sábado, 12 de maio de 2007

As surpresas da semana

1 - O blogue Vulgar de Lineu regressou mais bonito que nunca. A não perder em: http://vulgardelineu.blogspot.com/

2 - Um belíssimo cobertor em crochet para bebé para ver (e fazer!) em: http://poppalina.typepad.com/my_weblog/2007/05/quilt_reprise.html

3 - Via Endar podemos a preciar esta pequena pérola de filme de animação: Madame Tutli-Putli em: http://www.nfb.ca/webextension/madame-tutli-putli/multimedia.php

4 - A SouleMama formou o mais belo conjunto de amor para o Dia da Mãe: http://flickr.com/photos/22554961@N00/493548607/?edited=1

5 - A triste história do Suma, que foi encontrado debaixo do um contentor do lixo pelos heróis do Refúgio das Patinhas, e necessita da nossa ajuda para voltar a ser feliz, para ler em: http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninos/suma

6 - Os magníficos os colares com conchas da Deliart para ver em: http://deliart.blogspot.com/2007/05/colares-com-conchas.html

7 - Os espantosos ganchos da In-Feltradas para ver em: http://infeltradas.blogspot.com/2007/04/ganchos-moinho.html

8 - Esta foi a melhor notícia desde há muito tempo: o herói e grande Homem conhecido por Sargento Gomes voltou, finalmente, para casa. Para ler em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/05/as-celas-portteis.html

9 - Uma ilustração soberba da Rute em: http://www.flickr.com/photos/reimao/491032359/

10 - Uma frase poderosamente verdadeira para ler em: http://astroqueflameja.blogspot.com/2007/05/blog-post.html

11 - Porque também gosto muito do Ruy Cinatti e é sempre uma imensa alegria voltar a ler os seus poemas: http://www.aldinaduarte.com/blog/?p=1161#comments

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Lousitânea - Liga dos Amigos da Serra da Lousã
Actividades em Maio 2007

13 de Maio 2007
Ribeira da Pena – Um santuário natural
"Caminhada de intervenção e interpretação ambiental, ao longo da ribeira da Pena, um dos ecossistemas mais bem preservados e por isso mais ricos em termos de biodiversidade de toda a serra da Lousã! A linha de água serpenteia por locais de difícil acesso, que contribuíram para a tornar um santuário natural de espantosa magnificência.
Ao longo do percurso habitam espécies de fauna e flora únicas, como a rã ibérica, a salamandra-lusitanica, a lontra, o azevinho e o azereiro.
No entanto existem diversos exemplares de espécies invasoras, nomeadamente a Acácia dealbata (Mimosa), que urge eliminar, pois põem em risco o equilíbrio ecológico de todo o ecossistema.
Ponto de encontro: 9h30 na aldeia do Esporão, junto à bomba de gasolina

Duração: 6 horas.
Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água e calçado apropriado (botas caminhada), pelo sim pelo não uma muda de roupa para o final.
Preço por pessoa: 2,5euros*
Dificuldade: Média/Alta

27 de Maio 2007
Observação de Veados na Serra da Lousã
Caminhada de observação de veados na Serra da Lousã
Nesta actividade será necessário percorrer a pé os locais mais recônditos da serra, observando os trilhos, as marcações territoriais e os dejectos destes cervídeos, sempre fazendo o menor barulho possível para não afugentar estes magníficos animais.
Ponto de encontro: 7h30 da manhã na Câmara Municipal da Lousã.

Duração: 3 horas.
Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água e calçado apropriado (botas caminhada).
Preço por pessoa: 7,50euros**
Dificuldade: Baixa

*Para os sócios da Lousitânea estas actividades são gratuitas
** Para sócios da Lousitânea estas actividades têm um desconto de 10%.
O valor das actividades reverte como donativo à Lousitânea e permitirá cobrir os custos relacionados com a reflorestação autóctone da Serra da Lousã.


As inscrições poderão ser feitas através:
Tel/fax: 235 77 86 44
Tlm: 96 642 36 77 (Sandra)
E-mail: lousitânea@sapo.pt
http://lousitanea.no.sapo.pt/

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã é uma associação de conservação da natureza e de valorização do património e cultura da Serra da Lousã.
Organizamos diversas iniciativas relacionados com a temática do repovoamento arbóreo e arbustivo autóctone da Serra da Lousã e combate às espécies infestantes, tendo como base logística o viveiro de espécies autóctones de Vila Nova do Ceira, que se encontra actualmente a reproduzir espécies como o Azereiro, o azevinho, o carvalho, o folhado, o loureiro, o sobreiro e o teixo. Estes eventos têm como objectivo: combater espécies infestantes; apanhar sementes; transplantar espécies; estimular a interpretação ambiental; plantar árvores."


