domingo, 27 de julho de 2008

As imagens da semana

A casa onde a minha amiga Heather vive é magnífica.
Trata-se de um prédio pombalino, do Séc. XIX, no Príncipe Real e bem conservado. Com quatro inquilinos, um por piso, sem elevador e com a porta de entrada original (com o rendilhado em ferro marcando a data em que o edifício foi construído).
São os típicos prédios em gaiola (designação específica para esta construção, por estar "assente" numa espécie de gaiola feita com barrotes de madeira).
As janelas são grandes e com portadas em quase todas as paredes exteriores, os tectos altos, o chão em madeira e as portas em madeira robusta.
O apartamento onde ela habita foi restaurado pelo dono do próprio (e arquitecto também) com muito gosto e cuidado, preservando toda a estrutura e mantendo os materiais originais. E tem ainda um complemento precioso: um terraço enorme!
Mas nem tudo são rosas. Passado quase três anos, o dono do prédio está com vontade de o transformar em escritórios/ateliers ou seja lá que for (construíndo outro prédio no local do terraço...).
Será que as autoridades/legislação o vão permitir? Como vivo em Portugal e sei da facilidade com que se compra tudo e todos, tenho receio que, brevemente, este edíficio deixe de existir, mantendo-se apenas a fachada exterior.
Em sua memória apenas restarão fotografias...
Um local repleto de luz, tranquilidade e alegria que merecia permanecer entre nós.






Another house/home is waiting for you...
This one is finish, but will stay in yours hearts forever.
For you and C. the best FELICIDADES in the new portuguese house!
She will love!

And be very happy near you and C.

"We cannot cross the sea merely by staring at the water."

2 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Ora aqui está uma notícia que me entristece: Mais um edifício que perde a sua autenticidade e carácter para se transformar numa fachada antiga recheada a betão... E assim se vão transformando os centros das nossas cidades numa espécie de parque temático, em que se substitui o autêntico pelo fingido.
Boa sorte para a nova casa!!

Maria Lua disse...

Pois, assim parece ser...
As pessoas deixaram de se interessar pela pureza e simplicidade, e deixam-se levar por "grandezas" inúteis e supérfluas!
Obrigado pela visita e boa semana.
:-)