspiro é um deles.

A capacidade de prever o futuro já é associada ao dióspiro desde tempos antigos quando os nativos americanos cortavam as sementes deste fruto de modo longitudinal para prever a gravidade do Inverno que se seguiria, consoante a forma de colher, garfo ou faca existente no interior da mesma.
O dióspiro tem assim um bouquet nutricional feito à medida para nos proteger da diminuição das temperaturas sentida nesta fase ao reforçar o nosso sistema imunitário.
Embora a possua em razoáveis quantidades, não é primordialmente na vitamina C que o dióspiro se alicerça quanto ao fortalecimento das nossas defesas, mas sim na sua riqueza em carotenos e na sua capacidade antioxidante. De resto, ao nível dos frutos frescos, apenas a manga e o damasco possuem níveis superiores deste pigmento com uma enorme capacidade de protecção das nossas células dos danos provocados pelos radicais livres.
São estes mesmos beta-carotenos, juntamente com outros potentes compostos fenólicos (idênticos aos encontrados no chá verde e vinho tinto) que fazem do dióspiro um super-fruto no que ao seu poder antioxidante diz respeito e que apenas é superado pela romã e pela anona. Todo este potencial consegue ainda ser enriquecido quando no momento do consumo se opta pelo excelente hábito de lhe adicionar canela, outro potente antioxidante.
Nos alimentos, como em tudo na vida, não existe a perfeição e no caso do dióspiro a sua doçura e elevada palatibilidade tem justificação no seu alto teor de açúcar. Não há no entanto razões para discriminar o consumo de dióspiro por este facto, até porque, se por um lado se trata de um fruto sazonal que apenas está presente nas nossas mesas num período muito limitado de tempo, por outro, existem frutos mais “comuns” e com valores de açúcar mais elevados (como é o caso das bananas e uvas). Existem mesmo alguns estudos promissores que revelam que a pele do dióspiro, rica em antioxidantes e fibra, poderá ter um efeito benéfico no controlo glicémico de pacientes diabéticos, tal como na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol.
Em conclusão, os dióspiros têm um pouco de açúcar a mais, mas face a todas as outras vantagens que aportam, o melhor é aproveitá-los enquanto pode. Se possível com canela!

Pedro Carvalho (nutricionista - pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sons

Pedro Osório - O Beijo do Sol

Baseado num canto tradicional do Quénia - Faz parte do álbum "Cantos da Babilónia"

Uma sonoridade contagiante!

As Serviçais

Título original: The Help
De: Tate Taylor Com: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA/Índia, 2011, Cores, 146 min.
Site Oficialhttp://thehelpmovie.com/us


Mississípi, EUA, década de 60. Acabada de terminar a faculdade, Skeeter (Emma Stone) decide ir contra as convenções e seguir o seu sonho em se tornar escritora. Quando, de regresso à sua cidade, se apercebe da súbita ausência de Constantine (Cicely Tyson), a governanta negra que a criou, pede ajuda a Aibileen (Viola Davis) e a Minny (Octavia Spencer), ambas governantas e amigas de Constantine. É desta maneira que, quase por acaso, nasce entre as três uma cumplicidade que resultará num projecto absolutamente inédito e que irá abalar, para sempre, aquela sociedade minada de preconceitos: um livro onde são contadas, na primeira pessoa, as histórias de mulheres que, apesar de criarem as crianças das famílias brancas como se fossem suas, são ostracizadas devido à cor da sua pele.
Com argumento e realização de Tate Taylor, um drama sobre o preconceito, a amizade e a necessidade de mudança baseado no best-seller de sucesso mundial escrito, em 2009, por Kathryn Stpckett.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Meu 1.º Livro de Receitas LIDL

Podes também receber em tua casa "O meu primeiro livro de receitas" (gratuito) com muitas receitas saudáveis e divertidas e diversas dicas sobre alimentação e atividade física.
Envia um email com o teu nome e morada para marketing.lidl@lidl.pt (limitado ao stock existente. Limitado a 1 livro por morada, válido apenas para Portugal).
Se preferires também podes fazer aqui o download do livro em formato PDF.

in LIDL

O sol poente me recordará o meu amigo

A verde montanha estende-se para lá da Muralha do Norte.
Brancas águas cercam a Muralha do Leste.
Quando aqui nos separarmos,
seremos a erva aquática vogando por grandes distâncias.

As nuvens errantes me farão pensar em quem viaja.
O sol poente me recordará o meu amigo.
Já nos afastamos e agora acenamos com a mão.
E os nossos cavalos, um para o outro, relincham.

