sábado, 30 de maio de 2009

As surpresas da semana

1 - Programa de Voluntariado Natura Observa 2009 (1 Julho a 30 Setembro 2009) Inscrições de 4 de Maio até 30 de Junho, participantes dos 16 aos 30 anos e oferta de uma bolsa diária no valor de 12 euros.

2 - Um Casal de Falcões a Nidificar em Lisboa.

3 - Museu Regional do Algarve reabriu ontem.

4 - Passatempo Mayra Andrade: responda a uma pergunta e ganhe convites duplos para assistir ao espectáculo de Mayra Andrade no dia 7 de Junho, pelas 21h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa (até 4 de Junho 2009).

5 - Conheça o peso da fruta: a fruta é uma excelente aliada do Verão. Sabe porquê? Porque não engorda!

6 - Kerry-Ann Hindley: uma Mulher de Coragem!

7 - Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras de Portugal: se deseja receber um exemplar impresso, contacte-nos: invader@ci.uc.pt.

8 - A Casa do Chocolate no centro comercial Dolce Vita Tejo é uma loja da fábrica Arcádia, nascida no Porto em 1933.

9 - Já ouviu falar dos benefícios do leite de burra? Se não ouviu, então leia com atenção: por um lado, o seu consumo tem sido associado a casos raros de longevidade.

10 - Vários passatempos da Estrelas & Ouriços para crianças e adultos!

11 - Um blogue muito aromático para visitar: Aromas Ibéricos.

12 - A RTP disponibilizou no Youtube a versão integral do documentário sobre a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, produzido para a série “Grandes Livros”, inserida, neste momento, na programação da RTP2. O documentário foi exibido no dia 24 de Abril.

13 - Passatempo Longines Roland Garros: a Longines está a oferecer uma viagem para dois a Paris, bem como vários relógios Longines Admiral. Além da viagem, o vencedor ganha um Longines Admiral Chronograph e a viagem é para o Roland Garros de 2010 (com estadia de luxo). Jogas uma série de jogos de perícia e memória (até 7 Junho 2009).

14 - A Westrags® é uma loja de roupa e acessórios on-line, com modelos femininos e masculinos variados, que se destaca por várias razões: para além de ser uma loja portuguesa, os preços são mesmo acessíveis, os modelos são bastante interessantes e são várias as formas de pagamento admissíveis.

15 - Apesar de já ter passado algum tempo sobre o post, o comentário do PedroZog só veio demonstrar que não sou a única a pensar o mesmo da situação do Jardim Botânico e Museu, e restante espaço envolvente.

16 - Passatempo Saber Viver/Oriflame: ganhe champôs e amaciadores antioxidantes da gama Oriflame Nature Grapes & Echinacea (até 17 Junho 2009).

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nebulosa Cabeça de Cavalo

clique na imagem para ampliar

"Um dos elementos astronómicos mais familiares é a Nebulosa Cabeça de Cavalo, situada na constelação de Orion, a cerca de 1500 anos-luz de distância."

Fonte: Astronomy.com

Lisboa: Cascata Pirotécnica na Ponte 25 de Abril
30 de Maio 2009, às 22h15


"Tal como no ano passado, Lisboa poderá assistir a uma das maiores cascatas pirotécnicas do mundo no próximo dia 30, a partir das 22h15: a ponte 25 de Abril é a base de lançamento deste espectáculo luminoso que pretende relembrar que falta só um ano para mais um Rock in Rio Lisboa.
Números: 2 mil metros de extensão, 80 metros de altura, 5 mil peças pirotécnicas. O "show" de fogo sobre o Tejo é assinado pelo Grupo Luso Pirotecnia."

In site Fugas

"Maior cascata pirotécnica - Com 2.000 metros de extensão, 80 metros de altura, 5.000 peças pirotécnicas e mais de 40 dias de trabalho, o Grupo Luso Pirotecnia volta com a cascata pirotécnica na Ponte 25 de Abril, no próximo dia 30 de Maio, às 22h15."

In site Grupo Luso Pirotecnia

quinta-feira, 28 de maio de 2009

1 de Junho - Dia Mundial da Criança
http://www.cp.pt

"Aproveite o convite da CP e venha comemorar este dia especial com as suas crianças.
Não se esqueça: crianças até aos 12 anos, acompanhadas por um adulto não pagam e ainda podem brincar ao faz-de-conta nos comboios Urbanos de Lisboa e Porto."

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Promoção Skip Pequeno & Poderoso
Até 15 Junho 2009 (ou stock esgotar)
www.radiopopular.pt

clique na imagem para ampliar

"Bom, esta promoção está no Forum a algum tempo, mas é tão boa que quero partilhar com vocês aqui mesmo no Blog. Um agradecimento especial a Vanessa Casais e ao ddascaldas.
Então, a promoção é tão simples quanto isto faz-se uma compra numa qualquer Rádio Popular > levam-se embalagens de detergente líquido vazias > e por cada compra e cada embalagem vazia > oferta de 1 Skip Pequeno & Poderoso.
Ora bem, então vamos à Rádio Popular comprar uma ficha que custa 1 euro, e leva-se um detergente que custa 7,29 euros...
Agora a melhor parte, chegamos a casa despejamos o skip para um garrafão e vamos lá e trocamos novamente por digamos 1 euro de mais uma ficha que compramos."
Animais de estimação podem diminuir o risco de alergia das crianças

"Crianças que crescem numa casa com dois ou mais cães ou gatos durante o primeiro ano de vida, parecem ter menos propensão para desenvolver doenças alérgicas, quando comparadas com crianças que crescem sem animais de estimação, segundo um estudo de 28 de Agosto publicado no Journal of the American Medical Association. O estudo foi apoiado pelo Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas (National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)) e pelo Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental (National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS)).
A grande descoberta aqui é que a elevada exposição a animais de estimação, desde cedo, parece proteger não apenas contra alergias provocadas por animais, mas também contra outros tipos de alergias, tais como ácaros, pólens, e erva”, diz Marshall Plaut, M.D, chefe da secção de fenómenos alérgicos no NIAID. Outros estudos atribuem um efeito protector à exposição de animais quanto a sintomas de asma e alergias, mas basicamente olham apenas para o facto da exposição a animais reduzir as alergias aos próprios animais. As novas descobertas mudaram a forma como os cientistas consideram a exposição a animais, sendo que agora têm de procurar explicar como é que esta exposição causa uma alteração geral do sistema imunitário face à resposta alérgica.
Neste artigo, o autor principal Deniss R. Ownby, M.D do Colégio de Medicina de Georgia e colegas, sugerem que as bactérias existentes nos animais podem ser responsáveis por suprimir a resposta alérgica do sistema imunitário. Estas bactérias libertam moléculas denominadas endotoxinas, e crê-se que estas endotoxinas alteram o desenvolvimento do sistema imunitário na resposta às alergias através de uma classe de linfócitos denominados de células Th-2, que estão associadas às reacções alérgicas. Em vez disso, as endotoxinas podem estimular o sistema imunitário a activar as células Th-1 que podem bloquear as reacções alérgicas.
Os investigadores seguiram 474 crianças desde o nascimento até aos 6 ou 7 anos de idade. Quando as crianças atingiam o ano de idade, os investigadores contactavam os pais para saber quantos animais de estimação tinham em casa. Quando as crianças tinham 2 anos de idade, os investigadores mediam o nível de ácaros alergénicos que existia nos seus quartos. Quando as crianças tinham 6 ou 7 anos, os investigadores testavam os seus anticorpos alérgicos a alergias comuns, através de duas abordagens – testes de pele (skin prick – consiste na introdução de elementos que podem provocar alergias, e observar a reacção) e de sangue.
Depois de ajustar os níveis, por exemplo, de ácaros, pais fumadores e a existência de cães ou gatos, os investigadores descobriram que as crianças expostas a um ou mais cães e gatos durante o primeiro ano de vida tinham, em média, 66 a 77 por cento menos probabilidade de ter quaisquer anticorpos alérgicos a alergias comuns, quando comparadas com crianças expostas apenas a um ou nenhum animal, durante o primeiro ano de vida.
As nossas descobertas sugerem uma área de investigação com muitas possibilidades, que podem dar frutos na próxima década” diz o Dr. Ownby. “Se pudéssemos descobrir exactamente o que existe nos animais ou nas bactérias que comportam, que previne a resposta alérgica, os cientistas talvez possam desenvolver novas terapias para alergias, baseadas nesse conhecimento”.
NIAID é um componente do Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health (NIH)). NIAID apoia bases e aplica a investigação para a prevenção, diagnostico e trata doenças infecciosas e imunitárias, incluindo o vírus do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, de potenciais agentes de bioterrorismo, tuberculose, malária, doenças auto-imunes, asma e alergias.
NIEHS é um componente do NIH que conduz e apoia investigações nas causas ambientais e nas doenças que estas podem causar e despoletar, bem como a susceptibilidade dos humanos às mesmas.
O Instituto Nacional de Doenças Alergias e Infecciosas é uma componente dos Institutos Nacionals de Saúde, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos."

In site Animais de Rua

terça-feira, 26 de maio de 2009

Conheça a Casa Eficiente NGC
Junto ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa)
29 de Maio a 5 de Julho de 2009
Horários: Terça-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00; Fins-de-semana e feriados, entre as 11h00 e as 19h00
Entrada Gratuita
http://natgeo.pt/casa-eficiente


clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quem tem tarifa bi-horária paga mais em hora de ponta do que com tarifa simples

"Meio milhão de consumidores domésticos de electricidade em Portugal, correspondentes aos contratos de tarifa bi-horária e a 11 por cento do consumo nacional, entraram num ano inédito. Pela primeira vez desde a introdução desta modalidade tarifária, quem tem este tipo de contrato paga mais pelo consumo nas horas de ponta, chamadas fora de vazio, do que quem tem tarifa simples.
A diferença é bem visível: em 2008, o preço do kwh na tarifa simples era 0,96 por cento mais cara do que a bi-horária em hora de ponta, este ano é 1,8 por cento mais barata. O consumo em horas de vazio da tarifa bi-horária continua a ser mais barato do que em tarifa simples, este ano 45,2 por cento menos.Depois de quase uma década habituados a que a tarifa bi-horária fosse sempre mais barata do que a simples em qualquer período horário, a ERSE confirma a mudança, justificando: há vários anos que a regulação da electricidade começou a fazer o caminho nesse sentido, defendendo que "não era aceitável que o preço da energia fora de vazio fosse inferior à tarifa simples", disse fonte oficial.
A entidade reguladora sustenta que o processo tem sido transmitido ao mercado de cada vez que há mudanças nas tarifas, o que acontece todos os anos, mas, tratando-se de um detalhe tarifário, admite que tem circulado também de forma bastante mais discreta do que a restante informação. Agora, o processo tornou-se visível, com a alteração de "forças" entre as duas tarifas, com a entidade a dizer que visa também proteger quem consome menos, com o peso do custo fixo na factura em decréscimo. A olhar para o rebalanceamento tarifário como um "petroleiro que muda de rumo, lenta e consistentemente", a ERSE garante que "a trajectória é para continuar" até que o preço da tarifa simples fique a meio dos dois preços da bi-horária, considerando ser essa a "relação correcta".
Em causa está fundamentalmente o entendimento da ERSE de que o sistema "tem de ser mais justo e reflectir os custos da cadeia de valor associada à energia eléctrica", desde o preço da energia ao uso das infra-estruturas das redes, por exemplo. Uma consequência desta ideia é que a potência contratada, o que tradicionalmente se designa por "contador", tem de deixar de ser diferente entre escalões iguais e entre tarifas bi-horárias e simples, porque os aparelhos são os mesmos para um caso e para outro e os custos de contagem também são iguais. O que tem de ser tarifado de forma ainda mais diferenciada é o preço da energia que, em um caso e outro, o consumidor paga, acrescenta a mesma fonte, declarando ao PÚBLICO que "isto é fazer aderir a tarifa aos custos, o que tem sido feito racionalmente".
De 2008 para 2009, o preço da potência contratada baixou para todos os consumidores, mas especialmente para os da tarifa bi-horária, que pagam menos 6,4 a 6,7 por cento, contra uma descida mais ligeira de 1,6 por cento para os da tarifa simples. Ao mesmo tempo, a distância de preço do "contador" de uns e de outros reduziu-se 18 por cento.
A potência contratada caminha, assim, para ter um valor mais baixo do que o actual e igual entre os mesmos escalões - com os consumidores de tarifa simples a terem descidas mais ligeiras do que os do bi-horário -, enquanto o preço da energia tende a ter maiores aumentos e crescente diferenciação. A ERSE não antecipa quanto tempo demorará até chegar ao objectivo, adiantando apenas que "tem de ser gradual".
A tarifa bi-horária, como a recente tri-horária, foram criadas (esta última em 2009) para incentivar ao consumo mais racional de electricidade. Quem consome fora das horas de ponta do sistema eléctrico (horas de vazio), solicitando a produção de centrais eléctricas menos caras, é beneficiado com tarifas bastante inferiores ao regime simples e o contrário passa a ser também cada vez mais verdade. Ou seja, quem acende a luz em casa nas horas de maior consumo (fora do vazio) é penalizado porque está a contribuir para a entrada em serviço das centrais que custam mais caro ao sistema.
Ao fim de quase uma década, Portugal tem 560 mil consumidores em tarifa bi-horária e 4,5 milhões ainda em tarifa simples. A factura eléctrica anual dos primeiros - para um consumo médio de 700 horas e englobando a potência contratada e a energia consumida -, estimada pelo PÚBLICO, subiu este ano em média entre 3,49 e 4,55 por cento, consoante os escalões, enquanto para os segundos anda entre 4,39 e 4,52 por cento. As tarifas para 2009 anunciadas pela ERSE previam um aumento entre 4,3 e 4,8 por cento para os consumidores de baixa tensão normal e especial."

Lurdes Ferreira (19.05.2009)
In site
Público - Economia

domingo, 24 de maio de 2009

As imagens da semana

Para festejar o Dia Internacional dos Museus e aproveitar algumas das muitas actividades e entradas grátis, fui ao Museu do Chiado e assisti a um concerto de música no Claustro do Museu de São Roque. E fiquei com muita pena de não ter conseguido ir a mais locais...
Gostaria de viver até ao dia em que os museus e eventos culturais fossem todos gratuitos e estivessem sempre "apinhados" de pessoas... Será pedir muito?
Acredito que a Cultura faz o Homem evoluir, mas temos de criar condições mais atractivas/apelativas para que os portugueses deixem de passar a tarde num qualquer Centro Comercial para irem visitar um museu/assistir a um concerto/ver uma peça de teatro/ entre outras (e levarem as crianças também!), e o Dia dos Museus chama uma multidão, que raramente tem acesso à cultura, e que poderá ficar "apaixonada" e com imensa vontade de repetir o programa.
Por isso, há que fazer mais vezes ao longo do ano e pelo país inteiro!
Boa semana.




Sem Título (1913) - Amadeo de Souza-Cardoso

A Revolta; A Revolta das Bonecas (1916) - Eduardo Viana

Nu (1925) - Eduardo Viana


O Poeta e o Anjo (1938) - Mário Eloy

Recanto de Lisboa - Carlos Botelho

L´Oranger (1954) - Maria Helena Vieira da Silva

Tristezas; Cabeça (1915) - Amadeo de Souza-Cardoso





Ferrovia (1910) - Arthur Segal

Camponeses (1907-1909) - Apcar Baltazar

Camponesas com Tralhas (1925) - Elena Popea

Camponesas de Salisto (1925-1926) - Stefan Dimitrescu

Adueiros (1925) - Ion Theodorescu-Sion

Camponesas na Igreja (1912) - Camil Ressu


À Beira-Mar (1930) - Jules Perahim

Interior Campesino (1940-1950) - Ion Tuculescu

O Inverno na Estrada dos Mineiros (1930) - Sandor Ziffer


A Noite das Acácias (1940) - Ion Tuculescu

Composição (1966) - M. H. Maxy

A Doente (1950) - Hans Mattis-Teutsch

Paisagem Industrial de Resita (1927) - Stefan Popescu

Paisagem Industrial (1957) - Jean Al. Steriadi

Ragas - peças clássicas do reportório Indiano
Paulo Sousa (sitar) e Franscisco Cabral (tabla)