In blogue: http://lousitanea.no.sapo.pt/

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Projecto Mão a Mão - Leilão de Maio 2007

O leilão do mês de Maio já está a funcionar no site: www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Até ao próximo dia 31 de Maio poderão licitar qualquer um dos 47 artigos expostos, colocando um comentário no artigo desejado e deixando sempre um contacto.
A instituição que beneficiará deste leilão é a ASTA - Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, pertencente ao distrito da Guarda.
Boas Licitações!

www.mao-a-mao.blogspot.com
www.mao-a-mao-leilao.blogspot.com
Para informações ou sugestões: mao-a-mao@hotmail.com

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Cooperativa Capuchinhas - a arte tradicional de tecer no tear o linho e o burel

Capuchinhas, CRL
Campo Benfeito
3600- 371 Gosende - Castro Daire
Telf./Fax: 254 689 160
E-mail: capuchinhas@clix.pt
http://capuchinhas.blogspot.com

"Numa antiga escola à porta da aldeia de Campo Benfeito, estas mulheres rodeadas de teares, linho e burel criam peças únicas e singulares, conhecidas e vendidas em todo o país.
Peças delicadas como só o linho pode ser e robustas como só o burel se pode sentir!
A Cooperativa Capuchinhas CRL dedica–se a manter viva a arte tradicional de tecer no tear o linho e o burel. Dia após dia têm nas suas mãos a responsabilidade de criar roupa original, elegante, sofisticada e acima de tudo com a identidade do meio que as envolve: a serra, os sonhos, o cheiro e as cores.
Todas as peças de vestuário são originais, desenhadas exclusivamente para as Capuchinhas pela estilista Paula Caria."

In blogue: http://capuchinhas.blogspot.com/

terça-feira, 8 de maio de 2007

Abate das Árvores do Campo Pequeno - IV

Porque não devemos ficar, mais uma vez, em silêncio!
A Cidadania LX tomou a iniciativa e lançaram a petição:

Lisboa tem de ser ressarcida pelo abate das árvores no Campo Pequeno!

É a nossa vez de mostrar que, juntos, podemos fazer a diferença.
Assine e divulgue.
Obrigado.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Abate das Árvores do Campo Pequeno - III

Mais uma vez, foram poucas as vozes que se levantaram contra a vergonha que decorre no Campo Pequeno. Deveriam ser muitas, pelo menos as de todos os lisboetas! E nem os apelos feitos foram suficientes para terminar o abate das quase centenárias árvores em redor da Praça do Campo Pequeno.
Não haja ilusões, das iniciais 54 para abate, o número não mais parou de crescer!
Há muito que Lisboa começou a perder o seu Património Verde (e todo o património em geral!) e parece que poucos são os que realmente sente e tentam fazer algo. Ninguém compreende que nenhuma cidade resiste só com o cimento. Ainda não existem florestas de cimento saudáveis para os homens!
Esta Cidade tornou-se o espelho dos que a governam/desgovernam. Não existem mais razões para continuar a acreditar numa entidade - C.Municipal de Lisboa - que unicamente destrói o que de mais valioso existe para a sobrevivência de quem aqui vive.
Muitas dessas árvores têm (tinham) setenta e tal anos (algumas talvez mais) e mereceram este estranho veredicto por razões fitossanitárias (alegando doenças e perigo de queda) apesar de não existirem estudos nem relatórios de especialistas (mas daqueles a sério!), mesmo que vários grupos e habitantes de Lisboa os tenham solicitado.
Sejamos realistas, as árvores só dão dinheiro depois de abatidas! E perguntamos de onde vêm as árvores novas? E o dinheiro para pagar a «reabilitação»?
Podeis dizer que isso são patetices de alguns verdes fundamentalistas ou então de quem não tem nada que fazer... mas não são (e são demasiadas as vozes que se tem insurgido contra nós!). São pessoas responsáveis, sensíveis, que aprenderam a respeitar os outros e a Terra que os sustenta. São pessoas que desejam mostrar aos filhos/netos/sobrinhos que existe um futuro possível sem ser dentro de um Centro Comercial ou Estádio de Futebol.
Lisboa ficou mais triste, mais pobre e a maioria dos lisboetas ficaram impávidos perante este atentado sendo, por isso mesmo, também responsáveis por ele (não existem desculpas pela falta de tempo, do lixo que as árvores faziam com as suas folhas, da falta de estacionamento, da falta de sol, da falta de vista, da falta do raio que os parta!).
São os habitantes que fazem o local, é o povo que faz um país. E este é o país que temos porque assim o fizemos/quisemos! E quem levantar a voz contra, cairá em desgraça.
Estamos todos a dormir, enquanto as ratazanas se banqueiam com o melhor e aconchegam os seus. E mentem descaradamente.
Só falo de Lisboa, porque este episódio marcou-me profundamente por conhecer bem a zona e essas árvores, mas são tantos os casos pelo país inteiro...
Revolta pela mentira, revolta pela passividade, revolta pela ignorância, revolta pela desonestidade, revolta pela hipocrisia, revolta, revolta!
Mas não pensem que acabou, segue para breve a destruição do Jardim Botânico de Lisboa e diminuição (senão a total eliminação) do espaço de Monsanto por pressão imobiliária.... Dinheiro, dinheiro, dinheiro... E muitos Antónios Prôas também!
E quantos de nós se preocupa realmente? Quem?

Desabafo de uma lisboeta emprestada mas de coração,
Maria Sousa

1 - Mais um pequeno texto para meditar em:
http://carmoeatrindade.blogspot.com/2007/05/enquanto-o-pano-cai-mente-se-descarada.html
2 - Alguns dos corajosos que não se calam nem desistem:
http://cidadanialx.blogspot.com/ ;
http://cheirar.blogspot.com/
e muitos mais reunidos no blogue: http://cheirar.blogspot.com/2007/05/vozes.html

domingo, 6 de maio de 2007

Esta semana só consigo pensar nas árvores que estão caídas no Campo Pequeno... não existe muita alegria em ver - passei por lá no sábado - e saber que as que restam vão tombar a partir de amanhã...
É uma sensação de enorme impotência e revolta, muita revolta.

Bolo de Cenoura e Nozes

Ingredientes
250 g de cenouras
4 ovos (à temperatura ambiente)
230 g de açúcar (utilizei amarelo)
1 dl de óleo (de girassol ou milho por ser mais suave)
2 colheres de sopa de canela
350 g de farinha de trigo com fermento
Nozes moídas (aprox. 100 g)
Preparação
"1. Cozer as cenouras descascadas e reduzir a puré.
2. Bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado (10 minutos).
3. Juntar o óleo em fio, o puré de cenoura e a canela, batendo.
4. Adicionar a farinha (peneirada pelo passador para não ganhar grumos) misturando com uma colher de pau e sem bater. Juntar as nozes (polvilhadas com farinha para incorporarem bem na massa e não ficarem no fundo devido ao peso).
5. Bater as claras em castelo.
6. Adicionar as claras em castelo (envolvendo cuidadosamente com uma colher de pau).
7. Colocar a massa em forma untada com margarina, polvilhada com farinha e forrada com papel vegetal.
8. Cozer em forno pré-aquecido a 180º-190ºC, mais ou menos 50 minutos, mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
9. Desenformar depois de frio e se quiser pode decorar a superfície do bolo polvilhando com açúcar em pó."
Este bolo é delicioso e fica muito fofinho.
Mais uma receita retirada do excelente blogue da Laranja com Canela (com ligeiras rectificações) e de quem sou fã incondicional!
Obrigado!

In blog: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/
As surpresas da semana

1 - Não é fácil ficar/resistir e continuar a acreditar neste país... Estas palavras não saem da nossa cabeça: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/05/pirem-se-enquanto-podem.html

2 - Uma exposição de João Vaz de Carvalho a não perder na Galeria Trema, ver mais informações em: http://sitiodapoesia.blogspot.com/2007/04/exposio-de-joo-vaz-de-carvalho.html

3 - Os bonitos ganchos da Ana para ver em: http://ana-coisasdaana.blogspot.com/

4 - Um magnífico poema no blogue da Aldina em: http://www.aldinaduarte.com/blog/?p=1156#respond

5 - Outra exposição a não perder: A Arte de Maria Keil - Auditório Municipal Augusto Cabrita (5 de Maio a 31 de Julho de 2007), mais informações em: http://ilustrar-em-portugal.blogspot.com/2007/04/retrospectiva-de-maria-keil-no-barreiro.html

6 - A Madame Trapo descobriu no seu jardim as deslumbrantes Bugs Friends: http://madametrapo.blogspot.com/2007/04/bug-friends.html

7 - A lojinha do Refúgio das Patinhas tem coisas bonitas para comprar. O valor da venda das peças reverte integralmente para o Refúgio ajudar os animais abandonados que vai recolhendo e cuidando até que consigam ser adoptados, por isso nunca é demais ajudar este precioso trabalho em: http://lojadorefugio.greatestjournal.com/

8 - Lindos, lindos e para pendurar! A Helena continua a supreender. Para ver em: http://www.flickr.com/photos/zai-zai/473366840/

9 - A Sandra cria peças especialmente belas, para ver em: http://pedranitas.blogspot.com/

10 - Pelo blogue da Saloia ficamos a saber que existe um site sobre as bonitas e singelas bonecas/bonecos de antigamente no site da Escola Superior de Educação de Setúbal

11 - Uma ideia original e muito simples: elásticos para sabermos qual o nosso copo nas festas! Para ver e utilizar a ideia em: http://coisasdanet-enaoso.blogspot.com/2007/05/elsticos.html