sábado, 28 de novembro de 2009

As surpresas da semana

1 - Mais um dia triste para Lisboa...

2 - Portugal está entre os melhores da Europa na colheita e no transplante de órgãos. Nos últimos três anos, o país registou avanços notáveis ao nível da colheita e hoje é apontado como "uma história única de sucesso".

3 - Passatempo: ganha uma experiência única pelo país. 4 Grupos hoteleiros uniram-se para criar um roteiro de charme no nosso país, numa verdadeira tentativa de escape à rotina. Os Grupos Aquapura, Lágrimas, Heritage e Memmo Hotéis em colaboração com a Tours for You e ARTEH®.

4 - Rã-tomate reproduz-se com sucesso no Jardim Zoológico.

5 - Passatempo: Idade do Gelo 3. Ganha dvds, carteiras e relógios da Idade do Gelo 3 (até 3 de Dezembro 2009).

6 - O reencontro do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles com o jardim do Castelo de São Jorge, em Lisboa.

7 - Happy Thanksgiving from Green Hill Music: free music sampler.

8 - A loja abriu há pouco tempo e ela só quer espalhar a notícia e a alegria. Precisam de roupa? Venham buscar. É grátis. É dado.

9 - Decoração: especial Natal da Casa D´Art.

10 - Passatempo terapia para casais: a FOX Life dá-te a oportunidade de ganhar umas férias de sonho. Viaja até à Ilha de Oahu, na Polinésia, com estadia no Royal Hawaiian Hotel e um cruzeiro ao pôr-do-sol em pleno Pacífico.

11 - A Câmara de Sintra vai promover nas Igrejas Paroquiais do concelho os "Concertos de Natal", de 14 de Novembro a 13 de Dezembro, sempre às 16h00. Esta iniciativa, com entrada gratuita, é já um dos símbolos das celebrações natalícias do concelho.

12 - Idosos desaparecidos representam metade dos casos estudados pela antropóloga forense.

13 - Cantar o Natal 2009 - Coimbra, de 21 de Novembro a 13 de Dezembro 2009.

14 - Passatempo Saber Viver/Miss Sixty: habilite-se a ganhar perfumes Rock Muse (até 20 Dezembro 2009).

15 - Aquecimento global ajuda Europa a emitir menos CO2.

16 - No Lugar da Árvore. No Lugar do Ouvido.

17 - Responda ao inquérito e ganhe automaticamente assinaturas da revista Jardins.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Óbidos Vila Natal 2009
28 Novembro 2009 a 3 de Janeiro 2010

Município de Óbidos
Telf.: 262 955 500
Email: gcomunicacao@cm-obidos.pt
www.obidosvilanatal.pt

Preço das entradas.

"O Óbidos Vila Natal 2009/2010 vai, este ano, apostar nos grandes espectáculos e na magia que só o Natal pode trazer. Este ano, o evento promete encantar famílias inteiras, de 28 de Novembro a 3 de Janeiro de 2010.
Um grande Musical de Natal, Espectáculos de Magia para Crianças, O Mistério das Prendas (Teatro Infantil), Ópera dos Brinquedos – Teatro musical infantil, e A Revolta dos Brinquedos – Espectáculo de Dança (infanto-juvenil) serão os ingredientes principais para Óbidos Vila Natal.
No entanto, a magia não fica por aqui. A Cerca do Castelo serve ainda de palco para diversos espaços que convidam crianças e adultos a viver experiências mágicas. É possível patinar nas Pistas de Gelo, escorregar nas Rampas de Trenós e Esquis, dar voltinhas no carrossel e muitos saltos nos insufláveis, executar muitas actividades nas Oficinas de Natal, entre outros divertimentos… sem esquecer o Presépio e Casa do Pai Natal!
Óbidos Vila Natal é mágico
Este ano, ainda como novidade, há o bilhete de família e preços especiais para grupos empresariais."

In Óbidos Vila Natal

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação
30 de Novembro 2009, 21h30

Grande Auditório Culturgest
Fundação Caixa Geral de Depósitos
Edifício Sede da CGD
Rua Arco do Cego, Piso 1
1000-300 Lisboa
Informações: 21 790 51 55 e culturgest.bilheteira@cgd.pt
Classificação: M/12
Entrada Gratuita - Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa
.

