sábado, 11 de agosto de 2007

As surpresas da semana

1 - Há alguns anos comi, num restaurante de comida grega/turca que já fechou, esta deliciosa iguaria: http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/07/folhas-de-videira.html

2 - Para quem quiser participar no Festival dos Oceanos, ver informações em: http://www.oceanario.pt/site/ol_noticia_01.asp?oceanario=1&newsletter=0&noticiaid=476

3 - A Belém ensina-nos a fazer um livro portas agulhas muito bonito em: http://depontoemno.blogspot.com/2007/07/red.html

4 - Já começa o desfile na Câmara Municipal de Lisboa: "Carros. A entrada em funções do presidente coincidiu com a chegada de novos automóveis à autarquia: 18 Toyota Avensis para directores." Para ler o artigo completo em: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=253012&idselect=90&idCanal=90&p=200

5 - Óscar, o gato que anuncia a morte, para ler em: http://coisasdanet-enaoso.blogspot.com/2007/07/oscar-o-gato-que-anncia-morte.html

6 - Outras vistas por José Carlos Carvalho em: http://photo-a-trois.blogspot.com/2007/08/outras-vistas.html

7 - Um final feliz para o Camaleão 125 contado em: http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/521205.html

8 - As palavras sábias de Truman Capote, descrito pelo João em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/08/ler-os-outros.html

9 - Com interesse: Blog da Campanha escolar solidária "Rolhão pela Serra do Caldeirão", uma iniciativa dos alunos da turma 7º C (2005/2006) e 8º B (2006/2007) do Agrupamento Vertical Eng. Duarte Pacheco de Loulé. Para ler em: http://blogdaroiha.blogspot.com/

10 - Junto ao Mosteiro dos Jerónimos, uma bela Nolina recurvata (ou Beaucarnea recurvata) encontra-se em floração, o Paulo viu, tirou fotografias e conta tudo em: http://valkirio.blogspot.com/2007/07/pata-de-elefante.html

11 - Os Bichanos do Porto têm novas e bonitas peças de artesanato para venda (revertendo a favor dos gatos que cuidam) em: http://artesanato-bichanos-do-porto.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Chuva de estrelas Perseidas na noite de domingo para segunda-feira (12 para 13 de Agosto)

"O céu deverá apresentar na noite de domingo para segunda-feira a queda de dezenas de estrelas cadentes por hora, um fenómeno anual que ocorre quando restos do cometa Swift-Tuttle entram na atmosfera terrestre.
A chuva de meteoros das Perseidas - assim denominada por estes meteoros surgirem a Nordeste, junto à Constelação de Perseus - são um fenómeno regular, que acontece todos os anos por volta do dia 12 de Agosto.
«A noite de 12 para 13 é o pico máximo, mas as estrelas cadentes podem ser vistas uma semana antes e uma semana depois», até 24 Agosto, disse à agência Lusa o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho.
Rui Agostinho salienta que há vários fenómenos destes ao longo do ano, mas as Perseiadas chamam a atenção por ocorrerem no Verão, altura em que as pessoas estão sensibilizadas para actividades ao ar livre, e porque representam um número importante de meteoros, podendo ocorrer a partir das 02:00 de segunda-feira umas dezenas de estrelas cadentes por hora.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), os meteoros são «pequenos pedaços rochosos, a maioria menor que uma ervilha», que entram na atmosfera a uma elevada velocidade média de 212.400 quilómetros por hora.
Aparecem luminosos no céu porque o atrito que causam na atmosfera devido a esta velocidade aumenta a sua temperatura até ficarem incandescentes.
No caso das Perseiadas, estes pedaços rochosos são restos do cometa Swift-Tuttle, cuja cauda cruza a órbita da Terra.
«O Swift-Tuttle passa periodicamente à volta do sol e nos anos seguintes a este fenómeno esperamos sempre um maior número de estrelas por hora, devido aos calhaus que ele vai largando», explicou Rui Agostinho.
O astrónomo realçou que as estrelas cadentes não devem ser observadas ao telescópio.
«O melhor mesmo é nem ter binóculos, porque o campo da visão humana é muito reduzido e o fenómeno abrange todo o céu», sublinhou.
«Quem puder ir para zonas escuras no campo verá mais estrelas por hora do que na cidade, que é sempre o pior sítio porque as cidades estão muito iluminadas e projectam essa luminosidade para o céu», aconselhou Rui Agostinho.
O astrónomo refere que o melhor é encontrar um ponto de observação com um horizonte visual desimpedido, que permita ver bem todo o céu, e estar num grupo de amigos.
«Como ninguém consegue ver todo o céu ao mesmo tempo, podem deitar-se no chão com as cabeças juntas, a formar o centro de uma estrela, e cada um ficar responsável por um gomo do céu, contando quantas estrelas vê em determinado período de tempo na sua área de responsabilidade», para depois de uma hora compararem quantas estrelas viram e saber quantas apareceram, sugeriu.
«Cada um pode ainda fazer um desenho da trajectória das estrelas cadentes que viu e, se juntarem os desenhos, podem ver que a origem delas parece ocorrer num determinado ponto do céu, o chamado ponto radiante», disse.
No caso das Perseidas os meteoros parecem estar a «nascer» na Constelação de Perseus.
O OAL realça que a partir das 21:00 de 12 de Agosto a Constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte, a Nordeste, e a Lua Nova surgirá às 00:02, esperando-se uma noite particularmente espectacular para observar o pico das Perseidas.
Se o estado do tempo ajudar, além da chuva de estrelas é possível «observar Marte (mesmo na constelação do Touro) e as constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Escorpião, Sagitário, Cisne, Pégaso, etc».
Segundo o Instituto de Meteorologia, domingo o céu estará limpo ou pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal no litoral Oeste."

