sábado, 2 de agosto de 2008

As surpresas da semana

1 - Lindo, lindo: Aldeia da Cuada na Ilha das Flores - Açores.

2 - Molhos para experimentar na refeições em família ou com amigos.

3 - Um poema muito bonito.

4 - O Cachalote é um dos maiores animais com dentes que existe tanto no mar como na terra!

5 - Uma boa notícia: Quiosques do Miradouro de S. Pedro de Alcântara abrem ao público.

6 - O poder do povo falou mais forte! Só não sei até quando...

7 - Para espreitar os saldos de Verão da Pipoquitas.

8 - Uma despedida para férias divinal: com Mousse de Chocolate (o meu doce preferido)!

9 - O saboroso site do Chef Vítor Sobral.

10 - Tirando a parte do golfe (porque é uma solução absolutamente incorrecta para um local quente como é o Alentejo), gostei do conceito da Herdade do Gizo.

11 - É uma alegria tremenda poder ver o Papa João Paulo II a sorrir novamente...

12 - A Associação Bianca está a fazer um excelente trabalho, apesar dos poucos recursos que dispõe. Conheça o que fazem, os animais que salvaram e salvam diariamente, e ajude com um pouquinho, verá que não custa nada!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Abandono de Animais em Portugal

Este Verão, não deixe o seu melhor AMIGO para trás!
«O abandono de um animal é um acto cruel e degradante». É o que diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos do Animal. E com as férias à porta, o número de animais abandonados sobe exponencialmente, apesar de ser uma realidade silenciosa durante o ano. As diferentes associações de defesa dos animais registam os casos observados ao longo do tempo e concluem que apesar de todas as campanhas já realizadas, dos apelos sem conta, o número de cães abandonados está a aumentar. O ano passado foi considerado o pior ano em números de animais abandonados, mas este promete ultrapassar o anterior. Apesar da nova legislação obrigar a aplicação de um dispositivo electrónico de identificação em todos os cães nascidos a partir do dia 1 de Julho último, não se espera que este tenha reflexo no número de animais abandonados ainda este ano. A tendência de subida começou a esboçar-se em 2006 e não parou mais. Todos os canis estão cheios de animais abandonados, não havendo espaço para mais nenhum. Esta sobrelotação a nível nacional foi atingida desde Maio e que permanece, ou seja, o cão está a tornar-se num bem descartável e não só em Agosto, mas em todos os meses do ano, deixando o abandono de ser um fenómeno sazonal — os cães continuam a ser mais abandonados no Verão, mas esta situação passou a ser permanente na sociedade portuguesa por estes tempos.
As crescentes dificuldades económicas de muitas famílias portuguesas poderão explicar, em parte, este pico de abandonos. Há pessoas a trocarem as vivendas por apartamentos, a irem à procura de trabalho para o estrangeiro — em geral, vive-se com menos dinheiro. O abandono é um sintoma de crise, mas não apenas económica. Talvez uma crise de valores de um modo geral.
