sexta-feira, 11 de maio de 2007

Lousitânea - Liga dos Amigos da Serra da Lousã
Actividades em Maio 2007

13 de Maio 2007
Ribeira da Pena – Um santuário natural
"Caminhada de intervenção e interpretação ambiental, ao longo da ribeira da Pena, um dos ecossistemas mais bem preservados e por isso mais ricos em termos de biodiversidade de toda a serra da Lousã! A linha de água serpenteia por locais de difícil acesso, que contribuíram para a tornar um santuário natural de espantosa magnificência.
Ao longo do percurso habitam espécies de fauna e flora únicas, como a rã ibérica, a salamandra-lusitanica, a lontra, o azevinho e o azereiro.
No entanto existem diversos exemplares de espécies invasoras, nomeadamente a Acácia dealbata (Mimosa), que urge eliminar, pois põem em risco o equilíbrio ecológico de todo o ecossistema.
Ponto de encontro: 9h30 na aldeia do Esporão, junto à bomba de gasolina

Duração: 6 horas.
Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água e calçado apropriado (botas caminhada), pelo sim pelo não uma muda de roupa para o final.
Preço por pessoa: 2,5euros*
Dificuldade: Média/Alta

27 de Maio 2007
Observação de Veados na Serra da Lousã
Caminhada de observação de veados na Serra da Lousã
Nesta actividade será necessário percorrer a pé os locais mais recônditos da serra, observando os trilhos, as marcações territoriais e os dejectos destes cervídeos, sempre fazendo o menor barulho possível para não afugentar estes magníficos animais.
Ponto de encontro: 7h30 da manhã na Câmara Municipal da Lousã.

Duração: 3 horas.
Material que os participantes devem trazer: roupa leve e confortável, agasalho e impermeável (caso de chuva), reforço alimentar, água e calçado apropriado (botas caminhada).
Preço por pessoa: 7,50euros**
Dificuldade: Baixa

*Para os sócios da Lousitânea estas actividades são gratuitas
** Para sócios da Lousitânea estas actividades têm um desconto de 10%.
O valor das actividades reverte como donativo à Lousitânea e permitirá cobrir os custos relacionados com a reflorestação autóctone da Serra da Lousã.


As inscrições poderão ser feitas através:
Tel/fax: 235 77 86 44
Tlm: 96 642 36 77 (Sandra)
E-mail: lousitânea@sapo.pt
http://lousitanea.no.sapo.pt/

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã é uma associação de conservação da natureza e de valorização do património e cultura da Serra da Lousã.
Organizamos diversas iniciativas relacionados com a temática do repovoamento arbóreo e arbustivo autóctone da Serra da Lousã e combate às espécies infestantes, tendo como base logística o viveiro de espécies autóctones de Vila Nova do Ceira, que se encontra actualmente a reproduzir espécies como o Azereiro, o azevinho, o carvalho, o folhado, o loureiro, o sobreiro e o teixo. Estes eventos têm como objectivo: combater espécies infestantes; apanhar sementes; transplantar espécies; estimular a interpretação ambiental; plantar árvores."


In blogue: http://lousitanea.no.sapo.pt/

Sem comentários: