sábado, 11 de agosto de 2012

As surpresas da semana

1 - APAV recebe 19 denúncias de violência doméstica por dia. A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) recebeu em média 19 denúncias de violência doméstica por dia, segundo os dados hoje divulgados que apontam para mais de 76 mil casos, nos últimos onze anos.

2 - Consumo de remédios para colesterol duplicou em oito anos

3 - Vale 2€ Becel Pro-activ sabor a manteiga (não acumulável com outros vales ou promoções da marca. A utilização deste vale é válida apenas numa única compra).

4 - O relatório da Soil Association "Feeding the futureHow organic farming can help feed the world" mostra que a agricultura biológica pode alimentar o mundo.

5 - Um relatório sobre OGM recentemente publicado por uma equipa de cientistas da área da Genética do London’s King College conclui que “a tecnologia OGM apresenta riscos cientificamente comprovados para a saúde humana e animal". Eles acrescentam que as alegações feitas sobre os benefícios das culturas GM são "altamente exagerados e a tecnologia OGM aplicada à agricultura tem-se revelado insustentável".

6 - No site da KLM podem receber um guia personalizado da cidade que mais gostam!

7 - Reciclar com criatividade

8 - Às vezes não usamos todo aquele ramo de ervas fresquinhas, que compramos para determinadas receitas. Congelando dessa forma, elas não escurecem, não perdem sabor e nem o aroma.

9 - Promoção: L'eau D'Issey com uma oferta irresistível e inovadora: uma experiência A Vida é bela (Eau de Toilette 50 ml + Oferta Experiência).

10 - Luís Rosado, investigador português, criou uma aplicação móvel que permite detectar, de forma rápida e eficaz, lesões da pele potencialmente cancerígenas. O jovem de 26 anos é responsável pelo desenvolvimento da Melanoma Detection.

11 - Seringa “indolor, segura e de fácil utilização” nasce em Coimbra

12 - Passatempo: O Close Up! associou-se à Birkenstock Portugal para sortear um par de sandálias de dedo Gizeh (participa até 20 Agosto 2012).

13 - A pele mista é muito vulgar nos habitantes de países mediterrâneos.

14 - O ditado já tinha tornado célebres as qualidades das maçãs no que toca a cuidar da nossa saúde, mas um novo estudo concluiu que este fruto pode ser particularmente importante para o sexo feminino. De acordo com um grupo de investigadores norte-americanos, comer duas maçãs por dia pode ajudar a proteger as mulheres contra as doenças cardiovasculares através da redução dos níveis de colesterol.

15 - Promoção Made in Portugal: Sabia que até dia 31 de Agosto pode usufruir de 20% de desconto em qualquer compra feita na loja online da Arcádia? Não perca esta oportunidade!

16 - Canoagem. A mina de finais já deu uma medalha

17 - A sedução fotográfica de um beijo ardente entre chuva e lava

18 - O regresso de Magnum Gold, Magnum Mint e Pé é a grande novidade da Olá para este Verão.

19 - Vídeo: Havaianas - A Grande Virada (50 anos)

20 - Os escaravelhos de Lorenz Bäumer

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Deolinda

Não sei Falar de Amor

Gosto muito, muito!

12 Agosto - CP oferece viagens no Dia Internacional da Juventude

CP oferece viagens nos comboios Regionais, Urbanos de Lisboa, Coimbra e Porto 
Jovens dos 12 aos 25 anos
Promoção válida das 00h00 do dia 12 às 3h00 da madrugada do dia 13 de Agosto

clique na imagem para ampliar

Pelo quinto ano consecutivo o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.D.J., com o apoio de várias entidades dá-te a oportunidade de passares um dia diferente, com mais mobilidade e facilidade de acesso à cultura e lazer.
NOTA BEM: Para usufruíres desta oferta apenas terás que apresentar o Bilhete de Identidade, ou documento de identificação equivalente, com fotografia e data de nascimento, nos Pontos de Venda Personalizados da CP. No caso de locais sem venda personalizada, dirige-te a um dos nossos colaboradores a bordo dos comboios.
Informa-te das outras facilidades concedidas para este dia no Portal da Juventude ou através da Linha da Juventude 707 20 30 30.

in CP - Comboios de Portugal

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Biscoitos de Cenoura

Ingredientes
150g de manteiga
100g de açúcar
1 ovo
100g de cenouras cozidas e moídas
canela
1 limão
300g de farinha de trigo
manteiga para o tabuleiro