Na ausência de estatísticas oficiais, as associações têm os seus próprios indicadores. Entre os que abandonam, existem os "conscienciosos", ou que o tentam ser. São os que telefonam primeiro para os canis a pedir para receberem os cães. As desculpas são comuns — Vão desde alergias às ausências para o estrangeiro. Quem entrega os animais quase nunca diz que ele é seu. Dizem que encontraram o animal na rua ou que era de um amigo.
Outras chamadas são mais directas e afirmam peremptoriamente que vão de férias muito em breve e que não podem ficar com o cão! Alguns abandonam os animais no portão dos canis; outros são atirados por cima da vedação, mesmo que tenha dois metros de altura. E acreditem que há quem abandone os seus antigos amigos em plena auto-estrada, ou nalguma via rápida com a eminente probabilidade de atropelamento e causa de acidentes graves.
O número crescente de cães de raça pura entre aqueles que são deitados para a rua é uma das novidades desta nova vaga. O sangue azul já não os salva. Talvez porque a manutenção destes animais é habitualmente mais dispendiosa do que a de um rafeiro. É uma explicação, mas há outras. As notícias sobre as raças perigosas têm tido efeitos dramáticos, como já se previa; entre os abandonados com pedigree, avultam os pitbull e os rottweiler. Por outro lado, os cães são também, para certas pessoas, um fenómeno de moda — quando esta passa, troca-se de animal. Aconteceu, por exemplo, com os dálmatas.
Segundo as associações de defesa dos animais, a sucessão vertiginosa de abandonos ameaça rebentar com a reduzida estrutura de apoio existente no país, a maior parte a cargo de associações que vivem sobretudo de algumas poucas doações e do trabalho de um reduzido número de voluntários.
Um cão que entra num canil municipal, recolhido na rua, tem uma esperança de vida de sete dias. É o tempo legal para ser reclamado. Findo este prazo, é abatido. O principal trabalho de muitas associações de defesa dos animais é o de tentar evitar que este destino se cumpra, sobretudo, por via de campanhas de adopção. E os números são sempre impressionantes. Uma só associação já salvou cerca de mil cães em 3 anos. Alguns canis municipais tentam protelar o abate, mas como as instalações estão agora permanentemente cheias, aceleram o processo cumprindo o prazo legal de 7 dias. Isto reflecte as duas faces da mesma moeda: por um lado aumentam os abandonos e por outro, as adopções também estão em queda livre.
Quando se adquire um animal de estimação é preciso pensar bem. É uma acção que, para além de exigir uma dedicação «para a vida», implica muitas despesas.
Com o sol à porta, as responsabilidades e as preocupações são postas de lado e o que interessa é descansar, trabalhar para o bronze e sair com os amigos. Mas há responsabilidades que não podem ser ignoradas e os animais de estimação são uma delas.
Calcula-se que existem 12 mil animais abandonados em Portugal."

In blogue VetCondeixa

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atmosphere Hotels - Férias com crianças
http://www.atmospherehotels.pt

"10 atmosferas distintas e perfeitas para férias com os mais pequeninos, com muitas actividades e novas experiências para conhecer a vida rural, fazer piqueniques, passear em todo o terreno ou moto4, passear de barco no douro com direito a mergulho, passear de burro, observar os golfinhos, fazer um curso de surf…
Alojamento em quarto duplo ou casas com sala e cozinha equipada, e todo o conforto e espírito atmosphere:
Casas do Coro em Marialva
Passeios de barco e desportos naúticos no douro, passeios de comboio a vapor, btt, moto4, caminhadas, piscina, circuito histórico pela aldeia de marialva, visita a quintas históricas com provas de vinhos...
Um conjunto de casas independentes na aldeia histórica de marialva notavelmente recuperadas todas as casas com sala com lareira, pequena cozinha e um pequeno jardim com oliveiras e espreguiçadeiras.
Casas da Lapa na Serra da Estrela
Passeios pedestres com e sem guia pelo parque natural da serra da estrela, piscina, ioga, praias fluviais próximas, sauna, jacuzzi, banho turco e pequeno ginásio...
Situada na encosta noroeste em pleno parque natural da serra da estrela, a casa da lapa surpreende pelo contraste entre a paisagem agreste e grandiosa da serra e o conforto e sofisticação desta casa de aldeia.
Casa dos Matos na Serra d'Aire
Piscina, caminhadas com serviço de café no alto da serra, passeios de carroça puxada por burro, baptismos de parapente, passeios de bicicleta, yoga, passeio de balão, visita a gruta não turística, escalada, passeio a cavalo...
Em pleno coração do parque natural da serra de aire e da serra dos candeeiros, a casa dos matos é um excelente ponto de partida para a descoberta de uma outra vivência e da riqueza natural da serra.
Monte do Vale em Elvas
Passeios pela herdade, piquenique e pesca na barragem do monte, piscina, escola de cozinha, slide, rappel, escalada, aula de equitação...
A simplicidade e autenticidade de um genuíno monte alentejano situado num vale de azinheiras junto a uma barragem.
Casa do Terreiro do Poço em Borba
Passeios pela vila de borba,a pé ou de bicicelta, piscina, visita às adegas locais e provas de vinhos, visita aos antiquários, visita aos museus e paço ducal, roteiros gastronómicos...
Uma casa no centro de borba que se move em redor de dois grandes jardins, com laranjeiras, limoeiros, um jardim de ervas aromáticas e uma piscina
No interior o som é o dos pássaros que os proprietários insistem em acolher e da folhagem…
Convento de São Paulo no Redondo
Piscina, pesca desportiva, passeios pedestres, passeios em todo-o-terreno, paintball, karting, passeios de balão, torneios de tiro...
Um convento do século XII da ordem de s. Paulo Ermita, remodelado no século XVIII, ergue-se a 450 m de altitude, a meia encosta da serra d’ossa, numa paisagem de grande beleza e serenidade.
Refúgio da Vila em Portel
Escola de cozinha, peddy papper, circuito histórico, circuito alqueva, passeios de balão, provas de vinhos...
Uma casa de família no centro da bonita vila de portel, recuperada e adaptada a hotel rural
Apesar de estar no centro da vila, a casa está resguardada pelo jardim, pelos terraços, e pela pacatez envolvente da região.
Herdade da Malhadinha em Castro Verde
BTT, passeios pela herdade, passeios de balão, piscina, spa, provas de vinhos e visitas à adega, passeios a cavalo...
O que em tudo se assemelha uma tradicional herdade agrícola com vinha, montado, gado, cavalos, rapidamente se distingue pelo conceito e pelo estilo…
Memmo Baleeira em Sagres
Mergulho, aulas de surf, windsurf e kitesurf nas praias próximas, btt, observação de golfinhos em alto mar, passeios de parapente, visita às colmeias para ver como se produz o mel...
Duas piscinas, interior e exterior, solarium com apoio de bar e um spa, estão entre os serviços do memmo baleeira, assim como o kids club, a funcionar todo o dia, perfeito para famílias onde os mais pequenos podem desenvolver a sua criatividade…
Companhia das Culturas em Castro Marim/Tavira
Participação nas actividades da herdade, piscina, passeios pedestres, visita à aldeia, praias próximas...
Um algarve rural - muito próximo do mar - onde ainda subsiste a agricultura em produção biológica a arquitectura algarvia está presente numa interpretação contemporânea e muito criativa…
O estilo é minimalista, predominado o branco e os materiais naturais como a madeira, a permitir a valorização das peças recuperadas pela proprietária..."

In site Atmosphere Hotels
Para adopção - Três gatos

Já foram todos adoptados, obrigado pela ajuda!!

"São duas fêmeas e um macho (castrado). São jovens devem ter à volta dos dois anos de idade.
O macho é todo preto, as outras duas são meninas.
A sua esterilização é obrigatória e gratuita no Canil.
Contactos para adopção:
Tânia Marques: 934187997 / 964387602
sos.abandonados@gmail.com
Elsa: 967820164
adopcoes.e@gmail.com
SOSANIMAL

clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Principal aquífero do Algarve ameaçado por um campo de golfe e um empreendimento para 1700 camas

"O principal aquífero do Algarve (Querença-Silves) corre "sérios riscos" de contaminação, por via da construção do empreendimento turístico da Quinta da Ombria, um complexo constituído por um campo de golfe, hotel de cinco estrelas, vivendas e apartamentos com 1700 camas. A denúncia foi feita ontem pela associação ambientalista Almargem, depois de uma visita ao local, para assinalar o dia Nacional da Conservação da Natureza.
Os ecologistas continuam com dúvidas sobre as consequências da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), já assinada pelo Ministério do Ambiente, que viabiliza este projecto de uma empresa finlandesa para a zona do barrocal do concelho de Loulé. Luís Brás, dirigente da Almargem, considera que as dúvidas levantadas em 2004 em Bruxelas, a partir de uma queixa da Liga de Protecção da Natureza, não estão esclarecidas.
Em consequência desse processo, que ainda não foi encerrado, "o Estado português foi solicitado pela Comunidade a prestar esclarecimentos, mas nós consideramos que apenas houve uma tentativa de branqueamento da situação".
A DIA assinada no ano passado, garantem os ambientalistas, continua a não salvaguardar os valores da natureza. "O empreendimento vai ter um grande impacto, directo e indirecto, sobre o sítio classificado da fonte da Benémola, e o principal aquífero do Algarve, com a construção de um campo de golfe em cima, não está salvaguardado", afirmam.
Os protestos dos ecologistas levaram, em 2007, a uma alteração do projecto, que obrigou a afastar o campo de golfe e os núcleos turísticos das zonas mais sensíveis do ponto de vista ambiental.
A Almargem entende, contudo, que essas alterações são insuficientes para preservar o aquífero . O parecer técnico que levou o ministério do Ambiente a viabilizar o projecto, há oito anos, diz João Santos - outro dos dirigentes da Almargem - "assenta no principio de que o aquífero só existe na zona do barrocal e não dos terrenos de aluvião junto à ribeira, onde se pretende construir o golfe". "Temos para apresentar em Bruxelas uma informação técnica exactamente em sentido oposto", sublinhou."

In site Jornal Público

terça-feira, 29 de julho de 2008


Filme - Espírito de Coragem
Título original: Wit
Realizador: Mike Nichols
Actores: Emma Thompson; Christopher Lloyd
Música: Henryk Gorecki
Duração: 99 min.
Ano: 2001

"Há verdades tão simples, que depressa são esquecidas... (...)É a história do filme, dura, crua e realista sobre o dia a dia de uma mulher que narra as suas últimas semanas de vida. Tem um cancro maligno. É internada e sujeita a fortes tratamentos. Os médicos dizem-lhe que o seu caso será objecto de estudo, devido à sua robusta condição física e psicológica. Ela era uma professora catedrática de sucesso. A sua área era a literatura inglesa e também a filologia. Tinha 49 anos e alcançara o topo da sua carreira. Era muito exigente, admirada por colegas e temida por alunos. Mas no leito da morte tudo tinha um novo significado e a sua vida é vista por um prisma diferente. Valeram a pena tantas atitudes frias e implacáveis com os estudantes? Transmitira só conhecimentos ou ferramentas para pensar? Um dos médicos que a examina, fora seu aluno. Fizera a sua disciplina por opção, para ampliar a cultura geral. Mas era pouco humano com os pacientes, com conduta distante... interessava-lhe era a investigação, tal como antes a sua professora se preocupava muito com os seus projectos de estudo e menos com as "pessoas" dos seus estudantes. Na cama de um hospital ela descobre o significado real da palavra, que até aí receava pronunciar: "bondade". Com tanto medo de a referir, sussurra, enfrentando directamente a câmara. Mas di-la frontalmente e no filme, veremos como uma enfermeira se torna num contraponto do jovem médico e no final, ela vencerá contra a opinião do recém-licenciado...
Enfrentar um desafio como a própria morte tem mais a ver com Ingmar Bergman do que com Hollywood. Mas, aqui, o argumento vale a pena reter: o conhecimento é uma arma e uma defesa em qualquer ocasião. Como a doente era professora de literatura inglesa, procura dominar os novos termos técnicos da Medicina que ouvia à sua volta e rapidamente aprende a ler nas entrelinhas... Mais do que revoltar-se, tenta tirar partido da situação para viver o melhor possível o que lhe restam. O domínio da linguagem, dá-lhe forças e meios para comunicar e se fazer entender.
Ao longo do filme, vamos vendo como a formação recebida ao longo da vida foi moldando a sua personalidade e o seu modo de ser. A importância do pai que lhe incutiu o gosto e o interesse pela literatura ou os conselhos da professora que lhe abria horizontes, incentivando-a a descobrir na vida e não só nas bibliotecas, o sentido da escrita. Peter Drucker, nas suas memórias, diz como foi importante para a si, o papel desempenhado por duas professoras primárias, mais que os professores de gestão na Universidade.
Obrigatória a referência final à extraordinária interpretação da actriz, que ajuda a manter, no filme, uma atmosfera "british", com pinceladas de bom humor, de correcção e com interpelações directas ao espectador, de uma frontalidade e sinceridade com que gostaríamos de ser tratados no nosso local de trabalho e nas relações humanas. É que, por detrás de tanta "aparência" e formalidade, esconde-se uma humanidade revelada nos momentos decisivos, como quando a velha professora vai visitar a paciente na hora da morte.
Nos negócios, não há só números, há pessoas.
Nunca nos esqueçamos disto..."

In site Aldeia

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cinnamon Rolls ou Caracóis de Canela e Nozes

Ingredientes
Massa
20 cl de leite
50 g de manteiga
400 g de farinha (tipo 55)
60 g de açúcar amarelo
12 g de fermento de padeiro fresco ou 1 pacote de Fermipan
1 ovo (à temperatura ambiente)
Recheio
50 g de manteiga derretida
115 g de açúcar amarelo
2 colheres de (café) canela
150 g de nozes ou amêndoas partidas
Glace
115 g de açúcar em pó
1/2 colher de (café) aroma de baunilha
Leite q.b.
20 g de manteiga derretida
Preparação
Massa e Recheio
Aqueça o leite com a manteiga e misture com 145 g de farinha, açúcar, sal, levedura e o ovo. Amasse (com as mãos) bem a massa para misturar todos os ingredientes e junte a farinha até que a massa não cole às mãos. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga e deixe levedar durante 1 hora (num local quente e tapada com panos - casaco malha ou manta/cobertor. Quanto mais calor a massa tiver, mais leveda).
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, em rectângulo, com a ajuda do rolo. Barre com a manteiga (ou com a ajuda de um pincel) e espalhe sobre esta uma mistura de açúcar, canela e nozes. Enrole a massa e vire o rolo para que a abertura fique para baixo. Corte o rolo em fatias grossas (uma média de 18-20 fatias) e coloque-as num tabuleiro (deixando espaço entre elas, porque vão crescer e colar-se umas às outras!) untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Deixe levedar cerca de 30 minutos. E leve-as ao forno (180º C) durante 20-25 minutos.
Glace
Misture todos os ingredientes até obter um preparado relativamente espesso e verta com uma colher sobre os rolinhos de canela após terem saído do forno (ainda mornos).

Uma verdadeira delícia!

In blogue Café com Sobremesa
Para adopção - Flora

clique na imagem para ampliar

domingo, 27 de julho de 2008

As imagens da semana

A casa onde a minha amiga Heather vive é magnífica.
Trata-se de um prédio pombalino, do Séc. XIX, no Príncipe Real e bem conservado. Com quatro inquilinos, um por piso, sem elevador e com a porta de entrada original (com o rendilhado em ferro marcando a data em que o edifício foi construído).
São os típicos prédios em gaiola (designação específica para esta construção, por estar "assente" numa espécie de gaiola feita com barrotes de madeira).
As janelas são grandes e com portadas em quase todas as paredes exteriores, os tectos altos, o chão em madeira e as portas em madeira robusta.
O apartamento onde ela habita foi restaurado pelo dono do próprio (e arquitecto também) com muito gosto e cuidado, preservando toda a estrutura e mantendo os materiais originais. E tem ainda um complemento precioso: um terraço enorme!
Mas nem tudo são rosas. Passado quase três anos, o dono do prédio está com vontade de o transformar em escritórios/ateliers ou seja lá que for (construíndo outro prédio no local do terraço...).
Será que as autoridades/legislação o vão permitir? Como vivo em Portugal e sei da facilidade com que se compra tudo e todos, tenho receio que, brevemente, este edíficio deixe de existir, mantendo-se apenas a fachada exterior.
Em sua memória apenas restarão fotografias...
Um local repleto de luz, tranquilidade e alegria que merecia permanecer entre nós.






Another house/home is waiting for you...
This one is finish, but will stay in yours hearts forever.
For you and C. the best FELICIDADES in the new portuguese house!
She will love!

And be very happy near you and C.

"We cannot cross the sea merely by staring at the water."