segunda-feira, 7 de maio de 2007

Abate das Árvores do Campo Pequeno - III

Mais uma vez, foram poucas as vozes que se levantaram contra a vergonha que decorre no Campo Pequeno. Deveriam ser muitas, pelo menos as de todos os lisboetas! E nem os apelos feitos foram suficientes para terminar o abate das quase centenárias árvores em redor da Praça do Campo Pequeno.
Não haja ilusões, das iniciais 54 para abate, o número não mais parou de crescer!
Há muito que Lisboa começou a perder o seu Património Verde (e todo o património em geral!) e parece que poucos são os que realmente sente e tentam fazer algo. Ninguém compreende que nenhuma cidade resiste só com o cimento. Ainda não existem florestas de cimento saudáveis para os homens!
Esta Cidade tornou-se o espelho dos que a governam/desgovernam. Não existem mais razões para continuar a acreditar numa entidade - C.Municipal de Lisboa - que unicamente destrói o que de mais valioso existe para a sobrevivência de quem aqui vive.
Muitas dessas árvores têm (tinham) setenta e tal anos (algumas talvez mais) e mereceram este estranho veredicto por razões fitossanitárias (alegando doenças e perigo de queda) apesar de não existirem estudos nem relatórios de especialistas (mas daqueles a sério!), mesmo que vários grupos e habitantes de Lisboa os tenham solicitado.
Sejamos realistas, as árvores só dão dinheiro depois de abatidas! E perguntamos de onde vêm as árvores novas? E o dinheiro para pagar a «reabilitação»?
Podeis dizer que isso são patetices de alguns verdes fundamentalistas ou então de quem não tem nada que fazer... mas não são (e são demasiadas as vozes que se tem insurgido contra nós!). São pessoas responsáveis, sensíveis, que aprenderam a respeitar os outros e a Terra que os sustenta. São pessoas que desejam mostrar aos filhos/netos/sobrinhos que existe um futuro possível sem ser dentro de um Centro Comercial ou Estádio de Futebol.
Lisboa ficou mais triste, mais pobre e a maioria dos lisboetas ficaram impávidos perante este atentado sendo, por isso mesmo, também responsáveis por ele (não existem desculpas pela falta de tempo, do lixo que as árvores faziam com as suas folhas, da falta de estacionamento, da falta de sol, da falta de vista, da falta do raio que os parta!).
São os habitantes que fazem o local, é o povo que faz um país. E este é o país que temos porque assim o fizemos/quisemos! E quem levantar a voz contra, cairá em desgraça.
Estamos todos a dormir, enquanto as ratazanas se banqueiam com o melhor e aconchegam os seus. E mentem descaradamente.
Só falo de Lisboa, porque este episódio marcou-me profundamente por conhecer bem a zona e essas árvores, mas são tantos os casos pelo país inteiro...
Revolta pela mentira, revolta pela passividade, revolta pela ignorância, revolta pela desonestidade, revolta pela hipocrisia, revolta, revolta!
Mas não pensem que acabou, segue para breve a destruição do Jardim Botânico de Lisboa e diminuição (senão a total eliminação) do espaço de Monsanto por pressão imobiliária.... Dinheiro, dinheiro, dinheiro... E muitos Antónios Prôas também!
E quantos de nós se preocupa realmente? Quem?

Desabafo de uma lisboeta emprestada mas de coração,
Maria Sousa

1 - Mais um pequeno texto para meditar em:
http://carmoeatrindade.blogspot.com/2007/05/enquanto-o-pano-cai-mente-se-descarada.html
2 - Alguns dos corajosos que não se calam nem desistem:
http://cidadanialx.blogspot.com/ ;
http://cheirar.blogspot.com/
e muitos mais reunidos no blogue: http://cheirar.blogspot.com/2007/05/vozes.html

4 comentários:

Ecojóias disse...

Olá Maria,

Deixei-lhe um desafio no meu blog, espero que não se importe.
Vá lá espreitar.
Beijinhos

Lídia

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Maria,

Já assinei e divulguei na "Sombra..." a petição...obrigado pelo "toque" acerca da mesma.

Kalinka disse...

Já assinei a petição, mas infelizmente somos uma gota num oceano...

Numa semana em que por razões muito tristes tanto se ouve falar do Algarve, na televisão e nas rádios...apeteceu-me recordar as minhas mini-férias de sossego e muita Paz, no passado mês de Março, no Algarve.
A »Natureza» foi minha companheira constante, juntamente com a sua Beleza admirável.
Estive em lugares magníficos e, utilizei pela 1ª vez a forma de pagamento de ChequeHotel.
Aproveitei para fazer uns passeios por perto e, podem apreciar fabulosas imagens da Praia de D.Ana.

Beijos e abraços.

Maria Lua disse...

Obrigada Lídia, brevemente farei o desafio.

Obrigado eu, Pedro.

Kalinka, mas mesmo uma gota poderá fazer a diferença. Obrigado pela visita.