sábado, 12 de dezembro de 2009

As surpresas da semana

1 - Contrariando o impacto que a crise está a ter nas actividades turísticas, o Alentejo está a viver o melhor ano turístico de sempre, graças ao aumento da procura por parte dos portugueses.

2 - Projecto do Mosteiro de Tibães ganha prémio de Arquitectura nos Estados Unidos da América.

3 - Ganha relógios, perfumes e sacos Tommy Girl: faz upload da tua melhor fotografia sobre o tema "Cheira a Tommy", e as melhores têm prémios (até 30 Dezembro 2009).

4 - Dez gigantes em bronze com a boca tapada, que representam "tudo o que as pessoas preferem não dizer", foram colocados na praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, para assinalar a realização da XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

5 - O Visit Britain oferece uma viagem para 2 pessoas a Londres, em classe económica (2 noites de alojamento em Londres, hotel de 4 estrelas em regime de alojamento (quarto duplo) e pequeno-almoço). Participa até 31 Dezembro 2009.

6 - O primeiro cigarro do dia pode ser o mais perigoso.

7 - Falam por mim os plátanos da rua.

8 - Álbum com tecido: as fotografias são recordações preciosas que guardamos com carinho, por isso, torne-as ainda mais especiais criando um álbum único e original para oferecer a alguém que lhe seja querido.

9 - Vir de comboio ao Óbidos Vila Natal é mais cómodo… e mais barato! No fim-de-semana de 19, 20 e 26, 27 de Dezembro, os comboios que passam por Óbidos fazem uma paragem no Vila Natal. A Óbidos Patrimonium E.E.M. e a CP – Comboios de Portugal estabeleceram um acordo que vai permitir a todos os visitantes sentir a magia desta quadra natalícia, deslocando-se a Óbidos de comboio.

10 - Ajudantes, de quatro patas, para fazer a árvore de Natal!

11 - Este Natal pede ao barbas: o vencedor ganha o prémio que escolheu receber dentro da categoria de produtos LG. Participa até 11 Janeiro 2009.

12 - Licenciado, pós-graduado, experiente e sem emprego.

13 - Leilão das (in)utilidades - 20 de Dezembro. Recolha de objectos para Venda de Natal para leilão a favor da Associação CAIS. O valor angariado é convertido num donativo para apoiar as refeições servidas a pessoas em extrema vulnerabilidade social, no Centro CAIS de Lisboa.

14 - Passatempo Harry Porter: a FOX dá a um dos seus espectadores a oportunidade única de aparecer num dos filmes do Harry Potter! Apenas um Muggle muito sortudo ganhará a oportunidade de visitar os estúdios onde é filmado o Harry Potter, para uma experiência inesquecível! O dia começa com uma tour pelos cenários do Harry Potter, onde poderá ver a magia que está implícita na rodagem destes filmes. Este tour inclui uma visita aos vários departamentos - artístico, de design de guarda-roupa, de efeitos especiais -, bem como visitar alguns dos animais reais que apareceram em todos os filmes (até 20 Dezembro 2009).

15 - A Editora Civilização precisa da sua ajuda para oferecer livros à Fundação Gil: preencha o formulário e escolha o livro que prefere doar ao projecto Apoio ao Domicílio, ao projecto da Fundação do Gil. Se o seu registo for múltiplo de 10 receba um livro à escolha (participe até 31 de Dezembro de 2009).

16 - Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?

17 - Lavores: projectos de Natal.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pão de Todos. Para Todos 2009
11 a 17 Dezembro 2009, 14h-22h
Praça do Martim Moniz - Lisboa
Informações úteis: 218 369 002 (Associação CAIS)
redaccao@cais.pt
www.cais.pt

"A Associação CAIS organiza este ano a 6ª edição de "Pão de Todos. Para Todos 2009" com o objectivo de consciencializar os cidadãos para as desigualdades sociais. Uma equipa que une as melhores empresas do sector da panificação e cerca de 300 voluntários garantem a produção diária de 10 mil pães que serão oferecidos a todos os que visitem o espaço. O programa cultural inclui nomes como Mafalda Arnauth, Toy, Nuno Costa Jazz Trio, Oioai, DJ Glue & Bob The Rage Sense, Arsha, Farra Fanfarra, entre muitos outros. No último dia realiza-se uma Marcha pela Erradicação da Pobreza e Exclusão Social com concentração às 19h30 no Largo de Camões."

Programa

11 DEZ - 6ª feira
17h00 – Dança do Pão - Uma criação de Amalgama, Companhia de Dança
17h10 – Partilha do Pão de Portugal
17h30 - La cura – Dança de interpretação do tema “Cuidarei de Ti” Uma criação de Amalgama, Companhia de Dança.
17h45 – Discursos Institucionais
18h00 - Largada de Balões
18h15 – Animação: Chapitô
19h00 – Concerto: TOY
21h00 – Concerto: Farra Fanfarra


12 DEZ – sábado
14h30 às 15h30 – Workshop “Pão & Companhia” com Dina Oliveira
17h30 – Concerto: Sons da Gente – Música Portuguesa
19h00 – Concerto: Dêsso Blues Gang
21h00 – Concerto: Jazz sai à rua com Nuno Costa Jazz Trio

13 DEZ – domingo
14h30 às 15h30 – Workshop “Pão & Companhia” com Dina Oliveira
17h00 – Teatro Revista pela Academia de Santo Amaro
19h00 – Magic Folk Pills – para bailar como se não houvesse amanhã
21h00 – Concerto de Fado com Mafalda Arnauth.

14 DEZ – 2ª feira
17h00 – Pupilos do Exercito
19h00 – Roda de Choro de Lisboa
21h00 – DJ PP & Karaoke

15 DEZ – 3ª feira
14h30 – 16h30 – Workshop de Carpintaria – Associação O Companheiro
17h00 – Visualização do documentário: Pão Nosso
19h00 – Rap com FLOW SAN
21h00 – Concerto: ARSHA


16 DEZ – 4ª feira
17h00 - Teatro: "Afonso Henriques" - O Bando
19h00 - Danças Variadas com: Luís Marques & Paula Machado – Finalistas do concurso “Dança na Praça” - Convite Especial da Escola Sintra Danças.
19h15 – Hip Hop com R´KIDS
19h45 – Danças Variadas com Luís Marques & Paula Machado
21h00 – Teatro: “Os improváveis” – Teatro do Desporto

17 DEZ – 5ª feira
15h00 – Orquestra de Jambés do Projecto 12/15 – Escola das Profissões da Amadora
16h00 – Workshop de Tango Argentino – La Morocha´Lucena
20h00 – Oioai
21h00 – La cura – Dança de interpretação do tema “Cuidarei de Ti” Uma criação de Amalgama, Companhia de Dança.
21h15 – Dj Glue & Bob The Rage Sense!
22h00 – 22h05 – Dança do Pão, Uma criação de Amalgama, Companhia de Dança.


In Agenda LX

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Projecto VIDA
www.projectoviva.com

"A VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) com o apoio do LIDL está prestes a transformar a vida de uma população inteira na Guiné-Bissau. Agora, o que é que a Guiné-Bissau tem a ver com uma Maratona em Lisboa? Tudo. Sim, porque a Maratona que terá lugar em Lisboa, no próximo dia 6 de Dezembro, é um evento anual onde milhares de pessoas competem para superar os seus desafios.
Mas sabia que na Guiné-Bissau há mulheres que percorrem dezenas de quilómetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável, por exemplo. Vamos juntar estes dois mundos.
Só assim, o mundo de cá, pode conhecer a rotina de lá. A maratona da vida de uma senhora chamada Maria, que acontece praticamente todos os dias irá acontecer aqui, durante a Maratona de Lisboa.
Maria, da região de São Domingos, na Guiné-Bissau participará na Maratona de Lisboa. E isto não se trata de uma competição atrás de uma medalha. Queremos mostrar, revelar, inspirar as pessoas.
Afinal essa é a realidade desta mulher. Nós apenas precisamos de olhar para isso. A Maratona é uma oportunidade de, em primeiro lugar, dividir a sua rotina com o mundo e em segundo, de convidar o mundo para acabar com esta rotina.

Como Ajudar
A partir do dia 6, todos podem participar neste projecto, contribuindo num dos mais de duzentos supermercados LIDL, com o seu donativo.
Mas não é um donativo qualquer. Foi criado um produto que servirá de ícone para esta campanha. Uma garrafa de água (valor de 1€) vazia que simboliza a dificuldade de acesso a água e que ao ser registada na caixa, representará um contributo directo para levar água potável à região de São Domingos, na Guiné-Bissau. O valor do registo da garrafa nas caixas LIDL será assim utilizado para a abertura de furos artesianos para o abastecimento de água potável. Ou seja, cada cliente LIDL estará a ajudar a acabar com esta rotina.
A cada compra, o caminho de Maria e da restante população até chegar a uma fonte de água, será diminuído. Um supermercado que vende os melhores produtos para os melhores clientes, com os melhores preços sabe da importância de valorizar as pessoas, mais do que ninguém.
E para uma vida, ou milhares, é impossível encontrar um preço.
Bem-vindo ao projecto Viva.
* E então, vamos estar lá?
* Na linha de partida?
* Na linha de chegada?
* No LIDL?"

