sábado, 17 de novembro de 2012

As surpresas da semana

1 - O PSD e o CDS entregaram na Assembleia da República um diploma em defesa do regresso de um programa semelhante ao “TV Rural”, que nasceu em 1960, à RTP e à rádio pública. A ideia é dar um sinal claro de que o executivo aposta na agricultura e nas pescas com um programa em sinal aberto e com “periodicidade mínima semanal”.

2 - Europa em agonia. França e Alemanha à beira da recessão

3 - Passatempo: a Royal celebra este natal oferecendo presentes às famílias portuguesas, com um passatempo a decorrer até 31 de dezembro no facebook e nos pontos de venda. Bimby e cartões de crédito são os prémios à espera dos consumidores. Para participar basta comprar uma lata de fermento Royal e outro produto da marca. Depois há que enviar um SMS para o número 68989 com a palavra ROYAL (espaço) e os últimos 4 dígitos do talão de compra. E esperar pela sorte de receber uma das três Bimby ou um dos 100 cartões de crédito, no valor de 25 euros cada, que a marca vai sortear.

4 - Fazedor do ano: A Padaria Portuguesa. Dez lojas, 150 trabalhadores, uma nova fábrica e planos de expansão. Um ano depois, o que mudou n'A Padaria?

5 - Jovem moleiro preserva o último moinho do rio Sousa

6 - Descontos: A gama de hidratação e higiene da pele da Boots Laboratories - Optiva - oferece-lhe 50% desconto em toda a gama (até ao final do mês de Novembro de 2012). Descubra numa farmácia aderente e aproveite hoje esta excelente oferta. Para mais informações sobre as farmácias aderentes seleccione Eventos para ver a lista completa.

7 - Casal mais velho do mundo é vegetariano!

8 - Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal será realizada em Portugal

9 - Promoção: até 20 de Dezembro 2012, adquira numa só compra uma embalagem de Vatel Flor de Sal 125g e uma de Vatel Especial Saladas 75gr, e a Vatel oferece-lhe descontos para as suas refeições diárias.

10 - Temperatura média poderá aumentar perto de 4,5 graus Celsius

11 - Relatório da Academia Americana de Pediatria mostra com clareza que uma alimentação com produtos biológicos reduz a exposição das crianças a pesticidas.

12 - Passatempo “A Pescanova oferece 10.000€ neste Natal”: no qual oferece aos seus consumidores a oportunidade de ganharem vales de desconto no valor de 5 euros (até 10 de Janeiro 2013). Para participar basta adquirir duas embalagens dos quatro produtos abrangidos pelo passatempo. As 2000 primeiras participações válidas recebem um vale de desconto no valor de 5€.

13 - Enriquecimento Ambiental – gatos mais felizes!

14 - Baleia mais rara do mundo vista pela primeira vez

15 - Vales de desconto: ofertas KFC para imprimir. Até 31 de Dezembro podem ser utilizadas em alguns restaurantes KFC.

16 - Miguel Soares descobre como conferir tolerância à malária

17 - Ana Verdelho prova que exercício reduz demência vascular. Estudo da neurologista portuguesa é publicado no Stroke Jornal

18 - Passatempo: compre 2 produtos Palmolive, escreva uma frase criativa e pode ganhar cheques de 500 euros (participa até 17 Dezembro 2012).

19 - Aristides de Sousa Mendes dá nome a rua nos EUA

20 - Aristides de Sousa Mendes: "Em que Mundo vivemos, se é preciso ser louco para fazer o que é justo"

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pepper “devolve” bicicleta a chinês

http://pt-pt.facebook.com/DevolvamABicicletaAoChines

A Pepper está empenhada em dar um desfecho diferente à história de Eric Feng, o chinês que pedalou 18 mil km até Portugal e viu a sua bicicleta ser roubada em Sines. Através de uma página criada no Facebook, a agência vai enviar-lhe uma nova bicicleta, juntamente com produtos tipicamente portugueses.
A Pepper pretende, assim, demonstrar que Portugal tem muito mais para oferecer do que uma memória infeliz. A iniciativa conta com o apoio da Portugal Quality, empresa que já reuniu contributos de várias instituições, entre elas a Câmara Municipal de Sines.
No final desta semana, a bicicleta e todas as lembranças reunidas seguem para a província de Yunnan, na China, de encontro ao chinês que pedalou durante seis meses até Portugal para homenagear o Infante D. Henrique.

