terça-feira, 7 de agosto de 2012

Minho - Às praias minhotas de comboio

Como chegar: Pela linha do Minho que tem serviço Regional, InterRegional e Internacional entre Porto e Valença
Info e Vendas: 808 208 208
http://www.cp.pt

A Linha do Minho corre paralela ao mar entre Viana do Castelo e Caminha, num dos mais bonitos troços do litoral do norte português. Meta-se no comboio e venha conhecer o Cabedelo, Vila Praia de Âncora, Moledo ou Caminha. A Linha do Minho assegura-lhe a melhor das viagens à beira-mar.
Uma viagem pelo litoral nortenho que lhe permite gozar uma soberba vista sobre dunas, pinhais e rochedos, podendo sair na praia ou na localidade que mais lhe agradar. Cruze o Lima em Viana do Castelo pela centenária ponte projetada por Gustavo Eiffel e, a partir daí, maravilhe-se com a paisagem ribeirinha até à foz do rio Minho. Pelo caminho pode apear-se em Vila Praia de Âncora e visitar esta pitoresca terra de pescadores e mareantes, ou terminar a jornada em Caminha, fortaleza da fronteira lusa e na vizinha praia de Moledo, a mais elegante do Minho.

Três praias pelo meio
Imediatamente a norte de Viana há três praias seguidas onde o comboio também para e que não merecem ser esquecidas: Areosa, Carreço e Afife. A segunda tem a curiosidade adicional de possuir o bonito farol de Montedor, um dos mais altos desta costa, enquanto Afife é uma praia mais frequentada, possuindo uma série de restaurantes afamados, a começar pela «Mariana».
A costa do Minho nada deve em beleza e pitoresco à do Algarve, da qual difere por ser bastante mais rochosa e ter mar frio e batido. Os nevoeiros matinais são frequentes, como o são as nortadas inclementes a partir do meio da tarde. Mas nada disto demove uma imensa legião de fãs que todos os anos as demandam, até porque, quando o tempo não está tão convidativo, há sempre um livro ou um jornal para ler na esplanada, uma amigo para visitar, um restaurante para descobrir, sem falar na profusão de feiras e romarias que, de uma ponta à outra do Minho, animam estas paragens entre junho e setembro.
O comboio dá ao veraneante um leque alargado de escolhas para passar uns dias tranquilos à beira-mar, permitindo-lhe gozar a paisagem e não ter que se preocupar com os sempre aborrecidos engarrafamentos estivais, muito menos com portagens e aumentos de combustível. Para além do que se usar o transporte ferroviário o ambiente também agradece.
A Linha do Minho, saída do Porto, só se começa a aproximar da costa após Barcelos. Um primeiro aperitivo para o que vai ser o resto da viagem é a travessia do rio Lima pela ponte metálica construída há mais de cem anos por Eiffel e recentemente alvo de recuperação integral.
Viana tem um belíssimo centro histórico, é a terra das grandiosas festas da Senhora da Agonia (não as perca se aqui passar a partir de 15 de agosto) e cenário de uma animada feira às sextas, junto ao Forte de Santiago. Mas tem, também, praias a não perder. Na margem esquerda do Lima fica o Cabedelo, favorito de surfistas e outros praticantes de desportos náuticos e do lado oposto a Praia do Norte, com muito iodo e bons ares. E, adjacente à estação, um centro comercial que mostra como é possível conciliar qualidade arquitectónica, património e negócio.
A viagem prossegue para norte de Viana, com o comboio a circular numa paisagem curiosa, feita de hortas à direita e de praias e rochedos à esquerda. Depressa se chega a Vila Praia de Âncora, com o troço final do rio homónimo a criar uma zona muito bonita, serpenteando entre dunas. Dois fortes, um em cada extremo da Vila evocam tempos de piratas e sobressaltos, numa terra que sempre viveu do mar.
Vale a pena descer aqui, passear pela parte antiga e comer um peixe grelhado ou tomar uma bebida fresca à beira-mar. Se for dia de feira (primeiro domingo de cada mês) ou calhar nas festas anuais (Setembro) há animação garantida.
Segue-se, pouco quilómetros a norte, Moledo, a mais elegante praia do Minho. Boa parte da elite nortenha habituou-se a fazer férias aqui. Olhando para o vasto areal, emoldurado a norte pelo monte galego de Santa Tecla e pelo Forte da Ínsua, velha sentinela da foz do rio Minho, percebemos perfeitamente a razão de ser desta opção.
Daqui até Caminha, ponto final desta viagem, estende-se uma bonita zona costeira protegida, a Mata do Camarido, com uma encantadora faixa de areia a acompanhar, primeiro o oceano e, depois, a margem esquerda do rio Minho. Em Caminha não perca o centro histórico medieval, as muralhas seiscentistas e se for tempo delas, as afamadas festas de Santa Rita de Cássia, na segunda quinzena de agosto.

in CP -  Comboios de Portugal

Sem comentários: