sábado, 29 de setembro de 2007

As surpresas da semana

1 - São muitos os apelos urgentes no Cantinho dos Animais para ver aqui.

2 - Quando uma fotografia consegue transmitir muito sem palavras, como esta.

3 - Um amoroso casaco em malha para bebé neste blogue.

4 - Um bonico Saco de Papel com muitas surpresas na Shop, para visitar aqui.

5 - Via Democracia em Portugal?, sentimos, mais uma vez, que a liberdade de expressão está a desaparecer... Para ver aqui.

6 - Gostei muito destes tecidos, que estão para venda (entre outras criações), neste blogue.

7 - Há muito tempo que tento comprar uma Alfarrobeira, mas ainda não encontrei, mas quando conseguir, quero plantá-la para crescer e ficar como esta.

8 - Um convite de Baptizado simplesmente soberbo para ver aqui.

9 - Também eu via esta série! E raramente perdia um episódio. Quem se lembra da Ana dos Cabelos Ruivos?

10 - Via Elpetirrojo, conheci o magnífico trabalho de dois ilustradores argentinos: José Sanabria e Valeria Docampo

11 - As lindíssimas "galetas" da Laura Frias, para ver na Fermento.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornadas Europeias do Património 2007 - 28, 29 e 30 de Setembro
Vários locais por todo o País (ver programa)

"As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o objectivo da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
O tema escolhido pelo IGESPAR para as Jornadas Europeias do Património de 2007 - "PATRIMÓNIO em DIÁLOGO", parte da ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.
Com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização das paisagens culturais nas suas múltiplas dimensões - humana, cultural, simbólica e memorial - convidamos o público a "sair" do monumento e a tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente. Através deste desafio lançado às comunidades e aos seus agentes dinamizadores, o IGESPAR pretende incentivar o "diálogo" e a "partilha" entre todas as entidades com responsabilidade na gestão do património e do território, bem como promover o processo de participação integrada que torna sustentável a política de valorização do Património.
Nas Jornadas Europeias do Património de 2007, o IGESPAR procura apresentar uma programação de cativação do público para o legado cultural, alertando para o facto de o património ser um território partilhado. Com a finalidade de oferecer um leque vasto de actividades atractivas para o público, numa estratégia de investimento na participação activa e no envolvimento das comunidades com o património, convidou-se à participação todos os Municípios, as entidades culturais, públicas e privadas, e, sobretudo, todas as instituições que partilham a responsabilidade de protecção e valorização do território.
O Programa Nacional de Actividades encontra-se disponível em PDF aqui "

In site: http://www.ippar.pt/pls/dippar/agenda_detalhe?xcode=11762908
Em que País estamos?
(e-mail enviado, dia 27/09/2007, para o Grupo Sasel: sasel@gruposumol.pt)

Ex.mos Sr.s,

A minha desilusão perante mais uma "façanha" do povo Português deixou-me profundamente sentida. Depois de ler esta notícia
e esta sobre a vossa Campanha, fiquei sem palavras.
Desde o início que acarinho a vossa iniciativa, quer divulgando, quer participando (enviando rótulos e, ultimamente, através do registo no vosso site, os números de identificação que constam nas tampas das garrafas/garrafões) na expectativa de que algumas árvores pudessem ter sido plantadas...
Ainda hoje de manhã, enviei mais um registo no site (totalizando 35 árvores "fantasma")... Parece estranho que continuamos a cometer os mesmo erros, e que seja o lucro e a publicidade obtida o principal objectivo para aumentar a comercialização de uma empresa.
Este mail é um desabafo, um desabafo de impotência perante um País em queda de valores morais, perante pessoas que não respeitam nada nem ninguém, perante a preocupação sobre o que deixaremos às gerações futuras... É quase um deixar de acreditar na possibilidade de, algum dia, mudar ou melhorar...
Espero que, ao contrário do que acontece, haja averiguação e apuramento de responsabilidades, e haja uma punição efectiva (e não o esconder ou absolver porque são amigos, compadrios e sei lá que mais).
Sei que sou só uma consumidora e não faço a diferença na vossa contabilidade, mas enquanto esta situação não for resolvida, nomeadamente repondo o verdadeiro objectivo da vossa Campanha de plantar as tais 6 mil e tal árvores, deixarei de consumir os vossos produtos. Mas é a tristeza que pesa no meu coração, a tristeza por este Portugal que se auto-destrói à conta de uma mentalidade pequenina, hipócrita, invejosa e sem sentimentos.

Obrigado pela atenção.
Maria

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Petição da Comissão Nacional Justiça e Paz

Leia, divulgue e assine a petição que afirma que «a pobreza constitui uma grave negação dos direitos humanos fundamentais e das condições necessárias ao exercício da cidadania».
Para assinar em: http://www.petitiononline.com/pobreza/petition.html
Até dia 30 de Setembro 2007

Mais informações em: http://cnjp.ecclesia.pt
«Relíquias» de João Paulo II distribuídas gratuitamente aos fiéis de todo o mundo

"A postulação da Causa de Canonização de João Paulo II está a distribuir, aos fiéis de todo o mundo, uma pagela que contém um pequeno pedaço do tecido da batina do falecido Papa.
Em declarações à Rádio Vaticano, o sacerdote polaco Slawomir Oder, postulador da causa, explicou que a distribuição gratuita de imagens "ex-indumentis" (com pedaços de tecido) "não se trata de uma acção publicitária" nem tem fins lucrativos. Esta distribuição de imagens "é simplesmente uma iniciativa que está dentro das outras que acompanham o processo de beatificação".
"Além das imagens simples, como sempre, estão a ser distribuídas também pagelas que contêm um pedacinho do tecido pertencente às vestes do Servo de Deus. É uma coisa absolutamente normal dentro da praxis da Igreja", prosseguiu o postulador da causa de João Paulo II.
A distribuição é feita de forma gratuita, mas os que assim o desejarem podem oferecer um contributo para ajudar com os gastos de impressão e distribuição das imagens.
O Pe. Oder sublinha que "estes pedacinhos de tecido que, são elementos materiais, não são propriamente relíquias, porque não constituem um elemento pertencente a uma pessoa reconhecida pela Igreja como Santa".
"O principal objectivo é, simplesmente, dar uma resposta a um pedido do povo de Deus, que deseja ter esta memória, porque é uma memória física do Santo Padre, que entrou profundamente na história e nossos corações", indicou.
A página oficial da causa de João Paulo II é www.vicariatusurbis.org/beatificazione"

O pedido poderá ser feito por mail ou correio conforme as informações aqui

In Notícias da Agência Ecclesia 26.09.2007

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

X Festival Internacional de Órgão de Lisboa
21 Setembro a 9 Outubro
Entrada livre
Info: 213 573 131 (Juventude Musical Portuguesa)


"A décima edição do Festival Internacional de Órgão, decorre em várias igrejas da capital, a direcção artística do evento está a cargo de João Vaz e de António Duarte."

Sé da Patriacal de Lisboa
27 Set: 21h30
Edward Elgare Martin Stacey
30 Set: 16h30
J. S. BachJoris Verdin, órgão.
3 Out: 21h30
Canto e ÓrgãoAnne-Laure Toyya, Michel Bouvard, órgão.

Igreja do Loreto
28 Set: 21h30
Joris Verdin, Harmónio
1 Out: 10h-13h/15h-18h
Masterclass de HarmónioCom Joris Verdin.

Igreja Evangélica Alemã
5 Out: 14h-19h
Echo – Festa Europeia do Órgão

Igreja de São Luís dos Franceses
8 Out: 21h30
Thomas Gabriel EnsembleJazz

Basílica da Estrela
9 Out: 21h30
Dietrich Buxtehude - Concerto de Encerramento
Rui Paiva, órgão. Capela Real, Grupo Vocal Officium, Pedro Teixeira, direcção.

In site: http://www.agendalx.pt/cgi-bin/iportal_agendalx/index.html

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O que é Nacional é bom!

"Ontem fui com uma jovem portuense dar-lhe a provar o seu primeiro Pastel de Belém. Curiosa, pergunta-me se sei quantos pastéis vendem por dia, interrogação essa que reencaminhei para o empregado que nos atendia.
“O mês passado vendemos 25 mil pastéis por dia. Faziam filas lá fora. Eram emigrantes, espanhóis, não lhe passa pela cabeça.”
Pois é… não me passava pela cabeça… em meses normais, exceptuando Agosto, parece que o número diminui para metade. Mas não deixa de impressionar… 12 500 pastéis por dia!"

In blogue: http://www.corta-fitas.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Marmelos Estufados à moda da minha Mãe

Ingredientes
7 a 8 marmelos
3 a 4 colheres de sopa de açúcar amarelo
canela em pó qb
Confecção
Lave, corte os marmelos em bocados (sem tirar a casca) e retire as sementes.
Coloque os marmelos num tacho ou frigideira largo (de preferência em inox) com um pouco de água (2 dedos de altura).
Adicione o açúcar, polvilhe com a canela e leve ao lume alto até ferver.
Depois de ferver, baixe para lume brando, e deixe cozinhar (com o recipiente tapado - utilizando a tampa do tacho) até os marmelos estarem bem macios/cozidos.
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e sirva, ainda morno, como sobremesa.

Esta receita é da minha mãe e fica uma deliciosa sobremesa. E é outra forma de utilizar os marmelos sem ser para fazer marmelada.
Espero que gostem!

domingo, 23 de setembro de 2007

As imagens da semana

O Outono, a minha estação preferida, chegou e na horta é visível a sua presença nos tons amarelados/laranjados/vermelhados que nos rodeiam, nos frutos/legumes característicos da época, na diminuição dos pássaros avistados (as andorinhas quase desapareceram...), nas folhas secas que cobrem o caminho e em outros pequenos detalhes que despertam os sentidos.
É tempo de apanhar, guardar, cortar, conservar, proteger, limpar e abrir o coração para sentir o que o Outono nos oferece.
E, de preferência, sorrir perante tamanha beleza...

As nozes estão prontas para serem recolhidas...
Este ano, em menos quantidade mas com a mesma boa qualidade...

Toda a ajuda é preciosa na altura da apanha...

O meu Pai...

Em volta dos Marmeleiros...

Que dão marmelos para fazer Marmelada, geleia de Marmelo e comer assados.

E como temos bastantes, partilhamos com a família e amigos, inteiros ou em taças de marmelada.

Não são fáceis de apanhar, talvez, por isso, as pessoas tenham desistido deles...

E para descascar e cortar é preciso muita força (são muito rijos)...

Utilizamos um "canho" (feito de madeira) para poder conseguir puxar os ramos mais altos. Não sei se o nome está correcto...

As nossas romãs estão pequeninas mas já estão quase todas abertas...

Reza a tradição que se deve guardar algumas para comer no dia de Reis - para dar fortuna e sorte (cá em casa, a tradição cumpre-se!)...

As laranjas estão a crescer bem e bonitas...

mas são pouco doces...

Os figos estão no seu apogeu...

e servem para comer ao natural, em doce, em compota, em saladas, em bolos...

e para partilhar com quem mais gostamos...

Devem ser apanhados com algum cuidado para não rebentarem e verterem o líquido branco...

A andorinha partiu.
O Sol mais cedo se deitou.
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.
A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.
As temperaturas desceram.
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.

Os lagartos hibernaram.
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono chegou.