Li Bai (poeta chinês do século VIII)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

4 Outubro – Dia Mundial do Animal

Todos os anos é comemorado no dia 4 de Outubro o Dia Mundial do Animal. O Dia Mundial do Animal tem como objectivo chamar atenção para as espécies em extinção, os maus tratos e exploração dos animais, assim como a importância dos animais para a sociedade.
A comemoração do Dia do Animal nasceu em Áustria, em 1929, em homenagem a São Francisco de Assis (que morreu a 4 de Outubro de 1226), um homem que em vida fazia de tudo para proteger os animais. No dia 4 de Outubro de 1930 foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Animal.
A 15 de Outubro de 1978 a UNESCO publicou os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal, proposto pelo Dr. Georges Heuse, secretário-geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre.

in Online 24 horas

Dia do Animal: Traçar outro Caminho (testemunho)

ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais
www.abra.org.pt

Começou há uns anos atrás. Consciência pesava enquanto estava em casa e nada fazia nos meus tempos livres em prol da nossa sociedade. Neste campo entrou o coração e esse decidiu que a minha ajuda fosse para os seres que tanto amava.
Conheci a ABRA e com um certo receio "alistei-me" como voluntária. Bem, posso vos dizer que foi a melhor decisão da minha vida. Sabia que os anos que viriam pela frente seriam difíceis, mas afirmo-vos também que me trouxeram imensas alegrias e um grande crescimento interior.
Comecei então as minhas escalas no canil (objectivo primordial da Abra). Uma vez por semana vestia uma roupa velha e calçava com ansiedade as galochas que comprara. O lanche seguia na mochila, pois sabia que tinha horas pela frente de trabalho.
Assim que chegava ao canil e ainda no parque de estacionamento ouvia o latir dos cães ansiosos por poderem sair do seu metro quadrado, correr e poderem fazer as suas necessidades.
"Coitados, pensei eu, estão ali há horas!"
As vassouras e detergentes passaram então a fazer parte do meu quotidiano. As costas vergavam-se horas a fio e os dedos gelavam na água fria. E ao olhar para uma cama quente, um espaço limpo, água e comida, tudo para mim fazia então sentido.
No parque o canito esperava ansioso por uma corrida, uma brincadeira ou simplesmente um carinho que nunca teve até aquele dia, o dia em que entrou no canil para abate. Posta a trela, o canito segue para a sua box. Este é um momento difícil; não sei se ele amanhã estará lá... Como iria eu dormir a pensar naquilo? Na primeira noite não dormi, na segunda também não, na terceira, na quarta, na quinta... foram tantos que perdi a noção!
Mais tarde percebi que enquanto eu não dormia, eles dormiam. Dormiam no conforto que eu VOLUNTÁRIA lhes proporcionei; no cansaço das brincadeiras do parque e da barriga cheia com que se deitavam.
Foi então que as noites sem dormir passaram a ser noites de dever cumprido, de entrega e paixão, de consciência tranquila porque eu não ficava mais em casa, eu não ficava só em frente ao computador, eu não tinha medo das dores de costas, eu não tinha medo do frio ou da chuva; eu era voluntária! Todos os animais que vi partir, todos aqueles que entraram no canil em grande sofrimento e que numa correria louca os voluntários tudo faziam para acabar com a sua dor, todos a quem conseguimos arranjar donos, todos com quem brincamos, a todos vós digo; AMO-VOS, e por todos sei que eu, assim como os restantes voluntários e companheiros desta luta diária, lutamos. Lutamos até à exaustão, até onde muitos nunca teriam ido.

Por todos os animais do Mundo, que merecem o nosso respeito, Amor e dedicação, "assino" como VOLUNTÁRIA orgulhosa de pertencer a este grupo de amigos voluntários; a ABRA!

ABRA - Associação Bracarense Amigos dos Animais

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Be Vegan / Seja Vegetariano!


United Nations Says: BE VEGAN!

Semana Vegetariana - 1 a 7 de Outubro 2011

Destaque para as razões ecológicas de uma alimentação vegetariana. Porque um futuro sustentável depende também das escolhas alimentares.

Informações e Programa completo em: www.semanavegetariana.com

O objetivo da Semana Vegetariana é divulgar o vegetarianismo, enquanto estilo de vida saudável, ético e ecológico. Restaurantes, lojas, associações, escolas, centros de terapias e outras entidades de todo o país irão promover atividades diversas, desde palestras e debates a workshops de cozinha vegetariana, degustações, piqueniques, descontos e promoções diversas de produtos e serviços.
A nível internacional, pela quarta vez consecutiva várias associações juntam-se para promover uma Semana Vegetariana em simultâneo, mobilizando centenas de ativistas em vários países. Em Portugal, o Centro Vegetariano é o promotor desta iniciativa e convida todos a participar e a promover atividades, com iniciativas de Norte a Sul do país.

in Sabores Sapo

domingo, 2 de outubro de 2011

As imagens da semana



Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno.

Cecília Meireles