Preparação
Misture, dentro de uma taça, a manteiga com o açúcar, o ovo batido, o puré de cenoura, um pouco de canela e raspa de limão. Quando tudo ficar bem misturado junte a farinha e amasse rapidamente.
Estenda a massa com um rolo e recorte os biscoitos com vários feitios, utilizando cortadores de bolachas.
Coloque os biscoitos num tabuleiro barrado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até cozerem e alourarem.

in Activa

C de Cenoura

A cenoura é um legume que cresce connosco. Uma infância que se preze não passa incólume ao saudoso xarope de cenoura e açúcar mascavado para curar a tosse, nem tão pouco aos constantes incentivos ao consumo de cenoura para “tornar os olhos bonitos”. Vá-se lá saber porquê, nos últimos tempos até ganhou fama a música de um coelhinho que, contrariando as “leis da nutrição”, ficava barrigudo depois de comer uma grande cenoura. Mas nem só destas agradáveis memórias de infância se escreve a história da cenoura.
Um dos seus pontos mais altos de popularidade teve origem quando em plena 2ª Guerra Mundial, a campanha britânica “dig for victory” - em português “cavar para ganhar” - tentou com sucesso minorar as carências nutricionais causadas pela escassez de alimentos, com o incentivo ao consumo de cenoura. E esta iniciativa governamental visou tanto os civis – particularmente os mais novos com a criação da mascote Dr. Cenoura e “chupa-chupas” de cenoura – como os militares, uma vez que se atribuíram aos carotenos da cenoura efeitos benéficos na visão nocturna e a responsabilizavam pelo sucesso da força aérea no abate de bombardeiros inimigos.
Hoje em dia, infelizmente, a cenoura gera mitos de outra ordem. O seu alegado excessivo teor de açúcar, que a tornaria um alimento desaconselhado para indivíduos com diabetes, é daqueles que até arrepia só de ouvir. De facto, dentro de todos os hortícolas, as cenouras são as mais “ricas” em açúcares. No entanto, toda esta “riqueza” resume-se a menos de 4% da sua constituição, com a agravante de possuir quase igual quantidade de fibra - que atenua sempre a subida dos níveis de açúcar no sangue.
Já no que diz respeito a micronutrimentos, as cenouras são quase um “mono produto” nutricional dado que, apesar de, logicamente, possuírem várias vitaminas e minerais, é na quantidade quase “obscena” de vitamina A que se centra todo o seu potencial funcional. Esta avalanche de carotenos que são convertidos em vitamina A, possuem naturalmente uma potente acção antioxidante, que é responsável pelos efeitos na visão e na pele que todos associamos às cenouras. No entanto, também no fortalecimento do sistema imunitário e na diminuição da oxidação do colesterol das LDL e consequente risco cardiovascular, as cenouras têm uma palavra a dizer. Aliás, um estudo recente, que relacionou as cores dos hortofrutícolas com a incidência de morte por doença coronária, concluiu que as frutas e legumes cor-de-laranja, particularmente as cenouras, estão inversamente relacionados com este tipo de eventos.
A cenoura deve então ser mantida como uma instituição da nossa infância, mas fazendo sempre a ressalva que só “engorda o coelhinho” quando comida em queques, tartes e sumos açucarados e não quando está na sopa, na salada ou no prato.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pastel de Nata vira gelado

http://www.artisanigelado.com

O que é que se parece e sabe com um pastel de nata mas não é um pastel de nata? A resposta já está a correr na boca dos lisboetas e cascalenses e dá pelo nome de Artisani. Depois dos sabores de arroz doce e de salame de chocolate, a reconhecida gelataria uniu-se ao Hotel Palácio do Estoril para lançar uma nova iguaria inspirada no pastel de nata. E porquê a este hotel? Porque serve uns míticos pastéis diversas vezes premiados. Desta união saiu uma bola de gelado com o sabor característico do pastel de nata servido com canela. A base é o crocante de massa folhada original previamente cozida no forno. Uma delícia por 2.90€.

in Lifecooler

TAP dá 20% de desconto no Dia Internacional da Juventude

Se tens entre 12 e 30 anos, a TAP dá-te 20% de desconto em qualquer viagem de Portugal para a Europa
12 Agosto 2012
Atenção: só poderás reservar a tua viagem no dia 12 de Agosto (00h00 - 23h59), exclusivamente online, utilizando o código promocional disponibilizado nesse dia
 http://www.flytap.com/Portugal/pt/Promocoes/Campanhas/dia-juventude

O dia 12 de Agosto vai dar desconto aos passageiros mais jovens da TAP. No Dia Internacional da Juventude é fazer as contas e escolher o destino - qualquer um de Portugal para a Europa - e há desconto automático de 20% no bilhete.
A viagem, informa a TAP, só tem mesmo direito a desconto se for reservada entre as 00h e as 23h59 de dia 12. No momento da reserva, bastará inserir um código promocional que a companhia irá revelar a seu tempo no seu site e Facebook.
Segundo adianta a TAP, o código promocional será válido nas reservas efectuadas no site e aplica-se a viagens a realizar a partir de 1 de outubro. "O desconto de 20% é aplicado sobre a tarifa (ida ou ida e volta), "taxas não incluídas". É válido tanto "em voos TAP e code-share para qualquer destino europeu à partida de Portugal continental e ilhas" como para "viagens entre Portugal continental e Madeira ou Açores". A data de nascimento será reconfirmada no check-in, sublinham. 
Quem for estudante universitário ou Erasmus, poderá ainda levar bagagem extra grátis, graças à tradicional campanha escolar. A TAP oferece a estes viajantes "o transporte de uma peça extra com um peso total máximo de 10 kg" (ver regulamento).
Entretanto, há novo passatempo pelos lados da companhia que envolve um Teste de História TAP. Quem acertar mais perguntas habilita-se a voo de ida-e-volta para um destino europeu. É seguir para o Facebook da companhia para testar a sorte.

in Fugas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Roteiro de Actividades em Família

Ideias e Soluções para as Férias
Estrelas & Ouriços
Agosto/Setembro 2012

Download gratuito:
https://estrelaseouricos.sapo.pt/backoffice/files/file_2985_1_1343666384.pdf

Minho - Às praias minhotas de comboio

Como chegar: Pela linha do Minho que tem serviço Regional, InterRegional e Internacional entre Porto e Valença
Info e Vendas: 808 208 208
http://www.cp.pt

A Linha do Minho corre paralela ao mar entre Viana do Castelo e Caminha, num dos mais bonitos troços do litoral do norte português. Meta-se no comboio e venha conhecer o Cabedelo, Vila Praia de Âncora, Moledo ou Caminha. A Linha do Minho assegura-lhe a melhor das viagens à beira-mar.
Uma viagem pelo litoral nortenho que lhe permite gozar uma soberba vista sobre dunas, pinhais e rochedos, podendo sair na praia ou na localidade que mais lhe agradar. Cruze o Lima em Viana do Castelo pela centenária ponte projetada por Gustavo Eiffel e, a partir daí, maravilhe-se com a paisagem ribeirinha até à foz do rio Minho. Pelo caminho pode apear-se em Vila Praia de Âncora e visitar esta pitoresca terra de pescadores e mareantes, ou terminar a jornada em Caminha, fortaleza da fronteira lusa e na vizinha praia de Moledo, a mais elegante do Minho.

Três praias pelo meio
Imediatamente a norte de Viana há três praias seguidas onde o comboio também para e que não merecem ser esquecidas: Areosa, Carreço e Afife. A segunda tem a curiosidade adicional de possuir o bonito farol de Montedor, um dos mais altos desta costa, enquanto Afife é uma praia mais frequentada, possuindo uma série de restaurantes afamados, a começar pela «Mariana».
A costa do Minho nada deve em beleza e pitoresco à do Algarve, da qual difere por ser bastante mais rochosa e ter mar frio e batido. Os nevoeiros matinais são frequentes, como o são as nortadas inclementes a partir do meio da tarde. Mas nada disto demove uma imensa legião de fãs que todos os anos as demandam, até porque, quando o tempo não está tão convidativo, há sempre um livro ou um jornal para ler na esplanada, uma amigo para visitar, um restaurante para descobrir, sem falar na profusão de feiras e romarias que, de uma ponta à outra do Minho, animam estas paragens entre junho e setembro.
O comboio dá ao veraneante um leque alargado de escolhas para passar uns dias tranquilos à beira-mar, permitindo-lhe gozar a paisagem e não ter que se preocupar com os sempre aborrecidos engarrafamentos estivais, muito menos com portagens e aumentos de combustível. Para além do que se usar o transporte ferroviário o ambiente também agradece.
A Linha do Minho, saída do Porto, só se começa a aproximar da costa após Barcelos. Um primeiro aperitivo para o que vai ser o resto da viagem é a travessia do rio Lima pela ponte metálica construída há mais de cem anos por Eiffel e recentemente alvo de recuperação integral.
Viana tem um belíssimo centro histórico, é a terra das grandiosas festas da Senhora da Agonia (não as perca se aqui passar a partir de 15 de agosto) e cenário de uma animada feira às sextas, junto ao Forte de Santiago. Mas tem, também, praias a não perder. Na margem esquerda do Lima fica o Cabedelo, favorito de surfistas e outros praticantes de desportos náuticos e do lado oposto a Praia do Norte, com muito iodo e bons ares. E, adjacente à estação, um centro comercial que mostra como é possível conciliar qualidade arquitectónica, património e negócio.
A viagem prossegue para norte de Viana, com o comboio a circular numa paisagem curiosa, feita de hortas à direita e de praias e rochedos à esquerda. Depressa se chega a Vila Praia de Âncora, com o troço final do rio homónimo a criar uma zona muito bonita, serpenteando entre dunas. Dois fortes, um em cada extremo da Vila evocam tempos de piratas e sobressaltos, numa terra que sempre viveu do mar.
Vale a pena descer aqui, passear pela parte antiga e comer um peixe grelhado ou tomar uma bebida fresca à beira-mar. Se for dia de feira (primeiro domingo de cada mês) ou calhar nas festas anuais (Setembro) há animação garantida.
Segue-se, pouco quilómetros a norte, Moledo, a mais elegante praia do Minho. Boa parte da elite nortenha habituou-se a fazer férias aqui. Olhando para o vasto areal, emoldurado a norte pelo monte galego de Santa Tecla e pelo Forte da Ínsua, velha sentinela da foz do rio Minho, percebemos perfeitamente a razão de ser desta opção.
Daqui até Caminha, ponto final desta viagem, estende-se uma bonita zona costeira protegida, a Mata do Camarido, com uma encantadora faixa de areia a acompanhar, primeiro o oceano e, depois, a margem esquerda do rio Minho. Em Caminha não perca o centro histórico medieval, as muralhas seiscentistas e se for tempo delas, as afamadas festas de Santa Rita de Cássia, na segunda quinzena de agosto.

in CP -  Comboios de Portugal

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Castelões dá prendas aos consumidores

A marca Castelões apostou num símbolo da portugalidade, a filigrana, para lançar a sua campanha promocional de verão: assim, criou três pratos em vidro para premiar a fidelidade dos consumidores. São pratos personalizados, com a filigrana em fundo, em três formatos distintos: um redondo, para quem comprar um Castelões pequeno, outro quadrado, para quem adquirir um queijo grande, e um terceiro retangular, para os consumidores que optarem por duas unidades de fatiado.
O que a marca se propõe com esta ação é surpreender os seus consumidores com “ofertas de bom gosto” e associadas à portugalidade.
Fonte: CVA

in Briefing

Bolsa Solidária de Manuais Escolares Usados

Constituem bolsa os manuais escolares do 5º ano ao 12º ano
Recolha até 30 Setembro 2012
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, n.º 1
4700-042 – Braga
Telf.: 253 206 970
Mail: blcs@blcs.pt

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva pretende realizar a 1ª edição do projecto “Bolsa Solidária de Manuais Escolares Usados” na cidade de Braga, tendo por base os conceitos de solidariedade e reutilização de recursos, permitindo reduzir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias, bem como promover atitudes responsáveis no âmbito da cidadania e educação ambiental. Sendo os manuais escolares um enorme encargo familiar, podem as famílias da cidade de Braga poupar aderindo à bolsa de manuais escolares usados, fomentando os valores da solidariedade. Ao entregar os manuais escolares posteriores a 2011 de que já não precisam, podem ajudar outra família. Constituem bolsa os manuais escolares do 5º ano ao 12º ano. Pretendemos iniciar o projeto de 1 de Julho até 30 de Setembro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

in FB Bilbioteca Lúcio Craveiro da Silva

domingo, 5 de agosto de 2012

As imagens da semana


Também eu tenho um "hobby": é viver
minuto após minuto a minha vida,
se possível do lado em que souber
que vale mais a pena ser vivida.

Já deixei de sonhar com andorinhas
e com o deus à venda nos prospectos.
Recuso-me a entrar em capelinhas
pois faço à transparência os meus projectos.

Sei bem que os incapazes me detestam
e nem os preguiçosos aguentam
comigo a funcionar a todo o gás.

Contudo, cada um vale o que vale.
Porquê ambicionar ser imortal
se nunca saberei se fui capaz?

Joaquim Pessoa