Diário Digital / Lusa
In site:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=289727

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Afogamento
Como Actuar?


"Convém lembrar que uma criança pequena pode afogar-se em alguns centímetros de água, até mesmo na banheira durante o banho ou num tanque quase vazio.
O que deve fazer:
- Retirar a vítima imediatamente de dentro da água.
- Verificar se está consciente, se respira e se o coração bate.
- Colocar a vítima de barriga para baixo e com a cabeça virada para um dos lados.
- Comprimir a caixa torácica 3 a 4 vezes, para fazer sair a água.
Se a vítima não respira, deitá-la de costas e iniciar de imediato a ventilação artificial por respiração boca-a-boca e, se necessário, fazer também massagem cardíaca.
Logo que a vítima respira normalmente, colocá-la em Posição Lateral de Segurança (PLS) e mantê-la confortavelmente aquecida.
Em qualquer situação, transportar a vítima para o Hospital.
O que não deve fazer:
Se o afogamento se deu no mar ou num rio o socorrista não deve:
- Lançar-se à água se não souber nadar muito bem
- Procurar salvar um afogado que está muito longe de terra
- Deixar-se agarrar pela pessoa que quer salvar
Deve atirar-lhe uma corda ou bóia."

In site: http://www.ipoporto.min-saude.pt/Emergencia/ComoActuar/Afogamento.htm

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Portugal adere às cidades amigas das crianças

"Treze municípios portugueses estão disponíveis para ouvir as crianças antes de definirem passos políticos. O projecto foi criado pela UNICEF e coloca os direitos dos pequenos cidadãos em primeiro lugar.
Colocar as necessidades das crianças em lugar de destaque. Definir políticas públicas sem esquecer a visão dos mais pequenos, que podem dar dicas importantes sobre como deve ser um futuro cada vez mais presente. As opiniões dos homens e mulheres de amanhã podem fazer toda a diferença num mundo cada vez mais urbano, mais global.
O conceito de cidades amigas das crianças foi criado há 11 anos pela UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Portugal acaba de aderir à ideia. Treze municípios entraram no projecto e estão em avaliação ao longo de um ano. Amadora, Aveiro, Cascais, Guarda, Matosinhos, Palmela, Ponte de Lima, Portimão, Póvoa de Varzim, Trancoso, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Viseu estão disponíveis para escutarem os seus cidadãos de palmo e meio.
Ao longo de um ano, o Comité Português da UNICEF e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social acompanham de perto o trabalho das 13 câmaras municipais. Depois disso, e se tudo correr como o planeado, as cidades recebem o "diploma" de cidades amigas das crianças. Há muito trabalho pela frente, porque o conceito é exigente. Nas cidades amigas das crianças, as opiniões dos mais pequenos não podem ser metidas na gaveta. Têm de ser respeitadas. As crianças podem influenciar decisões que envolvam a vida da sua cidade; participar em eventos culturais e sociais; lembrar que lhes têm de ser garantidos serviços básicos de saúde e educação; serem protegidas da exploração, violência e abusos; terem espaços verdes para brincar e conhecer amigos; terem acesso a água potável e a um ambiente não poluído; caminhar em segurança nas ruas. E sem qualquer discriminação de raça, sexo, etnia, religião ou condição económica."

In site: http://www.agenda21local.info/index.php?option=com_content&task=view&id=630&Itemid=1

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Roazes do Sado. Esperar pela extinção?

"Num cenário em que o efectivo populacional dos golfinhos-roazes do Sado apresenta uma curva com declínio particularmente acentuado nos últimos anos, o estuário continua fortemente poluído, embarcações rápidas e motos de água cruzam zonas sensíveis sem qualquer cuidado, o novo cais dos ferries está a ser construído numa zona importante para a alimentação dos golfinhos (apesar do parecer negativo da Comissão de Avaliação de Impacte Ambiental), a Reserva Natural do Estuário do Sado, depois de mais de 20 anos, só agora terá Plano de Ordenamento aprovado e em que não existe ainda nenhum Plano de Conservação para esta população de golfinhos, o Secretário de Estado do Ambiente diz que o Estado português está a fazer tudo para preservar esta comunidade.
Entre 1986 e 2001 esta população de golfinhos reduziu o seu número de 40 para 34 indivíduos e só nos últimos 6 anos perdeu mais 7 elementos, existindo actualmente apenas 27 golfinhos. Devido à elevada mortalidade dos jovens golfinhos a população está já envelhecida em cerca de 70% tornando cada vez mais difícil estancar a redução drástica do tamanho da população.Se isto é estar a fazer tudo então não vale a pena ter grandes expectativas em relação às instituições públicas responsáveis pela conservação da Natureza em Portugal."

Hélder Spínola
Presidente da Direcção Nacional da Quercus
In site: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=2094&categoryID=567

A Quercus e o Projecto Delfim alertam para o perigo de extinção dos golfinhos-roazes do Sado

"O estuário do rio Sado e a zona costeira adjacente constituem o habitat natural da única população sedentária de golfinhos-roazes (Tursiops truncatus) em Portugal continental, e um dos maiores mamíferos selvagens da nossa fauna. Os estudos de monitorização realizados pelo Projecto Delfim, em parceria com o Instituto Superior de Psicologia Aplicada, revelam uma população presentemente constituída por 27 indivíduos, uma redução de 50 % em menos de 30 anos.
A investigação realizada aponta para uma baixa taxa de sobrevivência dos juvenis, indicando que a população se encontra em perigo de extinção a médio prazo. Pensa-se que o declínio da população resulta deste anormal aumento da mortalidade das crias, que poderá dever-se à toxicidade do leite materno causada pelos contaminantes presentes no ambiente, que por sua vez reduzem a resistência imunitária das crias, processo agora provavelmente agravado pela baixa variabilidade genética existente na população. Apesar disso, quatro crias nascidas nos últimos dois anos, ainda permitem alguma esperança, que no entanto só fará sentido se as autoridades assumirem uma postura de empenho na reabilitação do estuário e na protecção especial desta população, o que não se tem verificado."

In site: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=2096&categoryID=567

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

E alguém tinha dúvidas quanto ao desfecho desta matéria?
O pior de Portugal veio para ficar....