In Projecto Vida

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mamografias podem aumentar risco de cancro
Exame pode representar um risco adicional para mulheres jovens com predisposição genética para o cancro

"A radiação recebida durante as mamografias pode aumentar até 2,5 vezes o risco de cancro da mama nas mulheres com predisposição genética ou familiar para este tipo de cancro, revela um novo estudo.
Todas as mulheres com elevado risco de desenvolver a doença são aconselhadas a fazer mamografias desde muito novas, mas o estudo apresentado segunda-feira na reunião anual da Sociedade Radiológica dos Estados Unidos mostra que o risco de contrair a doença é 1,5 vez maior entre as mulheres dos grupos de risco que se submeteram ao exame. Entre as mulheres que se submeteram à mamografia antes dos 20 anos, ou que fizeram mais de cinco mamografias, o risco de contrair a doença sobe para 2,5 vezes aquele a que estão sujeitas as mulheres que, mesmo pertencendo ao grupo de alto risco, nunca o fizeram.
"Os exames preventivos são muito importantes [...] mas deve ter-se muito cuidado na realização das mamografias preventivas em mulheres muito jovens, particularmente com menos dos 30 anos", disse Marijke C. Jansen-van der Weide, da Universidade de Gronigen, na Holanda. "Mais do que isso, a exposição repetida à radiação de baixa dose deve ser evitada", alerta a mesma médica. Segundo a Associação Americana contra o Cancro, há grandes vantagens em as mulheres acima dos 40 anos realizarem o exame. No entanto, a idade a partir da qual deve ser feito tem incendiado a discussão académica nas últimas semanas, com especialistas a defenderem que deve ser adiado até depois dos 50."

In jornal I

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sons

Bliss - Trust In Your Love

Amazing, amazing!
Letras

Ainda vou fugir.
Quero ir para longe, para um país onde se fale uma língua estranha à minha percepção.
Em terra alheia, ouvindo sem entender o fluir de palavras desconhecidas,
adivinharei uma outra fala.
Aprenderei a dizer e a escutar, a escrever e a ler outras sonoridades.
Com ardor e paciência, transmitirei um dialecto sem impostura à língua do meu nascimento.
Dar-lhe-ei uma intimidade atenta e firme,
a transparência do vidro puro.

J. Alberto de Oliveira - Blogue

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AKI inicia campanha de solidariedade
14 Novembro a 20 Dezembro 2009

"O AKI, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas, vai dar início a uma campanha de solidariedade de âmbito nacional que irá envolver todas as lojas da marca e todas as Misericórdias do país.
Nesta campanha, clientes e colaboradores do AKI e o público em geral serão desafiados a doarem bens essências como mantas, cobertores, roupas quentes, almofadas, entre outros, com o objectivo de proporcionarem, aos mais carenciados, um Natal mais acolhedor.
Todas as lojas do AKI terão à disposição dos interessados tômbolas (colocadas à entrada de cada loja) onde se poderão colocar os donativos. No final desta campanha, a União das Misericórdias Portuguesas através dos Secretariados Regionais fará a recolha dos bens e respectiva distribuição junto dos mais carenciados.
Num ano que se prevê mais “agressivo” durante os meses de Inverno (em particular, com o aumento dos casos de Gripe A e com a situação económica que o país atravessa) e em que existe uma previsão de que o aumento dos mais carenciados em Portugal seja cada vez maior, todo o auxilio a estes indivíduos é essencial.
O director-geral do AKI, Andrés Osto refere, a propósito desta campanha: “Este é um desafio que lançamos aos nossos clientes, colaboradores e público em geral para que apoiem esta iniciativa e, ao apoiarem-nos, proporcionem um Natal mais agradável junto daqueles que, por algum motivo, deixaram de desfrutar desta quadra nas condições que lhes são merecidas”.
Por outro lado, o responsável pela área da Acção Social da União das Misericórdias, Carlos Andrade, referiu: “Foi com muita satisfação que aceitámos esta parceria com o AKI e com todas as suas lojas para nos juntarmos neste projecto de recolha e distribuição dos bens têxteis junto das familías mais carenciadas e espalhadas um pouco por todo o país. É nestas acções que se traduz o espírito de Natal e é com este propósito que aceitámos colaborar neste desafio. Apelamos a todos os portugueses para que se juntem a nós e que colaborem nesta inciativa”.

In MSN Notícias

domingo, 6 de dezembro de 2009

As imagens da semana

Há muito tempo que não jantava fora... não se pode gastar dinheiro em tempos de crise.
Uma ida ao Hard Rock Café, na Avenida da Liberdade - Lisboa, valeu por muitos e muitos serões de outros tempos de abundância!
Boa semana.