sábado, 10 de novembro de 2012

As surpresas da semana

1 - Condessa morre para salvar o cão

2 - Voluntários salvam elefante bebé que caiu em poço

3 - Passatempo Hotéis Vila Galé: por cada região completa com todos os pendurantes, ganhas um voucher de 25€. Os dez primeiros utilizadores que completem a colecção ganham um voucher adicional de 100€ (paarticipa até 31 Dezembro 2012).

4 - Medicamentos. Há 355 à venda a custo zero nas farmácias

5 - Crise tirou 280 milhões de carros às pontes sobre o Tejo

6 - Passatempo: a Sony Mobile PT e o Canal Hollywood oferecem o Sony Xperia T (James Bond + bilhete para o cinema) e também o Xperia U (participa até 25 Novembro 2012).

7 - A camada magnética protectora da Terra está a deteriorar-se

8 - Os EUA têm um plano para o «Fim do Mundo»

9 - A recém-criada marca de restaurantes Jeronymo Food with Friends acaba de lançar a campanha “Descontos de Amigo”, em que oferece 20 por cento de desconto a todos os amigos da marca no Facebook. Para aceder ao desconto, basta fazer “like” na página da rede social da Jeronymo Food with Friends, entrar na aplicação da promoção e fazer download do vale (apenas em jantares e abrange o valor final da conta. Válido até 5 de Dezembro 2012).

10 - 'O Exótico Hotel Marigold' vai ter sequela

11 - Adele canta para James Bond: ouça aqui a canção "Skyfall"

12 - Passatempo: a Ultimate Beauty oferece 10 séruns da Oriflame (participa até 14 Novembro 2012).

13 - O projecto MyFarm (projecto de cyber-agricultura de Beja), que permite a qualquer agricultor de sofá controlar as suas hortas via online, entregou 5,3 toneladas de alimentos durante a época de Primavera/Verão. O projecto salienta a produção de courgettes (1.038 kg), cebola (800 kg), tomate (572 kg) e feijão-verde (472 kg).

14 - Aqui não há descontos loucos, nem sofisticadas técnicas de marketing que inflamem o consumo. Privilegiam-se os produtos portugueses e as margens de lucro são as estritamente necessárias para garantir o funcionamento da empresa. Mais: neste supermercado, os clientes são também donos.

15 - Passatempo Volvo: as melhores histórias de cada mês ganham prémios (participa até ao fim de 2012).

16 - Becomes me. A cadeira mais bonita do mundo é portuguesa

17 - Melhor artigo científico do ano é português

18 - Etiquetas para Natal I

19 - O amor tem destas coisas: Prima Anilda

20 - Somos um povo de poetas…

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Marca Portuguesa: Ténis Sanjo

www.sanjo.pt

Loja on-line: http://loja.sanjo.pt

No site da marca de ténis portuguesa, há modelos para adulto e criança com 30% e 50% de desconto. O envio para Portugal Continental e Ilhas é gratuito.

A SANJO, que ditou moda nacional por mais de quatro décadas, aparece agora reinventada, com novos modelos e cores. Produzida em 1948 na Fábrica de Artefactos de Borracha da Empresa Industrial de Chapelaria (EIC), a SANJO foi referência de qualidade e prestígio e reflexo do contexto político, cultural, social e económico do país.
Com o fecho da EIC em 1996 perde-se grande parte das evidências históricas da marca. O interesse empresarial pela SANJO reaparece em 2009 com a reinvenção do modelo original da bota K-100 e, em 2010, a sua autenticidade é consolidada com o relançamento da marca.

in Sanjo

Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul de Bordéus

Título original: O Cônsul de Bordéus
De: João Correa, Francisco Manso
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: POR, 2011, Cores, 90 min


Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa.

in Cinecartaz PÚBLICO

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pedras Parideiras com Centro de Interpretação

Casa das Pedras Parideiras
Aldeia de Castanheira
Serra da Freita - Arouca
Entrada livre
Horário: 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h 

O fenómeno geológico conhecido como “Pedras Parideiras”, que ocorre na serra da Freita, em Arouca, tem agora um centro de interpretação / núcleo museológico que permite aos visitantes conhecer melhor esta raridade (pedras de origem granítica, que, por ação de natureza geodinâmica, se soltam da rocha-mãe como se esta as parisse). Edificado com a própria pedra local, o centro de interpretação representa, desde logo, uma homenagem a este fenómeno natural. No local, o visitante terá contacto com essa formação granítica, através de um percurso pedonal em madeira, que oferece, igualmente, uma visão ampla da paisagem envolvente. A Casa das Pedras Parideiras está situada na aldeia de Castanheira e funciona todos os dias, das 09h30 às 12h30 e das 14h às 17h. O acesso é livre. Para assistir a um documentário em 3D sobre o fenómeno, o preço é de 2.50 euros.

in Lifecooler

Pedras Parideiras - Fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Trata-se de um afloramento granítico que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco biconvexo os quais, por efeito da erosão, se soltam da pedra-mãe - daí a denominação de "parideiras".

in C. M. Arouca

Semana Cultural e Gastronómica do Concelho de Sousel

Casa do Alentejo de Lisboa
8 a 11 Novembro 2012
http://www.facebook.com/palacioalverca
 
Programa: http://www.facebook.com/events/488935707804989

clique na imagem para ampliar
 
 A Câmara Municipal de Sousel em parceria com a Casa do Alentejo de Lisboa, tem o prazer de convidar V. Exa. a estar presente na Semana Cultural e Gastronómica do Concelho de Sousel, a acontecer de 8 a 11 de Novembro de 2012, na Casa do Alentejo em Lisboa.
 
Dia 8 de Novembro, Freguesia de Cano
10h – Abertura do Espaço
11h30 – Conferência de Imprensa com o Presidente da Câmara Municipal de Sousel
13h – Almoço (Açorda com bacalhau)
15h – Encontro de Poesia Popular
17h – Exposição do Rancho Folclórico Casa do Povo de Cano
Demonstração de Artesanato
Prova de Produtos Típicos Locais

Dia 9 de Novembro, Freguesia de Santo Amaro
10h – Abertura do Espaço
13h – Almoço (Sopa de Tomate)
15h – Atuação da Tuna Sénior de Sousel
Referência à tradicional Bênção do Gado
Apresentação do Bolo Branco
Demonstração de Artesanato
Prova de Produtos Típicos Locais

Dia 10 de Novembro, Freguesia de Sousel
10h – Abertura do Espaço
16h30 – Atuação do Grupo de Cantares de Sousel
17h – Atuação do Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro
18h – Atuação de OLEMSA – Orquestra Ligeira da Escola de Música de Santo Amaro
19h30 – Jantar (Ensopado de borrego)
21h – Sessão de Fados
Demonstração de Artesanato
Prova de Produtos Típicos Locais

Dia 11 de Novembro, Freguesia da Casa Branca
10h – Abertura do Espaço
13h – Almoço (Migas com carne do alguidar)
15h – Atuação do Rancho Folclórico “As Mondadeiras” de Casa Branca
16h – Atuação do Rancho Folclórico Casa do Povo de Cano
Demonstração de Artesanato
Prova de Produtos Típicos Locais

in FB Casa do Alentejo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como fazer um Colar de Botões / How to Make a Button Necklace

http://vimeo.com/14418827

Watch this step-by-step video showing how easy it is to make a stunning button necklace.

Uma ideia para oferecer este Natal, simples e acessível a todos.

Natalidade. Sem uma “mudança cultural” não nascem crianças

Portugal bate recordes negativos de nascimentos, mas há autarquias que são exemplos que contrariam a tendência

O número de nascimentos em Junho caiu para níveis de que não há registo nos últimos 60 anos. No final de 2012, Portugal vai contabilizar menos cerca de 16 mil recém-nascidos que no ano passado, em que nasceram 96 856 crianças. Para Ana Cid, secretária-geral da Associação Nacional de Famílias Numerosas (ANFM), não há dúvidas: “As crianças são consideradas um luxo no nosso país e enquanto isso não mudar não se vai inverter esta situação.”
A factura deste atrofiamento demográfico – que se arrasta há décadas – paga-se caro a longo prazo, e há municípios que já começaram a trabalhar para mudar a tendência. A dirigente diz que é preciso uma “mudança cultural” e que se passe a ver o nascimento de uma criança como um factor de dinamização da economia. Ao mesmo tempo, é preciso olhar para a realidade das famílias em Portugal e promover medidas “equitativas e justas”. “Uma criança é um contribuinte, por isso tem de contar como um cidadão”, defende Ana Cid. E dá o exemplo: “Não faz sentido que na cobrança de taxas moderadoras os filhos de um casal com baixos rendimentos não paguem uma ida ao hospital e que a isenção não se estenda aos pais.”
As pessoas querem ter filhos, em Portugal, mas não se lhes pode pedir que empobreçam voluntariamente para os ter”, resume a dirigente. As autarquias têm representado, ainda que pontualmente, um travão na descida de números da natalidade. No entanto, não estão alheias às dificuldades do momento que o país atravessa. “Por um lado”, refere Ana Cid, “têm menos capacidade para apoiar as famílias e, por outro, têm pouca capacidade de intervenção em áreas fundamentais” – o valor do imposto municipal sobre imóveis ou o preço da água e da luz são exemplos de áreas em que “as famílias com filhos saem prejudicadas”, porque “há situações vistas como se se tratasse de um luxo, quando na verdade é uma questão de necessidade”.

Apoios locais
A ANFM lançou em 2007 o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que anualmente reconhece os municípios com trabalho feito nesta área.
Quando chegaram os resultados do Censo de 2011 soou o alarme em Murça, Vila Real: o município tinha perdido mais de 17% da população e caminhava a passos largos para o envelhecimento. Dois anos depois, o presidente, João Fernandes, punha em prática o combate à desertificação. Apoios a casais recém-casados (aos quais era atribuído um cheque de 1500 euros) e a recém--nascidos como forma de “estancar a saída de pessoas”. Ano de quebra nas transferências para as autarquias, em 2013 o apoio aos casais dará lugar a um reforço das verbas para novos nascimentos. Numa década, chegam quase aos 400 mil euros os apoios financeiros atribuídos aos munícipes.
Em Vila de Rei, o “município familiarmente mais responsável”, os transportes escolares são grátis, tal como a creche e as actividades de tempos livres, e o preço da água é “mais favorável” às famílias com filhos. Estas e outras medidas contribuíram para que, na última década, o município tivesse contrariado a tendência da Região Centro e conseguisse captar novos residentes, segundo o vereador Paulo César. Em Póvoa de Lanhoso, “o presidente prefere deixar de fazer uma estrada para manter os apoios”, porque “não seria compreensível que numa altura destas recuássemos nesta área”, diz fonte da autarquia.

Por Pedro Rainho, publicado em 6 Nov 2012, in Jornal i

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sopa de batata-doce com abóbora

Ingredientes
1 kg de batata-doce
1 kg de abóbora
3 cenouras
3 cebolas
1 colher de sopa de azeite
ervas aromáticas (cebolinho, coentros, hortelã) q.b.
mistura de sementes (girassol, sésamo, etc) q.b.

Preparação
Lava bem os legumes e corta-os em pedaços. Coze durante 20 a 30 minutos. Reduz a puré e, já fora do lume, tempera com 1 colher de sopa de azeite, ervas aromáticas e sementes diversas previamente lavadas e secas numa frigideira (sem queimar).

in Centro Vegetariano

A riqueza da abóbora

Este fruto da aboboreira tem a sua origem na América Central, onde sementes de frutos relacionados— como o pepino, a melancia e o melão— foram encontradas e datadas de 7000 a 5500 a. C.. Também para os Ameríndios a abóbora (Cucurbita pepo) era um dos principais constituintes alimentares, sendo consumidas fatias assadas na fogueira e urdidos tapetes com tiras secas.

Baixa em calorias (95% da sua composição é água) e rica em ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B, a abóbora em fruto, pevides e óleo insaturado oferece também pigmentos carotenóides, tais como alfacaroteno, betacaroteno (uma chávena de abóbora contém 7,8 miligramas) e luteína. O consumo de carotenóides protege o organismo de doenças crónicas (cardíacas e cancerosas) e previne problemas de visão. Segundo o dr. Steven G. Pratt, a abóbora «está repleta de fitonutrientes que mantêm a pele jovem ajudam a impedir os malefícios da luz solar.».
Já recomendado amplamente por Hipócrates, este fruto também é indicado como bom meio diurético e as pevides maduras (verdadeiras sementes) contêm propriedades vermífugas (pepo‑resina e um óleo fixo) que diminuem a capacidade de adesão da cabeça da ténia ao intestino. A polpa é também indicada para as doenças dos rins e do coração que são acompanhadas de hidropisia. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis na tendência para a prisão de ventre e nas hemorroidas.

Como escolher uma abóbora?
A casca deve estar lisa e não ter manchas. Se se comprar em pedaços, deve escolher-se os que têm um aspecto fresco, sem manchas acastanhadas à volta das pevides.

Como conservar uma abóbora?
Uma abóbora inteira conserva-se por cerca de dois meses após a colheita a temperatura ambiente, em local arejado e seco, sempre com o pé.
Para congelar, deve cortar-se a abóbora em cubos ou fatias. Se se destinar a sopa pode ser congelada crua; de outro modo, entalir em água a ferver durante 3 minutos ou em microondas por 4 minutos e acondicionar num saco de congelação depois de fria. A abóbora também pode ser congelada em forma de puré.

Como cozinhar uma abóbora?
As pevides podem ser torradas com sal em forno quente por cerca de 40 minutos, depois de bem lavadas e secas com um pano. Podem ser consumidas como aperitivo ou para polvilhar pratos de massa e tartes.
Também as flores esmagadas e em sumo têm usos dermatológicos e digestivos.
A polpa sumarenta, digestiva e dourada da abóbora é nutritiva, saborosa, sã e versátil, podendo ser usada em purés, recheios, pães, bolos, pudins, doces, cozidos, guisados, sopas, saladas de frutas ou salada com pepinos e maçãs, mista de batatas, alface, chicória fresca ou salsa. Deve empregar-se na preparação de quase todas as marmeladas, especialmente na de ameixas, para variar o sabor e dobrar a quantidade, o que se torna um benefício na economia doméstica.
Assar: lavar, cortar o topo, cortar às fatias, raspar as pevides e fios com uma colher e cortar em pedaços. Forrar uma assadeira com papel de alumínio, acrescentar água, tapar com papel de alumínio e assar até ficar tenra (40 minutos). Pode ser untada com azeite, polvilhada com açúcar mascavado e especiarias.
Cozer: o sabor da abóbora cozida fica diluído. Colocar pedaços de abóbora descascada em água a ferver durante 8 a 12 minutos.
No micro-ondas: num prato baixo colocar pedaços de abóbora, tapar e cozinhar durante 8 minutos.
Saltear: picada ou aos pedaços, a abóbora pode ser salteada em caldo de legumes e/ou azeite durante 8 a 15 minutos.
A vapor: cozinhar os pedaços em casca durante 15 a 20 minutos.

in Centro Vegetariano

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Comida para Cão Cesar - Amostras

A marca Cesar está a oferecer amostras de comida para cão.

Fazer o pedido em: http://www.cesar.pt/provar

Chuva de estrelas Leónidas ilumina céus de Novembro

Para saber mais na página da NASA: http://www.space.com/35-top-10-leonid-meteor-shower-facts.html

A chuva de estrelas Leónidas volta a iluminar os céus, no fim de semana de 17 e 18 de Novembro. Uma vez que este ano o luar não vai ofuscar o brilho destes meteoros, tudo indica que, se o céu estiver limpo, será possível observar dezenas de "estrelas cadentes" entre a meia-noite e as primeiras horas da manhã.
Apesar de ser vulgarmente conhecido como uma "chuva de estrelas", este fenómeno que ilumina os céus no Outono, consiste, na realidade, na passagem da Terra pelo rasto do cometa Tempel-Tuttle cujos detritos (meteoros) entram em combustão e desintegram-se quando chegam à atmosfera terrestre, provocando riscos de luz no céu.
As Leónidas podem aparecer em qualquer ponto do firmamento, mas surgem de forma mais concentrada na zona da constelação de Leão, que nesta altura do ano começa a nascer, na zona Este do céu, por volta da uma da manhã.
Para garantir a melhor observação dos meteoros, o ideal é encontrar uma zona pouco iluminada, de preferência afastada dos centros urbanos. Sendo uma observação noturna, é aconselhável levar roupas quentes e encontrar um sítio confortável - por exemplo uma cadeira reclinável - de onde se possa olhar para o céu sem esforço.
A chuva de Leónidas foi antecedida pelas famosas Orionidas, que, em Outubro deste ano, atingiram uma média de 60 meteoros por hora durante três dias.

in Boas Notícias

domingo, 4 de novembro de 2012

As imagens da semana


O Poema

O poema é antes de tudo um inuntensílio.

Hora de iniciar algum
convém se vestir roupa de trapo.

Há quem se jogue debaixo de carro
nos primeiros instantes.

Faz bem uma janela aberta
uma veia aberta.

Pra mim é uma coisa que serve de nada o poema
enquanto vida houver.

Ninguém é pai de um poema sem morrer

Manoel de Barros
in Poesia Completa (2011) - Editorial Caminho