in Briefing

ABRA - Postais de Natal 2012

ABRA – Associação Bracarense Amigos dos Animais
http://www.abra.org.pt

Os postais podem ser adquiridos da seguinte forma:

Pacote 1: 10 postais [todos] - 7 euros
Pacote 2: 7 postais [escolhidos aleatoriamente] - 5 euros
Pacote 3: 7 postais [série dos cães] - 5 euros
Pacote 4: 3 postais [série dos gatos] - 2.5 euros
Postal individual [pode ser adquirido na Abra] - 1 euro

Todos os pacotes são enviados pelo correio após verificação do pagamento. Os portes de envio estão incluídos.

 

A ABRA criou uma série de postais de Natal, no sentido de divulgar o seu trabalho, os animais a seu cargo e disponíveis para adopção e angariar fundos preciosos para ajudar a saldar as inúmeras despesas que a Associação se depara diariamente, nomeadamente encargos com cuidados médico-veterinários.
Quer ajudar a Associação comprando postais de Natal? Veja os postais, os preços e como os adquirir em no site da ABRA.

in ABRA

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Queijaria Nacional

Rua da Conceição, 6-8
Lisboa (Baixa)
info@queijarianacional.pt
Telf.: (+351) 912 082 450
http://www.facebook.com/pages/Queijaria-Nacional/399072020160527

A casa dos queijos
Depois das lojas e bares de conservas eis que chega à capital uma especialista em queijos: a Queijaria Nacional. A grande variedade de queijos portugueses é o tema desta loja na R. da Conceição, 8 (Baixa) mesmo em frente a uma paragem do elétrico 28. É de tradições nacionais que vive a Queijaria Nacional. Ali também se vende charcutaria, azeites, bolos e licores. É essencialmente uma loja mas também poderá deliciar-se com menus de degustação compostos por compotas, presunto, tostas e claro, os queijos, as estrelas da companhia. Tudo muito bem acompanhado por um copo de vinho.

in Lifecooler

À volta do Alqueva - Paisagens de água no interior do Alentejo

O Alentejo Central sofreu uma grande transformação. Onde antes havia secura, existe agora o maior lago artificial da Europa, um espelho de água com 250 km2. Memórias e tradições juntam-se a novos caminhos e novas panorâmicas onde pontuam inúmeras ilhas, braços de água e pontes extensas que fazem agora a ligação entre povoações.
 
Recuar no tempo
Sendo este um percurso circular, vários podem ser os pontos de partida, tudo depende do local que se escolheu para passar a noite. Para nós, o percurso começou em Monsaraz, importante praça de defesa do Grande Rio do Sul, o Guadiana. Esta vila medieval - com ruas de xisto e cal e lojas de artesanato que vendem barros e mantas - é hoje um importante miradouro sobre o Alqueva que coloriu de azul a paisagem.
Dada a sua posição estratégica, a vila fortificada foi cobiçada por cristãos e mouros durante um século e só no ano de 1252 é que D. Sancho II, com a ajuda dos Templários, conquista definitivamente Monsaraz. Agradecendo a ajuda, o monarca acabou por doar a vila à ordem. Foi, no entanto, D. Dinis quem mandou levantar o castelo.
Dentro das muralhas, apenas morava a fidalguia. A arraia miúda tinha como destino os arrabaldes, local onde ainda hoje encontra a Igreja de São João Baptista, antigo santuário muçulmano, ladeado por sepulturas antropomórficas abertas na rocha viva.
No interior do burgo, duas são as ruas principais: a de Santiago e a do Castelo. Impõe-se no casario a Igreja Matriz de Santa Maria, contemporânea do repovoamento cristão (século XIII) e refeita um século depois. No mesmo largo situam-se o pelourinho e os Antigos Paços da Audiência (já serviu de cadeia) em cujo interior existe um fresco quinhentista sobre a justiça terrena, representando aos olhos de Deus, o juiz honesto e o juiz corrupto.
 
A vila das chaminés
Mourão, vila fundada na margem esquerda do Guadiana pelos árabes no século IX, foi conquistada pelo primeiro rei de Portugal em 1166. É famosa pelas dezenas de chaminés mouriscas que se encontram nas construções civis. Esta era também uma forma de representação do estatuto social de quem as mandava edificar. Uma das maiores tem 3 metros de altura e um metro de diâmetro.
A par com Monsaraz, o castelo medieval de Mourão foi uma importante sentinela do Guadiana. Já merecia uma intervenção capaz de mostrar o valor que teve noutros tempos. É possível subir à torre mais alta para ver as alterações da paisagem com a água da albufeira do Alqueva a chegar à vila. O enchimento da albufeira afundou ainda o velho castelo de Lousa, da época romana, situado aos pés do Guadiana.
Integrada nas muralhas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias – única construção inserida no castelo – é um templo imponente construído no século XVII. Sofreu as consequências do grande sismo de 1755, que posteriormente foram corrigidas. Tem quatro altares, cada um dedicado a um santo. Está quase sempre encerrada.
Em frente ao jardim central, na parte baixa da vila, o antigo celeiro comunitário do século XIX é hoje o edifício dos Paços do Concelho.
De regresso à estrada, a próxima paragem é na nova Aldeia da Luz, já que a antiga povoação situada a cerca de um quilómetro do local ficou submersa com o avançar das águas da barragem. O Museu da Luz - fundado em 2003 e que dois anos depois já recebia uma Menção Honrosa na categoria do Melhor Museu do País pela da Associação Portuguesa de Museologia - não deixa afundarem-se as memórias da primeira localização desta povoação. Um videograma reconstrói o território apagado pelas águas da barragem.
Ali ao pé, a nova Igreja de Nossa Senhora da Luz apresenta fortes influências do templo original. O púlpito, a pia baptismal, os portais e os capitéis góticos são exemplos de cantarias utilizadas na construção da antiga igreja. As pinturas murais foram também recuperadas e aplicadas no novo templo.
 
À procura da Moura encantada
De caminho para a cidade de Moura, é de apreciar os cantos interiores da albufeira. Aconselhamos o desvio para Estrela, uma povoação que, de repente, se vê à beira da água e cuja estrada deixou de ter saída.
A Moura, povoação reconquistada definitivamente em 1295 está associada a lenda de Salúquia. Esperava esta alcaidessa um príncipe mouro, quando os cristãos montaram uma emboscada ao nubente, matando-o bem como à sua comitiva. Os cristãos, vestindo os seus trajes, conseguiram desta forma entrar no castelo. Acreditando tratar-se do seu noivo, a princesa abriu as portas do forte, no entanto, ao tomar consciência do seu acto, suicidou-se lançando-se de uma das torres.
Da fortificação islâmica de Moura resta um torreão de taipa da época almóada. O resto também é História... O forte foi depois devastado pela Guerra da Restauração e pelo terramoto de 1755. Mais recentemente, em 2003, a edilidade encetou um projecto de intervenção e recuperação do castelo, tendo sido criadas infra-estruturas como um anfiteatro ao ar livre e um Parque das Artes com exposições permanentes de escultura.
A lenda da moura pode até nem ter fundamento histórico, todavia a presença árabe está confirmada pelos testemunhos que os sarracenos deixaram, como nos dá conta a Mouraria. Numa destas casas pode visitar-se um poço árabe do século XIV e perceber o seu modo de funcionamento.
Junto à Porta da Traição do castelo e à entrada do Jardim Municipal, a Igreja de S. João Baptista, do século XVI, não passa despercebida pelo seu portal manuelino, único exemplar do concelho. A colocação de um altar ao ar livre, integrado no varandim da torre, indica que dali muito provavelmente se dava a missa aos reclusos da prisão.
Numa das ruas traseiras a este templo fica o Museu Municipal. Situado no edifício conhecido como a Casa do Rato, antigo celeiro comunitário, abrange um arco temporal que vai desde a Pré-História ao século XVIII, de onde fazem parte uma colecção arqueológica da região, lápides do tempo dos mouros e diversos exemplos de armaria.

Paula Oliveira Silva, in Lifecooler

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Calendário de Advento LIDL gratuito na compra de um produto marca Deluxe

Imprime o cupão, compra um produto da marca Deluxe, apresenta o cupão na caixa e recebe gratuitamente o calendário de advento Lidl
https://www.facebook.com/lidlportugal?sk=app_115560535264715
 
Limitado ao stock existente
Apenas para quem é fã!
 
O Natal está a chegar e como tal, não pode faltar um calendário de advento! Um pequeno presente para todos os nossos fãs que acreditam nas "Emoções de Natal"!
Como fazer? Muito simples: imprime o cupão, compra um produto da marca Deluxe, apresenta o cupão na caixa e recebe gratuitamente o calendário de advento Lidl.
 
in FB LIDL

Ideias para Alguns Presentes Feitos em Casa

de Joana Roque
 
Tenho já falado muito acerca dos cabazes de natal, mas os presentes feitos em casa não têm de ser apenas coisas de comer – bolachas, compotas, licores e afins. Pessoalmente gosto dos cabazes de natal comestíveis porque gosto muito de cozinhar, mas há imensas coisas originais que se podem fazer, qualquer que seja o nosso talento, tempo e orçamento.
O ano passado recebi presentes de amigos, feitos em casa, muito originais. A minha amiga Ana, ofereceu-me um simples vaso de terracota pintado por ela, e juntamente com o vaso vinha um saquinho de terra, bolbos de tulipas (as minhas flores favoritas) e um par de luvas de jardinagem. Foi uma das minhas prendas favoritas e, segunda as palavras dela, era uma “prenda feita por ela e para eu também fazer”. Fica aqui a ideia registada para quem a queira seguir. Outras das prendas feitas em casa que recebi, foi um lindo cachecol tricotado pelas mãos habilidosas de outra amiga. E dos meus amigos Tiago e Maria João recebi uma lata com com folhas de chá príncipe caseiro, seco por eles, juntamente com duas chávenas de chá e umas bolachinhas também caseiras. Outras das prendas originais foi da minha cunhada Rita que nos ofereceu uma cesta cheia de produtos como gel de duche, creme hidratante, batom de cieiro, pasta e escovas de dentes, elixir bucal, fio dentário, desodorizante… Uma prenda útil e necessária a todos.
Dentro do mesmo espírito, juntamente com os meus cunhados, oferecemos aos meus sogros um enorme cabaz de produtos comprados no supermercado: vinhos, chocolate, cafés, conservas, chá, frutos secos, patês, queijo, azeite, … Porque também se podem fazer cabazes com coisas compradas no supermercado – basta estabelecer um orçamento e ir comprando as mais variadas coisas até o esgotar.

Mas há muitos presentes que podemos fazer em casa. Aqui ficam mais algumas sugestões:
  • Compile todas as receitas da família e organize-as, escrevendo-as depois em cadernos de receitas ou passando-as a computador e fazendo um pequeno livrinho. Será uma prenda original para oferecer às irmãs, cunhadas mãe ou sogra, para além de preservar a herança familiar.
  • Tire uma foto de toda a sua família e imprima-a. Compre depois umas molduras baratas e pinte-as a seu gosto. Ofereça a foto na moldura aos avós ou tias velhotas que gostam sempre deste tipo de recordação.
  • Se tem jeito para a costura faça pequenas almofadinhas em tecido e encha-as depois com alfazema seca (que poderá apanhar e secar em casa). São ótimas para perfumar as gavetas das toalhas e lençóis e uma lembrança simpática para as amigas.
  • Já pensou em fazer capas para livros em tecido? E bolsas para os computadores portáteis? Se percebe qualquer coisa de costura são alternativas simpáticas para a família e amigos de qualquer idade.
  • Se a jardinagem é consigo, que tal oferecer pequenos vasos de ervas aromáticas plantados por si? E assim ainda os incentiva a criarem o seu próprio jardim de aromáticas.
  • Há quem tenha imenso jeito para desenhar e pintar. Porque não fazer uma ilustração ou um pequeno quadro/aguarela para oferecer?
  • Se a "decoupage" é o seu hobby, faça caixinhas, tabuleiros, molduras, sabonetes ou velas usando esta técnica.
  • Basta uma pesquisa na net para descobrir como fazer sabonetinhos caseiros, sais de banho e até velas. Porque não experimentar?
  • Gosta de escrever? Faça uma história personalizada. Ou um conto de natal. Imprima, encaderne e ofereça às crianças.
  • Toalhinhas com um bordado a ponto cruz, panos de cozinha com um pequeno “picou” em renda são prendas feitas em casa por quem tem mãos habilidosas, assim como qualquer peça em croché – cachecóis, casaquinhos, botinhas ou mantas para bebés.
  • Marcadores para livros e revistas feitos em cartão duro ou até feltro são facilmente personalizados e são sempre uma prenda original para quem gosta de ler.
  • Já pensou em oferecer uma pen/cartão de memória/dvd com álbuns de fotografias legendados? Ou mesmo imprimir algumas fotos e fazer um álbum de fotografias tradicional com datas e legendas para a posteridade. Consoante as fotos e os momentos, servem para amigos ou familiares.
  • Ofereça vales personalizados, um ou vários. “Vale uma noite de babysitting” para oferecer aos seus amigos que acabaram de ser pais. Ou “Vale um jantar caseiro”, “Vale uma ida ao cinema”, “Vale um almoço em família” , “Vale uma tarde de ajuda na cozinha”, “Vale um dia de arrumações”. É que não há nada mais valioso do que dar o nosso tempo às pessoas de que gostamos!

Joana Roque, in A Economia Lá de Casa

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Marmelada de Maçã

Ingredientes
(para 4 tacinhas de marmelada)
1 kg de maçãs descascadas e sem caroço, partidas em pedaços
750g de açúcar
1 pau de canela

Preparação
Leve as maçãs a cozer com pouco água até ficarem macias. Ao fim desse tempo escorra-as e volte a colocar no tacho. Acrescente o açúcar e o pau de canela e deixe ferver cerca de 15 a 20 minutos. Retire depois o pau de canela e com a varinha mágica triture bem as maçãs. Veja se ao passar a colher de pau no fundo do tacho consegue ver o fundo. Se ainda estiver um pouco líquida, deixe ferver mais uns minutos até atingir o ponto certo da marmelada.
Coloque depois em tacinhas e cubra-as com papel vegetal. (E sim, aguenta vários meses!)

Joana Roque, in As Minhas Receitas

M de Maçã

Ainda hoje se coloca a dúvida se a maçã foi de facto, o fruto proibido. Mas de uma coisa temos a certeza: a maçã é inimiga de alguns tipos de cancro, doença cardiovascular, asma e diabetes, uma vez que reduz o risco de todas estas patologias.

Já no século XIX, muito antes de existirem tabelas de composição nutricional de alimentos, era célebre o ditado “an apple a day, keeps the doctor away”. A maçã consegue o feito de desafiar as “leis da gravidade” que ajudou a construir, ao ser extremamente rica em compostos antioxidantes mesmo sem possuir as cores tão exóticas de outros frutos muito associados (e geralmente bem) a esta capacidade de defesa do nosso organismo. Aliás é mesmo a parda maçã reineta, desprovida de todo aquele verde e vermelho vivo, que exibe um padrão mais interessante na conjugação de fibra, vitamina C e actividade antioxidante entre todas as variedades de maçã. E existe ainda uma vantagem adicional da maçã em relação a alguns destes frutos exóticos: é muito nossa! Nenhum outro fruto fresco em Portugal se pode orgulhar de ostentar cinco zonas com Denominação de Origem Protegida ou Indicação Geográfica Protegida. Apesar de a nível mediático, a maçã de Alcobaça ser a porta-estandarte da maçã portuguesa, também as da Beira Alta, Cova da Beira, Portalegre e Bravo de Esmolfe possuem a sua qualidade reconhecida e protegida.
Quiçá pela sua intrínseca ligação bíblica, a maçã transporta consigo o dom da multiplicação no que a alguns nutrimentos diz respeito. Mesmo não sendo particularmente rica em vitamina C (7mg por 100g), a sua actividade antioxidante é equivalente a 1500mg desta vitamina, resultado das sinergias efetuadas pelos seus inúmeros compostos fenólicos e flavonóides. A maior concentração destes compostos na casca da maçã faz com que a actividade antioxidante desta, seja cinco vezes superior à da polpa. Daí ser quase um crime nutricional a ingestão de maçãs sem casca até porque, com a produção integrada e livre de pesticidas, a maior desculpa para quem a retirava deixa de ser válida. Também de fibras solúveis se escreve a história nutricional da maçã, sendo estas as responsáveis pela sua fama na diminuição dos níveis de colesterol e regulação do apetite.
A maçã constitui-se assim como uma boa amiga da nossa alimentação. Por mais que experimentemos novos e mais sofisticados alimentos, ela vai estar sempre lá. E ainda bem!