Polémica: Inquérito à licenciatura do Primeiro-ministro
PGR arquiva queixa

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou o inquérito relativo à licenciatura de José Sócrates em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI). Segundo despacho da procuradora-geral adjunta Maria Cândida Almeida, os elementos recolhidos não provam que tenha havido prática de crime de falsificação de documento.
A polémica sobre o percurso académico do primeiro-ministro surgiu após vários blogues questionarem a legitimidade de José Sócrates em usar o título de engenheiro, uma vez que não está inscrito na Ordem dos Engenheiros, bem como a forma como obteve a licenciatura na UnI.
Em alguma documentação foram encontradas divergências, nomeadamente entre as notas registadas em pauta e as assinaladas no certificado de habilitações de José Sócrates. Outra irregularidade prende-se com o facto de o diploma do primeiro-ministro ter sido assinado a um domingo. Foram igualmente encontrados dois certificados de habilitações de José Sócrates onde constam notas e datas distintas.
O levantamento destas e outras suspeitas levaram o advogado José Maria Martins a apresentar uma participação criminal na PGR alegando crime de falsificação de documento autêntico.Segundo comunicado da PGR, no decurso do inquérito “foram determinadas e realizadas 29 diligências, das quais 27 inquirições, duas buscas e recolha de variada documentação proveniente da Câmara da Covilhã, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Direcção-Geral do Ensino Superior, Inspecção-Geral do Ensino Superior e Ordem dos Engenheiros”. Da análise “resultou não se ter verificado a prática do crime de falsificação de documento autêntico [...], na modalidade de falsidade de documento, ou de crime de uso de documento autêntico falso”.
José Maria Martins ainda não foi notificado da decisão da PGR e, como tal, prefere não comentar este arquivamento."

Janete Frazão
In site: http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=252401&idselect=90&idCanal=90&p=200
As imagens da semana


Sintra, uma Vila encantada...
Dois caminhantes em busca de magia...
A serenidade nos rostos de quem guarda um tesouro...
Uma casa perdida no tempo, pela qual o meu coração se apaixonou...
Um vazio que dói no olhar de quem passa. Onde está o que desapareceu?
Os ilustres espreitam nas esquinas perdidas de ilusões...
Será que a estrela brilhará no coração de quem ama?
Um encontro há muito desejado: Quinta da Regaleira.
As portas fazem abrir os olhos de espanto pela beleza que imanam...
Os símbolos de uma existência secreta...
O Guardião do Templo recebe-nos com muito encanto e ternura...
O Génio que deslumbra os simples mortais pelo encantamento...
Não precisam de bater, apenas pagar o bilhete para entrar...
O jardim do interior do Palácio está vivo...
O jardim exterior do Palácio também!
Ao longe, o casario e o noveiro, guardam os mistérios desta bela e estranha Vila...
O Rei guarda o Patamar dos Deuses.
Outro símbolo, desta secreta ordem, impera gravado na pedra da Loggia...
A entrada da Gruta do Labirinto...
Mesmo com lanterna (mas sozinha!), senti um frio de medo ao passar pelo escuro túnel...
Finalmente, a saída/luz encandeia-nos de alegria...
A Fonte dos Ibis permanece um inigma para quem os contempla...
Somos protegidos pelas verdes almas de quem habita este mundo...
A majestosa Fonte da Abundância...
O trono do soberano que vigia a abundância...
A Abundância no seu esplendor...
Os caminhos para alcançar o paraíso...
A grandiosa Gruta do Oriente sussura aos nossos ouvidos...
Os sons da magia que nos envolve...
Entreis, não tenhais medo... apenas respirem em silêncio...
E sintam as entranhas da terra...
A luz ilumina os mais fracos e oprimidos pelas trevas da vida...
Só existe uma saída e não podemos voltar ao início (para espreitar esta porta de ferro tremi de medo!)...
Ainda falta um pouco...

A Luz! A Luz!
O Poço Iniciático. O início em direcção ao céu...

O Portal dos Guardiães, uma das portas de saída para quem desiste a meio...

A longa subida à redenção...

A presença constante das árvores tranquiliza o espírito mais ansioso...

Só os puros de coração conseguem passar...

Mil e uma portas (entradas, saídas, caminhos, túneis), a maioria fechadas aos visitantes... Alguns locais e casas/anexos abandonados e em ruínas...
Um património a merecer mais atenção de todos e melhor preservação.
Um valioso tesouro, uma responsabilidade para manter e guardar, e oferecer às gerações futuras, como sinal de que o Bem e o Mal (a coragem e o medo), caminham lado a lado, e só com um coração repleto de bons sentimentos podemos ultrapassar as dificuldades e vencer a escuridão que diariamente se abate sobre nós!
Não pertenço à Maçonaria nem a nenhuma outra ordem mística, mas que esta Quinta está repleta de magia e encantamento, ninguém pode duvidar.
Importante: para visitar a Quinta da Regaleira, não se esqueça de levar uma lanterna e assim poder caminhar no lado mais escuro sem medo!