sábado, 25 de abril de 2009

As surpresas da semana

1 - Maldivas vão desaparecer do mapa.

2 - Oferta de emprego: Restauro do Jardim da Condessa D’Edla (Parque da Pena), para candidatos com Licenciatura em Arquitectura Paisagista, Engenharia Florestal ou Engenharia Agronómica (ramo Botânica) ou finalistas (envio de CV até 30 Abril 2009).

3 - RECLOTHES: Concurso Internacional de Reciclagem de Vestuário (até 1 de Maio 2009).

4 - Alguns dos animais famosos da White House (USA).

5 - Workshop Plantas Aromáticas e Medicinais, no Centro de Artes de Caldas da Rainha pela Associação Pato, dia 30 de Maio 2009.

6 - O Tempo das Azáleas.

7 - Faz o teu próprio Moleskine.

8 - Passatempo: Ganha Viagem Portugal - Grã Bretanha.

9 - Pai de actriz de Quem "Quer Ser Bilionário?" tentou vendê-la por mais de 300 mil euros.

10 - A Nazaré celebra, no próximo dia 3 de Maio, a Festa do Mar e a homenagem ao Homem do Mar.

11 - Projecto de Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social CTT: Entre 15 e 30 de Abril, em Barreiro e Moita (Setúbal), a favor da NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente.

12 - Para download: Livro de Acividades Meet The Robinsons.

13 - Instituto Cervantes Lisboa: Recebemos todo o tipo de livros em espanhol para doar a instituições e escolas. Pode deixar os seus livros na recepção do IC de Lisboa numa encomenda com a designação livros usados ou enviá-los por correio para IC de Lisboa, Rua de Sta Marta, 43 F - 1169-069 Lisboa. Tel.: (351) 21 310 5020, Fax.:(351) 21 315 2299, cenlis@cervantes.es.

14 - Passatempo Vousair.com/Castello Lopes: podes ganhar um DVD ou um Saco de Praia do filme Austrália (até dia 6 de Maio 2009).

15 - Pintura e escultura da Igreja de Santo Condestável.

16 - Repleta de livros magníficos: Editora Minutos de Leitura.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Milagre do Amor

Por vezes, algo toca profundamente o nosso coração/alma/interior... Esta semana recebi um mail com este vídeo e fiquei emocionalmente devastada... Parece que ainda tenho muitas mais lições para aprender sobre a Coragem, o Amor e a Dádiva.

População do Crato comemora canonização do Beato Nuno

"A população do Crato vai comemorar a canonização do Beato Nuno Álvares Pereira, a 26 de Abril. Para o efeito, foi constituída uma Comissão que envolve todas as instituições, associações, autarquias e paróquias do Concelho.
Entre Abril 2009 e Abril 2010, um conjunto de iniciativas de âmbito festivo, reflexivo e religioso vão marcar a vida da localidade, com o objectivo de comemorar a canonização do Beato Nuno e promover os valores e ideais que testemunham a sua vida.
O acto que inaugura o programa comemorativo, a desenvolver ao longo de um ano, terá lugar no próximo domingo, 26 de Abril, com a transmissão em directo da cerimónia de canonização no interior do Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa.
O mosteiro, monumento nacional, está intimamente ligado a Nuno Álvares Pereira, uma vez que foi mandado construir pelo seu pai, D. Álvaro Gonçalves Pereira, que lá se encontra sepultado.
Através desta primeira iniciativa no edifício onde esteve Nuno Álvares Pereira, a Comissão pretende reunir toda a população num gesto muito simbólico de homenagem a Santo Nuno de Santa Maria.
Do restante programa comemorativo, a ser divulgado oportunamente, constam uma série de iniciativas culturais como concertos, exposições e conferências.
Destaca-se ainda a criação de uma condecoração oficial do Município, assim como algumas atribuições toponímicas e a construção de um monumento evocativo. Iniciativas de carácter militar terão igualmente destaque ao longo do ano.
Outro aspecto relevante das comemorações será a inclusão da Liturgia deste novo Santo nas paróquias do Concelho com especial destaque nas freguesias de Flor da Rosa e Crato. Através do Relicário existente no tesouro da Matriz do Crato, haverá especial atenção ao culto de Santo Nuno de Santa Maria.
Também o Mosteiro das Carmelitas Descalças do Crato será mobilizado e envolvido neste propósito.
O Crato pretende, desta forma, homenagear Nuno Álvares Pereira e sobretudo divulgar e promover os seus valores solidários e humanistas.
Desta forma, deixamos o convite para as duas primeiras iniciativas desta Comissão:
- Tomada de Posse: dia 23 de Abril, pelas 18.00h no Auditório Municipal do Crato.
- Transmissão da cerimónia de canonização no Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa, seguida de Celebração Litúrgica na Matriz local: dia 26 de Abril, a partir das 9.00h."