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Etiquetas para o Natal

I - http://downloads.bbc.co.uk/food/collections/edible_gifts/foodlabels_christmas.pdf

II - http://www.deliciousdays.com/wp-content/uploads/2011/12/dd-tags-color.pdf

III - http://downloads.bbc.co.uk/food/collections/edible_gifts/foodlabels.pdf

IV - http://downloads.officeshare.pt/activa/etiquetas/etiquetas.pdf

V - http://www.deliciousmagazine.co.uk/userfiles/file/DELICIOUS%20XMAS%20TAGS%202010%5B1%5D.pdf

VI - http://thehappyzombie.com/pdf/gnoma_lights.pdf

VII - http://afancifultwist.typepad.com/.a/6a00d83451d99869e20105365d7f30970b-popup

VIII - http://afancifultwist.typepad.com/.a/6a00d83451d99869e20105365d7f30970b-popup

IX - http://dl.dropbox.com/u/10513020/n_seven_holiday%20gift%20tags.pdf

X - http://dl.dropbox.com/u/9941983/Julissa_gift_tags.pdf

XI - http://dl.dropbox.com/u/10470530/SNgBenitez2010_gifttags.pdf

Presentes Solidários 2012

www.presentessolidarios.pt

FEC – Fundação Fé e Cooperação
Quinta do Cabeço, Porta D
1885-076 Moscavide
geral@fecongd.org
www.fecongd.org


A campanha, em vigor até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, é uma oportunidade para que sejam dadas respostas concretas a necessidades das comunidades vulneráveis espalhadas pelos países lusófonos. É também uma oportunidade para aproximar continentes e desafiar os portugueses enquanto cidadãos do mundo a reconhecer o seu papel e responsabilidades individuais e coletivas na construção de um mundo mais fraterno. Esta é a proposta da FEC: a solidariedade participativa é uma forma de realizar algo diferente e contribuir verdadeiramente para a melhoria das condições de vida de tantas famílias dos países em desenvolvimento que, diariamente, se cruzam com dificuldades extremas.

A Originalidade de "Dar a Duplicar!"
A campanha Presentes Solidários traduz o slogan "Dar a Duplicar!": qualquer pessoa pode escolher entre os dez presentes diferentes que constam do catálogo deste ano e que foram previamente escolhidos de acordo com as necessidades reais do terreno. Fará depois a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender o seu amigo, colega ou familiar com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido em seu nome.

Novidades 2012
Este ano, a campanha conta com dez novos presentes como uma bicicleta para Moçambique ou uma Maleta de Parteira para Angola.
Todos os presentes são escolhidos pelos nossos parceiros no terreno e vão ao encontro das necessidades reais das populações.
Na edição deste ano, apostámos ainda em desenvolver materiais e atividades pedagógicas, adaptadas a cada nível de ensino, com o objetivo de apoiar os professores na dinamização da campanha Presentes Solidários nas suas escolas, mobilizando alunos, encarregados de educação, professores e funcionários.
Contamos ainda com novos padrinhos solidários, figuras públicas, comprometidas com as dez causas desta edição da campanha. São dez rostos fortes e determinados no alcance de condições de vida iguais para todos, todos eles um testemunho vivo da solidariedade e compaixão.

Visite www.presentessolidarios.pt, faça a sua encomenda e comece a construir um mundo mais justo e mais fraterno.

in FEC - Fundação Fé e Cooperação

domingo, 11 de novembro de 2012

As imagens da semana


Quando a minha oração se foi tornando cada vez mais devota, comecei a ter cada vez menos o que dizer. Por fim, fiquei em silêncio total. Tornei-me no que porventura ainda é um grande oponente à conversa, tornei-me em alguém que escuta. Inicialmente pensava que rezar era falar; aprendi, porém, que rezar não é apenas ficar em silêncio, mas escutar. Então é assim: rezar não é apenas ouvirmo-nos a falar. Rezar é ficar em silêncio e estar em silêncio, e esperar até que o Deus que reza escute.

Kierkegaard