"O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 33ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho.
Para além das secções não competitivas, tem duas secções competitivas principais. A Secção Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens, Médias-metragens, Longas-metragens, Primeiro Filme ou Filme de Estudos, Séries, Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio / Prémio FNAC, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português.
O Cinanima atribui prémios relativos a cada categoria, e vários outros como, por exemplo, o Grande Prémio Cinanima 2009 para o melhor filme do Festival, o Prémio Especial do Júri ou o Prémio José Abel.
À semelhança do que vem acontecendo desde há uns anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao Cinanima projectando uma selecção de filmes premiados feita pela organização do Festival."

In Newsletter Culturgest - 24.11.2009
Festa dos Livros da Gulbenkian
26 Novembro a 23 Dezembro 2009
Todos os dias das 10h00 às 20h00
Loja do Museu Gulbenkian e Livraria da Sede

www.gulbenkian.pt

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Castelo de Milfontes: Imóvel de Interesse Público com 400 anos está à venda

"O Forte de São Clemente, mais conhecido como Castelo de Milfontes, no concelho de Odemira, um edifício classificado como Imóvel de Interesse Público, que "protege" há mais de 400 anos a foz do Rio Mira, está à venda.
Comprado em 1903 em hasta pública, quando "o Estado precisava de dinheiro" e o edifício deixou de ter uma "função militar", segundo explica o historiador local António Quaresma, o Castelo de Milfontes, depois de passar por vários proprietários, está de novo à venda.
Em declarações à Agência Lusa, António Quaresma defende que esta é uma oportunidade para a única fortificação do género no concelho de Odemira regressar para a tutela do Estado e se tornar "um edifício aberto ao público", com "funções culturais" e eventualmente "comerciais".
"Como propriedade privada, vai continuar como um edifício fechado ao público, que poderá ser usufruído por meia dúzia de pessoas", argumenta, destacando que o edifício foi construído em 1602, a mando da realeza, para proteger a região de ataques "de corsários" e "de Inglaterra".
A entrada do Castelo remete qualquer visitante para outros tempos: o acesso à porta principal do edifício é feito por uma ponte levadiça, agora permanentemente deitada, que passa por cima de um antigo fosso, transformado num jardim verde, a partir de onde heras trepam as paredes.
Após ser alvo de obras de recuperação por D. Luís de Castro e Almeida, que adquiriu o imóvel em 1939, o Castelo serviu de residência, mas também de "casa de hóspedes", actividade que manteve até há pouco tempo.
O actual proprietário, que prefere não revelar a sua identidade, revela à Lusa ter decidido há alguns meses vendê-lo, quando verificou já não reunir condições para manter a "casa de hóspedes", tendo confirmado a visita de alguns interessados, "sobretudo portugueses".
Admitindo a possibilidade de venda ao Estado, o proprietário vê o Castelo "uma casa", e considera difícil a "transformação" necessária para que "tenha interesse público", mostrando preferência em "manter o espírito da casa".
António Quaresma reconhece a "importância" da intervenção privada na conservação do edifício, apesar de "obras destinadas a torná-lo mais habitável", que lhe "conferiram um aspecto um pouco diferente", mas insiste: "o caminho a tomar agora é de novo torná-lo um edifício público".
O especialista, destacando a "preservação do Forte em termos arquitectónicos", defende a actuação, como entidade pública, da Câmara de Odemira.
Contactado pela Lusa, o vereador da Cultura, Helder Guerreiro, confirmou ter conhecimento da situação do imóvel, remetendo eventuais esclarecimentos para o presidente da autarquia, que não foi possível contactar em tempo útil.
Construído na margem direita do Rio Mira, o Forte tem uma vista privilegiada sobre a foz, o que lhe permitiu, em tempos, proteger Vila Nova de Milfontes, localidade que hoje é dos pontos mais visitados do Litoral Alentejano durante o Verão.
O Castelo de Milfontes, alvo frequente das objectivas dos turistas, que geralmente não ousam atravessar o portão fechado, pode ser encontrado à venda, entre várias "casas de luxo", no site da imobiliária Sotheby's International Realty."

In Jornal Público

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Telefone da Esperança
Linha gratuita 222 030 707


"Este é o nome da linha telefónica de apoio a quem vive triste e em situações de crise. A funcionar há já quase um ano, a linha gratuita 222 030 707 tem por objectivo ouvir e aconselhar quem mais necessita. Durante sete dias por semana, entre as 20h00 e as 23h00, vários voluntários prestam ajuda a pessoas que sofrem de solidão, incomunicabilidade e depressão.
Em todo o país, existem 24 centros de atendimento telefónico, cujas equipas de voluntários tiveram de passar por uma formação exigente de 150 horas. A Assertividade e Relações Humanas, Autonomia Afectiva, Aprender e Viver com a Doença, Separação Afectiva e Conviver com o Luto foram alguns dos temas debatidos nos vários cursos e workshops nos quais participaram.
Da avaliação feita a esta experiência, conclui-se que 66,7 por cento das chamadas telefónicas provêm de quem tem uma grande necessidade de falar com alguém e desabafar. Situação que justifica o lema desta actividade: “Escutar é talvez o mais belo presente que podemos dar a alguém”.

In Máxima

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Diospiro

"O diospiro é um fruto típico do Outono e rico em hidratos de carbono. Além disso, tem um elevado teor de vitamina A.
O diospiro é o fruto das árvores do género Diospyros e é originário da China. O seu cultivo é mais propício em zonas temperadas. A coloração pode apresentar-se desde amarelo - alaranjado até um laranja escuro. Dependendo da espécie, o seu tamanho varia entre 1,5 e 9 cm de diâmetro. Normalmente, o pedúnculo (o “caule”) e o cálice do diospiro formam uma espécie de capuz e permanecem acoplados ao fruto depois da colheita, sendo facilmente removidos quando o fruto amadurece.
Habitualmente, o diospiro tem um elevado conteúdo de taninos, o que faz com que os frutos não amadurecidos sejam adstringentes e com sabor amargo. Ainda assim, existem variedades com baixos teores de taninos, denominados não - adstringentes.

Informação nutricional
O diospiro é constituído principalmente por água, tal como a maioria das frutas. É rico em hidratos de carbono, sobretudo frutose, o que determina o seu valor energético moderado e o sabor doce. Tem quantidades moderadas de fibra solúvel, denominada pectina, de carotenos (pro-vitamina A) e de potássio.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível) - Diospiro

Energia (kcal) - 58
Água (g) - 82,6
Proteína (g) - 0,6
Gordura (g) - 0
Hidratos de carbono (g) - 14,8
Fibra (g) - 1,5
Caroteno (μg) - 177
Potássio (mg) - 228

μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.
Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 94-95

Vantagens e desvantagens
Devido ao seu elevado teor de hidratos de carbono, principalmente daqueles com absorção rápida, o consumo de diospiro deverá ser moderado pelo aporte energético e pelas alterações de glicemia (nível de açúcar no sangue) que podem provocar.
Quando a pectina, uma fibra solúvel encontrada nas frutas, chega ao intestino sofre um processo de fermentação que liberta ácidos gordos de cadeia curta. Estes são responsáveis pelos efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no controlo da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue, ajuda no processo inflamatório na parede do intestino e promove uma flora intestinal mais saudável.
O potássio é importante para a tensão arterial, para o equilíbrio dos fluídos do corpo e para a contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
Os carotenos são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

Como comprar e conservar
Escolha diospiros que ainda conservem o pedúnculo e o cálice. Manipule com cuidado porque tem uma pele muito sensível a danos físicos. Poderá optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, visto que o processo de amadurecimento é rápido e pode ainda ser acelerado se for colocado junto de outras frutas, como a banana. Evite os danos na pele e o amadurecimento excessivo porque nessa altura a pele tende a quebrar-se e poderão desenvolver-se assim bolores na superfície."

In site Nestlé BemEstar

domingo, 22 de novembro de 2009

As imagens da semana

Fomos ver a Exposição Obras de Referência dos Museus da Madeira - 500 Anos de História de um Arquipélago, na Galeria do Rei D. Luís I - Palácio Nacional da Ajuda.
Está bem concebida em termos de espaço e peças (com algumas obras magníficas!), mas com pouca iluminação (nomeadamente, nas telas de pintura e placas informativas) e com o preço do bilhete de entrada - 4 euros - elevado. Razão pela qual, temos a Galeria com pouco público e demasiados seguranças...
A Cultura em Portugal deveria descer do seu "patamar" de nobreza e tornar-se simples e acessível para todos, ou perderemos uma população inteira para o futebol, a televisão e outras distracções de carácter mais simplista...
Boa semana!