Para eventuais esclarecimentos ou informações adicionais, por favor contactar:
Pe. Paulo Dias (presidente da Comissão Concelhia)
Telem.: 968498822
Museu Municipal
Tel.: 245997265
Casa Museu Padre Belo
Tel.: 245996188

Crato, 20 de Abril de 2009
Comissão Concelhia “São Nuno de Santa Maria
www.cm-crato.pt

quinta-feira, 23 de abril de 2009

23 Abril - Dia Mundial do Livro e do Autor 2009

"Por ocasião do dia em que faleceram (no ano de 1616) os escritores William Shakespeare, Miguel Cervantes e Garcilaso de la Vega.
Neste dia comemora-se ainda o Dia de S. Jorge e deve oferecer-se uma rosa com cada livro vendido.. pelo menos em Espanha!
Na edição de 2009, a UNESCO sugere como temas a análise da função primordial dos livros no desenvolvimento da qualidade da educação bem como a ligação entre a edição de livros e os direitos humanos."

In blogue Bibliotequices


World Book and Copyright Day - April 23

"By celebrating this Day throughout the world, UNESCO seeks to promote reading, publishing and the protection of intellectual property through copyright.

23 April: a symbolic date for world literature for on this date and in the same year of 1616, Cervantes, Shakespeare and Inca Garcilaso de la Vega all died. It is also the date of birth or death of other prominent authors such as Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla and Manuel Mejía Vallejo. It was a natural choice for UNESCO's General Conference to pay a world-wide tribute to books and authors on this date, encouraging everyone, and in particular young people, to discover the pleasure of reading and gain a renewed respect for the irreplaceable contributions of those who have furthered the social and cultural progress of humanity.
The idea for this celebration originated in Catalonia where on 23 April, Saint George's Day, a rose is traditionally given as a gift for each book sold. The success of the World Book and Copyright Day will depend primarily on the support received from all parties concerned (authors, publishers, teachers, librarians, public and private institutions, humanitarian NGOs and the mass media), who have been mobilized in each country by UNESCO National Commissions, UNESCO Clubs, Centres and Associations, Associated Schools and Libraries, and by all those who feel motivated to work together in this world celebration of books and authors."

In site UNESCO

A Terra e a sua atmosfera

clique na imagem para ampliar

"Nesta imagem, tirada sobre o noroeste de África, vê-se a curvatura da Terra e a sua atmosfera. A atmosfera, composta por 78/100 de nitrogénio, 21/100 de oxigénio e 1/100 de outros componentes, protege o planeta das radiações provenientes do Sol e de outras estrelas, bem como dos meteoritos, dado que a maioria se incendeia antes de atingir a superfície. A atmosfera superior, que é afetada pela atividade solar, contribui para o estabelecimento do tempo e do clima."

Fonte: NASA

quarta-feira, 22 de abril de 2009

22 Abril - Dia da Terra 2009
http://www.natgeo.pt/Programmes/dia-da-terra

"A National Geographic Channel International (NGCI) está a desenvolver a nível global e em diferentes canais e plataformas, acções para celebrar a 22 de Abril, o 'Dia da Terra', com o objectivo de aumentar a consciencialização das pessoas em relação a factores ambientais e encorajá-las a acreditar no slogan "o que você [cada um de nós] faz conta".
Em Portugal, o National Geographic Channel (NGC) vai emitir uma maratona de 24 horas de programação dedicadas ao Planeta Terra para o homenagear e aprender a conservá-lo através de hábitos de consumo responsáveis. Em destaque estão as estreias dos documentários: 'Mistérios da Terra: Os Perigos da Pesca' (18h40); 'Mistérios da Terra: A Contaminação das Águas' (19h30); 'Caçador de Sementes' (20h20); 'Retrato da Terra: O Estado do Planeta 2009' (21h15) e 'A Ameaça do Degelo' (22h15), todos em emissão no dia 22 de Abril.
Com o intuito de alertar as pessoas para questões ambientais através da música, o canal Nat Geo Music vai promover um concerto a partir de uma das praças mais importantes do mundo, a Piazza Del Popolo em Roma. Ben Harper e Relentless 7, Subsonica, Nneka e Bibi Tanga Et Le Professeur Inlassable vão actuar ao vivo; o concerto vai ser transmitido em directo e em simultâneo, às 19h00, no canal Nat Geo Music e aqui: clique em 'Concerto Ben Harper Live'.
Clique em 'Comunidade' e aceda a conteúdos alusivos à temática ambiental e vídeos com testemunhos de alguns cidadãos portugueses relatando pequenos gestos que põem em prática por uma cultura ambiental mais responsável. O seu intuito é sensibilizar as pessoas para o estado do planeta Terra. Todos conhecemos os perigos do aquecimento global e a responsabilidade dos seres vivos em relação ao ambiente, mas qual é o nosso contributo? O NGC apela aos internautas que respondam à questão "O que faz para salvar o planeta?", gravem os seus depoimentos e façam upload do vídeo no site do canal."

In site National Geographic Channel

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sermão da Montanha - As Bem-Aventuranças

Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se.
Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:
«Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados os humildes,
porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».

São Mateus, 5, 1-12ª
Imagem de Portugal continental, obtida num dia limpo (08.03.2003)

cique na imagem para ampliar

Nesta imagem de Portugal continental, obtida num dia limpo (08.03.2003), pode ver-se o vale do Tejo, que desce de nordeste, assim como o percurso do rio Douro; são também visíveis, especialmente junto à cidade do Porto, os sedimentos que os dois rios transportam para o oceano Atlântico. As manchas brancas no território revelam a presença de neve.

Fonte: Agência Espacial Europeia

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sentença do Tribunal de Serpa desrespeitada novamente

"Após abate ilegal de azinheiras promovido por empresários espanhóis, olival intensivo é agora instalado em violação de sentença judicial.

No ano passado, a QUERCUS denunciou o abate ilegal de mais de um milhar de azinheiras adultas, na Herdade da Ínsua, freguesia de Pias, concelho de Serpa, pertencente à empresa espanhola Eurocompetência – Sociedade Imobiliária e de Exploração Agrícola, Pecuária e Cinegética, Lda. O objectivo deste abate era a plantação no local de um olival intensivo de regadio com cerca de 630 ha.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja julgou no dia 26 de Fevereiro, improcedente o pedido de providência cautelar de suspensão de eficácia, requerido pela Eurocompetência do despacho proferido pelo Director da Circunscrição Florestal do Sul, que determinou a inibição de alterar o uso do solo e impôs à Empresa a rearborização com azinheiras.
Também o Tribunal Judicial de Serpa manteve o decretamento da providência cautelar no passado dia 27 de Fevereiro, para toda a área de povoamento em cerca de 215,6 ha, onde tinham sido abatidas ilegalmente as azinheiras, no sentido de interditar a plantação de olival intensivo.
Empresários espanhóis avançaram com a obra em desrespeito pelo Tribunal de Serpa
Apesar do Tribunal Judicial de Serpa ter embargado o avanço da obra da instalação do olival intensivo na Herdade da Ínsua, os promotores espanhóis avançaram recentemente com a plantação do mesmo, violando a Sentença de um tribunal português, situação que configura crime de desobediência e que consideramos absolutamente inaceitável.
A Quercus já tinha alertado para a extrema gravidade desta situação no ano passado e esta ocorrência só pode ficar a dever-se à falta de fiscalização das Autoridades nacionais, nomeadamente do SEPNA da GNR e da Autoridade Florestal Nacional.
A Quercus espera que a autoridade do Estado Português não seja posta em causa e vai informar o Tribunal Judicial de Serpa sobre a violação da Sentença, a fim de que seja reposta a legalidade, com a obrigação de arranque do olival intensivo ilegal e a plantação de novas azinheiras na área do povoamento."

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
O Núcleo Regional de Beja/Évora da Quercus
Lisboa, 14 de Abril de 2009

In site Quercus

domingo, 19 de abril de 2009

As imagens da semana

A primeira visita ao Mar (não para banho, só mesmo para passear), depois do Verão do ano passado, com direito a sol e a uma deslumbrante visão: um tapete de "relva" (algas) à entrada para a água!
Perto de Lisboa, no Estoril, onde a antiga Nobreza/aristocracia/classe alta passava as suas "vacances".
Boa semana!
























Dei-te a solidão do dia inteiro.
Na praia deserta, brincando com a areia,
No silêncio que apenas quebrava a maré cheia
A gritar o seu eterno insulto,
Longamente esperei que o teu vulto
Rompesse o nevoeiro.